Notícias

Enquanto aguardavam atendimento, os pacientes que compareceram no início desta semana aos Postos de Saúde Mimoso I e Moacir Marchezan, no Mimoso II, assistiram a uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado da hanseníase e da tuberculose. Um dos principais pontos destacado pelo médico Walney Toledo foi a importância da continuidade do tratamento. “Em ambas as doenças, os pacientes melhoram antes do fim do tratamento e muitas vezes deixam de se cuidar e isso é muito perigoso, porque as pessoas têm a ilusão de que estão curadas, quando isso ainda não aconteceu”, explicou o especialista. 

Os sintomas mais comuns da hanseníase são a sensação de formigamento, fisgadas ou dormências nas extremidades do corpo, manchas brancas ou avermelhadas, com a perda da sensibilidade ao calor, frio e ao tato. Também podem ocorrer alteração da sensibilidade e a diminuição da força muscular. Já a tuberculose apresenta febre, tosse, suor noturno, falta de ar e cansaço. “Quem apresentar esses sintomas deve procurar atendimento médico imediatamente nos postos de saúde do município para avaliação e encaminhamento aos especialistas”, acrescentou Toledo.

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães tem realizado diversas atividades de conscientização e prevenção a doenças nos postos de saúde, enquanto os pacientes esperam por atendimento. Uma forma simples e eficaz de contato direto com o público. “Dessa maneira, eles podem esclarecer todas as dúvidas e passar adiante as informações obtidas”, destacou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte:Ascom Prefeitura de LEM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |