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Jun / 2022 |
A projeção de bons negócios já tem gerado resultados antes mesmo de o evento chegar ao fim |
Sem fechar negócios em feiras agrícolas por mais de dois anos em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os empresários do setor de máquinas, equipamentos e outros insumos agrícolas celebraram a retomada da Bahia Farm Show, maior evento do segmento do Norte e Nordeste, que acontece em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, até este sábado (4). Em 2019, última edição presencial da exposição, foi gerado R$ 1.9 bilhão em volume de negócios, montante que segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), responsável pela organização da feira, deve ser superado neste ano.
A projeção de bons negócios já tem gerado resultados antes mesmo de o evento chegar ao fim. No estande do Grupo Piccin, empresa que comercializa máquinas agrícolas, muitas vendas foram concluídas desde a última terça-feira (31), primeiro dia da feira. Para o diretor de marketing da Piccin, Marco Antônio, a Bahia Farm Show gera oportunidades de fechar negócios com produtores de diversos estados do Brasil.
"Os nossos clientes estavam esperando a oportunidade de visitar o estande, de conhecer os produtos pessoalmente. Então, isso já é uma realidade para nós e a Bahia Farm Show representa para nós uma oportunidade de representar os nossos produtos, a nossa marca em uma região que é muito para o agro. A feira nessa região atende clientes de uma região muito grande, muitos produtores grandes veem nos visitar", afirmou o representante da Piccin, que possui sede em São Paulo.
Ainda segundo o diretor, além dos contratos já fechados, outros, já encaminhados durante o evento, devem ser efetivados até este sábado. "Já temos alguns negócios fechados e temos expectativas de fechar outros negócios até sábado e deixar muita coisa encaminhada para depois da feira", explica.
Ao lado do estande da Piccin, a diretora da empresa Bamagril, Ida Barcelos, também comemora os bons resultados alcançados nos primeiros dias da feira. Para a empresária do ramo de máquinas e equipamentos agrícolas, o momento é de recuperar parte do prejuízo ocasionado pela pandemia.
"As vendas estão bastante aquecidas. Já fechamos muitos negócios. A feira gera negócios ao longo da semana, mas também ela é uma vitrine para o ano inteiro. O momento mundial não está muito satisfatório, porque os juros estão mais altos, mas já desbravamos o sertão e para o produtor está sobrando um pouco mais dinheiro para investir em máquinas de boa qualidade, uma máquina mais funcional", pontuou Ida Barcelos, que já participou de todas as edições da Farm Show.
A expectativa de gerar boas transações comerciais durante a Bahia Farm Show é tão grande que a Milagro Agro Brasil, empresa que comercializa sementes forrageiras e outros materiais para o agronegócio, escolheu o evento para o lançamento de um novo produto para o mercado agropecuário. De acordo com a gerente comercial da Milagro, Junia Barbosa, mais de 100 visitantes têm visitado o estande da marca diariamente.
"Estamos lançando um produto novo aqui na feira que é o Dunamis. Colocamos ele no mercado há um ano e esse é o segundo ano que a gente está comercializando. Nossa expectativa está muito grande em relação aos nossos clientes e a captação de novos clientes. Estamos com mais de 100 visitantes diariamente no nosso estande. O pessoal está vindo, querendo conhecer e o nosso objetivo é aumentar ainda mais esse número de visitantes para fecharmos bons negócios", diz.
O diretor-executivo da Bahia Farm Show, Felipe Faccione afirmou que a feira está superando as expectativas nos quesitos público e geração de negócios.
“No primeiro dia o público foi enorme. Tivemos a presença do presidente Jair Bolsonaro, então foi bem fora da curva. Todos os visitantes que a gente conversa estão impressionados com a qualidade da feira, com a diversidade dos expositores, o tamanho das máquinas, a tecnologia. A expectativa nos próximos dias é continuar recebendo essas visitas para fechar muitos negócios”, afirmou.
Ainda segundo Faccione, a intenção é que a edição deste ano gere mais de R$ 2 bilhões em volume de negócios, superando o valor do montante atingido nos cinco dias da feira agrícola de 2019, quando foi movimentado R$ 1.9 bilhão.
“A gente passou de ser um evento apenas de máquinas e implementos agrícolas. Temos uma variedade enorme de produtos, várias instituições financeiras. São mais de 360 expositores é mais de 1.200 máquinas. Os estantes estão mais bonitos, as máquinas mais modernas e maiores. Acredito que logo a gente consiga bater a nossa meta de atingir R$ 2 bilhões em volume de negócios”, frisou.