Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
28
Set / 2018

CONVITE!

Fonte: Grupo Santo Antonio



Quem compareceu ao Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha na noite dessa quarta-feira, 26, conferiu a megaestrutura da segunda edição do Festival Primavera de Negócios e Entretenimento. Aberta ao público, o evento em seu primeiro dia mostrou todo seu potencial com a presença de quase 70 estandes ocupados por empresas locais e regionais em 4.800 mil metros quadrados de área coberta, auditório para palestras técnicas, palco em ambiente aberto e praça de gastronomia.

O evento realizado pela Prefeitura de Barreiras tem a parceria do Sebrae, CDL, TV Oeste e Sicredi, conta ainda com o apoio do Sistema S - SESI, SENAI, SENAC, SESC, e CIEB, e oferece aos visitantes produtos, serviços, gastronomia, lazer e cultura. Na grade de segmentos, destaque para exposição das redes de farmácia, decoração, eventos e cerimoniais, beleza e cuidados pessoais, moda, serviços, jardinagem e concessionária de veículos.

A Sala do Empreendedor e o CrediBahia marcam presença, levando informações e apoio aos empreendedores, oferecendo os serviços ligados aos MEI´s que buscam legalizar, ampliar, planejar novos negócios, além dos serviços de formalização, alteração, declaração anual e todo acompanhamento no gerenciamento de negócios.



Espaço de Arte e Música  

Dois projetos culturais promovidos pela TV Oeste acontecem durante Festival Primavera, o “Toque Brasileiro” e o “Minha Vida e Minha Arte”, que trouxe o colorido especial aos estandes, com muitas telas, telhas pintadas, artefatos em couro, artesanato em bordado, bonecas, fibras naturais do cerrado, madeira e a emoção de seis artesãos da região.

A artesã Jane Santos, barreirense e moradora do KM 30 no assentamento Zequinha Barreto, expôs suas peças produzidas com estética variada, quadros com palhas de buriti, sementes de jatobá, ornamentações com trama de capim, balaios e artigos de decoração. “A felicidade transborda em meu trabalho, e me sinto valorizada participando desse projeto. Minha expectativa é que a população venha conhecer meu trabalho, minhas peças que são produzidas com sementes, árvores e capim colhidos no cerrado. Agradeço a oportunidade, a TV Oeste e a Prefeitura, que acreditaram no potencial cultural da nossa região”, disse emocionada.

Com a movimentação nos estandes, o projeto Toque Brasileiro, trouxe a expressão das canções de MPB e toda versatilidade musical de Juninho Rodrigues, a singularidade dos Remanescentes, a explosão baiana de Bosco Fernandes, fechando a noite com o forró pé de serra da banda Baião de Dois.




Capacitação e socialização de conhecimentos

No primeiro dia, a movimentação no auditório de palestras técnicas do Sebrae demonstrou que a procura pelo aperfeiçoamento é constante. Acadêmicos, empresários, comerciários, expositores assistiram duas palestras totalmente gratuitas. Segundo o coordenador regional do Sebrae, Emerson Cardoso, a feira é importante para driblar a crise e estimular discussões de negócios de impacto.

“Vivemos um momento ímpar no mês de setembro com a realização do Festival Primavera de Negócios e Entretenimento. Toda essa estrutura já é fruto da edição do ano passado, que movimentou toda cadeia comercial, com aumento expressivo nas vendas de varejo e também das prospecções de negócios nas noites de evento. Esse ano, o festival vem com força total e o Sebrae também apoia trazendo uma gama diversificada de palestras, mentorias e debates, porque a Prefeitura nos proporcionou abrir um espaço para discutirmos os negócios de impacto”, pontuou Emerson.


O prefeito Zito Barbosa acompanhado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do subsecretário de agricultura, tecnologia, indústria e comércio, Rider Castro, demais secretários e vereadores, visitou os estandes e dialogou com os expositores, que demostraram expectativas de bons negócios e elogiaram a estrutura.

“O Festival Primavera entrou definitivamente para o calendário dos grandes eventos de Barreiras e da região Oeste. Esse ano, ampliamos o espaço, e com isso contamos com mais expositores, fortalecendo as parcerias e oportunidades para todos os investidores e consumidores. O evento qualifica o município como indutor do desenvolvimento local e regional, aqui, observamos os lançamentos de novos produtos, prospecção e ampliação de negócios, consequentemente atingindo nosso principal objetivo que é fortalecer e aquecer o comércio, também ofertar cultura e diversão as famílias em um só espaço. Por isso convidamos toda população para comparecer e participar, porque até sábado, 29, teremos muita música e novidades coroando o Festival de bons resultados”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Mais Novidades  

Hoje, quinta-feira, além dos artistas Liz Sandra, Dani e Gabi, Imenso Prazer, Valterlins que abrilhantam o último dia de Toque Brasileiro, o instrumentista Alexandre Leão será a grande sensação no show do anúncio oficial das atrações do Barreiras Folia 2019 – o maior carnaval do interior da Bahia.

Confira a programação para quinta-feira, 27:

Visitação aos estandes – 17 h à 0h

Toque Brasileiro – Com apresentação dos artistas Liz Sandra, Dani e Gabi, Imenso Prazer e Valterlins – 19h às 23h

Barreiras Folia 2019 – anúncio das atrações do carnaval – 21h

Palestra 1– Educação financeira: Como tornar um investidor consciente – 17h às 19h

Palestra 2– Gestão Financeira – Como aumentar a lucratividade de uma empresa? – 19h às 20h

Palestra 3- Fluxo de Caixa- conceito, prática e sua importância na tomada de decisões - 20.30h às 22h

Show com Alexandre Leão – 23h

Fonte: Dircom PMB
27
Set / 2018

CONVITE!

Fonte: Grupo Santo Antonio



O Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho recebeu de 20 a 23 de setembro, o projeto “Teatro em Tempos de Primavera” com a apresentação do espetáculo “Quem fez 68, não faz 69”. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer que por meio da Diretoria de Cultura parceria com a Cia. Teatrando de Barreiras e a RFV Palco/Brasília-DF, com uma proposta recheada de diferentes estéticas cênicas, com quatro espetáculos e temas variados.
 


Nessa primeira etapa, o espetáculo: “Quem fez 68 não faz 69”, foi disponibilizado também para os estudantes de Barreiras. As sessões de teatro receberam mais de 200 estudantes das escolas públicas com ensino médio e Educação de Jovens e Adultos-EJA, que além de assistir toda a trama, puderam interagir num bate papo descontraído com a trupe de atores e diretor, contextualizando os instrumentos pedagógicos elaborados e que serão aplicados em sala de aula.
 


As escolas municipais da Santa Luzia, Cleonice Lopes e Colégio Municipal Eurides Sant’Anna também participaram, e os estudantes vivenciaram a experiência teatral, absorvendo todo enredo histórico e regionalizado da peça.
 


“O teatro abre fronteiras, incentiva a imaginação e acima de tudo embasamento para vivenciar a história de um povo, de uma nação. Com o espetáculo “Quem fez 68, não faz 69”, os atores trouxeram essaoportunidade para nossos estudantes, além de dar acesso aos bens culturais, a democratização da arte e da cultura. Esse é o nosso objetivo, dinamizar os equipamentos de cultura do município criando sempre condições para as diversas linguagens culturais terem visibilidade”, disse a diretora de cultura, Diva Bonfim.
 
Sinopse da peça “Quem fez 68, não faz 69”
O espetáculo investiga com boas pitadas de humor, os fatos que marcaram o ano de 1968, anterior e posterior a promulgação do AI-5 em nosso país, durante a ditadura militar, quando se institui, “um golpe dentro do golpe”.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras









Na noite de ontem, terça feira (23), encerrou-se o módulo de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) da Instrução de Nivelamento do Conhecimento (INC) da CIPE/CERRADO, nesse módulo os alunos tiveram instruções primordiais para a atividade policial, tais como: Técnicas e Táticas Policiais Militares _Abordagem a Pessoas a Pé e em Veículos_Abordagem em Edificações. _Conduta de Patrulha_
.Progressão em Área de Alto Risco.*_Contra Medidas e Técnicas de Ações Imediatas*. _Resgate de Ferido sob fogo e _Estágio Operacional_







O encerramento do módulo de PATAMO marcou o final da INC CERRADO 2018. Todo planejamento foi pensado com base na diretriz do Comando de Policiamento Especializado (CPE), seguindo também o que preza o atual comandante da CIPE CERRADO, Major Anselmo, que enxerga a CIAC como um pólo exportador de conhecimento e instruções para toda região do oeste baiano.







Ao todo foram capacitados 19 policiais, sendo 05 deles pertencentes à CIPE CERRADO, 13 à companhias do orgânico do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO) e 01 pertencente a Operação Gêmeos que tem sua sede na capital.

Fonte: "A CIAC nos une, o CERRADO é nosso!"









Até o dia 29 de setembro, a EXPOLEM 2018 vai aquecer o setor varejista de Luís Eduardo Magalhães. São 71 estandes onde estão expostas as novidades dos segmentos de calçados, confecções, móveis, fitness, além da presença de instituições de ensino, imobiliárias e corretoras de imóveis.

Durante a abertura, o prefeito Oziel Oliveira destacou a importância da feira para o município e a oportunidade que os consumidores têm de adquirir produtos por preços diferenciados.







"Essa união de fatores favorece a economia do município. Apesar das dificuldades econômicas que atingem o país, tenho certeza que os resultados vão superar as expectativas da organização", comentou o prefeito Oziel Oliveira. "Esse é um momento muito esperado por nossos comerciantes e também pelos consumidores que tem excelentes oportunidades à disposição", comemorou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães, Jother Arcanjo.





Quem visitar a EXPOLEM também encontrará três parques de diversão para o lazer das crianças e uma praça de alimentação com comidas e bebidas da região e de outras partes do Brasil, além de diversas apresentações de artistas locais. A expectativa da organização é que cerca de 50 mil pessoas passem pela Expolem e o volume de vendas atinja a marca de R$ 1 milhão. A feira está sendo realizada no estacionamento público da Avenida Barreiras, em frente ao Centro Administrativo de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio
26
Set / 2018

CONVITE!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



Mais da metade da área das fazendas da região oeste da Bahia está sendo destinada à preservação do bioma do cerrado. Esse dado foi divulgado pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) territorial, Evaristo Miranda, tendo como base os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).



No oeste baiano, o cerrado ocupa uma área de 9 milhões e 100 mil hectares. Por lei, o produtor rural é obrigado a reservar 20% da propriedade para áreas ambientais não cultivadas. O pesquisador também divulgou que não há outra região no estado com tantas áreas de preservação como o oeste baiano.



O agronegócio produz em larga escala e tem cumprido as leis ambientais. O cenário no oeste da Bahia serve de exemplo a produtores menores e até o agricultor familiar de que não haverá futuro para a agricultura se a natureza for destruída.

Fonte: SigiVilares





Durante a Semana Nacional de Trânsito, iniciada no dia 18 de setembro, a secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães realizou um intenso trabalho de conscientização em diversas ruas e avenidas do município. Blitz educativas orientaram os motoristas sobre a importância que medidas simples, como o uso do cinto de segurança, do capacete e das cadeirinhas para as crianças, podem evitar sérios problemas. Outro aspecto bastante abordado pela Superintendência Municipal de Trânsito (SUTRANS), foi o respeito às vagas de estacionamento destinadas aos idosos e pessoas portadoras de limitações físicas. Os agentes da SUTRANS e alunos das redes municipal e particular de ensino pintaram diversos pontos na cidade para evitar que os locais reservados não sejam utilizados por outras pessoas. O estudante Marcelo Ferreira, de 14 anos, colaborou e gostou da iniciativa.





“Desta forma também entendemos como funciona a reserva de vagas e chamamos a atenção de quem insiste em desrespeitar as leis de trânsito”, comemorou o aluno da rede municipal de ensino.





De acordo com a SUTRANS, é muito comum encontrar motoristas que não respeitam essas vagas e condutores que têm direito e não adotam o procedimento correto. Para ter acesso a uma vaga especial, quem tem mais de 60 anos ou algum tipo de limitação física deve se dirigir a SUTRANS e solicitar o cartão de identificação.
“Vale ressaltar que não basta apenas ter o cartão. O motorista que utilizar a vaga especial deve deixar o cartão em local visível no interior do veículo, de preferência no painel, para evitar que os agentes de fiscalização solicitem a remoção do carro para o pátio”, explicou o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares.





Além de atividades educativas nas ruas, os estudantes também participaram de palestras nas escolas. Agentes de trânsito estiveram em várias unidades de ensino e tiraram as dúvidas de crianças, jovens e adolescentes sobre diversos temas ligados ao Código Brasileiro de Trânsito.





“Esses estudantes serão os motoristas de um futuro bem próximo. A partir de agora eles multiplicarão tudo o que foi aprendido nas palestras e não tenho dúvidas que vão chamar a atenção de quem adotar procedimentos equivocados nas estradas e ruas de Luís Eduardo Magalhães”, encerrou o secretário Daniel Álvares.

Quem desejar informações ou tirar dúvidas sobre os serviços prestados pela SUTRANS deve ligar para o (77) 3628-0684.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
24
Set / 2018

CONVITE!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio


Oziel Oliveira na ocasião da reunião com os produtores


Prefeito Oziel na assinatura do acordo de cooperação técnica

O prefeito Oziel Oliveira assinou na manhã da última terça-feira, um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão que deverá beneficiar cerca de 300 famílias produtoras residentes nos povoados e fazendas da região da linha Alto Horizonte.

O Acordo, visando à conservação dos recursos naturais da lavoura de algodão e o escoamento da produção por meio da recuperação da malha viária das estradas vicinais, atenderá uma demanda antiga desta comunidade que hoje mantém aproximadamente 50 mil hectares produtivos.

Exatamente três meses após audiência formal entre o chefe do executivo e um grupo representativo, que solicitou solução para o desenvolvimento do setor, o gestor assina o acordo que garante novas e vantajosas condições para a sustentabilidade e o aumento da produtividade na região.

“Mais uma vez, a união entre o poder público e os produtores convergem para o desenvolvimento econômico e social do nosso município e todo o oeste da Bahia”, afirmou o prefeito.

A estrada vicinal que será recuperada, denominada Alto Horizonte, possui um total de 60 quilômetros de extensão e liga as rodovias federais BR 020 e BR 242. A medida se mostra ainda mais importante uma vez que, além de escoar a produção destes agricultores, refletirá em outras cadeias produtivas que fazem uso desta, e também à sociedade como um todo.

“Nossa gestão está absolutamente comprometida com o desenvolvimento, buscando as melhores formas de promoção do mesmo, através do planejamento efetivo do uso de recursos próprios, rastreando recursos estaduais ou federais, ou ainda criando atrativos vantajosos para ambos os lados, para a parceria com a iniciativa privada. Para que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo, é imprescindível o fortalecimento da zona rural. Este foi, é, e continuará sendo compromisso nosso, que passo a passo, temos orgulho em cumprir”.

O valor investido pela Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães no intento deste acordo está na casa dos seis dígitos, com valor inicial na casa dos 320 mil reais, através do envolvimento direto das secretarias municipais de Orçamento, Planejamento e Gestão; Infraestrutura; Agricultura; e Meio Ambiente.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM



O balanço das atividades desenvolvidas pela “Caravana Respeita as Mina”, em Luís Eduardo Magalhães, comprovam a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres para reduzir os índices de violência contra pessoas do sexo feminino.





Entre os dias 18 e 20 de setembro, 14 profissionais da SPM realizaram diversas atividades nas zonas urbana e rural do município e os resultados superaram as expectativas. A unidade móvel realizou 50 atendimentos individualizados, prestando orientações jurídicas e psicológicas para mulheres que sofrem algum tipo de violência. Houve também rodas de conversas onde cerca de 200 mulheres compartilharam experiências e receberam orientações sobre formas de prevenção e atitudes corretas em caso de agressões. Setenta delas foram encaminhadas para a rede de atendimento e assistência desenvolvida pelo Programa Borboleta de Proteção às Mulheres, desenvolvido pela prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.





A “Caravana Respeita as Mina” também realizou serviços ligados à saúde. Os técnicos fizeram 53 testes rápidos para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis e atualizaram o calendário vacinal de 82 pessoas. No âmbito social, 266 pessoas participaram de palestras sobre o empoderamento feminino. Outras 55 pessoas receberam atendimento do Programa Bolsa Família e, durante os 3 dias de atividades, mais de 240 participaram de oficinas de capacitação. Além disso, 80 crianças da rede municipal de ensino foram preparadas e a partir de agora serão agentes multiplicadores da importância do combate à violência contra a mulher.



Outro momento importante foi a assinatura da adesão de Luís Eduardo Magalhães ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e o anúncio da implantação do Centro de Referência de Atendimento a Mulher no município. Para o prefeito Oziel Oliveira, a parceria com o governo da Bahia melhorará ainda mais o combate a esse tipo de crime aqui em Luís Eduardo Magalhães.

“Nós já fazemos um trabalho importantíssimo com o Programa Borboleta em parceria com as forças de segurança. A partir de agora não tenho dúvidas que teremos resultados ainda melhores no combate a violência contra as mulheres da nossa cidade”, encerrou o chefe do executivo municipal.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



Nesta manhã de quarta-feira (19) o secretário municipal de agricultura, tecnologia, indústria e comércio, José Marques e o subsecretário Rider Castro visitaram as instalações do Serviço Social do Comércio (Sesc) e se reuniram com o gerente Ismael Donato, com o objetivo de viabilizar um convênio para que os feirantes do CAB possam ter acesso à infraestrutura de atendimento, lazer e recreação na unidade em Barreiras.

Durante o encontro, os titulares da secretaria de agricultura apresentaram todas as ações que estão sendo desenvolvidas para a valorização dos feirantes, que atualmente se encontram devidamente cadastrados, com carteirinhas de identificação individual, trabalhando em espaço adequado, requalificado e com nova infraestrutura, e com a novidade da Feira Noturna nas quartas-feiras, o que reflete no aumento das vendas. Agora, a Prefeitura busca também parcerias para oferecer atividades socioculturais as famílias dos feirantes.

Para o gerente do Sesc Barreiras, Ismael Donato, a proposta é viável e poderá ser viabilizada, haja visto que o Sesc já desenvolve parcerias nesse formato. “O Sesc é destinado aos comerciários, mas estamos ampliando por meio dos convênios com outras entidades a abrangência de atendimento ao público”, disse Ismael.

Dentre as ações que precisam ser implementadas para a formalização do convênio segundo Ismael, está a organização da associação dos feirantes, tarefa na qual a Secretaria de Agricultura irá assessorar os feirantes.

“Os feirantes do CAB estão recebendo acompanhamento de toda nossa equipe, além de agora oferecer aos consumidores de Barreiras um atendimento diferenciado num espaço climatizado, requalificado e com identificação com a carteirinha do feirante. Após a sinalização positiva do Sesc, o próximo passo será reunir os feirantes e regularizar a documentação da associação, para que possamos fechar este e outros convênios”, disse o secretário José Marques.

Inaugurado em 2013, o Sesc Barreiras conta com uma estrutura de atendimento odontológico, ensino infantil e fundamental, um teatro com 310 lugares, galeria para exposições, biblioteca, parque aquático, quadro poliesportiva e projetos sociais.

De acordo com o subsecretario de agricultura Rider Castro, esta será a primeira de muitas outras parcerias e convênios que a Secretaria de Agricultura está buscando para proporcionar aos feirantes cada vez mais melhores condições de trabalho e também acesso ao lazer e a cultura.

Fonte: DIRCOM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |