As arquibancadas do Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade ficaram lotadas de estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), da rede municipal de ensino, nesta terça-feira (18), durante a cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis Barreirense (JEB). A competição organizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentro do Projeto Brincar e Viver, se estende até 25 de novembro.
Abrilhantaram a cerimônia, as equipes campeãs e vice-campeãs de futsal infantil masculino e feminino em 2019, onde o time de futsal feminino Escola Municipal Santa Luzia, campeão em 2019, enfrentou o vice-campeão da Escola Municipal José Agostinho Porto, com resultado de 3×2 para a Escola Municipal José Agostinho Porto. Após a competição e uma breve confraternização entre as duas equipes, foi realizada a abertura oficial, conduzida pelo coordenador dos Jogos, professor Aparecido Freitas. Participaram ainda o vice-prefeito, Emerson Cardoso; secretária e subsecretária de Educação, Gabriela Nogueira e Cátia Alencar; vereador Valdimiro José; ex-presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Rodrigues; diretores; subdiretores e professores.
A coordenação do evento destacou que as competições irão trabalhar questões socioemocionais como as habilidades de convivência, espírito de competitividade e uma demonstração do quanto estudantes são capazes de agir de forma equilibrada, fora do ritmo habitual, ganhando ou perdendo no esporte, assim como ocorre na vida, além de promover a ampla mobilização da comunidade estudantil em torno do esporte.
A competição, que conta com a participação de alunos das escolas da rede municipal, reúne várias modalidades esportivas, como atletismo, basquete, futsal, peteca, handebol, vôlei e baleado. Este ano, 20 escolas participam dos JEB, com a formação de 43 equipes e mais de dois mil estudantes envolvidos.
A secretária de Educação, em sua fala, pontuou sobre a importância dos jogos no contexto escolar. “Estamos construindo uma política de educação com excelência. A educação transcende às salas de aula e ocupa esse espaço que estamos hoje, confraternizando e aprendendo a conviver em sociedade, além de trabalhar o intelecto para desenvolver a inteligência e os aprendizados. É uma alegria enorme ver vocês, estudantes, participando desses jogos, onde poderão experimentar emoções, ganhando ou perdendo e travar batalhas do bem, aprendendo a competir”, pontuou Gabriela Nogueira.
Após a abertura oficial entraram na quadra os times de futsal masculino infantil do Colégio Luiz Viana, campeão em 2019, contra a Escola Municipal José Agostinho Porto, vice-campeã, terminando a partida empatada em 1×1.
As disputas dos jogos, ocorrerão às terças e quintas-feiras na primeira, terceira e quinta semana de jogos, e às segundas, quartas e sextas-feiras na segunda e quarta semana de competição, nos ginásios poliesportivos das escolas Mirandolina Ribeiro Macêdo; Celso Barbosa; Cleonice Lopes e as semifinais e finais no Ginásio Baltazarino Araújo Andrade.