Ainda repercute o descarte do deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) na chapa que tem ACM Neto (UB) como pré-candidato (candidato a partir da sexta-feira – 5) a governador da Bahia; a expectativa é que o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UB), seja o escolhido. Entretanto, Rui já havia feito uma ‘profecia’ sobre o amargo destino de Nilo.
Em abril, durante entrevista à Rádio Metróole, vazou um trecho da conversa de Rui falando sobre o assunto nos bastidores. Ao ser questionado sobre o futuro de Marcelo Nilo, primeiro a romper com ele para apoiar a candidatura, o petista falou em tom de brincadeira: “O cara que sabe fazer política não vai ser candidato a nada”, ironizando uma declaração feita por Nilo de que ele era bom gestor, mas não era um bom político.
Marcelo Nilo representou o primeiro grande rompimento na base do governador Rui Costa para o grupo de ACM Neto. Na época, nos primeiros meses de 2022, Nilo tinha a expectativa de ser candidato a senador, o que não aconteceu com a chegada do PP na oposição, indicando o vice-governador João Leão e após o seu recuo, o deputado federal Cacá Leão. Desde então, Nilo despontou como favorito para vice, cenário que foi mudando ao longo dos últimos meses, resultando no ‘descarte do seu nome.