O sistema ferroviário do Subúrbio de Salvador ganhou um reforço de mais um trem na sua rota. Nesta quarta-feira (14), os funcionários da Companhia de Transportes do Estado da Bahia, órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, entregaram um trem reformado de volta ao sistema, que contava com dois equipamentos, e a partir desta quinta-feira volta a operar com três trens. O equipamento reformado conta com três vagões e tem capacidade para transportar até 500 pessoas por viagem. Ele passou por um processo de recuperação interna, com reformas e pinturas de cadeiras, corrimãos, paredes e demais estruturas.
“Essa entrega é fruto de um trabalho louvável desses guerreiros que são os funcionários da CTB. Sabemos das dificuldades que são enfrentadas por conta da defasem do sistema, mas o que vemos aqui é uma equipe que, comandada pelo presidente Eduardo Copello, trabalha exaustivamente para servir à população que utiliza esse sistema”, destacou a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, que prestigiou a entrega simbólica.
“Em breve a população do Subúrbio de Salvador terá o que temos de mais moderno em termos de mobilidade com o VLT, que vai substituir esse sistema de trens. Enquanto isso, nós do Governo do Estado, Sedur e CTB seguimos trabalhando para dar conforto ao usuário que utiliza os trens”, completou Jusmari.
Presidente da CTB, Eduardo Copello também ressaltou o papel quase artesanal dos funcionários da companhia na reforma. “Esse é um equipamento da década de 60, que nos impõe enormes dificuldades de manutenção, até por falta de peças de reposição. Então devolver esse trem ao sistema é um trabalho hercúleo da equipe da CTB”, disse.
Além de participar da entrega do trem, a secretária Jusmari Oliveira, acompanhada de Eduardo Copello e demais diretores da companhia, participaram de um almoço com funcionários da CTB. A secretária ainda vistoriou o andamento das obras de reforma da estrutura do prédio da companhia, na Estação da Calçada, parada principal do sistema, que tem 13,6 km e conta com dez estações partindo de Paripe, no Subúrbio Ferroviário.
VLT do Subúrbio
Com edital já publicado, e previsão de abertura de propostas para o dia 4 de abril, na Bovespa, em SP, o VLT, que vai substituir o atual Trem do Subúrbio, terá 20km de extensão e 21 estações. Ele vai ligar o bairro do Comércio, em Salvador, à Ilha de São João, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A capacidade diária será de 100 mil passageiros. A previsão de início das obras é em até 90 dias após a assinatura do contrato. O prazo da obra é de 24 meses.
15
Mar / 2018 |
Filipe Fernandes apresenta projeto de lei que visa criar \"seguro para licitações públicas |
O vereador Filipe Fernandes(DEM) usou as redes sociais para divulgar o projeto de lei que visa criar um “seguro para licitações públicas na cidade” protocolado por ele nesta quarta-feira, 14. O vereador cita as obras abandonadas no município como justificativa para apresentar o projeto. Veja:
“Na data de hoje (14/03/2018), protocolei o PL 14/2018 que cria um seguro para as licitações públicas na cidade de Luís Eduardo Magalhães.
Constantemente nos deparamos em nosso município com contratos de obras e de serviços sem transparência e não concluídos, com a aprovação deste projeto teremos a garantia da conclusão e da qualidade de obras e serviços prestados pelos contratados.
Basicamente o presente projeto obriga a adoção de uma prerrogativa já autorizada em legislação superior especial o “seguro-garantia”.
Em que reforça a necessidade da melhora na realização de procedimentos, visando prevenir a eventual ocorrência de desprezo a editais que permitiram maior participação de empresas, de forma a engrandecer a livre e ampla participação, propiciando assim maior concorrência e menores preços.
E mais, também na licitação de serviços temos observado a contratação de empresas que apresentam propostas com preços que não podem ser executadas, onde iniciam um contrato e não o terminam, trazendo graves prejuízos para sociedade como um todo.
Vamos colocar um basta no desperdício do dinheiro Público!!!
Como exemplo, temos a inacabada obra da construção da sede Administrativa da Prefeitura Municipal, a Quadra Poliesportiva na Avenida JK e também a Escola Municipal no Bairro Mimoso I, em nosso município.” Escreveu Filpe Fernandes, em sua página no Facebook.
O prefeito Oziel Oliveira garantiu o reajuste de 7% para os professores de Luís Eduardo Magalhães durante reunião com representantes da categoria na sala de reuniões do Gabinete do gestor. O percentual é maior do que os 6,81% autorizados pelo Governo Federal para 2018.
O piso nacional do magistério passará a ser de R$ 2.455,35 para jornada de 40 horas semanais. Em Luís Eduardo Magalhães, o salário dos professores será maior do que o concedido pelo Governo Federal.
Segundo explicou o secretário municipal de Administração e Finanças, Ricardo Knupp, o índice foi proposto após um rigoroso estudo feito pela equipe da secretaria para que o volume de salários não ultrapasse a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“O governo municipal é parceiro dos servidores públicos. Incluindo, claro, os professores. Mas temos compromisso com a Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou o secretário.
Já o prefeito apresentou todo o cenário da Educação municipal que recebeu investimentos e melhorias desde 2017, tanto na parte estrutural, como de equipamentos, como aquisição de mesas e carteiras, reformas e adequações nas unidades escolares, por exemplo. Para os próximos dias, mais escolas serão beneficiadas.
O secretário municipal de Educação, Leandro dos Santos, disse que a Prefeitura trabalha com o Fundeb de 2017, porém com uma estrutura maior. “Em 2018, o número de alunos foi ampliado em mais 2.500 novas matrículas. Por isso nossa responsabilidade nessa equação que envolve também o necessário reajuste dos professores”, frisou.
Oziel Oliveira falou também que só a categoria dos professores compromete 57% da folha de pagamento mensal. “Os números da Educação demandam atenção especial, pois cerca de 90% dos recursos do Fundeb já são utilizados. Recebemos a Prefeitura no limite dos seus gastos e temos que saber usar os poucos recursos que estão disponíveis em tempos de crise”, argumentou.
“Estamos usando o bom senso nessa proposta e esperamos continuar o ótimo relacionamento da Prefeitura com a categoria, afinal, um dos pontos mais importantes para a gestão é garantir educação de qualidade para as nossas crianças”, finalizou o prefeito.
A reunião também tratou de outros assuntos, seguindo pauta definida pelo Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães (Sinprolem), todos sob avaliação da administração municipal.
Nesta quinta-feira, dia 15, o Sindicato realizará uma assembleia com a categoria, para avaliação da proposta de reajuste oferecida pelo município. A reivindicação inicial dos trabalhadores tinha sido de 10% de aumento. Diante da argumentação dos dados apresentados e dos índices de inflação e reajustes concedidos pelo governo federal, a expectativa é de que a categoria aprove o reajuste oferecido pela administração municipal.
15
Mar / 2018 |
Roberto & Junior. Vivendo e Adorando! |
A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, representou o estado no Encontro Internacional da Rede Mundial do Fórum das Autoridades Locais de Periferia (Falp), que aconteceu na manhã desta terça-feira (13), em Salvador. O evento integra as iniciativas envolvendo o Fórum Social Mundial.
Na ocasião, a secretária Jusmari apresentou os avanços conquisdtados nos últimos anos, como por exemplo no metrô trem sobre trilhos, que atende cerca de 284 mil usuários por dia. “Eu peguei o metrô com 140 mil. Fomos construindo estações, melhorando os acessos. Sobre trilhos, construímos passarelas - a que liga o Iguatemi, com oito metros de largura é a maior. Detalhes de corrimões, rampa, escada fixa, escada rolante, braille, piso tátil, sistema de monitoramento, shoppings parceiros, espaço seguro, implantação de sistema com leitura facial, integrado mundialmente. Também nas entradas dos grandes fluxos, shoppings, teatros, estádio e o sistema de leitura de placas”, frisou.
Sobre o Sistema VLT, Jusmari Oliveira destacou que a licitação ocorrerá nos próximos dias e foi além ao confirmar a implantação do Sistema de Regionalização da Saúde, com grandes hospitais e policlínicas regionais. “Eu e Oziel estávamos adequando na segunda-feira passada o projeto do hospital de Luís Eduardo Magalhães, com recursos da Prefeitura e do Estado, Desenbahia, convênios com mais de 100 municípios e preparando mais 261. Mais de R$ 100 milhões em convênios para pavimentação de ruas, praças, teatro [em Itabuna],” explicou.
O município de Barreiras será beneficiado com a construção do acesso e do melhoramento do sistema de esgotamento da unidade penal do município e também pela construção do heliporto, já em fase de licitação.
Em Luís Eduardo Magalhães, obras consideradas importantes pela gestão municipal e pela população estão em andamento, como o asfaltamento de 11 ruas, com recursos de R$ 6 milhões, construção e drenagem da feira do bairro Mimoso 2, além de reformas no “Aroldão”, na arquibancada, no gramado, cabine de transmissão para a imprensa.
Obras importantes
A secretaria de Desenvolvimento Urbano tem diversas outras obras em andamento em todo o estado. São dezenas de túneis e viadutos. “Essa semana iniciamos a etapa 1 da Avenida Gal Costa, quatro túneis que ligam a suburbana à Estação do Pirajá. No bairro Lobato, os quatro túneis que se entregaram chegam à estação do Pirajá em poucos minutos”, falou sobre as obras na capital baiana.
A recuperação do anel da soja, que liga toda a malha viária a São Desidério, terá início em breve, após a assinatura da ordem de serviço.
O prefeito Oziel Oliveira esteve na capital federal na última segunda-feira (12), acompanhado do secretário municipal de Ciências e Tecnologia, Nil Teixeira, para garantir a implantação do projeto Cidade Digital em Luís Eduardo Magalhães.
O convênio assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações vai possibilitar a instalação de fibra ótica no município, com a finalidade de integrar escolas, postos de saúde, hospitais e secretarias, por exemplo, além de possibilitar a implantação de sistema de monitoramento em ruas, praças e prédios públicos, melhorando, assim, a segurança da cidade.
De acordo com o termo de adesão, diversas localidades da Zona Rural e também da Urbana ainda sem acesso à internet em Banda Larga, como o bairro Sol do Cerrado, por exemplo.
Ao município caberá garantir espaços adequados para a instalação dos equipamentos, além de segurança e fornecimento de energia elétrica. Já o ministério ficará responsável pela liberação, instalação e manutenção dos equipamentos instalados.
Segundo o prefeito Oziel Oliveira, após ser implantado, o serviço deverá melhorar o acesso e a inclusão digital de moradores das localidades mais distantes do Centro da cidade de Luís Eduardo Magalhães.
“A ampliação do sinal de internet que asseguramos com este novo convênio irá conectar milhares de luiseduardenses ao mundo digital, o que proporcionará diversas vantagens como acesso aos serviços públicos, à educação, à informação e capacitação profissional, para citar algumas. As ações da nossa Rede do Bem também serão impulsionadas com essa conquista, acessando uma quantidade muito maior de crianças, jovens, adultos e idosos, que passarão a receber capacitação para adentrar a este “mundo novo”, justificou o prefeito.
14
Mar / 2018 |
Secretaria de Assistência Social e Trabalho realiza programação especial para mulheres bar |
Como parte das comemorações do mês da mulher, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho organizou uma programação com serviços e atendimentos às mulheres que moram na zona urbana e também na zona rural do município. As ações tiveram início nesta quarta-feira (14), com reuniões comunitárias e serviços socioassitenciais no CRAS III, no bairro São Pedro onde as participantes foram recepcionadas com um café da manhã, e também na Escola Adroaldo Costa, no Cerradão. Até a próxima sexta-feira (16) a programação terá sequência.
No primeiro dia dos atendimentos as mulheres acompanharam palestras sobre ‘a importância do CRAS na comunidade’ e ‘mulheres e os serviços socioassistenciais’. Também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os serviços oferecidos e fazer atualizações do CadUnico, Passe Livre, Carteira de Idoso, além serem orientadas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e acolhimento familiar.
“A proposta é levar serviços e informações principalmente às mulheres que estão mais distantes e muitas vezes não têm tempo ou condições de sair de suas casas para ir até um CRAS buscar seus benefícios. Intensificamos as ações neste período, mas, nossa meta é continuar com essas abordagens até atingirmos 100% de cobertura em todo o município”, disse a secretária Karlúcia Macedo.
Na quinta-feira (15), das 8:30h às 16h30min a reunião será na Escola Manoel Rocha de Carvalho, no KM 30 e na sexta-feira (16) a programação será encerrada com uma roda de conversa às 16h na Escola Paulo Freire, no Conjunto Habitacional Rio Grande, com a temática ‘Rede de Proteção e Empreendedorismo’.
14
Mar / 2018 |
Agricultores baianos reforçam sustentabilidade na produção de grãos para mercado consumido |
Em reunião realizada na última sexta-feira (9), os agricultores baianos, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão e da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), reforçaram a adoção dos critérios de sustentabilidade adotados na produção de grãos no oeste da Bahia. O presidente da Aiba, Celestino Zanella, foi o responsável pela apresentação para os representantes da área de sustentabilidade da Cargill e da rede de fast food, Mc Donald´s. Na oportunidade, as entidades dos agricultores destacaram o desenvolvimento de programas e atividades que vêm garantindo uma produção sustentável e responsável de grãos, principalmente de soja, algodão e milho.
Zanella explicou o trabalho desenvolvido pela Aiba para o cadastramento de todos os agricultores gerando uma base de dados sólida, o Cefir. “Respeitamos uma legislação ambiental rigorosa, onde são necessários licenciamento, autorização de supressão, outorgas de água, programas de gestão de resíduos e de manejo de solos e de água dentro da propriedade, dentre outros. E, ao contrário do que se pensa, preservamos 64% de mata nativa no oeste baiano; investimos em tecnologia para aumentar a produtividade, e desenvolvemos projetos de sustentabilidade, como o Soja Plus e a Fazenda Modelo, com o incentivo na capacitação dos futuros profissionais da região”.
Para o analista de sustentabilidade da Cargill, Eric Giglio, este encontro teve o objetivo de demonstrar junto ao mercado comprador que a produção baiana é sustentável. “Nosso papel é fazer esta intermediação entre o agricultor e o mercado consumidor como forma de trazer confiança de que eles estão comprando produtos de qualidade que pertencem a uma cadeia produtiva social e ambientalmente responsável”, afirma.
“Precisamos alimentar 69 milhões de pessoas ao dia em todo o mundo. Há 10 anos começamos a verificar o que poderia trazer maior impacto para o cliente do que é consumido em nossa rede. Isto nos levou a rastrear, junto aos fornecedores, toda a cadeia de produtos oferecidos para que tenhamos a certeza de entregar produtos sustentáveis”, explica o diretor global de sustentabilidade da rede de fast food Mc Donald´s, Keith Kenny, ao exemplificar, por exemplo, o uso de grãos como a soja destinada para a produção de carne de gado e de frango.
No caso do algodão baiano, o diretor da Abapa, Paulo Schmidt, reforça que os agricultores vêm seguindo os mais rigorosos critérios internacionais. “Em muitas visitas em propriedades rurais no exterior, não há muitas vezes a adoção destas medidas, ao contrário dos produtores de algodão baianos que vem inserindo estes critérios de sustentabilidade na cadeia produtiva por meio do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) incentivado pela Abapa”, afirma. Na última safra, 2016/2017, 74% da área plantada de algodão baiano recebeu a certificação internacional, que abrangeu um total de 140,4 mil hectares e que comprovam excelência com parâmetros mundiais na adoção de práticas sustentáveis no campo, a exemplo do cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalhador, legislação trabalhista, uso racional e preservação do meio ambiente e aplicação de boas práticas agrícolas na produção do algodão.
14
Mar / 2018 |
Campanha Respeita as Mina fortalece trabalho da Rede de Proteção às Vítimas de Violência e |
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) realiza, nesta terça-feira (13), durante todo o dia, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, uma capacitação para as pessoas que trabalham no enfrentamento à violência contra as mulheres em Barreiras. O evento integra a programação do mês da mulher e a Campanha ‘Respeita as Mina”, lançada em 2017 pela SPM-BA, em Salvador e estendida aos municípios baianos.
Durante a abertura, a secretária de assistência social, Karlúcia Macêdo enfatizou o papel do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), de Barreiras que, por meio de uma equipe composta por psicólogas, advogadas e assistentes sociais, acolhe, orienta e acompanha mulheres vítimas de violência. “Nós só temos a agradecer os parceiros como a Ronda Maria da Penha e as polícias, pelos encaminhamentos de mulheres em situação de vulnerabilidade, juntos, garantimos a autonomia dessas mulheres e as condições necessárias para romper o ciclo de violência”.
A capacitação tem como foco orientar os profissionais das áreas da saúde, educação, segurança pública e assistência social que integram a Rede de Proteção às Vítimas de Violência e, torná-los capazes de disseminar aos demais integrantes das redes, informações que busquem o enfrentamento às situações de violência. “É fundamental as redes estarem integradas para retirar estas mulheres do ambiente que as torna vítimas, com foco na sua autonomia”, explica a coordenadora do CRAM, Fabíola Bonfim.
Para a facilitadora do encontro e assessora técnica da SPM- BA, Ivana Almeida da Silva, esses encontros podem ser o início de um processo de transformação necessária para quem trabalha com o enfrentamento da violência. “Vamos mudando nossas posturas a partir do momento em que reconhecemos nossos erros, nosso trabalho é de acolher adequadamente e não de julgar. Por isso a importância de revermos uma série de padrões morais, para assim, estarmos prontos para bem acolher”, disse.
14
Mar / 2018 |
Nota de agradecimento a Sementes Oilema |
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Luís Eduardo Magalhães – APAE LEM vem a público agradecer a todos os produtores rurais que participaram do 20º Dia de Campo da Sementes Oilema, que aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2018, e que lá tiveram a oportunidade de exercitar seu papel social ao fazer uma doação espontânea que ao final foi revertida para as APAEs de Luís Eduardo Magalhães e de Barreiras.
A Sementes Oilema sugeriu a doação do valor de R$ 20,00 (vinte reais), o que era feito no momento das inscrições para participação nos grupos do Dia de Campo.
O montante arrecado foi de R$ 27.608,00 (vinte e sete mil e seiscentos e oito reais) dos quais foram repassados a APAE de Luís Eduardo Magalhães o valor de R$ 17.758,00 (dezessete mil e setecentos e cinquenta e oito reais).
Participaram da entrega do recurso, representando os produtores rurais e demais participantes do Dia de Campo, Lino Ruediger, o Diretor Presidente da Sementes Oilema, Celito Missio, a Sócia Proprietária da empresa, Carminha Missio e a Gerente Financeira da Sementes Oilema, Lia Regina Carassa.
O Presidente da APAE LEM, Ronei Pereira, destacou que durante o Dia de Campo puderam ganhar mais doações para a entidade.
“Além deste recurso que nos foi repassado, a Diretoria da APAE teve a oportunidade de receber doações direcionadas a construção do nosso novo prédio, doações de portas, forro de gesso e granitina, e que somaram mais R$ 19.632,70. Agradecemos a Sementes Oilema que pelo 14º ano consecutivo nos oportuniza participar de seu Dia de Campo e especialmente por fazer com que associado ao pacote tecnológico oferecido a seus clientes esteja também a evolução socioeconômica de nossa região.”
14
Mar / 2018 |
Oportunidade de Negócio! |
Triturador e Misturador Industrial de grãos para Ração Bovina
Preço de oportunidade ou TROCA por um Carro do mesmo valor ou valor menor com volta.
77 99180.3133 (somente ligação)
Triturador Industrial produção de 1700kg por hora
Misturador Industrial mistura 2mil kg por hora
Novos, sem uso.
12
Mar / 2018 |
Roberto & Junior. Vivendo e Adorando! |
12
Mar / 2018 |
Deu Fome? Bem Brasil Pastéis! |
A Vigilância em Saúde Ambiental comprovou a qualidade da água tratada distribuída pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Barreiras. Na quarta-feira (7), o órgão divulgou os resultados das análises de água realizadas pelo Laboratório Central de Saúde da Bahia que garantiram o cumprimento das exigências da Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, de 2017, do Ministério da Saúde.
A coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Juliana Paixão, assegurou que os resultados foram todos satisfatórios. “A população não precisa se preocupar em consumir a água ofertada pela Embasa em Barreiras. Nossos laudos realizados no final de fevereiro, depois de coletadas as cinco coletas, também foram satisfatórias”, afirma.
O gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, explica que a própria portaria determina que sejam realizadas análises diárias na estação de tratamento e em pontos da rede distribuidora, que são levados para o laboratório de controle de qualidade em Barreiras. “Esses resultados são atualizados em uma plataforma do Ministério da Saúde disponibilizado para a Vigilância Sanitária. Os usuários têm acesso ao resumo por meio da conta”, explica.
A água captada passa pelos processos físicos (coagulação, floculação, decantação, filtração), e químicos de tratamento, com a adição de cloro e flúor, como determina a portaria. Para atestar se a água está dentro dos parâmetros de potabilidade exigidos pela legislação, a população pode solicitar a análise da água na rede que atende o imóvel pelo teleatendimento da Embasa no 0800 0555 195.
Mais duas turmas comemoraram com grande festa, a conclusão do curso de graduação na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Desta vez a cerimônia de colação de grau concedeu o título de bacharel a 19 concluintes do curso de Agronomia e formou, também, 16 novos profissionais da Psicologia. O evento foi realizado na noite desta sexta-feira (09), no ginásio de esportes da faculdade.
A solenidade foi presidida pela diretora acadêmica, Marilissa Dobrachinski, ao lado do diretor-presidente da mantenedora da instituição, Tadeu Sérgio Bergamo, e o assessor especial, Roberto Marden Lucena. “É uma responsabilidade enorme cuidar da formação de tantos jovens. Precisamos ser corajosos e audaciosos para conseguir chegar a esse momento com o sentimento do dever cumprido, de que realmente estamos colocando no mercado de trabalho profissionais qualificados para atender a demanda”, disse a diretora.
Adriane dos Santos Souza, concluinte do curso de Psicologia, falou sobre a importância da perseverança durante o período do curso. “Foi uma grande luta, mas a conquista de hoje é a confirmação de que somos capazes de realizar nossos sonhos. O indivíduo tem a vida acadêmica e a vida fora da faculdade, cada uma com suas próprias dificuldades, isso cria um temor quanto ao alcance das metas, mas com o suporte da instituição e o apoio da família, todos podem chegar lá”, afirmou.
“A gente trabalha cinco anos com uma turma à espera desse momento. Vivemos na angústia, de poder estar fazendo sempre o melhor pelos alunos, passando a nossa experiência. O que nos difere é sempre o tempo de caminhada, mas esta experiência a gente tenta transferir para eles da maneira mais verdadeira possível”, disse Christian Morales, coordenador do curso de Psicologia.
O abraço do produtor rural, Davide Donadel, em seu filho Daniel, que se formou em Agronomia, representava, naquele momento, o encerramento de uma etapa importante na vida da família. “Hoje encerro esta etapa, formei todos os meus filhos. Em alguns anos vou poder me aposentar”, comemorou. “Logicamente me sinto feliz, vou sentir muita saudade dos colegas, mas a minha preocupação agora e encontrar um emprego. Com os ensinamentos que recebi aqui e a convivência que tenho no mundo do agronegócio, me considero bem preparado”, afirmou o formando Daniel.
O coordenado do curso de Agronomia, Jorge da Silva Júnior, definiu a formatura como um momento de reafirmação. “Nada é mais compensador, na função de professor, do que o sentimento que temos ao ver tantos excelentes profissionais sendo colocados no mercado de trabalho. A cada ano a faculdade tem conseguido superar os desafios, ampliando nossas áreas de pesquisa, agregando novos projetos, contando com profissionais mais gabaritados, então, a cada ano o curso atinge um estágio ainda melhor”, disse.
Com o objetivo de tornar a gestão mais eficiente, garantir melhores condições de trabalho aos servidores com instalações físicas adequadas às funções, além de oferecer melhor atendimento ao cidadão, algumas secretarias da administração pública de Barreiras, passam a funcionar no Centro Empresarial (antigo shopping). No local, passarão a funcionar as secretarias de Assistência Social e Trabalho, Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança Cidadã e Trânsito, além do departamento de Tributos, ligado à Secretaria da Fazenda.
“Para organizar a mudança fizemos um cronograma com a logística de mudança, a primeira secretaria a mudar foi a de Assistência Social, com todos os departamentos, dentre eles o Bolsa Família, Habitação, Benefícios Eventuais dentre outros”, esclarece a secretária de Administração, Versiany Roque.
A secretaria seguinte foi a de Educação com os departamentos, exceto o de esporte que atualmente funciona do Parque de Exposições. Seguida da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito. Recentemente a secretaria de Infraestrutura mudou. E, por fim, será a vez do departamento de Tributos
“No Tributos teremos uma inovação no atendimento, pois, o empreendedor e o cidadão contarão com um espaço específico e único para resolver assuntos relacionados às taxas e impostos ligados à Vigilância Sanitária, alvará, licença ambiental, trânsito e todos os assuntos que hoje são resolvidos no departamento de tributos do Município”, explica a secretária. A última pasta a mudar será a Secretaria Municipal de Saúde.
Ao longo de sete semanas ou 60 horas e instrução, foram realizadas diversas instruções com o efetivo da 85ª CIPM que foram desde abordagem policial, defesa pessoal, armamento e tiro, finalizando na data de 08 de março com as instruções de tiro policial e tiro tático.
Durante a instrução de Tiro Policial, os policiais militares participantes da instrução, tiveram a oportunidade de efetuar disparos reais com todos os armamentos disponíveis para o emprego na unidade, efetuando aproximadamente 60 disparos, cada policia, de armas calibre 762, calibres .30 e .40, além de munições de calibre 12, onde tiveram a oportunidade de simular exercícios de varias de situações que ocorrem no dia-a-dia policial.
Ao final, durante a instrução de Tiro Tático, foram realizadas pistas de combate, onde o guerreiro submetido ao estresse pode testar suas habilidades e os conhecimentos ao longo do dia.
Com essa instrução a 85ª CIPM entrega guerreiros mais preparados e mais qualificados para o combate diário, e pode oferecer para a comunidade um serviço de melhor qualidade.
09
Mar / 2018 |
EPM Padrão dos meses de Janeiro e Fevereiro da 83 CIPM |
Nesta sexta-feira, 9, a 83 CIPM,m entregou o diploma de Policial Padrão dos meses de Janeiro e Fevereiro aos Ten PM Santana e Sgt PM Adesvaldo ao Cap PM Sabino e a Cb PM Rochedo, respectivamente por terem sido escolhidos pelo Conselho de Premiação da Unidade.
Também foram apresentados a tropa o Ten Rógerio oriundo da 40 CIPM e os Aspirantes Berto e Tasso oriundos da Academia, que com certeza irão somar ao efetivo efetivo da OPM.
Bem como foi entregue ao SGT Jairron Barbosa uma placa em reconhecimento da Unidade ao mesmo por ter sido transferido para a Reserva Remunerada após 32 anos de efetivo serviços.
" A paz é fruto da Justiça "