Aos oitenta e nove anos, é com sinal de positividade e esperança que Arnaldo Berwanger (foto) recebe a notícia de que é o primeiro paciente a realizar sessão de quimioterapia na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital do Oeste (HO). Durante sete anos, o tratamento de Arnaldo foi realizado na cidade de Cascavel, no Paraná, a 2000 quilômetros de Barreiras. “Tínhamos muitos transtornos por conta da distância e pela dificuldade de transporte da medicação que meu pai utilizava. Hoje estou muito aliviado com a disponibilidade do serviço na nossa região”, comentou Gerson Berwanger, filho do paciente.
Com dois meses de funcionamento, a Unacon do Hospital do Oeste, que atende pacientes de dezenas de municípios que compõem a macrorregião do oeste baiano e também de outros estados, vai elevar ainda mais o número de atendimentos com a chegada do serviço de quimioterapia no núcleo. “Aos poucos, os pacientes estão nos procurando, e após passar por avaliação do médico da unidade, os tratamentos são realizados aqui conosco”, comentou Renata Lopes, coordenadora da Unacon do HO.
Os agendamentos das consultas estão sendo feitos de forma presencial na Unacon, às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã. O paciente deve trazer cópia de documentos pessoais, comprovante de residência, cartão do SUS, relatório médico, exames laboratoriais e de imagem e resultado de biopsia. Informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3612-9470.