06
Mar / 2018 |
Bahia tem recorde de produtores de algodão |
74% do algodão plantado na Bahia recebeu certificação do Programa Algodão Brasileiro (ABR), que atua em benchmarking com o Better Cotton Iniciative (BCI), para a adoção sistemática de critérios socioambientais na produção.
Quando se trata de respeito às legislações ambiental e trabalhista, os produtores de algodão baiano estão fazendo a lição de casa e ganhando mais projeção internacional ao inserirem os critérios de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. De forma sistemática, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vem visitando as fazendas e garantindo aos agricultores uma certificação que comprova as melhores práticas socioambientais sustentáveis, por meio do Programa Algodão Brasileiro (ABR), que atua em benchmarking com a Better Cotton Iniciative (BCI).
Na última safra, 2016/2017, 74% da área plantada de algodão recebeu a certificação, que abrangeu um total de 140,4 mil hectares e que comprovam excelência com parâmetros mundiais na adoção de práticas sustentáveis no campo, a exemplo do cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalhador, legislação trabalhista, uso racional e preservação do meio ambiente e aplicação de boas práticas agrícolas na produção do algodão. Com estes selos, os agricultores baianos comprovam ações ambientalmente responsáveis e relações justas de trabalho. Eles também passam a ficar alinhados às demandas do mercado consumidor global, garantindo acesso irrestrito a novos nichos que prezam a qualidade da pluma e sustentabilidade em sua produção.
“Tivemos uma adesão em massa dos produtores de algodão baianos ao programa ABR, ou seja, quase a totalidade deles se interessaram e puderam avaliar as suas rotinas em todas as áreas, econômicas, ambiental e trabalhista, e 48 deles conseguiram passar pelos rigorosos critérios do programa ABR/BCI. Isto mostra que os agricultores, principalmente do oeste da Bahia, já respeitam as legislações e se preocupam com o meio ambiente e a sustentabilidade”, explicou a coordenadora do programa Sustentabilidade da Abapa, a agrônoma Bárbara Bonfim.
Desde o início dos trabalhos do ABR, em 2011, houve uma evolução considerável nos últimos seis anos, quando a certificação dos produtores baianos saiu de 21,1% para 74,1%. Segundo o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, isto é também uma conseqüência do trabalho de sensibilização, apoio técnico e capacitação do programa ABR às equipes que assessoram diretamente ao produtor nas fazendas. “Nosso grande desafio nas próximas safras é certificar 100% da área plantada com algodão na Bahia, fazendo com que todas as propriedades estejam adequadas às normas vigentes, melhorando não só o método de produção de algodão, mas focando no bem estar e na segurança dos seus trabalhadores”, afirma.
O Brasil é hoje o quinto maior produtor de algodão mundo e o primeiro em fornecimento de fibra sustentável licenciada pela BCI. O programa ABR derivou de uma iniciativa desenvolvida pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), em 2005, e foi replicado nacionalmente pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão a partir de 2009. Em 2013, teve início o benchmarking entre o ABR e a BCI. Só na safra 2016/2017, 76% da pluma produzida no Brasil e 74% da área plantada foram certificados.
05
Mar / 2018 |
Roberto & Junior. Vivendo e Adorando! |
05
Mar / 2018 |
Mar/18 A feira que impulsiona o Brasil está chegando |
Consolidada como uma das maiores do Brasil em volume de negócios, a Bahia Farm Show traz, na edição de 2018 – de 29 de maio a 02 de junho -, o otimismo de uma região onde o agronegócio impulsiona e movimenta a economia. Realizada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, a feira, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), realizadora do evento, promete repetir o sucesso de 2017, quando atingiu a marca histórica de R$ 1,531 bilhão em intenções de negócios.
Há três meses do início da 14ª edição, a ocupação de áreas disponibilizadas é praticamente total. Os espaços oferecidos na área coberta estão 100% vendidos e a ocupação da área externa já atinge 85%. Serão mais de 200 expositores que estarão durante os cinco dias do evento representando mais de 900 marcas e produtos. A aposta deste ano é na internacionalização da feira iniciada em 2017, e já com a confirmação de expositores da Alemanha, Estados Unidos, Espanha e Argentina.
Ano passado o evento contou com 15% de novos expositores, nesta que se aproxima, estes números devem ser superados. “Ao continuar organizando a Feira para oferecer as melhores condições a expositores e público é natural que venham mais expositores tanto do Brasil quanto de outros países”, fala a coordenadora da Bahia Farm Show, Rosi Cerrato, que destaca que no ano passado houve um retorno de 10% de expositores que passaram por outras edições da Feira.
O público, estimado em 75 mil pessoas, além de conferir as novidades expostas, poderá participar de uma grade composta por eventos de transferência de conhecimento e debates, capazes de dar mais força às demandas e aumentar a produtividade de pequenos, médios e grandes produtores rurais. Palestras e mesas redondas direcionadas à agricultura empresarial e familiar, incluindo o Fórum do Canal Rural transmitido, ao vivo, em rede nacional fazem parte da programação reservada aos participantes.
A estimativa da organização é que a Bahia Farm Show promova a geração de mais de 3.000 empregos diretos e indiretos, antes e durante o período oficial, o que contribui para o aquecimento da economia regional. A participação de agentes financeiros públicos e privados também está garantida. Eles prometem desembarcar na Feira com um “cardápio” de opções em financiamentos e linhas de crédito específicas para o setor agropecuário, taxas de juros convidativas, além de condições elásticas e facilitadas de pagamento.
A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.
A UFOB está com processo seletivo aberto para contratação de dois professores substitutos para o campus de LEM. Acesse aqui o Edital.
Uma vaga é para a área de Matemática e a outra para Engenharia. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente até o dia 5 de março, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na secretaria do Centro Multidisciplinar, que fica na Rua Itabuna, esquina com a rua Juazeiro, Quadra 97B, N 1278, Bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães.
A prova acontecerá no dia 9 de março e o resultado será publicado no site da Universidade. O contrato do aprovado terá duração inicial de um semestre, com a possibilidade de renovação por até 18 meses.
05
Mar / 2018 |
Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras recebe mais de sete mil mudas nativas |
A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR, recebeu na manhã dessa sexta-feira, 02, 7.672 mudas nativas do cerrado oriundas de multas referentes à compensação ambiental. As mudas como Embaúba, Ipê Rosa, Aroeira, Canafístula, Ipê Amarelo, Angico, Ipê Branco, Jacarandá e Mutamba estão no Viveiro do Parque.
De acordo com o coordenador de educação ambiental e sustentabilidade, as mudas irão fortalecer as atividades do programa Barreiras Cidade Verde e Sustentável e serão plantadas na arborização da cidade. “Sabe-se que a presença de árvores no ambiente urbano traz muitas vantagens para a vida da população, porque melhoram a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente, dessa forma, serão plantadas na arborização do meio ambiente da cidade e quando solicitado, poderão ser entregues à população”, disse Ronaldo Ursulino.
Entre os diversos benefícios de uma cidade arborizada, destaca-se o bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna silvestre.
A SEMATUR preocupa-se em desenvolver projetos de arborização urbana em Barreiras realizando o plantio de mudas nativas em ambientes como praças públicas, escolas, jardins municipais, e entre outros espaços. Somente em 2017 entre plantio e distribuição, mais de 10 mil mudas de árvores nativas do cerrado foram plantadas.
Para conseguir uma dessas mudas o processo é simples, basta apenas ir até a SEMATUR que fica dentro do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, escolher a muda e assinar o termo de responsabilidade.
05
Mar / 2018 |
REFIS 2017 foi prorrogado. Aproveite!! |
03
Mar / 2018 |
CONVITE!! |
03
Mar / 2018 |
Fim de Semana Hiper Bacana no Grupo Santo Antonio!!! |
Entendendo a importância da merenda escolar na rotina dos mais de 23 mil estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino, as secretarias de educação e agricultura se uniram para discutir o fortalecimento da presença dos alimentos produzidos na região no cardápios das escolas e creches. Os representantes participaram de um encontro com técnicos do Sebrae voltado às ações do Plano Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, na tarde desta quarta-feira, 28.
Barreiras possui um grande potencial na produção de hortaliças, mandioca, frutas e biscoitos. A Prefeitura iniciou mapeando o perfil de cada comunidade onde a agricultura familiar é predominante, o objetivo é dar mais espaço aos pequenos agricultores nos editais da merenda. Segundo Cátia Alencar, secretária municipal de educação, em 2018, o número de agricultores interessados foi pequeno e o governo quer mudar essa realidade.
“Com o apoio do Sebrae, nós faremos as adequações necessárias ao edital, mas também atuaremos na mobilização dos pequenos produtores de Barreiras no intuito de mudar a cultura de resistência na participação das concorrências públicas. Nosso cardápio é muito vasto porque atende aos diversos perfis de aluno, essa diversidade permite incluir o que é produzido nas nossas comunidades e garantir o espaço do agricultor familiar”, disse Cátia.
Segundo dados apresentados por Sândalo Paim, analista do Sebrae, 43% dos agricultores do PNAE no estado estão no oeste da Bahia, divididos nos territórios do Rio Corrente, Rio Grande e Velho Chico. Entre os três territórios, os números na região do Rio Grande são inexpressivos. Este ano, o objetivo é atuar forte nas comunidades de Barreiras para aumentar esses percentuais.
“Esse programa é muito bom porque proporciona o diálogo entre as secretarias municipais de educação, agricultura, o setor de licitação e os produtores rurais. É muito bom que a Prefeitura tenha começado a trabalhar o PNAE nos primeiros meses do ano, porque muitas prefeituras não conseguem atingir as metas em outras épocas”, disse o analista.
A Secretária Municipal de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio está presente das comunidades rurais por meio do Programa Vale Produtivo, oferecendo apoio técnico e melhorias no preparo da terra para produção. De acordo com o secretário José Marques, a Prefeitura vem adotando medidas importantes na consolidação das atividades no campo.
“A ideia que temos com a implementação do PAA e do PNAE de forma efetiva no município de Barreiras é buscar alavancar a agricultura familiar, proporcionando ao agricultor local mais uma oportunidade de comercializar seus produtos de forma segura, organizada e escalonada, sem a intervenção de atravessadores, possibilitando a prática de preços justos e consequentemente o fomento da economia local”, concluiu José Marques.
A perfuração de um novo poço artesiano beneficiará cerca de 200 pessoas do Novo Paraná, em Luís Eduardo Magalhães. Os trabalhos já começaram e atendem a uma antiga reivindicação dos moradores, que enfrentam dificuldades no abastecimento. “Estamos nos empenhando para resolver esta situação o mais rápido possível. Além de aumentar a oferta de água, o novo equipamento vai proporcionar redução de custos para os moradores”, explicou o prefeito Oziel Oliveira.
De acordo com os especialistas em uso dos recursos hídricos, as águas subterrâneas são de ótima qualidade e têm um custo viável de captação. Outra vantagem é a cobertura total das necessidades das famílias próximas, que podem até se desvincular completamente ou parcialmente dos serviços prestados pela companhia local de fornecimento de água, além da garantia de abastecimento durante períodos de racionamento, seca e de maior consumo, como no verão por exemplo.
“Esta era uma intervenção esperada pela comunidade do Novo Paraná, que agora estamos concretizando. Em pouco tempo, ninguém mais vai se preocupar em saber se haverá ou não água disponível em casa”, comemorou Oziel.
02
Mar / 2018 |
Encontro de amigos da TV Novo Tempo |
Com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, os agricultores baianos assinaram na última sexta-feira (23), em Luís Eduardo Magalhães, um convênio de cooperação técnica para recuperar trecho de 50 km que liga as cidades de Cocos, na Bahia, a Mambaí, em Goiás. Por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o convênio foi fechado com a Prefeitura de Cocos, tornando-se mais uma ação dos produtores rurais para melhorar as vias para o escoamento de grãos das áreas agrícolas beneficiando também os moradores que precisam circular entre as cidades.
Para o prefeito de Cocos, Marcelo de Souza Emerenciano, esta parceria com os produtores rurais, via Abapa e Aiba, é essencial para recuperar esta estrada, que é uma importante via de acesso para a área agrícola e para o cerrado goiano e Brasília (DF). “Esta estrada estava intransitável há muitos anos travando o acesso das pessoas e o crescimento econômico local elevando os custos da produção agrícola, que poderia gerar ainda mais emprego e renda em nosso município”, afirma.
Os produtores rurais baianos também celebraram um convênio com a Prefeitura de São Desidério para a recuperação de 104 Km de estrada vicinal que liga a BA-463 a BR-020, conhecida como “Linha dos Pivôs”, e que deverá ser recuperada em aproximadamente três meses. “Já firmamos um convênio em que recuperamos a Rodovia da Soja e agora será beneficiada esta linha que concentra um grande número de empreendimentos agrícolas. Parcerias como estas são sempre bem vindas, pois todos ganham, seja o município ou os produtores”, afirmou o prefeito de São Desidério, José Carlos de Carvalho. A recuperação das estradas nos municípios de Cocos e São Desidério integram o programa Patrulha Mecanizada, realizado pela Abapa, que somente no último ano, revitalizou 223,2 quilômetros de estradas na região.
O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, explica que a conservação das estradas é de interesse de todos que vivem e trabalham nas áreas agrícolas. “Os produtores vem se unindo e fechando as parcerias com as prefeituras para garantir mais facilidade e melhorias do acesso das pessoas que vivem na zona rural e na circulação de mercadorias e da safra agrícola”, afirma. Desde o início do Patrulha, em 2013, já foram recuperados em cinco anos mais de 1000 km de estradas, com um investimento aproximado de R$ 30 milhões para a aquisição de máquinas, manutenção e custeio das operações do programa, com recursos dos agricultores baianos, por meio do IBA, Prodeagro, Fundeagro e parceria com os municípios e com apoio dos próprios produtores.
02
Mar / 2018 |
Assistência Social de São Desidério lança Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher |
Na tarde de quarta-feira, 28 de fevereiro, a prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) lançou a Campanha Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher, intitulada ‘Mulheres Lindas, Fortes e Livres’. Todos os funcionários do setor participaram do evento sinalizando o envolvimento de todos os equipamentos da Secretaria na campanha.
“Esta é uma ação muito importante intensificada no mês que comemoramos o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, mas os trabalhos serão realizados durante todo o ano, é preciso lembrar que os dados mostram que a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil, diariamente 10 mulheres morrem em razão da violência doméstica, infelizmente em São Desidério os números também são crescentes, por isso precisamos debater esse assunto e mostrar que essas mulheres não estão sozinhas e devem denunciar, procurar ajuda”, revela a secretária da SAS, Vandreia Mendes.
A Campanha conta com o apoio das polícias Militar e Civil, do Poder Judiciário, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) e outras secretarias de governo. As denúncias são acompanhadas pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde também podem ser realizadas as denúncias.
“Há uma rede de proteção em que a mulher que sofre violências pode confiar, e essa campanha é um alerta para que possamos conhecer o que é a violação contra a mulher e as leis que as amparam”, informa a coordenadora do CREAS, Carolina Santos.
A violência contra mulher é reconhecida como uma violação de um direito humano. Os agressores que em sua maioria são familiares precisam de punição, reconhecer os tipos de violências e as Leis de proteção é necessário, explica a advogada Kelly Portela. “O Código Civil de 2002 diz que a mulher é livre, A Lei Maria da Penha de 2006 trata de todas as violências, seja física, psicológica, moral, sexual, patrimonial ou econômica, é importante saber que a Lei funciona sim”, conclui.
Várias ações serão desenvolvidas até o fim do ano, entre elas, atividades de incentivo ao empoderamento da mulher nos equipamentos da SAS, nos bairros da sede e distritos, no Eco Bike Feminino, além de reuniões e palestras exclusivas para homens da comunidade.
01
Mar / 2018 |
Promoção 16 Anos do Grupo Santo Antonio!!! |
As creches João Paulo II no bairro Santa Luzia, Sagrado Coração de Jesus no bairro JK e o Centro Educacional Nossa Senhora das Graças na Vila dos Funcionários estão passando por uma profunda reforma e requalificação. As equipes da área de construção estão trabalhando intensamente para entregar as unidades de educação infantil nos próximos dias.
As reformas estão concentradas na estrutura física, hidráulica, elétrica e climatização. Quem entra nas três creches já sente um clima de organização, limpeza e melhoria física dos prédios, que receberam benfeitorias em todos os ambientes. Desde o retalhamento, pintura das paredes, fachada, troca de portas e janelas, piso novo com estrutura tátil, rampas de acesso, banheiros com revestimento antiderrapante, chuveiros, vasos sanitários, torneiras, lâmpadas, instalação de forros de PVC e espaço recreativo.
“Estamos fazendo um grande esforço para proporcionar as nossas crianças espaços dignos para suas acomodações e estudos durante o período que suas mães estiverem no trabalho. Sabemos da tranquilidade que representa para as mães, poder sair para suas atividades deixando seus filhos em creches bem equipadas, seguras e adequadas”, disse o prefeito Zito Barbosa.
Reforma, adaptação e acessibilidade
As três unidades atendem mais de 500 crianças até 4 anos incompletos, com sistema de ensino infantil, desde o maternal a pré I. Na creche João Paulo II são atendidas 230 crianças, sendo a única unidade capacitada para atender crianças com apenas 04 meses em período integral. A diretora Niedja Nara explica que a creche foi totalmente reformada, com retelhamento, novas instalações de hidráulica e elétrica, lâmpadas, vidros nas janelas, adaptação de um lavabo infantil na área de recreação, brinquedoteca no refeitório, reboco no muro e paredes externas, além da pintura predial e climatização.
Na creche Sagrado Coração de Jesus as intervenções incluem serviços de novo telhado com ampliação de cobertura até o portão de entrada, instalação de forro, nova instalação elétrica e hidráulica, reforma total da cozinha com revestimento nas paredes e adequação da tubulação de gás, dentro das normas técnicas de segurança, além de novos banheiros com piso antiderrapante, rampas de acessibilidade para crianças com necessidades especiais, pintura de todo prédio e climatização de todas as salas.
Na Vila dos Funcionários, o Centro Educacional Nossa Senhora das Graças já está com fachada renovada. Inaugurado em 1988, uma das primeiras creches de Barreiras agora conta com mudanças na parte interna, com espaço para lavanderia, cozinha com revestimento nas paredes, instalação de um novo piso com acesso tátil e na entrada a rampa de acessibilidade, que facilitará a circulação dos alunos portadores de necessidades especiais dentro da unidade. Além disso, a diretora Leoneide Macedo disse que agora poderá receber as 190 crianças matriculadas, com paredes reformadas, pintadas, e também lâmpadas, portas, janelas, uma nova sala de vídeo, salas forradas e climatizadas.
“Sinceramente a felicidade não cabe no peito. Vamos iniciar nossas atividades na segunda-feira, 05, com um novo prédio. Agora sim, temos oportunidade de proporcionar um espaço digno, limpo e belo para nossas crianças. Os pais e toda comunidade estão comemorando”, disse Leoneide.
As obras de pavimentação e requalificação asfáltica não param em Barreiras. Mesmo com a imprevisão climática e pancadas de chuvas, as equipes continuam trabalhando para melhorar a qualidade e mobilidade urbana em Barreiras. Um exemplo disso, acontece no bairro Santa Luzia que está recebendo mais de 12mil m² de requalificação asfáltica em diversas ruas, beneficiando os moradores.
O ponto inicial é na entrada do bairro via avenida José Bonifácio, perfazendo todo o corredor viário do transporte público. As ruas Santos Dumont, Almeida Prado, Presidente de Morais até a Rua Joaquim Nabuco, local que acontece a tradicional Feirinha da Santa Luzia, estão recebendo requalificação asfáltica a base de CBUQ usinado de alta qualidade.
As ruas Estrela do Oeste e Presidente Morais, no entorno da Escola Municipal Santa Luzia também receberá tratamento de requalificação. A senhora Maria de Lurdes, proprietária da casa de embalagens e moradora do bairro desde 1992, agradeceu o empenho da gestão.
“Quando eu cheguei aqui com minha família era apenas mato, não tínhamos nada. Hoje temos um bairro mais organizado, com qualidade de vida e agora muito mais valorizado pela Prefeitura de Barreiras. É muito bom abrir a porta é ver os trabalhadores nas ruas colocando o asfalto, por isso, quero parabenizar o empenho da prefeitura que está levando as obras também para os bairros mais afastados que tanto precisam”, disse dona Maria.
Após as ações nestes trechos da Santa Luzia, especialmente na “Rua da Feirinha”, as equipes devem iniciar atividades de requalificação em ruas do bairro Aratu.
“Estamos finalizando a avenida José Bonifácio, que em muito contribui para desafogar o trânsito em nossa cidade e requalificando importantes ruas no bairro Santa Luzia. A população acreditou em nosso compromisso de melhorar a infraestrutura da nossa cidade, seguiremos avançando gradativamente com as ações de requalificação e pavimentação nos bairros, bem como nas ruas com maior densidade de tráfego”, finalizou o prefeito Zito Barbosa.
O programa Pavimenta Barreiras segue com frentes de trabalho nos bairros São Miguel, Morada da Lua de Baixo, Renato Gonçalves e em breve estará na Vila Rica e também no bairro Aratú. Alcançando simultaneamente diversos pontos da cidade, levando mais mobilidade e qualidade de vida a população.
28
Fev / 2018 |
Venha participar desse grande mover de Deus. |
28
Fev / 2018 |
LEM: Confira as vagas de emprego no SINEBAHIA |
TÉCNICO AGRÍCOLA
Curso técnico na área
Experiência na função
01 VAGA
MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA
AUXILIAR DE MECÂNICO DE MÁQUINAS
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA
DOMÉSTICA
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA
ASSISTENTE DE CONTABILIDADE
Cursando ensino superior
Experiência na função
01 VAGA
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Ensino médio completo
Experiência na função
03 VAGAS
AJUDANTE DE LIXADOR AUTOMOTIVO
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA
TOPÓGRAFO
Necessário curso de formação na área
01 VAGA
Os interessados deverão se dirigir à unidade do SINEBAHIA, localizada na Secretaria de Trabalho e Assistência Social – Avenida Barreiras, nº 795, Centro – Luís Eduardo Magalhães, munidos de CARTEIRA DE TRABALHO, RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, para realização do cadastro.
A remuneração inicial para os delegados de polícia, regime de trabalho de 40 horas semanais, atingirá o valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, no regime de 40 horas semanais. O certame contará com sete etapas, sendo: provas objetivas, provas discursivas, exames biomédicos, teste de aptidão física, exam
28
Fev / 2018 |
PRF e PF desarticulam quadrilha de roubo de rodas e pneus que atuava em rodovias no estado |
Foi deflagrada na manhã de hoje (27), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Federal (PF), a Operação “Estrada Livre”, que cumpriu 07 mandados de prisão nos estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais. Os presos fazem parte de uma organização criminosa responsável por mais de uma centena de roubos a veículos de carga nas rodovias da Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Tocantins.
Os criminosos agiam à noite ou nas primeiras horas da madrugada. Geralmente, quatro elementos fortemente armados rendiam motoristas de caminhões em postos de combustíveis ou pontos de apoio. Os alvos principais eram veículos em bom estado, pouco importando se estavam carregados ou vazios. Em seguida, o caminhão era levado para estradas de terra, onde outros membros da quadrilha faziam a retirada dos conjuntos rodas/pneus.
Uma Combinação de Veículos de Carga (CVC) comum nas rodovias como o bitrem, por exemplo, pode ter até 34 pneus, sem contar os estepes. Com a ajuda de outros integrantes da quadrilha, entre três e cinco elementos, todos os pneus da CVC eram retirados em um tempo que variava entre uma e três horas. Um caminhão baú, caçamba ou outro veículo de menor porte era usado para levar os pneus.
Cada pneu de uma carreta custa em média R$ 1.600,00, mais aproximadamente R$ 400,00 da roda ferro. Em alguns modelos, em que a roda é de alumínio, somente essa peça custa R$ 1.000,00. Assim, em cada roubo, a quadrilha gerava um prejuízo entre R$ 68 mil e R$ 88,4 mil, isso sem considerar pneus sobressalentes, rádios, demais peças, dinheiro e pertences pessoais.
Sob forte ameaça, amarrados e por vezes agredidos, os caminhoneiros tinham também subtraídos ainda os seus pertences pessoais, rádios, outras peças de fácil retirada e dinheiro.
Entre 2016 e 2017, estima-se que a quadrilha presa hoje foi responsável por 124 assaltos em rodovias da Bahia, gerando um prejuízo direto de aproximadamente R$ 6.200.000,00. Ações como essas provocam outros efeitos nocivos como atraso nas entregas, sensação de insegurança nos motoristas, encarecimento do frete, entre outros.
As rodovias onde a quadrilha mais atuava eram a BR 242 e BR 101, mas também há registros de investidas na BR 116, na BR 324 e na BR 110.