Blog Santo Antônio
Notícias







 

Na última quarta-feira (4), na localidade de Alto da Boa Vista, zona rural de Barreiras, foi protegida a nascente que beneficia diretamente 20 famílias que dependem dessas águas para as atividades básicas e para a irrigação das lavouras. A recuperação da nascente marcou o fim de um curso sobre o tema realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), para capacitar técnicos, sociedade civil e entidades representativas da área.

A nascente recuperada na comunidade é a primeira da parceria que prevê ainda a intervenção em outras 25 a 50 nascentes. O método ‘Caxambu’ abordado durante o curso, foi aplicado na parte prática, na Boa Vista.  Ele consiste em uma limpeza do local da nascente e logo depois, a construção de uma espécie de caixa protetora com pedras e argila, evitando o acesso ao “veio d´água”, e onde geralmente se trata a água, por meio de cloro, para que os moradores beneficiados possam ter mais segurança no consumo.

“Diante da emergência dessa temática, a recuperação da nascente na comunidade da Boa Vista, é uma realidade que provoca mudanças e impactos positivos na qualidade de vida da população e conservação do meio ambiente. Além de medidas de proteção e isolamento da área para evitar o acesso de animais nas proximidades também realizou-se a conscientização ambiental dos moradores, que participaram de todo o processo de recuperação, proteção e preservação da nascente”, explica o secretário de meio ambiente, Demósthenes Júnior.

Integraram a ação, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, Aiba, Abapa, UFOB, Ong’s ambientais, Inema, Centro de Zoonoses, Bahiater e Embasa.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

A Semana do Autismo terminou com uma grande conquista. Na Sessão desta terça-feira, 10, a Câmara de Barreiras aprovou por unanimidade o projeto 026/2018, de autoria da vereadora Graça Melo que desde o ano passado colabora de maneira efetiva com o fortalecimento das ações em prol dos autistas da cidade.

O projeto 026/2018 institui a inserção do símbolo do Autismo em órgãos públicos e privados. Todos aqueles que disponibilizam de atendimento prioritário devem colocar nas placas de indicação a fita “quebra-cabeça” – símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista. Com isto, a vereadora pretende igualar os Autistas aos demais beneficiários do atendimento prioritário.

“Estou muito feliz com esta aprovação, e agradeço aos colegas pela parceria. É necessário buscarmos, sempre, meios que facilitem a vida dessas pessoas e, acima de tudo que garantam os direitos de cada uma. A realização da Semana do Autismo em Barreiras foi muito importante para o crescimento de todos nós, que saímos ainda mais conscientes de que a luta em benefício dos Autistas, é diária”, disse Graça Melo.

A Semana do Autismo foi realizada de 02 a 08 de abril e teve uma programação bem diversificada. Contando com a participação da vereadora, aconteceram: Tribuna Popular na Câmara de Vereadores sobre o tema; roda de conversa com adolescentes autistas; tarde no cinema; trilha solidária em prol da Associação dos Amigos dos Autistas; formação para a equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho –debatendo Autismo e Diagnóstico Precoce; entrevistas em rádio, e também foi realizado um Bazar.

Fonte: Ascom Câmara de Vereadores em Barreiras





Foi ao som de Asa Branca, de Luiz Gonzaga, na flauta doce do aluno Eric Rian da Silva do 6º ano, que a comunidade do Bairro Ouro Branco comemorou junto com a comitiva do prefeito Zito Barbosa a entrega da Escola Municipal Iazinha Pamplona, completamente reformada. Na tarde desta segunda-feira, 09, a programação de entregas passou também pela Escola Alcyvando Liguori da Luz II, no Bairro Flamengo, e Escola Maria Castro e Silva, no Bairro Ribeirão. Com as aulas em andamento normal, as unidades educacionais receberam intervenções no piso, telhado, pintura, rede elétrica, banheiros, acessibilidade e móveis novos.





“Hoje vemos a mudança da estrutura física que nós tanto almejávamos durante tantos anos, a escola estava em uma das situações mais caóticas que existia. Eu trabalho aqui há dez anos, mas tem colegas com 20 anos de serviços prestados, e só agora vimos essa transformação”, disse Sônia Escobar, diretora da Escola Municipal Iazinha Pamplona.

Na Escola Alcyvando Liguori da Luz II, o clima de alegria não foi diferente. Os alunos sofriam com a má qualidade da estrutura, principalmente no período chuvoso. “Quando chovia, tinha que mandar os alunos embora ou ligar para não virem à aula, o medo era que o teto desabasse, mas acreditamos que tudo tem o seu momento e o nosso chegou”, destacou a diretora Ivanilde dos Santos.



O momento foi de homenagem à contribuição de Alcyvando Luz e sua família no desenvolvimento da escola pública. “É uma grande honra representar a família, é uma homenagem muito bacana a um filho dessa cidade. Esperamos que os vereadores aprovem cada vez mais projetos importantes para a educação e que o município abrace esses projetos”, comentou Fátima Liguori, psicoterapeuta voluntária da escola.   

O prefeito Zito Barbosa, vereadores e secretários de governo finalizaram a programação do dia, na Escola Municipal Maria Castro e Silva. No local, a comunidade preparou uma grande festa com apresentações de música e dança para comemorar a requalificação do prédio, onde um incêndio havia danificado a cantina. “Nós somos gratos pela nova escola, cada aluno que vem aqui sai com o sorriso no rosto. A nossa comunidade ficou muito feliz, sabemos da dificuldade até aqui, o dia da nossa vitória chegou”, disse Adriana Brito, moradora do Bairro Ribeirão.



Após receber homenagens da comunidade escolar, o prefeito Zito destacou que “educação tem que ser prioridade de qualquer governo, principalmente aquele que quer ver a sua cidade, o seu estado e o seu país crescer e desenvolver, é isso que temos feito em Barreiras, nos comprometemos com as mudanças e assumimos o desafio de transformar a educação em nosso município e estamos fazendo em um curto espaço de tempo”, declarou Zito Barbosa. 

O prefeito ainda anunciou que a prefeitura fará melhorias nas ruas do entorno da Escola Iazinha Pamplona e cobertura da quadra de esporte da Escola Alcyvando Liguori da Luz II.  Segundo Zito, a prefeitura está finalizando o planejamento da construção de uma grande escola que servirá de referência às comunidades do Ribeirão, Boa Sorte e Conjunto Habitacional Boa Sorte.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras



Começou nesta segunda-feira (09/04), na região Oeste da Bahia, a 42ª etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), operação coordenada pelo Ministério Público (MP) da Bahia, através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e em conjunto com mais de 30 órgãos estaduais e federais, num total de 220 agentes. A força-tarefa fiscaliza as cidades banhadas pelo Velho Chico e localidades vizinhas, com o objetivo de evitar atividades de degradação no rio considerado da integração nacional.



No primeiro dia de ações, o Ibama apreendeu, em uma cerâmica no município de Serra Dourada, 50,5 m3 de toras de angico, que equivalem a três caminhões cheios de madeira nativa. Foi aplicada uma multa no valor de R$ 15.150,00 ao proprietário da cerâmica.



Durante a fiscalização de estabelecimentos que comercializam agrotóxicos, em Santa Maria da Vitória, a equipe da FPI interditou 15 quilos de um produto formicida. O proprietário foi autuado em R$15 mil reais de multa.  Também houve apreensão de um caminhão adulterado e a prisão de uma pessoa. Mais de 60 animais silvestres, entre eles, pássaros e 04 jabutis, ainda foram resgatados.



A FPI continua nos próximos dias. Mais de 10 municípios estão sendo fiscalizados.

Participam da fiscalização os seguintes órgãos: Adab, Crea-BA, ANM, Funasa, Ibama, Inema, MPE-BA, MPF-BA, MPT - 5ª Região, Divisa, Polícia Militar (Coppa e Cipa), PRF, Seagri, Sefaz, Sema, Sesab, SSP-BA, SRTE, SFPA, PF, CRMV, Ipac, Sudec, SPU, Sepromi, Incra, Funai, CBHSF, Agência Peixe Vivo, OAB, Marinha e Graer.

Fonte: MP

A Prefeitura de Angical, em parceria com a Policia Militar do estado da Bahia, está oferecendo aos alunos da rede municipal, o Programa Educacional de Resistência às Drogas, (PROERD). O projeto acontece pelo segundo ano consecutivo e tem como principal objetivo, orientar os estudantes do ensino infantil e fundamental, que estão em fase de vulnerabilidade, pois é um período onde esse jovem tem uma curiosidade aguçada para muitas situações e com isso, o risco do envolvimento em coisas erradas aumenta.

O projeto está sendo oferecidas as turmas de 1º, 2º, 5º e 7º ano, na sede do município. No segundo semestre, os alunos do distrito de Missão do Aricobé, serão beneficiados.



Durante os encontro, o policial militar, fala sobre comportamento na sociedade, problemas causados pelas drogas, desobediência em família e vários assuntos que despertam a curiosidades dos alunos nesta faixa etária.

O Projeto atualmente é um dos instrumentos mais plausível e de fácil acesso aos estudantes. A SD/PM Calazans, comentou a atuação do projeto na cidade de Angical.

¨ Proteger as crianças contra diversos perigos é de fundamental importância, e o PROERD representa a união de esforços entre Polícia Militar, Entidades Educacionais, Famílias e Comunidades com o objetivo de desenvolver habilidades para a saúde e segurança das crianças. O PROERD é mais uma ação preventiva desenvolvida pela PMBA, que imbuída de sua missão institucional, vem trabalhando em prol da valorização da vida e do desenvolvimento de uma sociedade mais saudável e feliz¨. disse Calazans.

Para a Secretaria de educação, Anísia Aparecida, o PROERD não é apenas um projeto, mas sim, a uma formação diferenciada



A gestão municipal, nunca mediu esforços para oferecer qualquer projeto que venha beneficiar aos estudantes e a população em geral. Desde o segundo semestre do ano passado, nós conseguimos implantar o projeto em Angical e com apoio do Prefeito Gilsão, a parceria foi renovada. Esse ano, contando com uma profissional da casa, e com isso, temos a condição de oferecer o projeto para um número maior de alunos. O Proerd, não é apenas um projeto, é uma formação, que qualifica o aluno e queconsequentemente, retransmite esse conhecimento aos pais, amigos e familiares, ¨disse Anisia Aparecida. Em 2017, o Proerf, formou 79.555 alunos em todo o estado da Bahia.

O que é o PROERD - O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do Programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

O PROERD é o PROgrama Educacional de Resistência ás Drogas e á violência, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula de sua escola.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de Angical









Na última semana, os produtores rurais baianos, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), continuaram avançando na recuperação de nascentes pelo oeste da Bahia. No último sábado (7), foi revitalizada a nascente na sede municipal de Wanderley, contribuindo para garantir a vazão de água para o riacho Tijucuçu, que passa na cidade. Na última quarta-feira (4), na localidade de Alto da Boa Vista, na zona rural de Barreiras, foi protegida a nascente que beneficia diretamente 20 famílias que dependem dessas águas para as atividades básicas e para a irrigação das lavouras. Nas duas cidades, a recuperação das nascentes foi o marco do fim de um curso realizado juntamente com as prefeituras, para a capacitação de técnicos do poder público, sociedade civil e entidades representativas do meio ambiente locais.

Em Barreiras, a moradora Darilene Maria de Jesus de Oliveira, 55, acompanhou de perto as ações, e ficou agradecida com este trabalho. “Usamos a água desse riacho para tudo, tem uma bomba que puxa a água para encher as caixas. É importante para que tenhamos muita água e limpa direto”, afirma ela, que planta no quintal, uma hortaliças, verduras e frutíferas para o consumo do dia-a-dia. A moradora cita dois principais benefícios levados pela proteção da nascente com o método “Caxambu”, aplicado nesta intervenção durante o curso. “Depois da limpeza do local, foi feita uma espécie de caixa protetora com pedra e argila, evitando o acesso ao “veio d´água”, e onde geralmente se trata a água, por meio de cloro, para que os moradores beneficiados possam ter mais segurança no consumo”, afirmou o engenheiro agrônomo, Renato Rios, responsável pela intervenção e pelo curso.

Para o diretor do departamento de agricultura de Wanderley, Luís Carlos Araújo, a iniciativa visa ser o início do piloto para revitalizar o riacho Tijucuçu e o curso vai garantir que mais pessoas estejam engajadas neste compromisso. “Agora, com este grupo montado serão definidas as próximas ações. Já tem muitas pessoas que querem ver as nascentes dentro das suas propriedades protegidas ou recuperadas”, afirma. Para o técnico responsável pela área de educação ambiental da Sematur Barreiras, Ronaldo Ursulino, a capacitação disseminou o conhecimento adquirido para apoiar a recuperação em novas intervenções.

“O curso aprimorou o olhar em relação à identificar as técnicas que devem ser utilizadas em cada caso, seja para proteger, ou para recuperar a área da nascente degradada”, afirmou Ursulino. A previsão é que sejam protegidas e recuperadas de 25 a 50 nascentes em Barreiras. Além de Barreiras e Wanderley, a parceria entre os agricultores baianos, por meio da Aiba e Abapa, e as Prefeituras, também vem acontecendo em São Desidério, onde já foram protegidas e revitalizadas seis nascentes de rios desde o início de fevereiro.

Fonte: ASCOM ABAPA

O secretário de meio ambiente e turismo de Barreiras Demosthenes Jr. participou nesta quinta-feira, 05, no Hotel Solar das Mangueiras do diálogo com a sociedade civil e instituições sobre a Etapa de Prognóstico e Subsídios à Implementação do Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Bacia Hidrográfica do São Francisco – BHSF, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA. Além de Barreiras, a programação também será realizada em mais três cidades estratégicas da bacia hidrográfica: Belo Horizonte, Petrolina e Maceió.

“O intuito do Zoneamento Ecológico-Econômico – ZEE é valorizar as particularidades ambientais, sociais, econômicas e culturais, além das vulnerabilidades e potencialidades existentes no território estabelecendo, a partir daí, alternativas de uso e gestão que oportunizam as vantagens competitivas do território, qualificando a atuação do poder público e do setor privado, gerando maior segurança e eficiência às ações e investimentos feitos”, disse o secretário de meio ambiente e turismo de Barreiras Demosthenes Jr.

De acordo com coordenador-geral de gestão ambiental territorial e urbano do MMA, Salomar Mafaldo, essa fase de discussão servirá para definição de zonas e diretrizes a serem estabelecidas para o desenvolvimento da bacia. “Essa etapa se materializa na definição de zonas e diretrizes de ação a serem adotadas, visando garantir o uso sustentável nos recursos naturais a médio e longo prazo para a Bacia Hidrográfica do São Francisco”, explica o coordenador.

A elaboração do ZEE é realizada em quatro etapas com ações pré-definidas. Na etapa de Planejamento, pretende-se estruturar as instâncias de gestão e definir os temas e questões estruturantes. A segunda etapa é o Diagnóstico, que contempla a análise integrada da situação atual do território, suas vulnerabilidades e potencialidades. A próxima etapa é o Prognóstico que prevê a construção de cenários prospectivos e a definição de diretrizes de gestão. Por fim, a etapa de Implementação define os planos de ação, os indicadores de monitoramento e avaliação e as estratégias de comunicação e capacitação.

 

 

 

Segundo o secretário Demósthenes Júnior, o ZEE é um instrumento de gestão para a sustentabilidade. “O Zoneamento busca contribuir para racionalizar o uso e a gestão do território, reduzindo as ações predatórias e apontando as atividades mais adaptadas às particularidades de cada região, garantindo o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, acrescentou.

 

 

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu suspender por tempo indeterminado a Resolução nº 716, de 30 de novembro de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornaria obrigatória a Inspeção Veicular para renovação do licenciamento anual de um automóvel em todo o Brasil.

A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (06) do Diário Oficial da União (DOU).

Pela resolução, os carros deveriam passar pelas inspeções como parte do processo de renovação do licenciamento, e para obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV).

Elas teriam dois anos de validade. O início do processo era previsto para o próximo 1º de julho, data limite para que os departamentos de trânsito estaduais (Detrans) enviassem ao Denatran o cronograma necessário para realização dos procedimentos.

De acordo com o diretor do Denatran, Maurício Alves, a definição dos requisitos para criação do cronograma é um dos motivos que dificulta a implementação dessa resolução.

"Estamos sempre atentos às demandas dos Detrans, que são nossos parceiros na fiscalização das leis de trânsito,e entendemos que esse processo precisa passar por um debate mais aprofundado, para que possamos aplicá-lo da melhor maneira possível, com o mínimo de transtorno à população", explicou.

Ainda não há data ou previsão para que o tema volte a ser discutido.

Fonte: Uol







Os próximos dias deverão ser de mais chuvas em Luís Eduardo Magalhães, onde chove ocasionalmente desde a última sexta-feira (6). Mesmo não sendo constante, a quantidade foi suficiente para tirar o sossego de moradores em alguns bairros da cidade, segundo vem apurando a Prefeitura Municipal.

De acordo com o site AccuWeather, a previsão é de mais chuvas para os próximos dias em Luís Eduardo Magalhães. De terça à quinta-feira próxima, por exemplo, deverão acontecer aguaceiros com trovoadas. As pancadas de chuvas prosseguirão até o próximo domingo, dia 15.

O site informa que o pico em milímetros aconteceu no domingo, com 3 mm. A mesma medida será deverá ser registrada na quarta e na quinta. Já as temperaturas mínimas ficarão limitadas a 18 graus, enquanto os picos variando entre 25 e 28 graus Celsius. O

O serviço de drenagem feito pela Prefeitura Municipal tem sido feito diariamente e graças a ele provavelmente uma nova tragédia, como a de 2017, tenha sido evitada por várias vezes nesse período chuvoso.

Na manhã desta segunda-feira (9), por exemplo, as equipes da Secretaria de Infraestrutura trabalham arduamente nos bairros Mimoso I, II e Jardim das Acácias. O cronograma de terraplanagem nos bairros foi alterado para priorizar as localidades onde a chuva tem caído com mais intensidade nos últimos dias.

O prefeito Oziel Oliveira afirma que o Município continua trabalhando para que a obra continue melhorando a qualidade de vida da população. As equipes de manutenção e limpeza da Prefeitura trabalhavam nas ruas, com a finalidade de manter, sob o máximo controle possível, a situação em meio à tempestade.

O prefeito tem acompanhado diretamente os transtornos vividos pela população e, desde a tarde do último domingo (8), tem percorrido a cidade, juntamente com parte da sua equipe de governo, também com a finalidade de mapear as áreas de alagamento.

“A mesma chuva que proporciona o crescimento da nossa cidade também causa danos, mas estes, graças aos investimentos da gestão com recursos próprios, são bem menores agora que em 2017”, pontuou ao relembrar que as chuvas registradas ano passado deixaram cerca de 200 famílias desabrigadas na cidade.

Oziel Oliveira lembra que as obras de drenagem e desobstrução do canal do Rio dos Cachorros são feitas com recursos próprios do município. “Graças a essa atenção dada, nossa cidade está aguentando a força das chuvas deste ano”, finalizou.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Unidade de Barreiras iniciou ontem, 04, a operação para notificar as ocupações irregulares e não autorizadas em todo perímetro urbano e faixas de domínio das rodovias federais localizadas no município.

A operação contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF, a Vigilância Sanitária, Equipe de Fiscalização Municipal de Obras e Infraestrutura, COOTRANS e Guarda Municipal, que acompanharam a intervenção. Nessa primeira etapa, as notificações foram emitidas aos ambulantes e ocupantes de áreas na BR 020, saída para Brasília, mas a abrangência também será direcionada para as rodovias BR 242 e 135.

Na abordagem, os agentes de fiscalização do DNIT emitiram notificações com prazo de 15 dias para desocupação. Ambulantes que manipulam e comercializam alimentos de forma ilegal nas marginais das rodovias, também foram notificados pela Vigilância Sanitária.

O apoio dos órgãos de competência municipal foi solicitado pelo DNIT na reunião ocorrida dia 21 de março, solicitando o acompanhamento durante a operação. Essas notificações decorrem dos regramentos previstos nos artigos 80 à 82 da Lei 10.233/2001, Lei 9.503/1997 e demais Normas e Procedimentos do DNIT que delimitam os espaços para construções nas proximidades das rodovias.

A agente do DNIT, Elisabete Maria que coordenou a ação, disse que “o propósito é notificar e interditar estabelecimentos que estão na faixa de domínio ou áreas pertencentes à União, pois muitas vezes, os ocupantes correm risco de vida e colocam em risco a vida de terceiros, em função das ocupações irregulares inclusive nos acostamentos”, disse.

Faixa de domínio – É a área livre nas margens de uma rodovia. No caso das federais, pertencem à União, e têm extensão que varia entre 20 e 100 metros a partir do eixo. Conforme o Art. 50 do Código de Trânsito Brasileiro, o uso de faixas laterais de domínio e das áreas adjacentes às estradas e rodovias determinam às condições de segurança do trânsito estabelecidos pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

Estas áreas são usadas para segurança ou para possíveis obras como alargamentos e duplicações da rodovia. Dentro da faixa de domínio é proibido todo tipo de comércio, construções e fixação de placas que não sejam as de orientação do tráfego. Além dela, existe a faixa não edificante, de 15 metros, na qual os proprietários não podem construir.

Fonte: DIRCOM - BARREIRAS

A pré-candidata à deputada estadual Jusmari Oliveira (PSD), em entrevista ao jornal Direto ao Assunto da Moderna FM 92.1 desta sexta-feira,(06), disse que o momento político da região Oeste da Bahia contou para sua decisão de deixar o comando da secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em busca de uma vaga na Alba. 

"Muito mais pelo contexto político da região, do que por minha vontade própria. Pensando na minha região e em decisão conjunta com o senador Otto Alencar. Eu sinto que preciso estar nessa disputa nesse momento", disse.

Jusmari também confirmou a dobradinha com Otto Alencar Filho. "Eu vou levar para corrida eleitoral, Otto Filho. Ele será o nome a deputado federal".

Fonte: Douglas Batista

 

Professores terão reajuste de 7%; servidores municipais e da câmara de 3%.

O prefeito Oziel Oliveira sancionou na última quarta-feira, (04), três leis que versam sobre o reajuste salarial de profissionais do município. As leis foram aprovadas pela Câmara de Vereadores. 

Segundo a determinação, servidores do Legislativo e do município terão reajuste de 3%, retroativo a 1 de abril de 2018. Após aplicação do índice acima, o menor salário pago a um servidor público não poderá ser inferior ao salário mínimo previsto pelo Governo Federal, que é de R$ 954,00 (novecentos e cinquenta e quatro reais),  

Os profissionais do magistério público da Educação Básica terão um percentual de 7%, retroativo a 1º de janeiro de 2018, em atendimento a Lei Federal n.º 11.738 de 2008, que regulamenta o piso salarial da categoria.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

As inscrições para o concurso de fotografia “Um Olhar Sobre Luís Eduardo Magalhães” continuam abertas até o dia 30 de abril. A iniciativa faz parte das comemorações do aniversário de 18 anos do município e pretende obter olhares diferentes da população em relação ao local onde moram, em pontos de vista sociais, naturais, culturais e históricos.

O concurso é dividido entre trabalhos amadores e profissionais e a premiação varia de R$ 250 a R$ 2 mil, a depender da categoria. Para participar, o concorrente precisa ser maior de 18 anos e confirmar a inscrição por meio do site www.umolharsobrelem.com.br.

Para o prefeito Oziel Oliveira, a disputa é uma forma de chamar a atenção para os ambientes e o cotidiano da cidade de Luís Eduardo Magalhães.

“É muito comum passarmos por ruas, praças e avenidas sem perceber detalhes que fazem toda a diferença. O mesmo ocorre em relação às casas e situações sociais que podem ser muito bem retratadas a depender do olhar de cada um. Todo o material apresentado também fará parte da memória e do banco de dados do município”, explicou o gestor.

Entre os dias 1º e 15 de maio, todas as fotografias estarão expostas no site do projeto para votação popular. Os melhores trabalhos serão expostos no estande da Prefeitura durante a Bahia Farm Show, nos dias 29,30 e 31 de maio, quando serão distribuídas cédulas de votação para os visitantes da feira, que farão o julgamento final.

A premiação, para as três primeiras colocadas em cada categoria, será realizada no dia 2 de junho deste ano. “A disputa é importante. No entanto, a finalidade principal é despertar o interesse da população sobre os diversos aspectos do município que mais cresce no Brasil”, concluiu o prefeito Oziel Oliveira.

As fotografias serão expostas na ilha reservada para a Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, em frente ao estande oficial da repartição, no evento Bahia Farm Show.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM









O prefeito Zito Barbosa acompanhado da secretária municipal de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo e da chefe de gabinete Marileide Carvalho, recebeu na presença do presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Rodrigues, e dos vereadores Silma, César da Vila, João Felipe, BI e Eurico Queiroz, a presidente do Conselho Tutelar  Ana Paula Lacerda e demais conselheiros, para o ato de autorização do início das intervenções que serão viabilizadas com o valor da devolução do duodécimo referente ao ano de 2017, de aproximadamente R$ 150 mil reais.

O Conselho Tutelar de Barreiras passará por melhorias estruturais, requalificação física, equipação com mobiliários, novos computadores, climatização e receberá um veículo utilitário com adaptações especiais, essas foram às determinações assinadas pelo prefeito Zito, na tarde desta quinta-feira, 06, na sala de reuniões do Poder Executivo.

A presidente dos conselheiros, Ana Paula agradeceu a sensibilidade do legislativo pelos investimentos no Conselho Tutelar, destacando a importância da atenção da gestão pública na manutenção das atividades do órgão.

“Executamos nosso trabalho realmente por amor, pela dedicação de proteger as crianças e adolescentes, e acima de tudo para garantir os direitos do ECA. Todos sabem das dificuldades que enfrentamos nos últimos anos, mas agora tenho certeza que será mais uma etapa vencida. Estamos ansiosos para receber o novo prédio, totalmente reformado e equipado para atender melhor a população, e o carro que será essencial para o nosso trabalho”, disse Ana Paula.

O presidente do legislativo, Gilson Rodrigues afirmou que a devolução do duodécimo foi ajustada com todos os vereadores, e a destinação dos recursos ampliará as condições de atuação dos conselheiros.

“Eu já fui conselheiro tutelar, sei das dificuldades do dia a dia e também das privações do prédio que funciona o órgão desde minha época. Tenho certeza que agora, após toda estrutura disponibilizada e o carro, o trabalho da equipe de conselheiros fluirá muito melhor. Estamos extremamente felizes por contribuir, essa também é uma de nossas atribuições, promover melhoria e mudança para o bem da população”, disse o presidente.

O prefeito Zito Barbosa em suas palavras declarou que vai utilizar a verba para estruturar o Conselho Tutelar, autorizando a entrega imediata do carro e o início das obras de estruturação do órgão.

“O compromisso com nossa cidade é o de melhorar a vida das pessoas, das crianças, adolescentes, jovens e idosos. Todo nosso esforço tem sido neste sentido e vamos continuar levando pavimentação asfáltica, escolas reformadas, obras de drenagem e melhoria no atendimento dos serviços públicos. Promovendo assim a dignidade e a qualidade de vida da nossa população. Vamos realizar todas as intervenções apontadas pelos conselheiros, para que o Conselho Tutelar tenha as condições ideais para desenvolver o seu trabalho em favor da infância em nosso município”, enfatizou o prefeito Zito.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras



Quem passa hoje pela rodovia BR-020, em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, não imagina que em menos de 60 dias, às suas margens, estará montada uma megaestrutura composta de espaços empresariais, institucionais, plots experimentais de melhoramento genético para as lavouras das commodities soja, algodão, milho e café, dentre outras totalmente adaptadas para a região oeste. É o complexo Bahia Farm Show, uma área de 144.000m² que concentra o que há de mais moderno e dinâmico no setor do agronegócio brasileiro e, ao mesmo tempo, oferece segurança, conforto e uma excelente infraestrutura para os mais de 200 expositores e 75 mil frequentadores previstos para os dias do evento, de 29 de maio a 02 de junho.

Com presença garantida desde a primeira edição da feira, o agricultor Paulo Mizote, viu, ao longo de 14 anos, a consolidação de uma infraestrutura confortável e funcional, um espaço diferenciado para comprar, visitar instituições financeiras e rever amigos depois da safra agrícola. “É uma feira bonita de se ver e com uma excelente infraestrutura. O estacionamento e a portaria são amplos e seguros e dentro da feira os estandes são climatizados e confortáveis”, elogia. Para quem trabalha no evento, a referência em infraestrutura também é compartilhada entre os expositores conforme atesta a diretora financeira da Maxum Case, Lilia Franciose, “os horários são respeitados, temos um tempo bom para fazer manutenções necessárias e reposição do estande, sem falar da segurança, muito eficiente”, afirma.

O gerente do BNB de Luís Eduardo Magalhães, Romildo do Nascimento, destaca que o evento possui uma equipe com excelentes profissionais que oferecem assistência desde a montagem do estande até o apoio na resolução das demandas nos dias da feira. “A cada ano a Bahia Farm Show se profissionaliza mais, é importante destacar que há um rigoroso cumprimento das regras da feira e o apoio concedido aos expositores é inquestionável, a equipe está sempre pronta", afirma. 

Ao trabalhar na cobertura das principais feiras agrícolas do Brasil, a jornalista do portal Agrolink, Nádia Borges, acredita que a Bahia Farm é uma das mais bem organizadas e com uma infraestrutura arrojada. “Fiquei impressionada com o tamanho e com toda a infraestrutura. São poucas as feiras onde as ruas são totalmente pavimentadas e com as principais ruas cobertas. Para quem precisa ter agilidade para passar as informações, e para quem visita a feira, de modo geral, esta infraestrutura ajuda bastante, principalmente nos dias mais quentes”, afirma a jornalista do portal especializado em agronegócio, sediado no Rio Grande do Sul.



A coordenadora da Bahia Farm Show, Rosi Cerrato, explica que toda a organização é pensada para levar a melhor experiência para expositores e para o público visitante.  “São mais de 390 metros de ruas cobertas e, para quem permanece no local no horário do almoço, é possível escolher entre dois restaurantes, em estilos diferentes – à la carte e self-service – bem equipados para atender a crescente demanda do público”, afirma. O Complexo Bahia Farm Show também possui dois auditórios, campo experimental com pesquisas do setor agrícola, além de área para test drive com exibições e performances do setor automotivo, posto médico, sanitários, área de lazer, bosque de espécies nativas, central de atendimento ao expositor e ao montador e segurança 24 horas.

A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: ARATICUM

A população feminina na faixa etária de 50 a 69 anos, residente nos municípios de Cordeiros (sudoeste) Ibotirama e Barra (Vale do São Francisco) começa a ser atendida, a partir desta segunda-feira (9), pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). 

Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar uma mamografia, exame que diagnostica precocemente casos de câncer de mama. Para ser atendida, a mulher deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. Os exames serão realizados diariamente, até às 18h.

O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas para dar todo o conforto necessário para as mulheres. O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. 

Locais de atendimento 

Em Cordeiros, o atendimento será realizado de segunda a quint-feiraa (12), na unidade móvel que estará estacionada na Praça José Moreira Cordeiros, no Mercado Municipal. A Sesab, por meio da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), pactuou o atendimento para 652 mulheres na faixa de idade preconizada pelo Ministério da Saúde como de maior incidência de câncer de mama.

Em Ibotirama, o atendimento vai até o próximo dia 20, para 1.561 mulheres. A unidade móvel estará estacionada na Praça Ives de Oliveira, em frente à Secretaria Municipal de Saúde. Em Barra, serão 2.536 mulheres para realizar o exame de mamografia. A unidade móvel atenderá, até o dia 26, na Praça Barão de Cotegipe, mais conhecida por Praça do Coreto. 

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

Fonte: Publicidade
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |