A Polícia Rodoviária Federal participa desde segunda-feira (09/04) da 42ª FPI - Fiscalização Preventiva Integrada, esta é uma operação coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, e tem como objetivo coibir os crimes de natureza fiscal e ambiental na região da Bacia do Rio São Francisco, no oeste do Estado, nos municípios de Santa Maria da Vitória, Brejolândia, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santana, São Félix do Coribe, Serra Dourada, e Tabocas do Brejo Velho.
Nesta primeira semana da Operação, as equipes formadas pela PRF intensificaram o combate à criação ilegal e ao tráfico de animais silvestres, sendo apreendidos um total de 609 animais, sendo uma arara vermelha entregue de maneira voluntária por sua proprietária. Já em Coribe, uma arara canindé também foi resgatada. É crime ambiental manter animal silvestre em cativeiro sem autorização, cuja pena pode variar em detenção de seis meses a um ano e multa.
Durante as ações 80 m³ de carvão vegetal e um veículo adulterado foram apreendidos, diversos fornos de carvão foram destruídos, dois veículos recuperados, além de nove pessoas presas em flagrante por crimes diversos.
Participam da fiscalização os seguintes órgãos: ADAB, CREA-BA, ANM, FUNASA, IBAMA, INEMA, MPE-BA, MPF-BA, MPT - 5ª REGIÃO, DIVISA, POLÍCIA MILITAR (COPPA E CIPA), PRF, SEAGRI, SEFAZ, SEMA, SESAB, SSP-BA, SRTE, SFPA, PF, CRMV, IPAC, SUDEC, DNPM, SPU, SEPROMI, INCRA, FUNAI, CBHSF, AGÊNCIA PEIXE VIVO, OAB, MARINHA E GRAER.
14
Abr / 2018 |
Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Transito de Barreiras participa da Feira Latino |
Entre 10 e 12 de abril, gestores municipais da área de segurança pública participaram da edição 2018 da Feira Latino Americana de Defesa e Segurança – LAAD Security. O evento traz o que há de mais moderno na área, além de promover o encontro de autoridades no assunto. O secretário de segurança cidadã e trânsito Luiz Vidal, acompanhado do comandante da Guarda Municipal, Gilmar Rodrigues, e do subsecretário, Júnior Sampaio, aproveitou a programação para interagir e trocar experiências com secretários de governo de todo o país.
“Estar na feira nos deu a oportunidade de participar do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança – Consems, o que facilita o ingresso de nossa cidade no Sistema Único de Segurança, que prevê ações integradas na administração da segurança”, disse o secretário Luiz Vidal.
Barreiras também se fez representar no Conselho Nacional das Guardas Municipais – CNGM, com o ingresso do Comandante Gilmar Rodrigues. Segundo ele, é preciso estar atento às evoluções e as novas estratégias de defesa da segurança pública.
“A Guarda Municipal tem uma atuação importante na proteção ao patrimônio público e promoção da segurança dos cidadãos, esse é um momento importante de aprendizado e debate, que também viabilizará o acesso às ações e convênios do Conselho Nacional”, disse o comandante da Guarda Municipal.
Os representantes da Prefeitura de Barreiras também puderam conversar com o ministro de estado da defesa General Silva e Luna e participar de um encontro com o secretário nacional de segurança pública General Santos Cruz.
O Campeonato Municipal de Futebol de Luís Eduardo Magalhães será lançado na tarde deste sábado (14), no Centro Cultural, a partir das 17 horas. O maior evento esportivo do município, que reunirá 1.200 atletas, divididos em 40 equipes, sendo 16 da primeira divisão e 24 da segunda.
Para os times da primeira divisão, os jogos começarão no próximo dia 28. O término da etapa está programado para o dia 13 de junho. Os jogos da segunda divisão começarão no dia 31 de maio.
O prêmio para o primeiro lugar da primeira divisão é de R$ 8 mil. O vice, receberá R$ 4 mil. Na segunda divisão, o campeão terá R$ 5 mil, enquanto o vice ficará com R$ 2,5 mil.
14
Abr / 2018 |
Abr/18 DNIT dá continuidade às notificações de ocupações irregulares às margens das rod |
Na manhã desta sexta-feira, 13, oDepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Unidade de Barreiras, deu continuidade à operação para notificar as ocupações irregulares em todo perímetro urbano e faixas de domínio das rodovias federais em Barreiras.
Os agentes fiscalizadores do DNIT realizaram notificações nas proximidades da Rodoviária e na saída para Salvador. Em todo perímetro urbano, foram notificados 05 comerciantes ilegais, que além de não obedecerem à faixa de domínio também não possuíam nenhuma autorização municipal para o comércio. Os fiscais da Vigilância Sanitária, fiscais de postura, COOTRANS e Guarda Municipal, acompanharam a operação.
A primeira etapa foi iniciada na BR-020, saída para Brasília, e notificou comerciantes, motoristas estacionados em local irregular e pessoas que mantinham moradias provisórias às margens da BR ou áreas de domínio da União. Os notificados têm o prazo de 15 dias para regularizar a situação e desocupar a área.
“Essa operação é de extrema importância para preservamos o patrimônio público. A população precisa se conscientizar de que o uso do solo nas áreas próximas às rodovias federais é ilegal e causa insegurança no tráfego da rodovia. Nossa meta é realizar um trabalho permanente de fiscalização em todas as rodovias que cortam o município”, disse o analista de infraestrutura do DNIT, Eli Nunes.
Ainda segundo informações do DNIT, as operações serão contínuas e a próxima área vistoriada será as margens da BR 135, saída para o Piaui.
12
Abr / 2018 |
Cota Única do IPTU prorrogada em LEM |
Hoje e amanhã a Defensoria Pública do Estado da Bahia está atendendo pessoas que precisam de orientações jurídicas. O atendimento é gratuito. Os interessados devem se dirigir ao posto de atendimento montado em frente à sede da Prefeitura Municipal, das 8 h às 12h e das 14h às 16 h.
A iniciativa é resultado de uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Luís Eduardo Magalhães e está garantindo assistências nas áreas da família, execução penal, cível, infância e juventude, direitos humanos, violência doméstica, consumidor e fazenda pública.
De acordo com a secretária Rose Sanderson, esta é uma excelente oportunidade para quem depende dos serviços do judiciário baiano. “A vinda da Unidade Móvel da Defensoria Pública é uma esperança de solução em outras esferas judiciais, como na vara Criminal e Civil, que resultará em grandes benefícios para o município, pois a pacificação de conflitos é essencial para o desenvolvimento social”, comentou.
Dona Cleusa foi uma das primeiras a ser atendida e precisava de apoio jurídico para comprovar a paternidade da filha de 8 anos. Para a dona de casa, a oportunidade proporcionada pela prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e Defensoria Pública pode resgatar a dignidade da criança, que não tem o nome do pai na Certidão de Nascimento.
“Todo mundo precisa ter o nome do pai e da mãe e um sobrenome completo. E é isso que estou buscando para a minha filha. Tenho fé em Deus que agora realizarei esse sonho”, comemorou.
Os interessados em obter atendimento devem comparecer com RG, CPF e comprovante de endereço.
Equipes do DNIT intensificam trabalhos nas obras de construção das passarelas, em Luís Eduardo Magalhães.
Estão sendo construídas três passarelas, ao longo do trecho duplicado da BR 242, no perímetro urbano de LEM.
12
Abr / 2018 |
Roberto & Junior. Vivendo e Adorando! |
Representantes da indústria e do comércio varejista de moda no Oeste da Bahia já podem se inscrever para o Encontro com o Especialista, oferecido pelo Sebrae, que traz o tema “Varejo de moda para um novo mundo: a transformação das pessoas e dos valores”. A ação, faz parte do Sebrae Conecta, uma solução empresarial desenvolvida para atender demandas setoriais de micro e pequenas empresas (MPE). O evento acontece nos dias 18 e 19 de abril, em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (LEM), respectivamente, às 19h. As inscrições já estão abertas na Loja Virtual do Sebrae Bahia e são gratuitas.
A capacitação traz como palestrante a especialista em marcas e varejo de moda Luciane Robic, e tem o objetivo de orientar os participantes através de conceitos e práticas voltados para o tema, com exposições teóricas e exercícios de estudos de casos do segmento. Luciane é também consultora do Sebrae, professora em cursos de MBA, doutoranda em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração de Empresas e de Marcas no Varejo de Moda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Para Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo o Oeste da Bahia, o Encontro com o Especialista vai auxiliar empresários do varejo da moda a orientar seus clientes na definição de sua imagem, por meio do planejamento de vestuário e acessórios, criando um estilo personalizado para eles e selecionando looks que se encaixem e atendam às suas necessidades.
“O objetivo é fortalecer a competitividade das empresas que produzem moda na região Oeste, disseminando o conceito de inovação nessa cadeia produtiva, sobretudo nas de produto e processo. A ideia é apresentar o design como elemento estratégico para os pequenos negócios do segmento, baseando-se em pesquisas de comportamento e consumo e prospecções tecnológicas”, pontuou Emerson.
Mais informações sobre a capacitação podem ser obtidas no Sebrae em Barreiras, pelo telefone (77) 3611-3013.
Sebrae Conecta - A solução é composta por seis etapas: Encontro com o Especialista; aplicação do Sebrae MEDE (Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial); missão empresarial; ações do Sebraetec (programa de inovação para micro e pequena empresa); showroom de negócios; e fórum de avaliação das ações. O objetivo é fortalecer e tornar os pequenos negócios do mesmo segmento mais competitivos, através de ações customizadas e inovadoras.
O Encontro com Especialista de Varejo de Moda tem o apoio das Prefeituras de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras e Associação Comercial de LEM.
Programação
Barreiras - 18 de abril (quarta-feira) - 19h às 23h
Local: Auditório São Paulo – Prédio Kerigma - Rua Marechal Hermes, 238 - Centro.
Luís Eduardo Magalhães - 19 de abril (quinta-feira) - 19h às 23h.
Local: Sala do Empreendedor - Rua José Cardoso de Lima, 425 (Extensão Prefeitura).
12
Abr / 2018 |
Em três meses, Embasa descobre cerca de 50 fraudes na rede distribuidora de água de Barrei |
Durante ações de combate ao furto de água no município, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) identificou e retirou, entre janeiro e março deste ano, cerca de 50 ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, na rede distribuidora de água de Barreiras.
Foram encontrados diversos tipos de fraude, desde a ligação clandestina comum, feita por pessoa que nunca solicitou ligação de água para o seu imóvel ou que teve a água cortada por falta de pagamento, até o by pass, desvio de água a partir de um ponto instalado indevidamente antes do hidrômetro, para impedir que o aparelho meça o consumo real. “Outra irregularidade bastante comum é a violação do hidrômetro que mede o consumo do imóvel. Identificamos oito casos, tornando necessária a substituição do equipamento danificado”, informou a gerente da Embasa de Barreiras, Daryanne Mascarenhas.
Juntas, as fraudes resultaram em 393 mil litros de água a menos na rede distribuidora, volume que seria suficiente para abastecer 65 imóveis, com um consumo de 6 mil litros de água cada, durante um mês.
Em Barreiras, a Embasa mantém duas equipes que trabalham diariamente em campo para identificar os furtos de água, com o apoio logístico do escritório local. A empresa também aciona a Polícia Militar para emissão de boletins de ocorrência, o que permite que o autor do dano seja civil e criminalmente responsabilizado. “As irregularidades vem sendo identificadas por meio de denúncias de vizinhos prejudicados e pela identificação, em nossos sistemas, de mudanças repentinas do hábito de consumo nos imóveis”, explica Daryanne.
Os furtos de água, segundo ela, acontecem de maneira pulverizada em bairros centrais e periféricos de Barreiras e independem de situação econômica. “Além de residências, grandes consumidores como comércios, escolas e hospitais também são comumente flagrados. Além do constrangimento de uma ação criminal por furto de água, é aplicada multa e calculado uma média do que o imóvel furtou de água”, explica a gestora. “Contamos com o apoio de denúncias da população, que é diretamente prejudicada com a redução da vazão e com picos de falta de água ao longo do dia. Quem faz gato não se preocupa com a conta, com o desperdício e nem com a coletividade”, reforça.
ALERTA | A prática de furto de água é qualificada crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa. Ligações clandestinas de água devem ser denunciadas pela população pelo telefone 0800 0555 195.
12
Abr / 2018 |
1ª Maranatha. De 27 a 29 de Abril na gruta. Participe! |
12
Abr / 2018 |
Bispo Dom Josafá viaja para Aparecida e participa de assembleia geral de bispos do Brasil |
Reunidos para a 56ª edição da Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Bispos da ativa, eméritos e demais religiosos do país se encontram a partir desta quarta-feira (11) no município paulista de Aparecida – SP, noencontro anual do episcopado. Com o tema “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”, a assembleia geral da igreja católica se estende até o dia 20 de abril. Serão dez dias de reuniões, retiros, celebrações onde também serão debatidosassuntos relacionados à igreja e a sociedade.
Antes de viajar para Aparecida, Dom Josafá Menezes, que participa da sua 13ª Assembleia dos Bispos, falou sobre o evento. “Estaremos reunidos nesses dias em Aparecida para tratar sobre temas que são importantes para a sociedade civil; tais como: os grandes problemas – a crise política; a crise institucional; a crise econômica e seguramente esses temas dizem respeito também a realidade aqui de Barreiras e do oeste baiano. Peço aos fiéis que rezem em comunhão e nos ajudem a encontrar condições para organizar a igreja, e assim possamos também nos fortalecer, enquanto espiritualidade, renovar a nossa vocação para um ministério tão importante que é coordenar as paróquias e as dioceses”, evidencia.
Da região oeste e do médio São Francisco, participarão do encontro, além do bispo de Barreiras, Dom Josafá Menezes, os bispos Dom Frei Luís Flávio Cappio (Barra) e Dom João Santos Cardoso (Bom Jesus da Lapa). Ainda de acordo com Dom Josafá, este também é um momento de também para diálogo. “Essa é uma oportunidade de encontrar Bispos de outras regiões para trocarmos experiências. Falar sobre o que está acontecendo em nossa diocese, pedir conselhos aos outros bispos. A assembleianão é somente um momento de trabalho, mas é também um encontro de irmãos, pois compartilhamos temas da igreja”, destaca.
A assembleia dos Bispos chama atenção pela grandiosidade e atrai também a cobertura da mídia nacional com transmissões ao vivo e reportagens nos canais de tv, impresso e online, além dos canais católicos. Para se ter uma ideia, a Assembleia Geral Ordinária da CNBB vai ocupar três espaços principais, sendo o primeiro o Santuário Nossa Senhora Aparecida (orações), Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida, no pátio do Santuário Nacional (reuniões) e as hospedagens no hotel construído especialmente para receber os bispos, que também se dedicarão a um Retiro Espiritual.
Informações adicionais da Assembleia 2018 (informações CNBB) - Episcopado reunido como CNBB: 476 pastores, sendo 308 bispos na ativa e 168 bispos eméritos (aposentados). Os bispos oriundos do clero diocesano são 279 pessoas, ou seja, 58,6% do episcopado e os que pertenceram a uma ordem ou congregação de vida consagrada são 198 pessoas, ou seja, 41,4% do episcopado brasileiro. por função institucional temos: Cardeais: 6 diocesanos + 3 religiosos. Arcebispos: 42 diocesanos + 29 religiosos. Bispos: 231 diocesanos + 165 religiosos.
Episcopado atual
Há 308 bispos ativos na hierarquia católica no Brasil (com voz e voto na CNBB):
105 nomeados pelo papa São João Paulo II;
122 nomeados pelo papa Bento XVI, hoje emérito;
81 nomeados pelo atual papa Francisco.
Há 168 bispos eméritos: 2 nomeados pelo papa São João XXIII;
39 nomeados durante o papado de Paulo VI;
124 nomeados pelo papa São João Paulo II;
3 nomeados pelo papa Bento XVI;
Nenhum nomeado pelo atual papa Francisco.
Ouça a mensagem do Bispo Dom Josafá Menezes aos fiéis católicos de Barreiras e região oeste.
Em reunião na Escola Municipal de Informática, na tarde dessa terça-feira, 10, gestores escolares, conselhos, sindicatos e representantes da Secretaria Municipal de Educação, debateram sobre a implantação de um calendário que atenda à necessidade de reposição de aulas em algumas unidades escolares da rede que tiveram atraso no início do ano letivo, em função das intervenções de reforma e requalificação.
Segundo a secretária de educação Cátia Alencar, o objetivo é que as datas se alinhem de modo democrático, cumprindo a obrigatoriedade dos 200 dias letivos, sem prejuízo na prestação de serviços como transporte e fornecimento de merenda escolar, também durante os dias de reposição.
“Fizemos nossa proposta de calendário que será apreciada pelos professores em suas unidades de ensino, agiremos para que todos os alunos e profissionais sejam atendidos em suas demandas também no calendário de reposição”, disse Cátia.
A Prefeitura de Barreiras assumiu o desafio de reformar 32 escolas de modo simultâneo. Com a extensão do período chuvoso, algumas unidades foram entregues dentro do período letivo, daí a necessidade de reposição. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que até o dia 20 o calendário seja aprovado.
“Estamos executando o maior programa de recuperação de escolas da Bahia. Além das unidades entregues completamente reformadas e requalificadas, outras dez serão construídas, a educação é prioridade em nossa gestão e os nossos alunos terão o direito a uma escola de qualidade respeitado”, disse o prefeito Zito Barbosa.
12
Abr / 2018 |
Barreiras participa do Seminário Diálogos sobre a Primeira Infância no SUAS, em Salvador |
A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, juntamente com a diretora do Departamento de Proteção Básica de Barreiras, Jane Lúcia Pimentel, participaram do Seminário Diálogos sobre a Primeira Infância no SUAS, promovido pela Superintendência de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SJDHDS. O evento aconteceu em Salvador nessa terça 10, e quarta-feira, 11.
O seminário foi voltado aos profissionais da assistência social dos 417 municípios da Bahia, com o objetivo de promover o diálogo sobre o papel da família, o fortalecimento dos vínculos, além do cuidado e a promoção do desenvolvimento infantil.
O Programa Primeira Infância no SUAS materializa a participação da política de Assistência Social no Programa Criança Feliz, de natureza intersetorial, potencializando as atenções já desenvolvidas pela política de Assistência Social às gestantes, crianças na primeira infância e suas família, trazendo novos elementos para fortalecer o enfrentamento da pobreza além da questão da renda e reduzir desigualdades.
De acordo com a secretária municipal de assistência social, essa foi uma grande oportunidade para discutir questões envolvendo projetos relevantes aos municípios. “Tivemos a oportunidade de conhecer importantes projetos e suas aplicabilidades. Nas palestras, discutimos sobre a primeira infância e sua relação com as políticas públicas, o desenvolvimento social e econômico dos municípios, dentre outras temáticas irão contribuir na implantação do Projeto Primeira Infância Criança Feliz, em Barreiras ainda esse ano”, disse Karlúcia Macêdo.
Além dos grãos e fibras cultivados na região, o agricultor do oeste baiano também é responsável por plantar esperança e solidariedade. Prova disso é o projeto da sede própria da Pastoral da Criança em Roda Velha, distrito de São Desidério. A entidade acaba de inaugurar o seu endereço na comunidade, graças à ajuda dos produtores rurais, que financiou a obra através do Fundesis (Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia).
O projeto da nova sede foi contemplado pelo edital 01/2017 e saiu do papel amparado por um acordo de cooperação técnica e financeira firmada com o Instituto Aiba, responsável pela gestão do Fundesis. Após meses de muita obra, a nova sede foi entregue nesta terça-feira (10), em uma cerimônia marcada por muita emoção. “É muito bom saber que há quem se preocupe com os mais necessitados. Na medida do possível, a Pastoral tenta nos dar suporte, mas à distância fica complicado. Agora, com a sede aqui, esse apoio será ainda melhor e mais eficaz”, comemora a dona de casa Raquel dos Santos, moradora da localidade beneficiada.
A equipe da Pastoral há cinco anos vinha desenvolvendo trabalhos com a comunidade, mas por não ter um “porto seguro”, tinha suas atividades limitadas. A coordenadora da Pastoral da Criança, Jocicleia Fernandes explicou como o projeto irá melhorar o trabalho realizado no local. ”Aqui na sede própria as ações da Pastoral serão ampliadas. Com esse espaço, poderemos realizar nossas atividades em ambiente adequado, com mais segurança para as famílias e para as crianças, além de poder proporcionar lazer, brincadeiras e até promover eventos para levantar fundos para própria Pastoral da Criança. Antes não tínhamos e fazíamos em órgãos particulares ou no meio da praça. Agora temos o nosso espaço e isso vai gerar muita segurança e o trabalho será 100% aproveitado”, avalia.
Com a inauguração da sede própria, já são 205 famílias cadastradas para serem contempladas com as atividades realizadas pela entidade de ação social da CNBB, que atua na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários para assumirem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças, estendendo às famílias e a toda comunidade.
Missão, aliás, muito parecida com a do Fundesis, que em quase 12 anos vem promovendo uma verdadeira transformação social em toda região, financiando projetos em áreas essenciais como saúde, educação, cultura, esporte, lazer, sustentabilidade, entre outros que beneficiam crianças, jovens, adultos e idosos em vários municípios da região.
“Ao todo, já foram aplicados quase R$ 4 milhões em todos os 14 municípios do oeste da Bahia. As pessoas devem entender que o produtor rural se preocupa com o meio ambiente e com o ser humano, praticando a sua responsabilidade social, ou seja, o agronegócio não é apenas lavoura, é também ações socioambientais”, ponderou Romildo Nascimento, gerente da agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Luís Eduardo Magalhães. O BNB é parceiro dos produtores rurais no Fundesis, funcionando como agente catalisador dos recursos.
Doadores ativos do Fundesis, os agricultores Célio Zuttion e Marcelino Flores participaram de forma ainda mais engajada na realização da construção da sede da Pastoral em Roda Velha. “Eu fico emocionado não só em ver essas paredes levantadas, mas em constatar a união de todos que ajudaram a realizar essa importante obra. Isso aqui prova que não fazemos nada sozinhos e a comunidade de Roda Velha está de parabéns”, declarou Zuttion.
De acordo com a coordenadora do Fundesis, Makena Thomé, a confiança dos associados da Aiba, do Banco do Nordeste, dos representes do município e da própria comunidade faz toda a diferença, pois não só acreditaram no projeto como também nutrem a esperança de uma sociedade melhor.“Acredito que a criança não é o futuro, a criança é o presente. Precisamos realmente acreditar nisso e proporcionar coisas boas para nossas crianças para que elas possam crescer e se desenvolver em prol de potencialidades humanas com capacidade de mudar sua comunidade, sua vida familiar e sua vida profissional. O Fundesis ajudou a dá o pontapé, mas quem faz isso aqui acontecer são vocês”, disse.
Nesta segunda-feira (9), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) fechou um convênio de cooperação técnico com o Serviço Social do Comércio (Sesc) com o objetivo de compartilhar as instalações e os treinamentos desenvolvidos mutuamente pelas entidades. A partir de agora, os colaboradores e associados da Abapa poderão ter acesso à infraestrutura de lazer, recreação, e turismo e hospedagem nas unidades do Sesc em Salvador e no interior.
Para o gerente do Sesc Barreiras, Ismael Donato, o objetivo é que o Sesc maximize o potencial das suas instalações para que possa beneficiar cada vez mais pessoas em Barreiras e região. “Embora o Sesc seja destinado aos comerciários, prestadores de serviços e empregados das empresas de turismo, estamos ampliando por meio dos convênios com outras entidades a abrangência de atendimento do seu público”, afirma. Inaugurado em 2013, o Sesc Barreiras conta com uma estrutura de atendimento odontológico, ensino infantil e fundamental, e de um teatro com 310 lugares, galeria para exposições, biblioteca, parque aquático, quadro poliesportiva, dentre outros.
Dante a assinatura do convênio, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, reforçou a importância das parcerias para o desenvolvimento socioeconômico do oeste da Bahia. “Temos no Centro de Treinamentos um dos nossos principais pilares de atuação e estamos montando uma rede de parceiros para disponibilizar cursos e treinamentos aos colaboradores dos nossos associados. E o Sesc é mais uma que vem a somar nesta rede para levar mais atividades socioculturais e de lazer ao nossos funcionários e associados”, afirma. Também participaram deste encontro para o fechamento do convênio, o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, e a assistente da gerência do Sesc, Remila Paz.
Entidade Pública – Diante dos serviços prestados pela Abapa em Barreiras, a Câmara de Vereadores vai conceder nesta quarta-feira (11), a partir das 19h, o título de entidade pública possibilitando a renovação e o fechamento de novos convênios e parcerias com o município. Como instituição sem fins lucrativos, a entidade vem, desde a sua fundação em maio de 2000, desenvolvendo ações e estratégias para garantir o crescimento sustentável da produção de algodão gerando emprego e renda para a cidade e para o Oeste da Bahia. Destacam-se os programas fitossanitário de prevenção e combate a doenças do algodoeiro, proteção de nascentes, a recuperação de estradas vicinais e cursos e treinamentos para colaboradores da cadeia do algodão.
11
Abr / 2018 |
Secretária de Educação de Barreiras representa município no Fórum Extraordinário da Undime |
Na quinta-feira (5) e sexta-feira (6), Barreiras integrou, juntamente com outros 379 municípios baianos, o grupo de participantes do Fórum Extraordinário da Undime-Bahia, realizado em Salvador. A secretária municipal de educação, Cátia Alencar, acompanhada pela diretora pedagógica da secretaria, Aldeci Moreira, a vice diretora do Colégio Padre Vieira, Elisângela Gomes e Tatiana dos Santos e a diretora da Escola Antonio Brito, fez parte dos dois dias de discussões e debates que tiveram como prioridade apresentar o Plano de Trabalho de Educação para a implementação da Base Nacional Comum Curricular em todo o estado da Bahia.
Promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o evento mobilizou e integrou dirigentes municipais para a defesa da educação pública de qualidade na Bahia. “O encontro foi bastante produtivo porque vai nos ajudar a implementar a base comum curricular cumprindo as metas do Plano Municipal de Educação além de termos tido a oportunidade de esclarecimentos de vários projetos que temos com os governos estadual e federal, como o novo Mais Educação, o Escola Conectadas, entre outros”, disse a secretária Cátia Alencar.
O evento contou com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que realizou, por meio de representantes, atendimentos aos municípios presentes esclarecendo dúvidas e orientando sobre todos os programas e políticas públicas em andamento.
Está aberto desde segunda-feira (09), e se estende até 09 de maio, o credenciamento para jornalistas e demais profissionais da área interessados em fazer a cobertura da maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte/Nordeste brasileiro, a Bahia Farm Show. Durante um mês, os profissionais de imprensa podem acessar o site oficial do evento www.bahiafarmshow.com.br e se cadastrar, preenchendo o formulário com dados pessoais e nome da empresa. O credenciamento é limitado a dois profissionais por veículo, obrigatoriamente maiores de 18 anos.
“Este ano abrimos o credenciamento com antecedência justamente para facilitar a organização e a distribuição das credenciais, agilizando, assim, o acesso dos profissionais ao evento. É um processo simples e rápido, basta preencher o formulário no site. Repórteres, fotógrafos e cinegrafistas terão um mês para isso. Depois, retira as credenciais na entrada da feira, apresentando documento de identidade. Os que perderem esse prazo não ficarão de fora, pois também será possível realizar o credenciamento na chegada da Bahia Farm, porém, é sempre bom antecipar para evitar filas e agilizar o processo”, explica a coordenadora de Comunicação da Bahia Farm Show, Catiane Magalhães.
Durante os dias da Bahia Farm Show 2018, de 29 de maio a 02 de junho, os profissionais de comunicação contarão com o apoio da Sala de Imprensa, onde uma assessoria própria da feira estará à disposição com sugestões de pautas, fontes e informações. O espaço estará equipado com computadores, impressoras, rede wi-fi, estúdio de TV, lounge para descanso e contará com link exclusivo para o envio de vídeos, fotos e matérias.
No ano passado a feira recebeu mais de 85 profissionais de veículos locais, regionais e nacionais, com ênfase aos especializados no segmento do agronegócio. A cobertura foi divulgada por emissoras de TV’s, rádios, além de jornais, internet, revistas e agências de notícias, sendo 41 da Bahia (capital e região oeste) e 44 de abrangência nacional. A TV Globo é o veículo oficial da Bahia Farm Show.
11
Abr / 2018 |
Associação Baiana dos Produtores de Algodão ocupa Tribuna Popular da Câmara de Vereadores |
A indicação da Tribuna Popular foi feita pelo vereador Otoniel Teixeira
Hoje, quarta-feira, às 19h30, será realizada mais uma Tribuna Popular na Câmara de Barreiras. Desta vez, o foco é a atuação e as ações desenvolvidas pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão, em Barreiras e região. O diretor da ABAPA, João Carlos Jacobsen é quem vai fazer a explanação.
A indicação da Tribuna Popular foi feita pelo vereador Otoniel Teixeira (PDT), autor do projeto 003/2018, que está tramitando na Casa. A proposta torna a Associação Baiana dos Produtores de Algodão, de Utilidade Pública.
A ABAPA tem como objetivo promover o algodão produzido na Bahia. O trabalho desenvolvido, já em duas décadas, tem alcançado bons resultados. O algodão é uma cultura forte que tem contribuído para o fortalecimento da economia do estado, em especial, da região Oeste.