Blog Santo Antônio
Notícias







A Secretaria de Infraestrutura iniciou uma operação tapa-buracos, em diversos bairros de Luís Eduardo Magalhães. O trabalho deve continuar nos próximos dias com a previsão de tempo firme para o Oeste da Bahia.

“Estamos aproveitando a estiagem para recuperar as ruas e avenidas da cidade. Como estamos no período chuvoso, qualquer período de tempo firme tem que ser utilizado”, exclamou o prefeito Oziel Oliveira.

O trabalho começou em vias onde há um grande fluxo de veículos, como Avenida JK e Centro da cidade. Depois, homens e máquinas vão recuperar vias em diversos bairros de Luís Eduardo Magalhães. “A intenção é garantir boas condições de trafegabilidade nas ruas e avenidas de todo o município”, explicou o prefeito.

Condutores e pedestres que passam pelas ruas beneficiadas elogiam a iniciativa da Prefeitura. “Agora temos mais segurança para trafegar. A chuva é muito benéfica para a região, porém alguns dias de sol também são importantes para que o poder público possa realizar a manutenção da cidade”, comentou o comerciante Paulo Sérgio.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A matrícula para alunos novos na rede municipal de luís Eduardo Magalhães iniciou nesta quarta-feira, (10) e segue até o dia 30 de janeiro e serve também para os desistentes.

Para quem deseja ingressar na rede municipal de ensino, deve apresentar os seguintes documentos: histórico escolar; certidão de nascimento ou a cópia do RG, acompanhado dos originais; cópia do cartão do SUS; duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência com referência.

Dados da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães indicam que cerca de 19 mil alunos devem fazer parte do sistema municipal de ensino do ano que vem. Um aumento estimado de 1.000 discentes em relação a 2017. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o município está preparado para absorver todos os estudantes.

“A nossa rede municipal está pronta para atender a demanda. Todas as instituições têm o mesmo nível e não há necessidade de enfrentar longos períodos em filas para conseguir uma vaga em determinada escola. O ensino é unificado e todos os professores muito bem qualificados”explicou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

A 11ª Coorpin - Barreiras, vem a público informar que está aberto um canal de denúncias via aplicativo WhatsApp, com o intuito de que os cidadãos possam estar fazendo denúncias anônimas de pontos de venda de drogas, homicídios, localização de foragidos/suspeitos, enviando fotos, vídeos ou qualquer outro tipo de informação que possa ajudar a Polícia Civil a efetuar um bom trabalho na cidade de Barreiras e região.

O denunciante não precisa se identificar e o anonimato é garantido. Compartilhe essa matéria. Denuncie! WhatsApp: (77) 99996-5361.

O Whatsapp Denúncia da Delegacia de Barreiras é um canal de informações sigiloso.

Orientamos os denunciantes que apaguem a conversa após realizar a denúncia.

Ressaltamos que esse número não funciona para atendimento, apenas funciona para recebimento de informações sobre bocas de fumo, homicídios, localização de suspeitos e foragidos da justiça, ou qualquer outra informação que seja de interesse da polícia, mas o denunciante tenha receio em se identificar.

Caso necessitem de atendimento ou esclarecimentos, procure a Delegacia ou ligue para o 190

Fonte: Polícia Civil

A recuperação de nascentes localizadas em 11 comunidades rurais do município de São Desidério (BA), foi confirmada por meio da assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Associação de Agricultores e  Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Prefeitura daquele município. O evento, realizado na quinta-feira (4), reuniu o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, da Aiba, Celestino Zanella, o prefeito José Carlos de Carvalho e o secretário de meio ambiente, Joacy Ferreira de Carvalho.

A parceria prevê a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP’s), em mais de 80 hectares com um perímetro de 17.870 metros que abrange as nascentes localizadas nas comunidades de Alegre da Pontezinha, Cabeceira do Salto, Alegre, Conceição de Baixo, Marias, Boqueirão do Palmeiral, Estiva, Canabravão, João Rodrigues, Baixa Bonita e Pindaíba, conforme cronograma previamente estabelecido.

“Fizemos um estudo nas comunidades que serão atendidas pela recuperação para levantar os principais fatores causadores da degradação, e ficou confirmado durante nossas visitas que o pisoteio pelo gado e o assoreamento são os responsáveis. A parceria com a Abapa garantirá o aporte financeiro para executarmos o projeto, e, em contrapartida, a Prefeitura garantirá a mão de obra especializada para execução, acompanhamento, além do estudo técnico”, explicou o secretário Joacy Carvalho.

Segundo o presidente da Abapa, Júlio Busato, outras parcerias entre a associação e prefeituras do oeste da Bahia estão programadas para este ano que se inicia. “Além de São Desidério, vamos trabalhar em conjunto com Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Correntina, a princípio. Como a essência do Programa Patrulha Mecanizada mantido pela Abapa, é a recuperação de estradas e de nossos rios, vamos utilizar nossas máquinas para a preservação dos mananciais da região e melhoria das nossas vias”, disse.

A área de Preservação Permanente prevista no acordo de cooperação técnica compreende nascentes dos afluentes do rio São Desiderio, Guará, Boa Sorte e bacia do Rio Grande.

Recuperação de estrada – Durante o encontro, os presidentes das duas associações apresentaram ao prefeito de São Desidério a proposta inicial para uma nova parceria com foco na pavimentação asfáltica dos 33km da Rodovia da Soja, naquele município, importante via de escoamento da produção agrícola.

Para o presidente da Aiba, Celestino Zanella, o investimento em asfalto será uma realidade que as associações colocarão em prática nas diversas estradas vicinais do oeste baiano. “Nós temos que fazer, estamos planejando e o nosso foco além das manutenções que já realizamos com recursos do Prodeagro, agora será o asfalto”, disse. Com base no projeto entregue ao prefeito, um novo encontro será agendado para discutir o assunto com maior aprofundamento.

Fonte: Ascom Abapa

Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, (09), ao repórter da Moderna FM 92.1, José Bonfim, o delegado da Polícia Civil, Joaquim Rodrigues esclareceu que os dois autores dos primeiros homicídios de 2018 em Luís Eduardo Magalhães já foram identificados.

“A prevenção é importante, mas o esclarecimento depois que acontece é uma resposta contra a impunidade”, disse o delegado.

Sol do Cerrado: no caso do assassinato do Sol do Cerrado, o autor foi identificado como André Conceiçao da Silva, mais conhecido como neguinho. De acordo com o Dr. Joaquim, no momento da violência, tanto o autor, como a vítima estavam consumindo drogas na localidade e, em um certo momento começou uma discussão entre a vítima, Jadiel e o autor, André, por causa do volume do som. André desferiu um tiro de espingarda na vitima que mesmo socorrida, não resistiu. Ainda segundo o delegado, a polícia fez a diligência logo após o ocorrido, mas não obtiveram êxito.  

Santa Cruz: o fato também ocorreu entre conhecidos. Segundo o delegado, a vítima, Adão, deu apoio para esse casal que veio morar na casa dele, “eles são de Irecê”. Segundo relatos, João Paulo, estava agredindo a esposa, e Adão interviu, mas João Paulo continuou ameaçando a esposa.

A mulher de João Paulo quis ir embora, a vítima acompanhou e foi atingido por um golpe de faca, vindo do marido agressor, morrendo no local. Já chegou na UPA sem sinais vitais.

Nos dois casos será pedida a prisão dos suspeitos.

Fonte: Douglas Batista

Apesar do final de semana chuvoso os Bombeiros de LEM que atuaram como guarda-vidas no Balneario Rio de Pedras, avaliaram como positivo o primeiro final de semana do Operação Verão. A atuação irá se repetir durante todos os finais de semanas e feriados. O subenente Rodrigues acompanhou os trabalhos nos dois dias. Confira as fotos. 

 

Fonte: Douglas Batista

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
O Decreto nº 18.140, que regulamenta a Reposição Florestal no Estado da Bahia, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (5). A publicação apresenta as formas de cumprimento da Reposição Florestal para os detentores de Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), consumidores de matéria-prima florestal e infratores que não possuem autorização para suprimir vegetação. O documento altera os dispositivos do decreto estadual nº 15.180/2014, que regulariza a gestão das florestas e das demais formas de vegetação na Bahia.
 
O secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, explica que "a regulamentação fornece a segurança jurídica necessária para o cumprimento da Reposição Florestal, além de incentivar, através da aplicação específica dos recursos recolhidos ao Fundo Estadual de Recurso para o Meio Ambiente [FERFA], a recuperação, manutenção e implantação das florestas de produção no nosso estado".
 
De acordo com o documento, o detentor de autorização de supressão de vegetação nativa fica desonerado do cumprimento da reposição florestal, a ser efetuada por aquele que consuma a matéria-prima florestal.
 
Para fins de desoneração do cumprimento da reposição florestal pelo detentor da autorização de supressão de vegetação nativa, a destinação para consumo da matéria-prima florestal extraída deverá ser comprovada dentro do período vigente da autorização de supressão. Não havendo comprovação, a reposição florestal deverá ser cumprida pelo detentor da autorização. 
 
Ainda de acordo com o decreto, as cooperativas e as associações de fomento florestal estarão aptas a realizar atividades relacionadas ao fomento florestal no estado quando cadastradas no órgão ambiental competente, no caso, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O responsável por explorar vegetação, sem autorização ou em desconformidade, fica também obrigado a efetuar a reposição florestal. 
 
FERFA
 
O decreto também regulamenta o pagamento pecuniário ao Fundo Estadual de Recurso para o Meio Ambiente (FERFA) como forma de cumprimento da reposição. Os recursos devem ser aplicados em projetos de plantio e condução de espécies florestais, espécies nativas em florestas de domínio público, recuperação das áreas de Reserva Legal de pequenas propriedades, em Reservas e Florestas Extrativistas de domínio público e em incentivos à manutenção e implantação de florestas de produção de matéria-prima florestal mediante as Cooperativas e Associações de Reposição Florestal. 
 
A assessora da Sema Mariana Vidal destaca que "a publicação irá sanar as lacunas que envolviam a gestão de recursos florestais na Bahia e atende às demandas da área técnica do Inema, órgão executor das políticas ambientais, e do setor produtivo".
Fonte: ASCOM/SEMA

A partir do dia 15 de fevereiro, quando acaba o recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães terá uma nova composição. Elton Almeida (PSDC), quarto vereador mais votado, eleito com 638 votos retoma a sua cadeira na casa legislativa, após um ano como secretário de Cultura e Turismo, além de atuar como interino na de Esportes. A exoneração dele foi publicada no Diário Oficial do Município do último dia 05, a pedido.

Com a volta de Eltinho, Cleide Bosa (PSD), única mulher até então na Câmara, deixa a casa. No entanto, ela é cotada, extraoficialmente para a secretaria de Cultura. No último dia 3 de janeiro, Cleide, que é evangélica, publicou em sua página no Facebook a seguinte frase: “minha vida está nas mãos do meu senhor que criou os céus e a terra...sei que Deus é fiel para cumprir suas promessas”, talvez prevendo os acontecimentos futuros. Até o fechamento dessa matéria não conseguimos falar com Cleide.

Fonte: Douglas Batista

Fonte: Grupo Santo Antonio

Lançado em novembro de 2015 e finalizado em outubro e 2017, mais uma fase o Programa Fitossanitário, financiado pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), sob a coordenação técnica da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), traz, como resultados, indicadores que revelam êxito na proteção dos cotonicultores do estado da Bahia contra possíveis danos econômicos causados pelas pragas do algodoeiro. Uma serie de ações foram postas em prática alicerçadas por planejamentos prévios, nas regiões produtoras.

Durante a execução, e para tornar mais abrangente e eficiente a atuação do programa, a Abapa trabalhou com uma equipe de 14 técnicos distribuídos em 18 núcleos produtivos no oeste e sudoeste baiano com capacitações, treinamentos, orientações e suporte técnico. O monitoramento do bicudo do algodoeiro, contou com a instalação de armadilhas ao longo do período da entressafra das lavouras, vazio sanitário no período de 20 de setembro a 20 de novembro de cada ano como forma de garantir um indicador da praga para tomada de decisões no início de cada safra de algodão, evitando uma possível evolução da doença.

 Todas as propriedades (cultivo de algodão e área de rotação) e algodoeiras foram visitadas e monitoradas, assim como o início da semeadura da soja que sucedeu o algodão safra 2017/18. O programa Fitossanitário da Abapa, conta com o apoio operacional e logístico aos projetos de pesquisas de instituições como Universidade de São Paulo (Usp – Esalq), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Embrapa, Aiba, Fundação Bahia e outras empresas do agronegócio.

Na região oeste foram realizadas 668 visitas nas 181 propriedades de algodão e áreas de rotação, para as 74 algodoeiras foram 68 visitas. Já a região sudoeste do Estado recebeu 618 visitas nas 583 propriedades, a maioria de pequenos produtores. “Nossas equipes percorreram estas áreas semanalmente ou quinzenalmente, em 201.634 hectares de algodão e mais de 160mil hectares de áreas de rotação levando orientação para que todos tivessem sucesso na redução às pragas, seguidas de relatórios enviados para todos os núcleos produtores”, explica o coordenador do programa da Abapa, Antônio Carlos Araújo.

Fizeram parte do projeto de guerra ao bicudo – que possui um ciclo rápido de reprodução, em torno de 18 - 21 dias, e em uma única safra pode ter até cinco gerações de insetos, dificultando o controle na lavoura – uma série de palestras, treinamentos envolvendo produtores, agrônomos, consultores, técnicos e gerentes das propriedades. A eliminação das tigueras de algodão existentes em rodovias, BR’s e estradas vicinais contou com a união de produtores, equipes do programa fitossanitário e prefeituras municipais que juntos, utilizaram capina mecânica e bons manejos para destruição e proliferação do inseto.

Na avaliação do presidente da Abapa, Júlio Cezar Busato, o trabalho de enfrentamento traz resultados importantes na eliminação do bicudo nas áreas monitoradas pelo programa. “Os agricultores estão conscientes sobre o seu papel de cuidar e proteger as lavouras, mas, sempre observando e conversando com os seus vizinhos para que a praga não se dissemine. Cada um, fazendo a sua parte, vamos continuar tendo bons resultados e, buscando o fim do bicudo no oeste e sudoeste da Bahia. Estamos caminhando para isso”, diz.

Fonte: Ascom Abapa

O Prefeito Oziel Oliveira, cumpre agenda nesta sexta-feira, (05), em Salvador e acompanha o andamento do contrato de construção de mais uma unidade escolar na cidade. A escola deve ser a mesma anunciada pelo governador rui Costa em maio, quando esteve visitando a Bahia Farm Show. Na oportunidade, Rui afirmou que o edital sairia na semana seguinte, o que não aconteceu.

Em sua página no Facebook, Oziel informou:"Foi homologado pelo Governo do Estado, o contrato da empresa que vai construir uma nova unidade escolar em nossa cidade! Serão quase R$ 3,5 milhões de reais investidos na construção dessa escola, milhares de novas vagas, nossos jovens mais preparados com dignidade!", disse.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A partir deste sábado, (06), quatro bombeiros vão atuar como guardas-vidas no Balneário Rio de Pedras, localizado em Luís Eduardo Magalhães, na saída para Brasília, às margens da BR -020.
O projeto é atender a população todos os finais de semanas e feriados no local. A Sutrans também vai atuar para reorganizar o espaço. A Polícia Militar também vai dar apoio. além disso, serão realizadas campanhas educativas para conscientização dos motoristas que estacionam irregularmente às margens da BR.

Fonte: Douglas Batista

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio







Pautada nos princípios da economicidade e da eficiência, a Mesa Diretora da Câmara de Barreiras fez um balanço positivo dos trabalhos realizados em 2017. Economizando mês a mês o dinheiro destinado ao Poder Legislativo, ficaram nos cofres R$ 152.089,06 que foram devolvidos oficialmente à prefeitura.

O encontro entre o presidente Gilson Rodrigues, o prefeito Zito Barbosa, a vice-prefeita Kalúcia Macedo, a 2ª Secretária, Silma Alves, e os vereadores, Eurico Queiroz, Cesar da Vila, B.I, Beza e Hipólito, marcou um momento importante para a sociedade, pois há alguns anos não havia o registro de devolução de duodécimo por parte da Câmara Municipal.

Apesar do dinheiro ficar à disposição do município para aplicar onde achar necessário, num diálogo franco e aberto, a Câmara sugeriu que os R$ 152.089.06 sejam destinados ao Conselho Tutelar para investimento na estrutura de trabalho, em especial, na aquisição de equipamentos para a melhorar ainda mais a atenção à criança e ao adolescente.

Quanto ao Executivo, já era intenção do prefeito Zito Barbosa, saber da sugestão da Câmara de Vereadores sobre a destinação do valor devolvido, e por isso, concordou em investir no Conselho Tutelar. “O dinheiro será usado da forma como a Câmara decidir. Vamos chamar o Conselho para definirmos juntos o que devemos fazer. Parabenizo o Legislativo pela atitude e principalmente pela responsabilidade com o uso do dinheiro público. O Conselho Tutelar realmente está precisando”, afirmou o prefeito Zito Barbosa.

A sobra dos R$ 152 mil é fruto da determinação do presidente Gilson Rodrigues, em também contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O ano de 2017 foi de muito trabalho, onde constam ações importantes. No período, a Mesa Diretora, dedicou-se a melhorar as condições de trabalho dos vereadores; garantiu a progressão de servidores que esperavam pelo ato administrativo há dez anos; criou cargos de Diretoria para os gabinetes dos 19 vereadores para que cada um pudesse qualificar a prestação de serviço à população; investiu na TV Câmara, e está reformando o prédio do Legislativo.

“Estou feliz com o resultado do nosso trabalho. É isso que temos que fazer, aplicar o dinheiro público de maneira responsável e agir com transparência. A Câmara de Vereadores demonstra mais uma vez que tem compromisso com a sociedade barreirense”, disse o presidente Gilson Rodrigues

Fonte: Ascom Câmara de Vereadores - Barreiras
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |