Em uma iniciativa para aprimorar o trabalho da segurança pública na Bahia, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) realizaram, nesta sexta-feira (18), no Farol da Barra, em Salvador, a entrega de 127 viaturas à Polícia Militar da Bahia (PMBA), Polícia Civil da Bahia (PCBA) e Departamento de Polícia Técnica (DPT). O aporte de R$ 26 milhões do Estado e da União vai atender não só a capital baiana, mas, também, a outras cidades como: Feira de Santana, Paulo Afonso, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Barreiras, Brumado, Itabuna, Teixeira de Freitas e Juazeiro.
Caminhonetes, microônibus, motos e carros de passeio foram alguns dos veículos entregues pelo governador Jerônimo Rodrigues. Ele estava acompanhado do ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública do Brasil, e do secretário Marcelo Werner, da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
O chefe do Executivo enfatizou que a integração dos poderes é um objetivo diário na atuação das forças de segurança da Bahia e tem sido alcançada com bons resultados, graças ao apoio da União. “Essa parceria da União, com fundo, com planejamento, reduz o custo dos Estados na aquisição de um veículo desses. Além de aportar orçamento, o Governo Federal também aporta estratégia. Então, é fundamental a gente fazer uma entrega, e com o governo Lula, sensível ao tema da segurança, com um ministro que conhece por dentro o tema da lei. Isso nos dá segurança naquilo que estamos fazendo”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
O ministro Lewandowski acrescentou que a ação conjunta com o governo baiano demonstra que é possível ter estratégia entre União e os Estados brasileiros: “nós estamos apresentando um SUS da segurança pública no plano constitucional, com recursos permanentes que possam irrigar todo o sistema, que possam conjugar as dez polícias que existem no Brasil, contando as federais, as estaduais e as guardas municipais. A Bahia pode representar um modelo para as outras unidades da Federação Brasileira”.
Do total das viaturas, 97 vão para 45 unidades da Polícia Militar, em 16 municípios; 26 para a Polícia Civil, beneficiando 25 unidades policiais em 12 municípios, e mais quatro para o DPT. Além dos veículos destinados às forças de segurança estaduais, foram entregues seis veículos para a PRF da Bahia. Quatro viaturas também vão atender Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) em Porto Seguro, Camaçari, Serrinha e Valença.
Há 31 anos na Polícia Militar, o sargento Francisco Accacio trabalha em uma das unidades da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e entende que a nova frota vai garantir mais agilidade e qualidade no trabalho dos agentes da segurança. “Essas viaturas novas melhoram muito o nosso serviço, melhora para o policial, da área operacional, mas o cidadão é quem mais sente cada investimento desse. Então, são muitos benefícios. Nós estamos satisfeitos, também, pela valorização que isso representa do nosso trabalho”, avaliou.
Desde 2023, o Estado já investiu R$ 246 milhões em entregas de viaturas, drones, helicópteros para as policias civil e militar, para o DPT e o Corpo de Bombeiros. O projeto de reestruturação da Segurança Pública também tem sido focado no aporte em tecnologias, inteligência e na entrega de novas unidades físicas para atendimento à população.
“De alguns anos para cá, há necessidade de viaturas semiblindadas, reforçando o trabalho ostensivo de policiamento e garantindo a segurança do nosso policial, que é o nosso maior patrimônio. É importante destacar que a frota entregue hoje é uma frota diversificada, para atender diversas missões e funções das atividades policiais”, lembrou o titular da SSP-BA.
Na cerimônia, o ministro Ricardo Lewandowski também oficializou a entrega, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, de 17.900 munições químicas não-letais, como granadas e sprays de pimenta, às forças policiais da PMBA e PCBA.
Saúde dos profissionais
O governo estadual também anunciou sua adesão ao projeto de intervenção psicológica online para profissionais da segurança pública, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP). Em convênio com universidades públicas, a iniciativa prevê a assistência gratuita e especializada para policiais civis e militares, bombeiros, peritos criminais e policiais penais.
Durante a noite de ontem, quinta-feira, 18, a guarnição do Pelotão (PETO) da 83ª CIPM, em patrulhamento tático pelas imediações do centro da cidade de Barreiras, e com o apoio do serviço de inteligência da CIPT-O, prende traficante de drogas. Com essa ação, a PM retira das ruas drogas ilícitas e arma de fogo.
Materiais Encontrados:
- Revólver calibre 38;
- 06 Munições de calibre 38 intactas;
- 02 Balanças de precisão;
- 01 Prensa artesanal;
- 03 Pacotes de saco zip;
- 1.333kg Substâncias análogas à maconha;
- 01 porção de substância análoga à cocaína;
- 994 reais em espécie;
- Aparelho de celular Iphone;
- Documentos de identificação
O flagranteado, juntamente com todo o material encontrado foi conduzido e apresentado a autoridade competente para que fossem adotadas as medidas cabíveis.
18
Out / 2024 |
Hoje e dia da "Sexta do Peixe" no Grupo Santo Antonio! |
17
Out / 2024 |
Cinco suspeitos de integrar facções morrem em confronto com a polícia na Região Metrop |
Cinco suspeitos de integrar facções morreram em um confronto com a polícia na cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e sete foram presos após troca de tiros no bairro de Pernanbués, na capital baiana, nas últimas 12 horas.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no final da tarde de quarta-feira (16), equipes da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Rondas Especiais (Rondesp da RMS) encontraram em Candeias, um grupo suspeito de abandonar corpos seis homens que fariam parte da mesma facção que eles e estariam mudando para uma rival.
Os corpos das vítimas, que não tiveram as identidades reveladas, foram encontrados também na quarta-feira, nas cidades de Simões Filho e Camaçari.
Na tarde de ontem, 16, a Polícia Militar de Serra Dourada realizou a apreensão de uma espingarda calibre 36 durante uma ação na Zona Rural do município. A operação teve início após uma denúncia a cerca de um indivíduo de 30 anos que havia sido recentemente deixado o sistema prisional, ameaçando populares na localidade de Porteira de Santa Cruz.
Os policiais localizaram o suspeito em um bar, onde ele acabou indicando o local onde havia descartado a arma. Durante a abordagem, o homem admitiu ter efetuado um disparo, mas negou qualquer tipo de ameaça. Ele foi detido e, junto com a arma apreendida, encaminhado à delegacia de polícia para as devidas providências legais.
17
Out / 2024 |
PM apreende drogas e prende traficantes em Ibotirama |
Na tarde de ontem, quarta-feira, 16, por volta das 16h, a guarnição do PETO da 28ª CIPM, realizava rondas na BR-242, nas proximidades do hotel Glória, em Ibotirama, foi avistado um veículo de carga parado de forma inadequada na via, quando a equipe se aproximou para verificar percebeu-se uma movimentação suspeita de três indivíduos dentro da cabine do veículo, sendo um 23 e os demais de 26 e 27 anos cada.
De imediato, foi realizada abordagem e localizado no seu interior uma sacola contendo uma quantidade de substância análoga à maconha e cocaína. Sendo assim, todo material apreendido é os suspeitos foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Ibotirama, para que fosse tomada as providências cabíveis.
Material apreendido:
25 Invólucros de substância análoga à cocaína;
02 Tablets de substância análoga à maconha.
No final da manhã desta quarta-feira, 16, por volta das 11h40, policiais militares realizavam patrulhamento tático, quando visualizaram dois indivíduos que, ao avistarem as viaturas, fugiram, adentrando em um imóvel abandonado.
Ato contínuo, os policiais realizaram o adentramento da edificação, quando encontraram uma cabine/estufa para cultivo de cannabis sativa, sendo que os suspeitos conseguiram evadir não sendo mais localizados, nem identificados. Em seguida, todo material apreendido foi apresentado na Central de Flagrantes de Barreiras.
Material apreendido:
1 cabine/estufa para cultivo de cannabis sativa;
13 pés de cannabis sativa.
17
Out / 2024 |
Hoje é dia da Quinta Dupla no Grupo Santo Antonio! |
16
Out / 2024 |
13º Festa Criança Feliz do Grupo Santo Antonio |
No dia 13 de outubro de 2024, ocorreu a 13ª Festa Criança Feliz do Grupo Santo Antônio, um evento mágico que proporcionou uma tarde inesquecível para todas as famílias presentes. Com uma programação repleta de atrações especiais e surpresas, a festa encantou crianças e adultos.
O Dayllon Circus trouxe um espetáculo maravilhoso, com personagens da Disney e dinossauros que animaram a todos, transformando o ambiente em um verdadeiro conto de fadas. As apresentações emocionantes e interativas garantiram risadas e alegria para todos os presentes.
Além das diversões, a festa também contou com uma série de prêmios incríveis, e o destaque foi o Fiat Argo 2024, 0km, que conquistou o coração do público. Outros prêmios atrativos também foram sorteados, proporcionando momentos de pura emoção.
Queremos agradecer de coração a todos que compareceram e tornaram esse dia tão especial. Sua presença e alegria foram fundamentais para o sucesso do evento. Agradecemos também aos colaboradores e parceiros que trabalharam arduamente para fazer da 13ª Festa Criança Feliz um dia repleto de sorrisos e memórias inesquecíveis. Estamos ansiosos para vê-los novamente no próximo ano!
Quem esqueceu quantias em bancos ou instituições financeiras tem esta quarta-feira, 16, para retirar os valores. O saque deve ser realizado exclusivamente pelo Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central.
A plataforma permite que cidadãos, empresas e até falecidos consultem se têm saldo disponível para resgate. Segundo o Banco Central (BC), mais de 32,9 milhões de pessoas (63,01% dos beneficiários) têm menos de R$ 10 a receber. Já 25,32% dos correntistas (13,2 milhões de pessoas) têm valores entre R$ 10,01 e R$ 100.
Apenas 9,88% (5,1 milhões) podem resgatar entre R$ 100,01 e R$ 1 mil, enquanto apenas 1,78% (931,8 mil) têm direito a mais de R$ 1 mil. Vale destacar que esses números consideram todas as contas, já que uma pessoa pode ter mais de uma conta com valores esquecidos.
O SVR foi relançado em março de 2023 e, até o final de julho deste ano, 22.201.251 pessoas conseguiram resgatar valores, representando apenas 32,8% dos 67.691.066 titulares que constam na lista desde o início do programa em fevereiro de 2022.
A mudança nas regras para o recolhimento do “dinheiro esquecido” se deve à sanção da Lei nº 14.973/24, ocorrida em 16 de setembro, que prevê a reoneração gradual da folha de pagamento. Após o prazo, o governo irá incorporar os saldos ao Tesouro Nacional, e a consulta e o saque só poderão ser realizados novamente após a publicação do segundo chamamento do Ministério da Fazenda no Diário Oficial da União.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestades em oito cidades do Oeste da Bahia, válido até as 10h desta quarta-feira (16). Entre as localidades afetadas estão Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, e São Desidério. Segundo o instituto, as chuvas podem atingir entre 20 a 50 mm por dia, acompanhadas de rajadas de vento de 40 a 60 km/h.
O alerta amarelo indica a possibilidade de alagamentos em áreas urbanas e queda de granizo, embora o risco de cortes no fornecimento de energia seja considerado baixo. De acordo com o Clima Tempo, o mês de outubro registrou apenas 2 mm de chuva em Formosa do Rio Preto, o que representa 4% da média esperada de 56 mm para o período.
Cidades afetadas
Barreiras
Luís Eduardo Magalhães
São Desidério
Formosa do Rio Preto
Santa Rita de Cássia
Riachão das Neves
Correntina
Santana
Orientações à população
O INMET recomenda que os moradores das áreas sob alerta tomem precauções, especialmente durante as rajadas de vento, evitando abrigar-se debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada para prevenir danos causados por surtos elétricos.
Se a tempestade causar danos ou situações de risco, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O alerta permanece em vigor até a manhã de quarta-feira. Veja o alerta aqui
A decisão sobre a retomada do horário de verão deve ser tomada nesta quarta-feira (16/10). O governo federal avalia a volta da medida para reduzir o impacto da seca sobre o consumo de energia.
O horário de verão foi extinto em abril de 2019, no início da gestão de Jair Bolsonaro (PL). A proposta precisa passar pelo crivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já havia cravado que a decisão sairia nesta semana. Isso porque, caso decida pelo retorno da medida ainda neste ano, ela precisaria ser implementada até o início de novembro.
Segundo o titular da pasta, após o decreto, haverá um período de 15 a 20 dias para que a mudança entre em vigor. Além disso, é importante que a medida seja retomada apenas após a realização do segundo turno das eleições municipais, marcado para 27 de outubro, para que não afete a logística.
Silveira pontuou, no entanto, que tem discutido o tema com diversos setores para avaliar a “imprescindibilidade” da medida em 2024. Caso não seja necessária, a volta do horário de verão pode ficar para o ano que vem.
As seis dezenas do concurso 2.786 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 35 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
16
Out / 2024 |
IBGE mantém previsão de queda para safra de grãos 2024 e Conab estima safra recorde par |
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de setembro de 2024, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estima uma produção de cereais, oleaginosas e leguminosas de 11,3 milhões de toneladas, o que representa um recuo de 6,8% na comparação com a safra de 2023.
Após a produção recorde de grãos em 2023, tanto o IBGE como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimam uma produção menor de grãos na Bahia, em 2024, devido ao fenômeno El Niño, que afetou negativamente as condições climáticas, prejudicando algumas regiões produtoras no estado. Assim, destaca-se, entre os grãos, a queda em dois dos principais produtos agrícolas do estado: soja e milho. Em sentido contrário, apesar das dificuldades climáticas, estima-se novo recorde de produção do algodão no estado.
Para o ciclo 2024/2025, a estimativa da Conab é positiva. A expectativa é de aumento na produção, na área plantada e na produtividade dos grãos. Soja e milho se destacam na produção deste novo ciclo.
De acordo com o IBGE, as áreas plantadas e colhidas estão estimadas em 3,54 milhões de hectares (ha), a mesma em relação à safra de 2023. Assim, o rendimento médio esperado (3,20 toneladas/ha) da lavoura de grãos no estado da Bahia é 7,0% aquém da safra anterior.
O volume de soja a ser colhido pode alcançar 7,53 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 0,4% sobre o verificado em 2023. A área plantada com a oleaginosa no estado está projetada em aproximadamente 2,0 milhões de ha.
As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, podem alcançar 2,25 milhões de toneladas, o que também representa declínio de 27,3% na comparação anual. Com relação à área plantada, houve queda de 15,4% em relação à estimativa da safra anterior de 698 mil ha. A primeira safra do cereal está projetada em 1,55 milhão de toneladas, 34,0% abaixo do que foi observado em 2023. Já o prognóstico para a segunda safra é de um recuo de 6,1% em relação à colheita anterior, totalizando 700 mil toneladas.
Para a lavoura do feijão, espera-se recuo de 5,2% na comparação com a safra de 2023, totalizando 226 mil toneladas. O levantamento tem estimativa de 380 mil ha plantados, 8,9% menor que a safra anterior. Estima-se que a primeira safra da leguminosa (137 mil toneladas) seja 4,5% inferior à de 2023, e que a segunda safra (89 mil toneladas) tenha uma variação negativa de 6,4%, na mesma base de comparação.
Outro importante produto da safra baiana, o algodão (caroço e pluma), está com a produção estimada em 1,77 milhão de toneladas, o que representa aumento de 1,6% em relação ao ano passado. A área plantada com a fibra aumentou 4,4%, alcançando 380 mil ha em relação à safra de 2023.
Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estimou a produção de 5,54 milhões de toneladas, revelando aumento de 1,3% em relação à safra de 2023. A estimativa da produção do cacau, por sua vez, ficou projetada em 123 mil toneladas, apontando um avanço de 2,7% na comparação com a do ano anterior.
Em relação ao café, está prevista a colheita de 249 mil toneladas este ano, 0,9% acima do observado no ano passado. A safra do tipo arábica está projetada em 104 mil toneladas, com variação anual de 3,3%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora teve previsão de 145 mil toneladas, 0,7% abaixo da colheita do ano anterior.
Na fruticultura, destacam-se as estimativas das lavouras de banana (920 mil toneladas), laranja (628 mil toneladas) e uva (62 mil toneladas) que, registraram, respectivamente, variações de 0,7%, -1,0% e -5,4% em relação à safra anterior.
O levantamento ainda indica uma produção de 925 mil toneladas de mandioca, 1,4% menor que a de 2023. A produção de batata-inglesa, estimada em 335 mil toneladas, apresenta acréscimo de 0,9%; e a do tomate, estimada em 182 mil toneladas, aponta alta de 1,5% na comparação com a do ano anterior.
Projeção
A Conab, em seu primeiro levantamento de 2024/2025, estimou uma produção de 13,1 milhões de toneladas de grãos – o que representa um avanço de 5,5% em relação ao ciclo 2023/2024.
Com relação à área plantada, observa-se uma ampliação de 2,0% na mesma base de comparação, o que alcança uma área de 3,86 milhões de ha. Assim, o rendimento médio do conjunto das lavouras pesquisadas deverá ficar em torno de 3,41 toneladas/ha.
A soja, segundo a Conab, deve apresentar um novo ciclo de alta, com aumento da área plantada, com crescimento de 3,1% em relação à temporada passada, alcançando um total de 2.041 mil ha. Por sua vez, a produção deve avançar em 5,6%, para 7,90 milhões de toneladas na atual temporada, em comparação com o ciclo anterior. Com isso, a produtividade estimada é de 3,87 toneladas/ha, a maior do país, representando aumento de 2,5% em relação à safra anterior.
Com relação à safra de milho, a expectativa é de que a safra atual seja bem maior que a anterior, totalizando 3,20 milhões de toneladas. As principais contribuições proveem da primeira (1,91 milhões de toneladas) e da terceira (1,15 milhões de toneladas) safra do cereal. Em seu conjunto, a produção de milho, no estado, apresenta previsão de aumento de 8,1% em relação ao período anterior. De acordo com análise da Conab, há uma expectativa da redução da área de cultivo devido à rentabilidade do cereal, devendo estas áreas migrarem para o cultivo de soja e algodão.
A produção de algodão está estimada em 1,70 milhão de toneladas, plantado em 357 mil ha, o que representa um crescimento de 3,3% em relação ao ciclo 2023/2024.
A expectativa negativa está associada à produção de feijão, devido à escassez de chuvas no mês de setembro. O volume estimado é de 343 mil toneladas (plantado em 431 mil ha) e representa uma redução de 3,2% em relação ao ciclo 2023/2024.
14
Out / 2024 |
Hoje é dia da Segunda da Carne do Grupo Santo Antonio! |
14
Out / 2024 |
Vagas Disponíveis! |