04
Mai / 2018 |
CMDCA de Barreiras já tem nova presidente |
Aconteceu no final do mês de abril, o processo de eleição dos novos dirigentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. A reunião aconteceu no Auditório da Prefeitura de Barreiras, e a escolha foi feita entre os representantes das entidades e secretarias que compõem o conselho, que elegeram por aclamação a secretária de assistência e trabalho Karlúcia Macêdo para presidente. A vice-presidente eleita foi a representante do Instituto AIBA, Makena Viana.
Também foi eleita por aclamação, a representante da Fundação Cáritas de Assistência à Pessoa Carente – Lar de Emmanuel, Rosi Meirilande Santana, para o cargo de primeira secretária, e o mandato refere-se ao biênio 2018-2020. O conselho elegeu anteriormente os representantes das entidades que estão envolvidas com ações em favor do bem estar de jovens e adolescentes.
“É muito importante que as ações em defesa das crianças e adolescentes estejam integradas também aos trabalhos da assistência social. Nosso compromisso será neste sentido e atuaremos sempre para coibir qualquer postura que incentive o trabalho e a exploração infantil”, disse a nova presidente do CMDCA.
Até o fim de semana o 1º Festival Mimoso de Cinema é uma excelente oportunidade para os amantas da 7ª arte conhecerem produções cinematográficas baianas e de outros estados. O evento realizado emLuísEduardoMagalhães está sendo considerado o segundo maior do Brasil em número de trabalhos inscritos. Ao todo, são 819 produções, divididas nas categorias baiana e nacional.
A abertura do Festival foi realizada na quadra de esportes do Centro deArtes e Esportes Unificados (CEUs), no bairro Santa Cruz, com uma entrevista coletiva e a apresentação de diversos trabalhos.
Para o prefeito Oziel Oliveira, a primeira edição do Festival Mimoso é um divisor de águas no apoio a cultura de Luís Eduardo Magalhães. O prefeito destacou ainda que Luís Eduardo Magalhães, que já é conhecida nacionalmente pelo potencial agrícola, também ganhará destaque em todo o Brasil pelo incentivo as produções cinematográficas.
“Apoiamos a iniciativa porque temos a certeza que o incentivo é fundamental para quem produz cultura. Não tenho dúvidas que esse é o marco inicial de um projeto que será o maior do Oeste da Bahia, um dos maiores do estado a até mesmo do Brasil”, comentou.
A diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Renata Dias, comemorou a realização do Festival Mimoso de Cinema. Para Renata Dias, iniciativas como essa se tornam referência e sempre terão o apoio por parte do governo do Estado.
“Nós já desenvolvemos projetos em 219 municípios da Bahia, mas nenhum iniciou com tanta expressividade como aqui em Luís Eduardo Magalhães. Não tenho dúvidas de que num futuro bem próximo colheremos excelentes frutos do que estamos semeando neste momento”, vibrou.
A 1ª edição do Festival Mimoso de Cinema atraiu pessoas de outras regiões do estado. Cerca de 90 estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do campus de Santa Maria da Vitória, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) também marcam presença.
O festival continua até o dia 6 de maio e qualquer pessoa pode acompanhar as exibições que são gratuitas. Quem desejar maiores informações pode acessar o site www.festivalmimoso.com.br.
A cerimônia contou com as presenças da diretora de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Daniela Fernandes; do cineasta e idealizador do evento, Michel Santos; do diretor teatral do Coletivo deExperimentação e Pesquisa em Arte e Cultura (Cepac), Felipe Broenig, e do diretor musical do Cepac, Shaolin Barreto.
04
Mai / 2018 |
Saúde: Prefeitura emite nota a população |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães informa que todos os atendimentos e procedimentos na área da saúde estão acontecendo com dedicação e atenção, em todas as unidades de saúde, fato que tem chamado atenção da região inteira que, por conseguinte, tem migrado para atendimento médico (e outros serviços), na cidade.
Informamos ainda que os procedimentos de emergência têm sido atendidos, até por uma questão humanitária, porém, para os eletivos, diversos instrumentos de comprovação de moradia no município têm sido solicitados, com o objetivo de salvaguardar a preservação de leitos e manutenção da qualidade dos serviços prestados aos luiseduardenses.
Ressaltamos que o público alvo dos serviços públicos em nosso município é o luiseduardense, afinal, é como dinheiro dos seus impostos que seguimos construindo a nova história da nossa cidade, na qual a saúde pública funciona e merece destaque regional.
Felipe Melhen
Secretário Municipal de Saúde.
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Diretoria de Cultura realizou na noite de ontem, 02, a “1ª Culminância Musical com Cantigas Populares e Música Andina”. A noite foi de intenso contato com as diversas musicalidades e linguagens artísticas proporcionada pelos aprendizes da Escola Municipal de Música Antonino Sampaio.
A culminância aconteceu no palco do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e reuniu pais, professores e populares que assistiram um passeio cultural ao som da musicalização, flauta doce e flauta transversal. Os 25 alunos e 12 músicos, apresentaram um repertório com dança, instrumentalização, cantigas folclóricas e infantis, expondo os aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares no Brasil. As músicas andinas também fizeram parte da apresentação, com melodias e gêneros musicais dos povos incas, colombianos, bolivianos e chilenos, que usam a flauta como referência musical.
O projeto que tem duração até 2020, conta com três apresentações anuais sendo no mês de maio o enfoque para as músicas populares, universais e celta; mês de junho as músicas regionais como baião, xaxado e forró e sendo finalizando as culminâncias em outubro, com as cantigas de roda e infantis.
As apresentações estão sendo coordenadas pela diretora da escola de Música, Dorinha Fernandes e o professor Edson, que participa da Banda Municipal 26 de Maio. A diretora de Cultura, Emília Moreno enfocou o aprendizado e envolvimento dos aprendizes para o sucesso do projeto.
“Tivemos uma noite emocionante. Todos os alunos e professores ensaiaram, e se dedicaram para passar toda energia, musicalidade e beleza das cantigas de roda, das brincadeiras infantis e música andina. Esse encontro reuniu toda comunidade escolar, e nossos alunos puderam evidenciar a beleza e singularidade da nossa cultura, nossa música e os dons artísticos dos jovens de Barreiras. Esse projeto é imperdível e toda comunidade está convidada para apreciar as edições”, disse a diretora Emília.
Durante o evento, a Banda Municipal 26 de Maio também fez participação especial, apresentando hinos e músicas brasileiras.
Dando continuidade as atividades do Programa Cidade Legal, através da comissão “A Praça é Nossa”, que atua no ordenamento do uso e ocupação do solo e dos espaços públicos em Barreiras, os representantes do poder executivo se reuniram na tarde dessa quarta-feira, 02, com membros da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras – CDL com o objetivo de fortalecer a parceria e explanar sobre as diretrizes das ações fiscalizatórias ocorridas nos últimos meses.
A comissão, composta por servidores municipais, tem concentrado as fiscalizações nas áreas centrais da cidade e rodovias que cortam o perímetro urbano. O principal objetivo é notificar ambulantes irregulares, desocupar áreas públicas utilizadas indevidamente, impedir comercialização de produtos alimentícios fora dos padrões legais da Vigilância Sanitária e colocar em prática o código de postura (Lei 650/2004).
“Temos adotado medidas importantes, principalmente na área da feira livre. Ambulantes da área de lanches, verduras, importados e confecções têm nos procurado para fazer a regularização e nós temos proposto alternativas de locais onde esses comerciantes possam desempenhar seu trabalho de modo regular”, disse Emerson Mendonça, membro da comissão.
A Prefeitura também disponibiliza os serviços da Sala do Empreendedor, em pleno funcionamento no antigo Shopping ao lado da rodoviária, que oferece soluções especializadas para regularização dos negócios que precisam sair da informalidade.
Segundo os representantes da CDL, uma das principais preocupações é o impacto da informalidade no comércio local. “A gente entende que esse é um debate construtivo, a ocupação das calçadas tem sido uma queixa frequente dos associados, a gente fica feliz com essa iniciativa, e é importante que essas pessoas tenham a oportunidade de trabalhar também em outros locais”, disse André Braga, presidente da CDL.
As fiscalizações seguirão de modo rotineiro, assim como o acompanhamento dos ambulantes. Ainda este mês, a Prefeitura vai inaugurar os novos pavilhões do CAB. A área externa do Estádio Municipal Geraldão, onde hoje estão parte dos feirantes, será utilizada como praça de estacionamento de vans intermunicipais e food trucks.
Indicada ao Prêmio Caymmi 2017 na categoria melhor show, a cantora Dora Bahiana se apresenta no fechamento da Festa Literária de Barreiras 2018. Sábado, dia 19 de maio, será marcado pelo show “A Bahia de Ouro de Pedra de Alcyvando Luz”, e as crianças, os jovens, adultos e idosos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da obra do cantor, compositor, maestro e multi-instrumentista barreirense.
Dora Bahiana irá interpretar canções de Alcyvando Luz, que fizeram sucesso nas vozes de outros artistas, como: João Gilberto, Caetano Veloso, Cesária Évora, além de apresentar algumas das músicas inéditas do compositor e maestro com parcerias de Vinícius de Morais, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Coqueijo e Capinan.
“Nego Véio da Bahia, o nosso barreirense Alcyvando, além de um exímio compositor, muito importante para a música baiana, foi também o meu padrinho musical. Será um grande prazer me apresentar no palco da FLIB em Barreiras, mostrando esse lindo projeto”, afirmou a cantora.
A diretora de cultura, Emília Moreno faz referência a expansão cultural e literária da FLIB, além de valorizar totalmente os escritores regionais.
“Estamos construindo essa edição com muito carinho, e principalmente participação de todas as instituições de ensino, escolas públicas e particulares, e escritores. O tema Oeste na Rota das Letras já demonstra nossa preocupação com a valorização das pratas da casa, além de relembrar na voz de Dora Bahiana nosso grande artista Alcyvando Luz, que orgulha Barreiras, uma homenagem apropriada, uma vez que neste aniversário trabalhamos o tema - Somos todos filhos desta terra”, disse Emília.
O projeto do show de Dora é realizado pela produtora Sangue no Olho Projetos, conta com direção artística de Ruy Manthur, direção musical de Son Melo e direção geral e produção executiva de Taís Fraga.
Alcyvando Luz: um barreirense brilhante
Alcyvando Liguori da Luz foi um compositor, multi-instrumentista, cantor, maestro, arranjador e regente. Ele nasceu em Barreiras no dia 30 de setembro de 1937, e aos 5 anos, acompanhado por uma orquestra de 80 músicos, estreou pela primeira vez ao público com o solo Aquarela do Brasil (Ary Barroso).
Compositor de uma das maiores pérolas interpretadas por João Gilberto: "É preciso perdoar", com Carlos Coqueijo, Alcyvandro faleceu em 98, mas ainda é considerado um dos mais originais violonistas da Bahia. Conhecido pelos íntimos como Coré-Coré, Alcyvando era também engenheiro de som da UFBA.
Na noite desta quarta-feira 02 na sede da Associação de Som Automotivo e Rebaixados-ABASAR foi convidado para apresentar as características e estatísticas sobre poluição Sonora o coordenador de Ações de Fiscalização, Judson Almeida onde no qual abordou assuntos referente á Perturbação do sossego alheio ocorridos no município. Os associados se comprometeram a colaborar com as Ações, utilizando apenas em local autorizado e horários determinados pelo poder público.
Estamos buscando o apoio de todos os órgãos envolvidos para que mantenha a nossa cultura, disse Fabio Macedo presidente da referida associação.
Tanto a secretaria quanto a associação manterá uma comunicação para amenizar as ocorrências e colaborar com a sociedade.
Cumprindo agenda na zona rural, o Prefeito Zito Barbosa, acompanhado do vereador Otoniel Texeira, esteve na tarde dessa quarta-feira, 02, reunido com a comissão de moradores da comunidade de Barrocas com o intuito de alinhar as necessidades da comunidade.
A reunião aconteceu na casa do senhor Félix Barbosa, que destacou dentre os diversos anseios da comunidade de Barrocas, a falta de infraestrutura das estradas, linha de ônibus, manutenção de pontes e uma quadra poliesportiva.
Distante cerca de 18km de Barreiras, mais de 20 famílias moram na comunidade, que têm orgulho de ter tido o primeiro cartório de registro do município, ficando com certeza na história. Segundo o Prefeito de Barreiras, as reivindicações serão acolhidas e iniciadas a melhoria nos próximos meses.
“Sabemos das necessidades de cada localidade do nosso município, na cidade e na zona rural, e não mediremos esforços para trazer os benefícios também aqui para a comunidade de Barrocas, desde a infraestrutura, transporte, cultura e lazer, como já temos feito em outras comunidade. Nessa sexta-feira, 04, por exemplo, estaremos na comunidade do Vau do Teiú e no Chico Preto entregando duas escolas totalmente reformadas e requalificadas. Vamos seguir trabalhando pelo progresso de Barreiras também na zona rural”, disse Zito Barbosa.
A vacinação contra a gripe já começou em todo o Brasil e prossegue até o próximo dia 30. As doses estão disponíveis em 15 postos de saúde de Luís Eduardo Magalhães e a imunização é feita das 8h às 17 h.
No entanto, no dia 12 de maio, a Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães promoverá o “Dia D” de vacinação contra a gripe. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, a ação pretende reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
A prioridade no atendimento será para os maiores de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, trabalhadores das redes pública e particular de saúde, professores das redes pública e privada, portadores de doenças crônicas, jovens e adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e população do sistema carcerário e funcionários do sistema prisional.
De acordo com a coordenadora de imunização do município, Elisabete Moreira de Freitas, a meta é imunizar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. “Temos a estimativa de beneficiar cerca de 13.820 pessoas em Luís Eduardo Magalhães. Não tenho dúvidas que a população comparecerá aos locais de vacinação”, frisou.
Abaixo, a lista dos Postos de Saúde onde haverá vacinação:
- Posto de Saúde Moacir Marchesan (Mimoso II)
- Posto de Saúde Luís Gustavo Rosa (Mimoso II)
- Posto de Saúde Mimoso I
- Posto de Saúde Jardim das Acácias
- Posto de Saúde Vereda Tropical
- Posto de Saúde Jardim das Oliveiras
- Posto de Saúde Antônio Carlos Faedo (Florais Léa)
- Posto de Saúde Nair Edite (Florais Léa)
- Posto de Saúde Oscar Doerner (Santa Cruz)
- Posto de Saúde Osvaldo Cruz (Santa Cruz)
- Posto de Saúde do Bairro Conquista
- Posto de Saúde Yoshio Shirabe (Cidade Universitária)
- Centro de Convivência (Vista Alegre)
- Policlínica Municipal
Os estudantes do curso Técnico em Agronegócio do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Bacia do Rio Grande visitaram na última segunda-feira (30), a sede da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), para conhecer os programas e atividades desenvolvidos em prol da cotonicultura baiana. O diretor-executivo da entidade, Lidervan Morais, apresentou os programas que vem sendo sendo executados pelos produtores de algodão baianos, a exemplo da defesa fitossanitária, recuperação de estradas vicinais, centro de treinamentos, sustentabilidade e mais recentemente, na proteção de nascentes de rios.
Ao ministrar a disciplina “Associativismo e Cooperativismo, a professora do curso, Joana Marta Câmara de Jesus, reforça que a visita teve o objetivo de demonstrar, na prática, a importância da união de um grupo que, com metas e demandas em comum, podem atingir bons resultados para toda uma atividade. O curso técnico em Agronegócio do Cetep integra o programa Mediotech, que tem o objetivo de fomentar a demanda de cursos baseado na prospecção do crescimento econômico e social, garantindo ao estudante do ensino médio, habilidades para ingressar no mercado de trabalho.
A Abapa é a apoiadora do Cetep da Bacia do Rio Grande e possui um convênio de cooperação técnica firmado com objetivo de contribuir na formação profissional dos estudantes dos cursos técnicos da região. “Temos o Centro de Treinamentos Parceiros de Tecnologia da Abapa com estrutura moderna e com equipamentos adequados para atender a demanda de cursos na área agrícola, e temos o interesse de contribuir com a formação destes estudantes, para que possam sair ainda mais preparados para atender o mercado de trabalho”, afirma o diretor-executivo, Lidervan Morais.
No ano passado, o Centro de Treinamento capacitou cerca de 6 mil pessoas por meio de 236 cursos ligados diretamente ao campo como Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), Operação de Trator e Plantadeira, Operador de Máquinas Beneficiadoras de Algodão, dentre outros.
03
Mai / 2018 |
Promoção CANTE com Roberto&Junior e Concorra a R$100!!! |
No Dia do Trabalho (1º), cerca de 1000 funcionários da cadeia agrícola de Barreiras e do oeste da Bahia se mobilizaram em defesa dos seus empregos e pediram mais apoio do Estado e da sociedade civil para permitirem maior desenvolvimento do setor que mais emprega no campo e na cidade. Com ‘apitaço’ e gritos de “Defendemos os nossos empregos” e “Não queremos ser um dos 13 milhões de desempregados”, eles se manifestaram em frente a órgãos estatais como Ibama, Inema, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, contra o que eles chamaram de “abusos” e “rigor burocrático” durante as ações de fiscalização e licenciamentos.
Segundo os funcionários do setor agrícola durante a mobilização, “da forma como vem sendo realizada, estas ações somente penalizam aqueles que, na prática, produzem com eficiência, tecnologia e garantem condições dignas de trabalho com respeito às legislações trabalhista e ambiental”. Para Jeferson Souza, da Agrícola Xingu, esta mobilização foi fundamental para reforçar, para toda a sociedade, que quem trabalha na área agrícola é respeitado e se dedica a um setor que faz a nossa região e o Brasil crescerem. “Muitas vezes, a área agrícola é penalizada pela burocracia e por uma lei ineficiente, mas é o setor que mais investe em qualificação dos seus trabalhadores”, afirma.
Para João dos Santos Araújo, que trabalha em uma associação de produtores, é perceptível o compromisso das empresas e agricultores no cumprimento da legislação, mas eles são vencidos pelos entraves gerados pela burocracia. “É preciso ser herói para se plantar no Brasil, diante de tantas licenças, protocolos e outorgas, fiscalizadas muitas vezes ao mesmo tempo por órgãos das diferentes esferas - municipais, estaduais e federais. “Nós, que trabalhamos na área, percebemos essa burocracia que pune, muitas vezes, somente para arrecadar e embargar áreas. Em muitos casos, medidas mais brandas e educativas, surtiriam o mesmo efeito sem prejudicar o negócio e os nossos empregos”, afirma.
Ao integrar a mobilização, a diretora do Núcleo Oeste da Bahia da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Márcia Gama, defende o setor por acompanhar de perto as exigências e o quanto as empresas respeitam a legislação. “Fiz questão de entrar na manifestação por entender que existe um exagero nas cobranças durante as fiscalizações. É um rigor que existe no campo, mas não acontece com as empresas dentro da cidade”, compara. O segmento, segundo as entidades do setor agrícola, gera cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos no oeste da Bahia, com uma média salarial acima do mercado absorvendo funções de todos os níveis de formação, como agrônomo, administrador, contador, eletricista, operador de máquina agrícola, motorista, dentre outros.
03
Mai / 2018 |
Empate da Seleção de Barreiras e Seleção de Riachão das Neves abre o Campeonato da Copa Oe |
O último final de semana foi de muito futebol. A abertura da Copa Oeste de Seleções aconteceu na tarde desse domingo, 29, no Estádio Municipal Geraldo Pereira com o jogo da Seleção de Barreiras contra a Seleção de Riachão das Neves, que terminou empatado com o placar de 1x1.
Grande público acompanhou a abertura do Campeonato realizado pela SODESF com o apoio da Liga Barreirense de Futebol e Prefeitura de Barreiras através da Diretoria Municipal de Esportes. O diretor de esportes, Fernando Machado, acompanhado dos vereadores Otoniel Teixeira e César da Vila, recepcionou o Prefeito de Riachão das Neves, Miguel Crisóstomo que veio acompanhar o desempenho da seleção do município e ressaltou a importância das competições esportivas.
“Temos como objetivo além de integrar os atletas do Oeste da Bahia, avaliar o profissionalismo e promover novos talentos”, disse o diretor Fernando Machado na abertura do evento.
A Copa Oeste de Seleções será disputada nos próximos três meses com a participação da seleção de Barreiras, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Morpará, Ibotirama, Santa Maria da Vitória, Cocos e Corrente-PI, que foi especialmente convidada por integrar a região do MATOPIBA.
O segundo jogo acontecerá no domingo, 06, no município de São Desidério, entre a seleção da casa e a seleção de Barreiras.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) apresentou na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), realizada na quinta-feira (26), uma proposta para criação de duas Unidades Municipais de Conservação de Proteção Integral (UCs). As unidades em pauta de criação ficam localizadas dentro da poligonal da APA da Bacia do Rio De Janeiro, que abrigam as Cachoeira do Acaba Vida e do Redondo.
O pré-projeto foi construído com base em estudos realizados por técnicos da Diretoria de Unidade de Conservação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos por solicitação da Prefeitura de Barreiras. As informações disponíveis sobre a área de interesse, apontaram através da Nota Técnica INEMA 027/2017 que existe um claro potencial para criação de Unidades de Conservação de Proteção Integral, fundamentalmente nas áreas das cachoeiras do Acaba Vida e do Redondo, onde em sua análise, sugerem a criação de unidades de conservação na categoria Monumento Natural ou Parque Natural Municipal.
A apresentação foi realizada pelo o biólogo e analista ambiental da Sematur, Valmir Dâmaso que, destacou que o pré-projeto atende a Lei Federal 9.985 de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e seguirá todos trâmites legais baseados na realização de estudos técnicos até a consulta pública capazes de identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade.
O secretário municipal de meio ambiente Demósthenes Júnior ressaltou que a criação dessas unidades de conservação, além de preservar os ecossistemas da Cachoeira do Acaba Vida e Cachoeira do Redondo, propiciará condições para pesquisa científica e atividades de educação ambiental e de lazer e trará um novo modelo de desenvolvimento econômico.
“A proposta visa oferecer um novo modelo econômico para a região através do turismo ecológico e de aventuras, permitindo às comunidades envolvidas o desenvolvimento social e econômico através da inserção no processo turístico e pela busca de novas alternativas, gerando emprego e renda nos diversos setores da economia, promovendo o desenvolvimento sustentável na região através de um modelo exemplar”.
A proposta que foi aprovada por unanimidade no Comdema será encaminhada para apreciação do Conselho Gestor da APA da Bacia do Rio de Janeiro que é o fórum qualificado para tratar das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas da área ambiental, dentro do polígono da APA, constituído por representantes dos órgãos públicos, de organização da sociedade civil, do setor produtivo e pela população residente.
Quem esteve presente na praça Aldo de Grandi e Escola Municipal Onero Costa da Rosa, pode sentir e ver de perto os investimentos feitos em programas e projetos sociais pelo Governo Municipal.
Um dia dedicado a muita prestação de com a realização da Ação do Bem. Durante todo o dia foram realizados atendimentos nas áreas da saúde, educação, assistência social, agricultura, indústria e comércio, esportes e cultura, em uma união de todas as secretarias do município. Um dos serviços mais procurados foi a emissão de RG. Desde as primeiras horas do evento centenas de pessoas foram em busca do documento e todas foram atendidas com agilidade e eficiência.
No pátio da escola, grupos de diversos segmentos realizavam atividades ao mesmo tempo. Entre eles, a turma da Capoterapia, incluindo os idosos assistidos pelo Programa Municipal de Atendimento a Terceira Idade, que utiliza a dança afro para estimular a atividade física entre pessoas de diversas idades.
Dona Maria Soares tem 62 anos e ficou satisfeita em participar das atividades na Ação do Bem. "Dessa maneira nós podemos mostrar um pouco do que fazemos nas nossas aulas", comentou.
As salas de aulas se transforam em consultórios médicos, onde os profissionais realizavam consultas e davam orientações. Dentistas também aproveitaram o evento para atender na unidade móvel e orientar sobre as formas corretas de escovação. Na Sala do Empreendedor montada pela Secretaria de Indústria e Comércio muitas pessoas foram em busca de informações sobre os procedimentos corretor para a formalização de uma empresa.
Na quadra de esportes totalmente reformada da Praça Aldo de Grande, um torneio de futsal reuniu times. Pedro Silva tem 12 anos e aprovou a iniciativa. "O torneio foi muito bem disputado e a quadra está excelente para a gente brincar", comemorou.
Muitas mulheres aproveitaram o dia para cuidar do visual, fazendo maquiagem, sobrancelhas e cores de cabelo. Dona Vanilda Sena resolveu mudar o penteado. "Além de aumentar a autoestima, a gente fica mais bonita", vibrou a comerciária.
O espaço kids reuniu meninos e meninas que se divertiram com os desenhos e com a pintura nos rostos. A dona de casa Maria Amélia Pereira trouxe o filho Lucas, de 3 anos, que ficou empolgado com a brincadeira. "Ele gosta muito de desenhar e hoje ele está fazendo muitos trabalhos aqui", explicou.
O aulão de zumba atraiu homens e mulheres de diversas idades que dançaram ritmos variados. Márcia Domingues participou pela primeira vez e agora pretende praticar regularmente. "É muito divertido e desestressante. Aqui nós conseguimos esquecer um pouco dos problemas do dia-a-dia", comemorou.
Durante todo o dia também houve atendimentos do Programa Borboleta, que presta assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, Bolsa Família, vacinação, testes rápidos para o diagnóstico de doenças, apresentações de capoeira, artes marciais, música e balé, além de distribuição de mudas, exposição de piscicultura, sorteio de centenas de brindes e passeio ciclístico.
O prefeito Oziel Oliveira destacou a importância de proporcionar cada dia mais acesso das pessoas ao serviço público. " A comunidade responde à nossa ação e pelo tempo que se praticou a exclusão desse povo, precisamos priorizar ainda mais as ações de inclusão. A Rede do Bem que une uma série de programas de todas as secretarias, acontece diuturnamente em diversos locais do município, mas o chamamento do evento torna tudo mais viável e mais acessível. Estamos muito felizes com o resultado desse evento”. Frisou o prefeito.
Durante a Ação do Bem, Oziel Oliveira também assinou a Ordem de Serviço para ampliação e reforma da Escola Onero Costa que terá cinco novas salas de aulas. "A partir dessa obra teremos condições de atender um número muito maior de alunos. Sabemos da importância da educação para uma sociedade mais justa e é por isso que temos dado tanta atenção a essa área em Luís Eduardo Magalhães", encerrou.
O encerramento da Ação do Bem foi com a apresentação da cantora Katê, no Trio Elétrico Barretão. Foram três horas de apresentação com um repertório variado que foi do axé ao sertanejo.
De acordo com a secretaria municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares, não houve registro de ocorrências e a festa transcorreu num cima de absoluta tranquilidade. “Aqui estavam famílias e pessoas de todas as idades, com o único objetivo de se divertir com a nossa programação. Não houve brigas, agressões e nenhum tipo de ocorrência que prejudicasse o evento e isso é muito positivo”, destacou o prefeito Oziel Oliveira.
BALANÇO - De acordo com a equipe de organização da Ação do Bem, o resultado superou todas as expectativas. Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram 200 consultas médicas, 140 testes rápidos para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatite, 187 testes de glicemia para avaliar o nível de açúcar no sangue, além de 241 atendimentos odontológicos e 174 aplicações de vacinas antirrábicas em cães e gatos. Nas outras áreas o atendimento também foi elevado.
O balcão de Justiça e Cidadania prestou apoio jurídico a 68 pessoas. Houve emissão de 50 carteirinhas de idosos, 51 atendimentos do Programa Bolsa Família, 168 homens e mulheres cortaram o cabelo, fizeram maquiagem e sobrancelha no salão de beleza, 150 pessoas deram entrada no RG e Carteira de Trabalho no Ponto Cidadão, e a equipe do CRAS realizou mais de 300 pinturas faciais com as crianças.
02
Mai / 2018 |
Um olhar sobre LEM. A votação ja começou! |
As ações voltadas a levar água para todos os moradores das zonas rurais da Bahia deram mais um passo importante no município de Serra Dourada, na região oeste do estado. Na manhã desta terça-feira (1º), o governador Rui Costa inaugurou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SIAA), que vai atender à localidade de Charco, e outros sistemas de abastecimento que vão beneficiar os moradores dos povoados de Traíra, Morrinhos e Lagoa da Onça.
“Hoje, aqui, no oeste baiano, temos entregas de praça, ginásio de esportes, uma estrada, que vamos iniciar, diversos equipamentos de abastecimento de água, que estou inaugurando e também vou autorizar o início das obras, porque água é vida. Um abraço para todos de Serra Dourada”, afirmou o governador, que ainda autorizou a construção de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água nas localidades de Jurema e Poço do Mato. Ao todo, somente em abastecimento, as ações representam um investimento superior a R$ 3 milhões.
Na área de saúde, foi constituído, na ocasião, o Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Corrente, composto por 10 municípios da região, para a construção do Hospital Regional da Bacia do Rio Corrente, na cidade de Santa Maria da Vitória. O prefeito de Santana, Marco Aurélio Cardoso, presidente do Consórcio informou que a reunião das prefeituras “nasceu da necessidade dos municípios se organizarem por meio dessa ferramenta para a construção desse hospital".
Segundo ele, o hospital será construído pelo Estado, que também entra com os equipamentos, e os municípios, em parceria com o Estado, vão bancar o funcionamento. “Será o primeiro Hospital Regional implantado com este modelo na Bahia”. A proposta é que a unidade atenda aos municípios de Cocos, Coribe, Santa Maria da Vitória, Santana, Serra Dourada, São Félix do Coribe, Canápolis, Tabocas do Brejo Velho, Jaborandi, Correntina e Brejolândia.
Ainda na área de Saúde, Rui anunciou a entrega ao município, até o próximo dia 28, de três kits, um para um Centro Cirúrgico, um para Ambulatório Geral e outro para a Rede Cegonha, investimento que ultrapassa os R$ 320 mil. Já para o fortalecimento da Agricultura Familiar, Rui entregou 631 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento que regulariza as propriedades dos pequenos agricultores, possibilitando o acesso deles a financiamentos.
Infraestrutura e outras ações
Quem trafega pela BA-172 vai ter mais segurança na estrada, ao chegar pelo Acesso Sul a Serra Dourada. Rui autorizou também a publicação de Edital de Licitação para a pavimentação do trecho do acesso sul da estrada, que liga a sede do município à rodovia. As empresas interessadas em participar da licitação devem ficar atentas, pois a previsão é que o edital seja publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (3).
A agenda do governador em Serra Dourada contou ainda com ações da prefeitura, como as inaugurações de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), da praça do bairro Serra Douradinha, em frente à (UBS), e de uma quadra poliesportiva no Colégio Municipal ACM. A UBS vai contar com mobiliário e equipamentos cedidos pelo Governo do Estado, que deverão ser entregues nos próximos dias 28 e 29.
Curiosidades sobre a região
A região de Serra Dourada foi habitada pelos índios acroás, conhecidos por pimenteiras, que, no século 17, vindos de Goiás, ocuparam o Rio das Éguas (hoje Correntina), Santana dos Brejos e Angical, e se estenderam ao Rio Corrente até Carinhanha. Registros de sua passagem, encontram-se em inscrições pictográficas gravadas nas abas dos penhascos e nas urnas funerárias encontradas na região.
02
Mai / 2018 |
Começou nesta terça-feira (01) e segue até 31 de maio a campanha de vacinação contra Febre |
Garantir a Bahia o status de zona livre de Febre Aftosa, para isso começou ontem (01) e segue até 31 de maio a primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa em todo o Estado da Bahia. Bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias deverão ser vacinados e declarados nesta etapa. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) é que 9,8 milhões de cabeças sejam vacinadas, representando 96% de taxa de vacinação do rebanho. Depois da vacina, os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto a ADAB pela internet (www.adab.ba.gov.br) ou nos escritórios da agência distribuídos pelo Estado.
O produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, loja de produtos agropecuários, devidamente, cadastrada na ADAB. A Bahia possui 21 anos livre da Febre Aftosa e busca a manutenção do status de zona livre de febre aftosa concedido ao Estado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pelo 17º ano consecutivo. Com esse status, o objetivo agora é evoluir o Estado e todo país para zona Livre de Febre Aftosa, sem vacinação, à partir do ano de 2021. Este é o compromisso junto com o produtor, buscando a valorização da carne, juntos aos mercados mais exigentes.
Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha, e não fizerem a declaração serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. Por isso, a orientação é não deixar para última hora, evitando a perda dos prazos. É válido ressaltar aos produtores a necessidade da vacina contra a Brucelose. O produtor deverá declarar outros animais como equídeos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes.
Ao manter o cadastro atualizado, o produtor pode ter acesso aos programas do Governo, com distribuição de animais, milho e financiamentos bancários.
A Febre Aftosa
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.
Segundo o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, “a enfermidade provoca restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos, como o farelo de soja, frutas e exportação de carne de frango e suína, além de grande impacto social e econômico”, enfatizou. As consequências do alastramento de uma enfermidade como a Febre Aftosa em um país é calculado em bilhões de dólares por ano.
Declaração via web
Inserindo o login e senha, o produtor terá acesso à tela da declaração, onde irá gravar a evolução do rebanho, informar os nascimentos e mortes, e declarar o rebanho existente e vacinado. Além disso, o sistema permite consultas à Ficha Sanitária e a emissão da Guia de Trânsito Animal - GTA, desde que o produtor cadastre antes, junto ao Escritório da ADAB, um valor pré-pago para emissão da GTA.
O produtor que ainda não dispuser da senha de acesso ao sistema, deve se dirigir a um dos Escritórios da ADAB, munido do Documento de Identidade e CPF; comprovante de residência; e documento que comprove a titularidade da propriedade; conforme estabelecido na Portaria ADAB N° 115/2014. No caso de arrendatário, apresentar o Contrato de Arrendamento, Aluguel de Pasto, Comodato ou Parceria.
Mais informações estão disponíveis no tutorial online existente na parte superior da própria tela de vacinação ou entrando em contato com a equipe de suporte do Sistema, pelos números (71) 3116-7861/7824/8427.