Com o objetivo de capacitar os microempreendedores individuais (MEI), com orientações para o desenvolvimento dos negócios, serão realizadas em Barreiras, Oeste da Bahia, as Oficinas SEI Comprar, SEI Vender, SEI Controlar meu Dinheiro e SEI Formar Preço de Venda. As capacitações acontecem nos dias 23, 25, 30 de janeiro e 1º de fevereiro, respectivamente, no auditório do Sebrae, das 14h às 18h. No dia 27, a solução vai das 14h às 17h.
As inscrições já podem ser feitas no Sebrae Barreiras, localizado na Avenida Benedita Silveira, nº 132, Edifício Portinari, Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.
Os temas trabalhados nas oficinas podem contribuir para melhorar a gestão e fortalecer o empreendimento. O gerente regional do Sebrae Barreiras, Emerson Cardoso, lembra que o microempreendedor individual precisa se capacitar para ser competitivo no mercado. “Essas Oficinas SEI são soluções do Sebrae customizadas, para atender demandas específicas desse público”, destacou.
Programação
No dia 23, será ministrada a Oficina SEI Comprar, que vai abordar elementos essenciais da compra e estratégias para adquirir produtos ou serviços com qualidade, preços e prazos de pagamento favoráveis para atender bem aos clientes e aumentar os lucros.
A oficina SEI Vender acontece no dia 25. Por meio dela, o empreendedor aprenderá como calcular o valor ideal de seu produto e atrair mais clientes. Entre os pontos abordados durante o curso para melhorar a gestão dos negócios estão: o marketing, o cliente, os produtos e serviços, a definição do preço de venda, o ponto de venda, as metas de venda, os modelos de descontos e as empresas de prestação de serviços.
Já a oficina SEI Planejar, que acontece no dia 27, vai abordar a importância do planejamento de ações, de forma ordenada e articulada, na melhoria do desempenho da empresa, com aumento de competitividade, de modo sustentável. Entre os conteúdos estão: O que é Planejar; Para que Planejar, Quando Planejar, Planejamento orientado para resultados, Ferramentas do planejamento, Visão sistêmica e Planejamento como processo dinâmico e contínuo.
No dia 30, é a vez da oficina SEI Controlar Meu Dinheiro. A capacitação trabalha noções de finanças, fluxo de caixa e ensina a separar as despesas pessoais daquelas da empresa, o que torna mais fácil a execução do controle diário de entradas e saídas. Entre os conteúdos abordados estão: Controle de caixa, Contas a receber, Contas a pagar e Caixa futuro.
E, no dia 1º de fevereiro, será realizada a oficina Sei Formar Preço de Venda, que traz uma visão clara dos efeitos da formulação do preço de venda na geração do lucro. A capacitação apresentará ferramentas ao empreendedor que precisa encontrar um ponto de equilíbrio operacional entre preço e gastos para manter o negócio com lucratividade.
23
Jan / 2018 |
Roberto & Junior. Vivendo e Adorando! |
23
Jan / 2018 |
Promoção 16 Anos do Grupo Santo Antonio!!! |
Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e moradores do bairro Tropical Ville aproveitaram o fim de semana para plantar mudas de espécies nativas do cerrado. A iniciativa reuniu adultos e crianças preocupados em preservar as árvores típicas da região.
“A participação das crianças é de suma importância para que esta geração possa fazer a diferença nos cuidados com a natureza”, declarou a titular da pasta, Izabel de Paula.
Qualquer pessoa pode organizar eventos como este nas comunidades de Luís Eduardo Magalhães. Para isso, basta solicitar apoio à Secretaria de Meio Ambiente, que tem 5 mil mudas à disposição da população.
“Esse trabalho é muito importante. As árvores deixam o ambiente mais bonito, dão sombra, ajudam a reduzir as temperaturas e proporcionam melhor qualidade ao ar que respiramos”, concluiu o prefeito Oziel Oliveira.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O curso é completamente gratuito e é realizado na modalidade semipresencial. Na Bahia são 230 vagas disponibilizadas para Salvador (20 vagas); Gandu (30); Juazeiro (60); Luís Eduardo Magalhães (60); e Senhor do Bonfim (60). As inscrições, também gratuitas, vão até o dia 9 de fevereiro e devem ser realizadas através do site etec.senar.org.br
Atualmente, 370 alunos já estão participando do curso aqui no estado, com turmas em Salvador, Gandu, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães e Senhor do Bonfim. No próximo mês de fevereiro, os alunos da turma de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, vão concluir o curso e serão os primeiros profissionais capacitados pelo SENAR através do curso técnico. Alessandra Nascimento da Silva, uma das alunas da turma de LEM, fala sobre sua experiência com o curso. “Eu já consegui uma oportunidade no mercado de trabalho na área do agronegócio. Minha expectativa agora é crescer ainda mais, porque é uma carreira promissora. Como todos já sabem, o agronegócio é o que move o Brasil, principalmente em regiões como LEM, onde o setor é muito forte”, disse.
O curso Técnico em Agronegócio é reconhecido MEC e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), e oferecido em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA). Possui carga horária de 1.230 horas, sendo 80% à distância e 20% de aulas presenciais.
O processo de seleção será online, por meio de análise curricular. No ato da inscrição, o candidato deverá anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais.
Terão prioridade de acesso às vagas os agentes de assistência técnica e extensão rural; agricultor familiar ou médio produtor e técnicos de assistência técnica e extensão rural. Os candidatos que não apresentarem documentação que comprovem esse vínculo com o setor agropecuário vão concorrer às vagas como público geral.
O principal desafio do Técnico em Agronegócio é aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial. Por meio de técnicas de gestão e de comercialização, o profissional atua na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.
Antes de efetivar a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente, pois o sistema aceita somente uma inscrição por CPF. Para mais informações entre em contato via 0800 642 0999 ou pelo e-mail etec@senar.org.br
22
Jan / 2018 |
Comunicado do Cartório eleitoral de LEM |
O Cartório Eleitoral da 205° zona reafirma que a coleta da biometria ainda não é obrigatória para eleitores que votam em Luís Eduardo Magalhães.
Informa também que nos dias 30 e 31 de janeiro, das 8 às 16h estará atendendo apenas pedidos de transferências eleitorais.
22
Jan / 2018 |
Promoção 16 Anos do Grupo Santo Antonio!!! |
20
Jan / 2018 |
Frango Assado aos Sábados, Domingos e Feriados no Hiper Santo Antonio à partir de 11hs! |
20
Jan / 2018 |
Fim de Semana Hiper Bacana no Grupo Santo Antonio!!! |
20
Jan / 2018 |
Sindicato dos Servidores Públicos de LEM convoca associados para Assembléia Geral no próxi |
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2018
ASSEMBLÉIA GERAL
Em atendimento ao contido nos artigos 8º (VI) e 37º (X) da Constituição da República do Brasil de 1988, o SINSERPLEM – Sindicato dos Servidores Públicos de Luís Eduardo Magalhães, pessoa jurídica inscrita sob o CNPJ nº 10.658.978/0001-07, convoca à categoria dos servidores públicos municipais, para Assembleia Geral, à ocorrer no dia 30 de janeiro de 2018, terça feira, com primeira chamada às 18:00h, em sua sede situada à Rua Cleriston Andrade, 1269, Centro, em Luís Eduardo Magalhães, Bahia, para iniciarmos a Campanha Salarial 2018.
Na oportunidade serão tratados outros temas relevantes à categoria.
CRB/1988
Art. 8º
VI- é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho;
Art. 37º
X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;
Luís Eduardo Magalhães – Bahia, em 19 de janeiro de 2018
MARCELO RUFINO AGOBAR
Presidente SINSERPLEM
Quem precisa acessar a nova rodoviária de Luís Eduardo Magalhães, enfrenta um grande problema de mobilidade, principalmente quem mora nos bairros mais afastados da cidade. Para chegar ao local, só se for de táxi ou mototaxi.
A estrutura inaugurada em novembro do ano passado é particular e demorou para ser entregue, mas mesmo com a demora na entrega, a população recebeu com esse problema.
Na época da inauguração, responsáveis pela gerência disseram a nossa reportagem que já havia tratativas com a prefeitura municipal, no sentido de viabilizar uma linha de ônibus coletivo que levasse até a rodoviária.
Passados dois meses, a situação é a mesma. Em entrevista com o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares, ele nos afirmou que o prefeito Oziel tem total interesse, mas que tem que ser feito dentro da lei.
“Tem interesse sim do prefeito, mas isso tem que obedecer normas, lei, aprovação por Câmara e está na mão da nossa Procuradoria”, explicou.
Ainda segundo Álvares,”a mobilidade urbana tem que ser criada em conjunto. Qualquer alteração que se faz em relação a uma linha de ônibus, está se alterando todo o trânsito da cidade”. Além do que “nós temos hoje uma concessão com uma empresa de ônibus, que pegamos o contrato em andamento. Então para que haja uma linha para a rodoviária, tem que ser através de uma licitação ou termo adtivo. Isso está em processo de estudo”, disse.
O secretário nos contou ainda que quando a rodoviária foi criada, não foi feito nenhum plano de mobilidade urbana, ”eu não sei qual era a relação do proprietário da rodoviária com o antigo gestor, mas não consta nenhum plano de mobilidade”.
“O prefeito tem se preocupado com isso junto ao DNIT, buscando uma rotatória ali depois da rodoviária, pontuou.
Em reunião na tarde da quarta-feira, 17, o secretário municipal da fazenda Arnon Lessa, acompanhado da chefe de gabinete Marileide Carvalho e do subsecretário de agricultura, indústria e comércio Rider Castro, recebeu no auditório do gabinete da prefeitura, comerciantes, associações e entidades que representam os setores produtivos do município para discutir sobre as mudanças recém-aprovadas no código tributário. As sugestões, dúvidas e preocupações foram ouvidas prontamente pelo secretário e a equipe técnica do Departamento de Tributos.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras preparou uma pesquisa com base nas novas regras do código tributário que aponta a necessidade de adequações nos valores trazidos pela reforma da lei tributarista municipal. A avaliação dos contribuintes foi entregue para análise do poder executivo.
“Existe uma parceria histórica entre a Prefeitura e entidades da sociedade civil como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras. Ouvimos todas as sugestões feitas aqui e avaliaremos junto com o prefeito as alterações possíveis de serem realizadas, uma vez que o nosso objetivo é atualizar o sistema de tributos e não prejudicar os contribuintes e ou investidores”, disse o secretário de finanças Arnon.
Ficou acordada a criação de uma comissão das entidades para acompanhar as atividades relativas ao tema. A próxima reunião está agendada para o dia 01 de fevereiro. Na oportunidade, o secretário da fazenda anunciou que enquanto o processo de discussão ocorre, a validade dos alvarás de 2017, foi prorrogada até o dia 28 de fevereiro.
Também participaram da reunião CRC, SINDILOJAS, OAB, CREMEB, ABAPA, AIBA, SEBRAE, Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, CRECI e SIOB.
De acordo com o ditado popular do brasileiro, o ano só começa após o Carnaval, mas, para alguns segmentos de negócios, o reinado de Momo é uma grande oportunidade de trabalho e rentabilidade. Pensando nisso, o Sebrae e a Prefeitura de Barreiras, no Oeste da Bahia, firmaram uma parceria que proporcionará aos empreendedores do município que irão trabalhar durante a festa a oportunidade de adquirir conhecimentos para atuação nos cinco dias de folia.
A programação das capacitações contará com três dias de workshops com os temas “Qualidade no atendimento ao turista” no dia 30 de janeiro, “Controles Financeiros”, no dia 31, e “Noções Básicas na Manipulação e acondicionamento de alimentos” no dia 1º de fevereiro. O evento acontecerá na Casa da Cultura, que fica na Praça Landulfo Alves, 48, Centro, sempre das 19h às 22h. As inscrições já podem ser feitas na Secretaria de Agricultura, que fica no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.
O gerente Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, destaca que o evento aquece o comércio local e descortina uma série de oportunidades para as empresas do trade turístico e potenciais empreendedores. "Quanto mais acesso a informação e conhecimento, maior a possibilidade de sucesso. Fechamos essa parceria com a prefeitura a fim de qualificar os ambulantes, Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresas (ME) que trabalharão nas principais avenidas, durante o carnaval”, pontuou Emerson. Ainda segundo o gerente, a ação contribui para que os visitantes da cidade e foliões recebam um atendimento mais profissional e diferenciado.
Para o membro da Comissão Permanente de Eventos da Prefeitura, Rider Castro, essa parceria é importante para o comércio. “A gente entende que as atividades empresarias são dinâmicas e que muitos comerciantes precisam se preparar para atender os consumidores neste período de modo diferenciado, como substituir os materiais perfuro cortantes por descartáveis e não utilizar embalagens de vidro”, destacou.
Programação do Carnaval
O carnaval de Barreiras acontece de 9 a 13 de fevereiro e vai contar com uma programação extensa: o circuito Agnaldo Pereira abrigará trios elétricos, grandes blocos e camarotes. No Centro Histórico, o circuito Zé de Hermes terá carnaval cultural e blocos tradicionais. No balneário Três Bocas, será instalado o circuito Rio de Ondas. Araketu, Armandinho, Daniela Mercury e Margareth Menezes são algumas das atrações já anunciadas para a folia de Momo.
Para o prefeito da cidade, Zito Barbosa, o setor turístico vai ajudar a movimentar ainda mais a economia local. “Vamos receber turistas que poderão optar pela avenida ou se divertir no carnaval cultural, além, é claro, do carnaval durante o dia, nas margens do Rio de Ondas. Por isso a parceria com o Sebrae é muito importante para profissionalizar e melhorar a prestação dos nossos serviços”, finalizou.
A cadeia produtiva da folia
Na fase de preparação do Carnaval, há oportunidades para artistas; produtores e gestores culturais; designers, arquitetos, engenheiros; e produtores e fornecedores de fantasias, abadás, adereços, enfeites, máscaras e complementos; aluguel de palcos e estruturas, cantor independente, maquiador, ambulantes de alimentação, barraqueiro, marmiteiro, customizador de roupas, costureira, fabricação de calçados e artesão em gesso. Também entram a indústria e o comércio e insumos e componentes para a fabricação de fantasias, decoração de espaços; a indústria e o comércio de instrumentos musicais; a montagem de palcos e estruturas; a moldagem em fibra de vidro e materiais plásticos; e os serviços de comunicação.
Lucram também com a festa, devido ao crescimento do movimento de pessoas e da demanda de produtores da festa, a indústria, o comércio e os serviços de bebidas e alimentos; os serviços de transportes; hotelaria e hospedagem informal; higiene e beleza, academias de ginástica, cursos de dança e percussão; a indústria química (que produz insumos para embalagens e confecção de máscaras, etc); a indústria metalúrgica, que produz latinhas de bebidas e estruturas metálicas para a montagem de palcos, por exemplo; e os serviços de segurança e apoio, como empresas de limpeza e carregadores.
Por último, estão os segmentos do “não Carnaval”, ou seja, aqueles que lucram com as pessoas que querem fazer programas alternativos às festas do período. Entre eles estão as pousadas e hotéis longe do agito, os retiros espirituais e até as jornadas de autoconhecimento, além da programação cultural cotidiana das cidades, como cinema, teatro e shows.
19
Jan / 2018 |
Promoção 16 Anos do Grupo Santo Antonio!!! |
Na manhã desta quinta-feira, em 18, a 85ª CIPM promoveu uma avaliação física para selecionar dois de seus integrantes para participar da Instrução de nivelamento de Conhecimentos da Companhia Independente de Policiamento Tático – Rondesp Oeste, em Barreiras.
Os policiais foram submetidos a provas de Barra Dinâmica, Flexão de Cotovelos, Corrida de 50 metros e corrida de 2.400 metros.
Os dois policiais que obtiveram os melhores índices foram indicados para a instrução. A partir da próxima semana, os candidatos participarão do Nivelamento, onde serão ministradas diversas instruções, entre elas abordagem, controle de tumultos e tiro tático, ampliando seus conhecimentos e contribuindo para um melhor desempenho no dia a dia do policiamento.
Os agricultores baianos recuperaram, no último ano, 223,2 quilômetros de estrada na região oeste do estado. Reunidos por meio do Programa Patrulha Mecanizada da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), eles promoveram a recuperação e cascalhamento de trecho de 96 km de estrada vicinal em Jaborandi; 93 km na Estrada do Café, em Barreiras; e 33 km na Rodovia da Soja, em São Desidério. Com recursos do Prodeagro, Fundeagro e Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), vem sendo investidos recursos para a manutenção total das vias pelos agricultores, em parceria com as prefeituras. O trecho recuperado no ano passado compreende, comparativamente, a mesma distância entre a cidade de Luís Eduardo Magalhães e a divisa com o estado de Goiás, no distrito de Rosário, em Correntina.
O coordenador do Patrulha Mecanizada da Abapa, David Tavares, explica que o programa vem trabalhando com uma equipe de 31 colaboradores que atuam ao longo de todo o ano. “O programa dispõe de 30 equipamentos próprios, dentre motoniveladoras, escavadeiras, rolos compactadores, tratores, caminhões, para executar os trabalhos de recuperação”, explica. Os agricultores já estão planejando novas parcerias para as melhorias das estradas vicinais da região, a exemplo da pavimentação asfáltica de 33 km da Rodovia da Soja, em São Desidério, recentemente recuperado pelo Patrulha Mecanizada da Abapa.
Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, o programa é considerado uma referência em todo o Brasil. “Mostramos que os agricultores do oeste da Bahia estão unidos para vencer as dificuldades de logística para o escoamento da safra agrícola, reunindo esforços, juntamente com os municípios, contribuindo também para melhorar o acesso ao transporte e mais qualidade de vida para quem vive nas localidades da zona rural”, afirma.
Preservação dos rios – Com a recuperação de estradas, o programa Patrulha Mecanizada também beneficia a preservação dos rios da região. “Os agricultores baianos estão fazendo a sua parte para diminuir o assoreamento dos rios através da recuperação das estradas. Neste trabalho, são levantadas barreiras de contenção e ‘barraginhas’ para evitar que sedimentos como areia, cascalho e pedra sejam levados pelas chuvas até os rios”, explica Busato. Além disto, os produtores também estão investindo na recuperação das nascentes dos rios que vem sendo prejudicadas principalmente pelo pisoteio do gado e com o assoreamento.
Os produtores rurais, por meio da Abapa e da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) fecharam uma parceria com o município de São Desidério, onde estão previstos atuar em mais de 80 hectares abrangendo 11 comunidades rurais e compreendendo a recuperação de nascentes dos afluentes do rio São Desiderio, Guará, Boa Sorte e bacia do Rio Grande. Desde o início do projeto, em 2013, já foram recuperadas em cinco anos mais de 1000 km de estradas, com um investimento aproximado de R$ 20 milhões, com recursos dos agricultores baianos, por meio do IBA, Prodeagro, Fundeagro e parceria com os municípios e demanda espontânea dos próprios produtores.
Responsável pelo atendimento de cerca de 400 pacientes por dia em 2017, a Policlínica Municipal de Luís Eduardo Magalhães está passando por uma ampla reforma. Os 15 consultórios, onde são realizados atendimentos em 20 especialidades, foram totalmente remodelados e ganharam novos equipamentos.
O local está recebendo nova pintura, sinalização adequada, manutenção nos aparelhos de ar condicionado e nas redes hidráulica e elétrica. Outra novidade será no acesso à Policlínica. O prefeito Oziel Oliveira anunciou a pavimentação das duas pistas da Avenida Tancredo Neves, em frente à unidade de saúde, o asfaltamento da Rua Itacaré até o posto do INSS e serviços de melhorias na Praça da Bíblia, que fica próxima ao local.
“São intervenções muito importantes. Tudo para garantir maior conforto para quem precisa de consultas ou fazer exames. Para ter um atendimento de qualidade é preciso oferecer uma boa estrutura e é isso que iremos proporcionar aqui”, afirmou o chefe do executivo municipal.
Até a conclusão da reforma, o atendimento nas especialidades essenciais está sendo feito no posto de saúde ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). São profissionais nas áreas de pediatria, ortopedia, psiquiatria, ginecologia, obstetrícia e fonoaudiologia. Também há médicos de outras especialidades que podem ser acionados em casos de emergência.
“A nossa rede está preparada para atender qualquer tipo de situação durante a reforma da Policlínica. Antes da interrupção temporária das atividades, a Secretaria de Saúde montou um esquema eficiente para garantir o atendimento aos nossos cidadãos,” concluiu o prefeito Oziel Oliveira.
18
Jan / 2018 |
Barreiras terá uma Central Integrada de Regulação |
A Secretaria de Saúde de Barreiras informa a todos que durante os dias 18 e 19 de janeiro, a Central de Regulação estará transferindo o atendimento para um novo local e durante esses dias não irá funcionar, voltando o atendimento normal ao público no dia 25 de janeiro. O atendimento nas Unidades de Saúde irá funcionar normalmente na próxima segunda-feira, 22.
A Central Integrada de Regulação – CIR, é uma inovação da Secretaria de Saúde em Barreiras, que tem como principal objetivo orientar o fluxo de atendimento, facilitar a realização das consultas especializadas dentro e fora do município e os exames de média e alta complexidade solicitados pelos profissionais da saúde. A inauguração da sede da CIR será na tarde da próxima quarta-feira, 24, na Avenida José Bonifácio.
Na CIR serão realizadas as demandas da Central de Regulação para agendamento de exames, agendamento do Tratamento Fora Domiciliar – TFD, Regulação do SAMU, Agendamento das Cirurgias Eletivas e a Central de Processamento de Dados. Conforme a secretária de saúde, a CIR dará maior comodidade e conforto para todos os usuários do SUS.
“Com o novo local da Central Integrada de Regulação, a população de Barreiras e região terá suas demandas realizadas em um só local, isso contribuirá para a comodidade de quem está precisando dos atendimentos ofertados pelo SUS, desta forma seguiremos trabalhando para ofertar uma saúde mais humanizada a todos os munícipes”, destacou Marisete Bastos.
18
Jan / 2018 |
Promoção 16 Anos do Grupo Santo Antonio!!! |
18
Jan / 2018 |
Roberto & Junior. Vivendo e Adorando! |