Notícias

Com olhares atentos e tirando dúvidas, os estudantes do Colégio Municipal CAIC Murilio de Avelar Hingel, situado no bairro Cascalheira, receberam nesta quarta-feira, 28, a equipe da Secretaria de Saúde de Barreiras, para um bate-papo sobre a raiva animal. A Coordenação e Enfermeiras da Vigilância Epidemiológica (VIEP), entregaram o folder “Salve uma vida, ganhe um amigo” durante a palestra, e a equipe do Centro de Zoonoses aplicou vacinas nos cachorros e gatos domésticos do bairro.

A coordenadora da VIEP, Doracir Madalena, explicou que o dia 28 de setembro é considerado o Dia Mundial de Luta contra a Raiva, descrevendo a doença, os principais sinais do problema nos cães e gatos, métodos para evitar a contaminação e os primeiros cuidados. “A primeira atitude após uma mordedura de animal é lavar com água e sabão, e procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação. Assim, será medicado e vacinado contra a raiva. Lembrem-se que é muito importante vacinar todos os animais de estimação”, disse a coordenadora.

As enfermeiras  Raiane Lobo, Renata Queiroz, Carla Angélica e a técnica de enfermagem Raiane Aguiar também acompanharam a ação educativa, lembrando que a raiva é uma doença grave que afeta homens e animais, podendo causar a morte. Ela é transmitida pela saliva do animal contaminado ao morder ou lamber outro animal ou ser humano.

“Lembramos que toda mordida animal deve ser avaliada, pois a raiva também se desenvolve em cavalos, porco, ovelhas, morcegos e outros animais. Então é preciso deixar o local limpo, procurar atendimento e tomar todas as doses de vacina indicada”, orientou Carla Angélica.

Os estudantes do ensino fundamental I e II interagiram e tiraram dúvidas sobre o comportamento dos animais. A coordenadora Doracir Madalena lembrou que o Centro de Zoonoses continua vacinando cachorros e gatos contra a raiva. 

Fonte:Dircom PMB
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |