Uma característica difere Luís Eduardo Magalhães de outras cidades da Bahia. Aqui, as loteadoras fazem parte do ranking de reclamações no Procon, segundo a diretora do órgão de proteção e defesa do consumidor, Samara Rocha.
“Eu quando cheguei aqui não imaginei que fosse ter tanto problema relacionado às loteadoras. Estamos em uma época difícil, as pessoas na maioria das vezes ou tentam cancelar, ou estão inadimplentes e tentam renegociar. Procuram essas empresas e têm grande dificuldade em resolver. Daí, procuram o Procon”, explicou Samara.
Ainda de acordo com a diretora do órgão, por falta da disponibilidade de algumas empresas são gerados processos desnecessários. “A gente verifica esses contratos. As vezes são cláusulas abusivas. E a gente tenta entrar em contato, tenta resolver, a grande maioria gera processos dentro do órgão, porque realmente esses fornecedores têm uma grande dificuldade em resolver esse tipo de negociação e acaba gerando processos desnecessários”, destacou.
As queixas com a telefonia, também não ficam para trás. “Não é novidade para ninguém, nós temos um problema absurdo com essas empresas. Questões de internet, esses planos que mudam e não informam a pessoa. Situações de planos que você não contratou”, ressaltou. Seguido pelas prestadoras do serviço de água e energia elétrica[F1] : Coelba e Embasa, as reclamações são diárias”, contou.
O Procon está localizado na sede do Poder Executivo, no Centro Administrativo. Atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 18h, conta com três atendentes, um coordenador e um conciliador. O atendimento pode ser feito também por telefone (3628-9414/ 9015), em casos de dúvidas. Mas na maioria dos casos, é necessário o comparecimento.