11
Jun / 2018 |
Começou o processo de Mitigação do Lixão de LEM |
Desde o dia 1º de junho, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária, em parceria com uma loteadora da cidade, iniciou o processo programado de readequação, conhecido também como mitigação, do lixão de Luís Eduardo Magalhães. Na primeira fase, a área será delimitada com a implantação de uma cerca viva e cobertura vegetal. Também será instalado um sistema de monitoramento com câmeras nas proximidades e a presença mais intensa da guarda municipal, para inibir atos criminosos como os incêndios provocados no local. De acordo com a secretária da pasta, na segunda fase serão instalados tubos de tratamento de gases, o sistema de coleta e tratamento do chorume, lagoas de acumulação e o sistema de drenagem da água da chuva.
“Estas iniciativas fazem parte do processo de reordenamento do local. As primeiras ações para a solução definitiva do problema já foram adotadas. A licença ambiental para a implantação do aterro sanitário foi protocolada e está em análise para o início dos trabalhos”, afirmou Izabel de Paula.
A área do futuro aterro sanitário foi apresentada no Plano Municipal de Saneamento, tem cerca de 15 hectares e está localizada na BR 020, a 15 km da sede do município.
Durante fiscalização no KM 800 da BR 242, trecho localizado na região oeste da Bahia, os policiais abordaram uma motocicleta Honda/CG conduzida por um homem de 28 anos. Ele informou aos policiais que não possuía a documentação da moto e que também não era habilitado.
Em contato com a Delegacia de Polícia Civil em Luís Eduardo Magalhães, os PRFs verificaram que havia um boletim de ocorrência de roubo para a motocicleta. Também foi verificado, junto à vítima do crime, que o condutor abordado foi o autor do roubo. De acordo com ela, o crime ocorreu por volta das 15h de quarta (6), em Luís Eduardo Magalhães.
Foi realizado nesta sexta-feira, 08, em Barreiras o Seminário “Bebida: Lazer com Responsabilidade”, iniciativa da Fundação Milton Campos em parceria com o IFBA, Partido Progressist. Durante todo o dia, profissionais estarão reunidos no auditório Dom Ricardo Weberberguer com o objetivo de discutir medidas e campanhas de conscientização para a redução de acidentes, violência, doenças, prejuízos materiais, incapacitações e mortes que envolvam o consumo de bebidas alcoólicas.
O Sindsemb acompanhou todo o processo de realização do evento, mobilizando os servidores da área de saúde, educação, guarda municipal e agentes de trânsito, com foco na formação de multiplicadores de informações a respeito dos riscos do consumo abusivo de álcool, principalmente na juventude.
Na abertura, a presidente Carmélia da Mata, fez parte da solenidade destacando os riscos do consumo precoce de bebidas alcoólicas, citando a exposição a situações de perigo, gravidez indesejada, queda no desempenho escolar e invalidez como algumas das consequências.
"Seminários como este da Fundação Milton Campos são importantes para levar informação ao maior número possível de pessoas, especialmente aos mais jovens. Parabenizo a todos os realizadores, em especial o servidor Francisco Vitória que coordenou o evento em Barreiras e os nossos servidores que estão à disposição, porque convivem no dia a dia com inúmeras situações relacionados ao uso de bebidas tanto na educação, como na saúde e trânsito", comentou Carmélia.
As palestras do especialista Aurélio de Sousa foram acompanhadas por um público atento, que também receberam informações das características do álcool, usos e efeitos pessoais e sociais, prevenção de riscos e danos associados ao uso da substância, além da apresentação de políticas públicas voltadas para o tema e discussões sobre a realidade social.
Mês de junho, forró, comidas típicas, quadrilhas juninas e o clima de São João já começa movimentar Barreiras. Em 2017, o Arraiá do Parque foi consagrado o maior São João do Oeste da Baiano, e nessa segunda edição, vem com muitas novidades e atrações que vão encantar as famílias que comparecerem nos dias 21 a 24 de junho no Parque de Exposições Geraldo Rocha.
O lançamento oficial do São João aconteceu nessa sexta-feira, 08, no espaço da Tapiocaria Sabor da Terra com a musicalidade da cantora Lissandra. O prefeito Zito Barbosa acompanhado da primeira dama e secretária de saúde, Marisete Bastos, da vice prefeita Karlúcia Macêdo, subsecretária de educação Emília Moreno, diretora de cultura Diva Bonfim, pároco da Catedral São João Batista Padre Venerson Francisco, deputado Benito Gama, presidente da Uniqjob Saulo Martins e vereadores, anunciou as atrações e toda estrutura da festa. O evento foi prestigiado ainda por quadrilheiros e pela imprensa.
O prefeito confirmou a participação de 25 atrações musicais, detalhando a megaestrutura que será montada no Parque, incluindo a realização do concurso de quadrilhas e destacou também a importância da festa para a economia do município com aquecimento do comércio durante os quatro dias de festa.
“A edição do ano passado do Arraiá do Parque superou todas as nossas expectativas, e agora em 2018, ampliamos as atrações musicais e estamos preparando uma festa maior ainda, com a certeza, que todas as famílias de Barreiras e da região irão se divertir em um local privilegiado com toda a segurança. Esse é o nosso compromisso, fortalecer e valorizar nossa cultura e proporcionar qualidade de vida a nossa população, trabalhando também para aquecer o comércio, gerar empregos e renda e atrair turistas para a cidade”, disse o prefeito Zito.
Estrutura:
O Arraiá do Parque fornecerá uma estrutura diferenciada para o São João de Barreiras que vai de 21 a 24 de junho. Uma megaestrutura transformará o ambiente do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, que receberá 25 atrações musicais em 02 grandes palcos, concurso de quadrilhas, Espaço do Forró, Vila do São João com uma cidade cenográfica, além do sabor do São João presente nas comidas e bebidas típicas
09
Jun / 2018 |
Mulher que decepou pé do filho de 3 anos e disse estar \\\'possuída pelo demônio\\\' é pre |
A suspeita de ter decepado com um machado o pé direito do próprio filho, uma criança de três anos, foi presa na quinta-feira (7), em Tabocas do Brejo Velho, no oeste da Bahia. A informação é da Polícia Civil.
A prisão foi no mesmo município onde a mulher, de 32 anos, decepou o pé da criança. O caso ocorreu no dia 16 de maio. O delegado Davidson Ribeiro de Souza, responsável pelo caso, ouviu Ediene de Almeida Branco um dia após o crime. Ela confessou que tinha decepado o pé do filho porque estava 'possuída pelo demônio'.
Na ocasião, o delegado não fez o pedido de prisão preventiva, pois familiares e vizinhos de Ediene ainda seriam ouvidos. Ainda assim, a polícia instaurou inquérito sobre o caso. "As pessoas foram ouvidas e o inquérito concluído no final de maio. Ela repetiu para a mãe que disse para mim, que estava possuída e que ouvia vozes", disse o delegado.
Ediene vai responder por lesão corporal gravíssima e ficará à disposição da Justiça, na carceragem da unidade territorial de Tabocas do Brejo Velho.
O filho dela está sob custódia do Conselho Tutelar em Barreiras e foi acolhido em um abrigo da cidade. Não há detalhes dos próximos passos sobre o destino da criança. A polícia contou, ainda, que Ediene tem outro filho, que também é criança, e que está morando com uma tia em Tabocas do Brejo Velho.
Caso
A informação de que uma mulher havia decepado o pé do filho chegou à polícia através do Conselho Tutelar. Após cortar o pé da criança, Ediene pediu socorro a um vizinho, que a ajudou a levar o filho para o Hospital do Oeste, em Barreiras, a cerca de 110 km de Tabocas do Brejo Velho.
O delegado Davidson de Souza disse que os médicos do Hospital do Oeste acharam estranho o corte no pé da criança, acionaram o Conselho Tutelar e, em seguida, a polícia ficou ciente do caso. No mesmo dia, Ediene foi intimada pela polícia e, espontaneamente, ela compareceu na delegacia, onde confessou o crime.
De olho nas novidades do setor agrícola e no fortalecimento das parcerias, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, visitou o Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde de quinta-feira, 07. A 14ª edição da feira seguirá até o sábado, 9, com expectativa de público de 70 mil pessoas.
O prefeito de Barreiras estava acompanhado por secretários municipais de governo, vereadores, os deputados Benito Gama e Antônio Imbassahy, o ex-governador da Bahia, Nilo Coelho e o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo. A comitiva percorreu os estandes da feira e foi recepcionada pelo presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, o vice-presidente da instituição, Luiz Pradella e o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato.
No início da noite, as lideranças se reuniram no estande da Aiba. Segundo o prefeito Zito, a feira mostra para o país toda a grandeza do agronegócio no oeste da Bahia.
“A Bahia Farm Show é uma feira de grande importância para o Oeste da Bahia e para todo o Brasil, que ressalta a importância do agronegócio. Em nossa gestão, o município de Barreiras vem mantendo uma estreita parceria com os nossos produtores através do Programa Agro Forte. Temos investido muito não só na infraestrutura da cidade, mas na recuperação das estradas vicinais que são cruciais para o escoamento da produção e que ligam as comunidades e fazendas ao nosso centro urbano”, destacou Zito Barbosa.
Programa Agro Forte
Atento a importância da produção de alimentos, não apenas pelo fator econômico, mas como atividade estratégica de grande contribuição social e de segurança alimentar nacional, o programa Agro Forte, integra o projeto Desenvolve Barreiras, e visa retomar o protagonismo de Barreiras como município pioneiro e um dos maiores produtores de grãos do Norte/Nordeste. Também tem como foco, estabelecer as parcerias necessárias para fortalecer o agronegócio no município, promovendo sua visibilidade no cenário regional e nacional, e atrair indústrias transformadoras da matéria prima, para agregar valor à nossa produção.
Ações
- Fortalecer as parcerias na manutenção, pavimentação e ampliação de estradas vicinais e cobrar ações nas estradas estaduais;
-Apoiar as reivindicações dos produtores e intervenção do estado em obras federais na área de logística, a exemplo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL);
- Fortalecer o pleito pela oferta de energia para implantação de grandes empreendimentos no município;
- Projetar o município como um dos maiores produtores de grãos do Brasil.
Nesta sexta-feira, o Comando da 84ª Companhia Independente de Polícia Militar viabilizou um encontro com a equipe de vacinação local onde foram disponibilizadas vacinas contra a H1N1 para todos os policiais presentes.
O evento aconteceu no auditório da AIBA, localizado no bairro Morada Nobre, e contou com a presença maciça da tropa.
Contando com a participação de uma equipe do Laboratório Sabin, aconteceu também palestra sobre a importância da atividade física para a saúde e sua relação com a atividade policial, além de atividade de alongamento, ginástica laboral, aferição de pressão arterial e avaliação física antropométrica.
Mais uma importante entrega na área da saúde foi realizada pelo Governo do Estado no oeste baiano. O governador Rui Costa, que participou da abertura da Bahia Farm Show, no município de Luís Eduardo Magalhães, nesta terça-feira (5), inaugurou o Laboratório Municipal de Referência Regional (LMRR), onde serão feitos diagnósticos referentes à imunologia, hormônios e bacteriologia.
A unidade também atenderá outros 14 municípios da região. "Trata-se de um investimento muito importante para toda a região. Vamos ajudar a reduzir os custos das prefeituras, pois deveremos fazer muito mais exames do que eram feitos antes, mas a um preço menor. Garantimos equipamentos modernos e toda a estrutura", ressaltou o governador, que também oficializou a entrega de viaturas para a região da Bacia do Rio Grande, beneficiando as cidades de Luís Eduardo Magalhães, com um veículo, e Formosa do Rio Preto e Barreiras, com dois veículos, cada.
Laboratório
O Estado transferiu R$ 1,42 milhão para o Fundo Municipal de Saúde e garantiu a construção e compra de maquinário para o Laboratório de Referência. Em função da doação desse montante, pelo Governo, "a unidade vai fazer, ainda, exames de Saúde Básica, abrangendo hematologia, bioquímica, histologia e sumário de urina", detalhou o coordenador do LMRR, Juacélio Nunes.
"São máquinas automatizadas, de primeira linha. Posso garantir que em todo o oeste baiano não há um laboratório desse porte", completou Juacélio. Na oportunidade, também foi entregue uma caminhonete, que será usada para vigilância e inspeções.
Bahia Farm Show
Aberta oficialmente nesta terça, a 14ª edição da Bahia Farm Show, maior feira agrícola do Norte/Nordeste, conta com apoio do Governo do Estado e deve movimentar, até sábado (9), mais de R$ 1,5 bilhão em negócios.
Segundo o governador Rui Costa, a feira representa a agricultura moderna. “É um orgulho para o baiano poder conferir e atestar o esforço, a dedicação empregada nesse evento. São agricultores que vêm construindo uma história de sucesso e trazendo a tecnologia como referência. Tenho orgulho de trabalhar junto com eles e de estar realizando grandes investimentos no setor, tanto para a grande agricultura, quanto para a agricultura familiar, do grande ao pequeno produtor. A Bahia tem muito potencial, por isso convido os grandes empresários a investirem aqui, para trazer o beneficiamento das cadeias produtivas e industrializar os nossos produtos”, afirmou Rui.
Espera-se que mais de 60 mil pessoas circulem pelo evento, nos cinco dias, para conferir as inovações em tecnologia agrícola e a disseminação de conhecimento oferecidas por expositores, pesquisadores e empresas do setor agrícola.
Além das novidades trazidas pelos inúmeros expositores, a feira conta com um quadro de palestras, mesas redondas e discussões, resultando em mais de 30 eventos durante os cinco dias de feira. Participam da mostra as maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços.
"A feira é resultado de um ano inteiro de trabalho e planejamento. Os últimos 30 dias, especialmente, são extremamente intensos, com a montagem de 250 estandes. São cerca de 900 marcas expostas nessa feira", contabilizou o presidente da Bahia Farm Show, Celestino Zanella.
Tratando do tema “A relação entre a limpeza pública e a cidadania”, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – Sematur, reuniu os parceiros para realizar a Semana do Meio Ambiente. A programação foi aberta nesta terça-feira, 05, às 8:30 horas, com o mutirão de limpeza do riacho do Ribeirão e seguirá até o dia 08 de junho.
“Este ano, adotamos o tema “A relação entre a limpeza pública e a cidadania”, para conscientizar a população sobre a geração de resíduos sólidos bem como sua destinação correta através de ações pontuais com práticas sustentáveis voltadas à responsabilidade coletiva de preservação e conservação do meio ambiente”, disse o secretário de meio ambiente Demosthenes Júnior.
Além da distribuição de materiais educativos, os mutirões de limpeza estarão concentrados no entorno da cidade, nas saídas para Riachão, Angical, Arraial da Penha, acesso a Prainha e UFOB, e na Rua das Turbinas. Ações serão desenvolvidas de modo integrado entre Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, Secretaria de Infra Estrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, com a participação da Aiba, Abapa, Embasa e Ong Preservar é Vida.
“Teremos também palestras, instalação de placas educacionais sobre descarte de lixo, poluição sonora e fogo em lotes e áreas públicas, visando o aprendizado e conhecimento de práticas sustentáveis no intuito de reduzir o acúmulo de resíduos sólidos, poluição sonora e queima em terrenos baldios”, explicou o coordenador de educação ambiental e sustentabilidade Ronaldo Ursulino.
O prefeito Zito Barbosa acompanhado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo e da chefe de gabinete Marileide Carvalho, recebeu nessa segunda-feira, 04, a articuladora Jelzira Figueiredo e o mobilizador Erasmo Muniz, que fizeram a entrega oficial da carta de adesão ao selo UNICEF 2017-2020. O selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, com intuito de estimular todos os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes (ECA).
Agora, o município de Barreiras faz parte dos 23 municípios baianos que aceitaram o desafio do selo e se comprometeram a alcançar resultados positivos nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social. O processo também compreende a mobilização do poder público, sociedade civil e rede de proteção a criança e adolescente, em elevar 11 indicadores e 17 resultados sistêmicos obrigatórios definidos pelo Unicef.
A articuladora Jelzira informou ao prefeito, que a comissão intersetorial já foi definida e que o próximo passo será a realização do I Fórum Comunitário, que reunirá todos os parceiros, instituições e profissionais ligados à rede de proteção e ECA.
“Melhorar a qualidade de vida das pessoas, ampliar a proteção às crianças e adolescentes com educação e cidadania foi um dos compromissos que assumimos com Barreiras, especialmente com esse público com quem tanto me identifico. Agradecemos a Coordenação do Unicef no Brasil pela carta, e vamos sim, melhorar os indicadores e cumprir os desafios, executando políticas públicas integradas em prol das nossas crianças nos próximos três anos”, garantiu o prefeito Zito.
Ao final, a vice prefeita e secretária de assistência social Karlúcia Macêdo citou as importantes ações que já estão sendo desenvolvidas na área social, como a reforma, equipação e aquisição de veículo para o Conselho Tutelar, documentação para acesso a plataforma virtual do selo, o monitoramento de atendimento e o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
05
Jun / 2018 |
Ganhadores do Sorteio 16 Anos do Grupo Santo Antonio! |
04
Jun / 2018 |
Embasa investe mais R$ 3,8 milhões para continuar expansão da rede de esgoto em Barreiras |
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) continua ampliando o serviço de esgotamento sanitário em Barreiras. Neste mês de maio, mais uma fase da obra foi iniciada com investimento de R$ 3,8 milhões, com recursos próprios, para implantar 4,5 mil metros de rede coletora e 2,1 mil novos ramais (trecho da rede que se liga ao imóvel). Neste primeiro momento, a obra está se concentrando nos bairros Serra do Mimo e Flamengo, que, de acordo com a Prefeitura Municipal, devem receber obras de pavimentação asfáltica em breve.
Desde a implantação do novo sistema de esgotamento sanitário em Barreiras, há quatro anos, o gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, afirma que a empresa vem garantindo recursos para que mais pessoas sejam beneficiadas pelo serviço. “Embora a obra tenha sido finalizada, estamos trabalhando no que chamamos de adensamento, que é interligação de novos imóveis à rede por meio da construção de ramais prediais. Somente nos últimos dois anos, foram quase R$ 8,5 milhões em investimentos, o que possibilitou o atendimento de mais 12,4 mil imóveis, com o serviço de coleta e tratamento dos esgotos domésticos”, afirma.
Esgotamento sanitário – A implantação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras contou com um investimento da ordem de R$ 113 milhões, para a construção da estação de tratamento de esgoto, cinco novas estações elevatórias, e disponibilização de rede coletora para 30 bairros da cidade. A cidade conta, hoje, com 35,2 mil imóveis atendidos com o serviço de coleta e tratamento dos esgotos domésticos, o que significa uma cobertura de 65,7% da sede municipal.
04
Jun / 2018 |
Prefeito Zito vistoria Pavilhões reconstruídos no CAB |
Após um árduo e ininterrupto trabalho para reconstruir totalmente o Pavilhão 2 e a completa reforma do pavilhão 3 do Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB) atingidos pelo incêndio na madrugada de 10 de outubro de 2017, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado dos integrantes da Comissão Especial da Feira Livre, vistoriou na manhã desta segunda-feira (4), as novas instalações dos galpões que serão disponibilizados aos feirantes que irão comercializar frutas, verduras, legumes, temperos entre outros itens.
Esta segunda-feira marca o início do retorno dos feirantes ao CAB, dentro de um processo que começou com um cuidadoso cadastro e emissão de Termo de Uso para cerca de 500 comerciantes que ocuparão o pavilhão reconstruído, bem como, o que foi recuperado após o incêndio. Os feirantes regulamentados, também portarão a carteira do feirante, proporcionando mais segurança aos trabalhadores da feira e consumidores.
“Hoje estamos muito felizes em poder disponibilizar as novas instalações dos dois pavilhões totalmente reconstruídos aos feirantes, esse foi o compromisso que assumimos com esses trabalhadores, de reconstruir as instalações dos pavilhões atingidos no incêndio, e devolvê-los ao seu local de origem para que aqui possam trabalhar com dignidade e estamos cumprindo com esse compromisso. Agradeço o empenho da Comissão que constituímos para realizar esse trabalho, que com empenho e seriedade se dedicou para que o resultado fosse exitoso em prol dos nossos feirantes”, disse Zito Barbosa.
Os feirantes cadastrados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio começam hoje a transferir-se para o CAB, seguindo cronograma elaborado pela Comissão Especial da Feira, que coordena os trabalhos de reorganização dos usuários. Desde que o espaço foi interditado para obras de reconstrução, os feirantes foram relocados provisoriamente para a área externa do Estádio Geraldão.
A Comissão Especial, que esteve à frente dos trabalhos de reconstrução dos pavilhões destruídos no incêndio, é presidida pelo secretário de agricultura José Marques e tem entre seus integrantes o subsecretário Rider Castro, a chefe de gabinete Marileide Carvalho, o Engº Rui Santana, Luzeni Santos e o assessor especial, Alcione Rodrigues.
04
Jun / 2018 |
Festa do Motorista e do Agricultor 26 a 29 Julho 2018 |
Depois de ser remarcada por causa da paralisação nacional dos caminhoneiros, a maior feira agrícola do Norte e Nordeste retoma a programação de abertura e realização. Com 90% dos espaços prontos e reorganização do quadro de palestras e eventos, a Bahia Farm Show 2018 será aberta oficialmente às 10h de terça-feira (5), com a presença do governador Rui Costa. O evento se estende até o sábado (9), com a perspectiva de movimentar mais de R$1,5 bilhão em negócios.
Às 16h da terça-feira (5) deputados baianos se reunirão durante a sessão itinerante da Assembleia Legislativa, que, nesta edição da Bahia Farm Show, conta com representantes da comissão de Agricultura e também de Meio Ambiente. O quadro de palestras, mesas redondas e discussões da feira prevê, ainda, mais de 30 eventos durante os cinco dias, a grade atualizada pode ser conferida no site oficial www.bahiafarmshow.com.br
Na sexta-feira (8) será realizado o tradicional Leilão de Corte da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), que, ao contrário do anunciado anteriormente, condensará, em um único evento, a oferta de animais cruzados da raça Aberdee, a Aberdeen Angus e Red Angus, com animais para cria e recria, como touros aptos para reprodução, bezerros e bezerras, além de garrotes e novilhas, da raça Nelore.
O acesso à feira se dá por meio da aquisição do Ingresso Solidário a R$ 15, dos quais, R$ 3 são revertidos para o Hospital do Oeste realizar melhorias em sua estrutura. A expectativa é que mais de 60 mil pessoas circulem durante os dias do evento para conferir as inovações em tecnologia agrícola e a disseminação de conhecimento oferecidas por expositores, pesquisadores e empresas do setor agrícola.
O Complexo Bahia Farm Show oferece a expositores e visitantes uma infraestrutura com ruas 100% asfaltadas, dois restaurantes, dois auditórios, amplos estacionamentos, campo experimental com pesquisas do setor agrícola, além de área para test drive com exibições e performances do setor automotivo, posto médico, sanitários, área de lazer, bosque de espécies nativas, central de atendimento ao expositor e ao montador e segurança 24 horas.
04
Jun / 2018 |
Aqui a fila anda!!! |
01
Jun / 2018 |
Festa do Motorista e do Agricultor 26 a 29 Julho 2018 |