Blog Santo Antônio
Notícias

A terceira pesquisa Datafolha sobre a sucessão na Bahia realizada nesta campanha eleitoral aponta o candidato ACM Neto (União Brasil) na liderança e confirma uma tendência de crescimento do candidato Jerônimo Rodrigues (PT).

O ex-prefeito de Salvador tem 48% das intenções de voto na pesquisa estimulada contra 31% de Jerônimo, candidato apoiado por Lula (PT). Em terceiro lugar, vem o ex-ministro João Roma (PL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 8%.

O candidato a governador Marcelo Millet (PCO) marcou 1%. Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% dos eleitores, enquanto 6% dizem estar indecisos em relação à sucessão estadual.

Ainda de acordo com a pesquisa, ACM Neto chega a 55% dos votos válidos, com mais de 20 pontos percentuais de vantagem para o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT), com 35%, seguido por João Roma (PL), com 9%.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, ACM Neto mantém também a primeira colocação. Do total, 35% dos entrevistados disseram que votariam no ex-prefeito da capital baiana, contra 19% do postulante do PT e 4% do candidato do PL.

Na pesquisa anterior, divulgada em 14 de setembro, ACM Neto tinha 49% das intenções de voto contra 28% de Jerônimo e 7% de João Roma (PL).

Já a primeira pesquisa, divulgada em 24 de agosto, mostrava ACM Neto com 54% das intenções de voto contra 16% de Jerônimo Rodrigues e 8% de João Roma.

O levantamento, contratado pela rádio Metrópole, da Bahia, foi realizado de segunda (19) a quarta-feira (21) e entrevistou 1.526 eleitores. Ele está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BA- 07738/202. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: João Pedro Pitombo/Folhapress
O evento “Saúde Mental: Autocuidado e Prevenção” atendeu não só aos policiais, mas também aos servidores administrativos, terceirizados e estagiários

Com o propósito de despertar atenção e contribuir para uma maior conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), através do Núcleo de Atenção à Saúde Integral do Servidor (NUSINT), e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, promoveram encontros e palestras em alusão à campanha do Setembro Amarelo.

As atividades aconteceram na última terça (20) na Superintendência da PRF na Bahia e incluíram policiais, servidores administrativos, terceirizados e estagiários. O encontro faz parte de uma série de ações que visam conscientizar o maior número possível de pessoas sobre questões relacionadas ao suicídio, bem como reforçar os sinais indicativos que podem ser percebidos por pessoas próximas.

No evento, palestraram o Psicólogo e Especialista em Psicologia em Saúde, Florisvaldo Rodrigues Abreu; a psicóloga, pós-graduada em Psicologia das Emergências e Desastres e instrutora do CFAP/CBMBA, Valéria Tatiane Glória dos Santos e o Psicólogo e mestrando em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Murilo dos Anjos Santos.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Durante o mês, são realizadas atividades de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Fonte: PRF BA

Com 50% dos mais de 52 mil domicílios previstos para serem visitados já recenseados, as equipes do IBGE dão início à fase final do Censo 2022, em Barreiras. São 125 recenseadores devidamente identificados com bonés, crachás e coletes que se revezam nas visitas às residências, aplicando questionários entre a população e coletando dados econômicos, demográficos e sociais. O Censo do IBGE é realizado a cada 10 anos.

“Ainda temos muito trabalho pela frente e para garantir dados reais da população, pedimos a colaboração na hora de receber nossos recenseadores. Utilizamos dois questionários, um mais básico que apura informações sobre arranjo familiar, saúde e grau de instrução. Ele dura entre cinco e sete minutos. O outro, por amostragem, é mais detalhado, mas mesmo assim, o tempo de resposta é de 12 a 15 minutos. Solicitamos que as pessoas contribuam, respondendo às perguntas nestes curtos espaços de tempo”, reforça o coordenador do Censo, João Marcos de Oliveira.

Para colaborar na realização do Censo 2022 a Prefeitura de Barreiras está apoiando o IBGE com a estruturação e cessão de espaço para abrigar os recenseadores com mobiliário e internet, além de veículo para o transporte das equipes. “Este apoio está sendo fundamental para nosso trabalho de campo e de compilação de dados”, descreve João Marcos. Ele destaca que Barreiras foi dividida em mais de 300 setores para a realização da pesquisa durante os três meses de execução, de 1º agosto a 31 de outubro.

No momento em que o recenseador chega a um domicílio ele se identifica e apresenta a um dos moradores a pesquisa, reforçando que as informações são sigilosas e protegidas por legislação própria. No crachá do profissional está a foto, CPF e o QRCode para checagem dos dados, caso haja dúvidas. O entrevistado pode fornecer as informações, além do formato presencial, por telefone ou e-mail, basta informar ao recenseador que posteriormente será procurado pelo meio escolhido. Importante destacar que no momento do censo é solicitado o CPF e data de nascimento do entrevistado.

Conforme o chefe de Gabinete, o trabalho do Censo é  fundamental para o município. “O IBGE está fazendo o levantamento dos dados em todo Brasil, aqui em Barreiras a Prefeitura está dando total apoio. Precisamos que nesse momento, a população contribua abrindo as portas para os recenseadores porque esses dados são fundamentais para o município, principalmente para a implantação e realização de políticas públicas”, destaca Jeferson Barbosa.

Fonte: Dircom

O Brasil registrou, nesta quarta-feira (21), 87 mortes por Covid e 7.335 casos da doença. Com isso, o país chega a 685.656 vidas perdidas e a 34.651.742 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

As médias móveis de mortes e casos permanecem em queda, em relação aos dados de duas semanas atrás. A média de óbitos --em redução há 18 dias consecutivos-- agora é de 68 por dia, queda de 28%. Já a média de infecções é de 7.011 ao dia (redução de 33%).

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Ao todo, 181.116.521 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen, são 170.576.374 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen.

Assim, o país já tem 84,31% da população com a 1ª dose e 79,4% dos brasileiros com as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen.

Até o momento, 103.734.618 pessoas já tomaram a terceira dose, e 29.837.596 a quarta.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (PL), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes.

Fonte: Folha
MP do Programa Emprega + Mulher foi aprovado pelo Congresso

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (21) a lei que cria o Programa Emprega + Mulheres, que foi instituído por meio da Medida Provisória 1.116/2022. A iniciativa prevê uma série de medidas para estimular a empregabilidade de mulheres e inclui, por exemplo, a flexibilização do regime de trabalho, a qualificação em áreas estratégicas para promover ascensão profissional, a prevenção do assédio e da violência e o acesso ao microcrédito. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim de agosto. 

A nova lei também estabelece prioridade para a qualificação de mulheres vítimas de violência e a ampliação dos valores disponíveis para empréstimos para mulheres empreendedoras e trabalhadoras informais no Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital).

O texto sancionado ainda inclui na legislação a regra de paridade salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função dentro da mesma empresa.

"A medida buscou flexibilizar a jornada de trabalho para mães e pais que tenham filhos com até 6 anos ou com deficiência, os quais podem ser beneficiados com prioridade para regime de tempo parcial, antecipação de férias e concessão de horários flexíveis de entrada e saída”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República, em nota. Ademais, a proposição determina que as mulheres recebam o mesmo salário dos homens que exercem a mesma função na empresa e, ainda, prevê apoio ao microcrédito para as mulheres. Nesse sentido, a iniciativa ampara o papel da mãe na primeira infância dos filhos, e, também, qualifica mulheres em áreas estratégicas, com o intuito de contribuir para a ascensão profissional e o retorno ao trabalho de mulheres após o término da licença-maternidade". 

A lei também estabelece que os empregadores que adotarem o benefício do reembolso-creche ficam desobrigados da instalação de local apropriado para a guarda e a assistência de filhos de empregadas no período da amamentação, nos termos da legislação vigente. Também foi ampliado para 5 anos e 11 meses a idade máxima para a criança ter direito a auxílio-creche. 

O texto da nova lei ainda prevê a possibilidade de suspensão do contrato de trabalho do trabalhador cuja esposa ou companheira tenha encerrado o prazo da licença-maternidade, mediante aproveitamento em curso de formação ou reciclagem. Assim, a proposta instituiu uma licença de longa duração a ser dividida por ambos os pais.

Fonte: Agência Brasil

Ontem, terça-feira, 20, por volta das 16h10, a Cipe Cerrado prendeu um homem por crime ambiental na localidade conhecida por Mata da Umburana, no município de LEM.

Após denúncia de que na localidade havia um homem que realizava disparos de arma de fogo, a guarnição foi até a região e após buscas encontrou um homem com as características descritas na denúncia.

Indagado sobre os disparos, o abordado que é caseiro de uma chácara no local, declinou que abateu um tucano e que já o teria consumido.
 
O homem apresentou a arma que teria utilizado, bem como materiais para recarga de munições e cartuchos deflagrados de diversos calibres. Diante dos fatos o abordado foi conduzido para o DISEP, em LEM, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
Fonte: Cipe Cerrado

Fonte: Grupo Santo Antonio
19
Set / 2022

Siga-nos no Instagram

Fonte: Grupo Santo Antonio
Ele tentou se passar por outra pessoa para ‘escapar’ de fiscalizações e evitar a prisão.

Na madrugada deste sábado (17), policiais rodoviários federais realizavam fiscalização da Operação São Desidério Fest 2022, no Km 205 da BR 135, em São Desidério e abordaram um Fiat/Pálio, conduzido por um homem de 37 anos.

Ao se aproximarem do veículo, os PRFs solicitaram os documentos de porte obrigatório do motorista para consulta detalhada nos sistemas informatizados da polícia.

Notava-se que o homem apresentava um certo desconforto com a abordagem policial e ele tentando enganar a equipe informou nome falso.

Após alguns minutos da entrevista, o homem confessou o nome verdadeiro e disse que possuía um mandado de prisão ao seu desfavor.

Após consulta nos sistemas de segurança, ficou constatado que o foragido da justiça goiana decorrente de processo pelo crime previsto no artigo 121 do Código Penal (homicídio qualificado), documento expedido no ano de 2019.

Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras, para formalização dos procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF BA

As atrações da primeira noite do São Desidério Fest fizeram o público cantar e dançar ao som do arrocha, axé e forró. O Coliseu da Paz recebeu milhares de foliões que foram conferir a voz marcante do cantor e compositor Tayrone. “Fico muito feliz em fazer esse show maravilhoso aqui em São Desidério, cidade de um povo acolhedor e que gosta muito de dançar agarradinho”, disse o cantor.

O evento é marcado por uma mistura de ritmos que fez todo mundo pular com o axé da banda Cheiro de Amor. “Sou muito fã da música baiana, não podia faltar o axé nessa festa tão linda, divertida e esperada”, confirma a foliã de Angical, Samira de Jesus. Em seguida o cantor Thiago Aquino fez todos dançarem aquele forrozinho. “Nordestino sempre pede forró e esse tá bom demais”, comemora o Gilson Vieira.

Também se apresentaram os artistas da terra Jeferson e Banda, Renan Felipe e Rodrigo Rocha. “Estamos muito felizes com o resultado desta primeira noite, grande público, shows marcantes e muita animação nesta festa linda”, conclui o secretário da SECULT, Florentino Filho.

Fonte: Ascom SD

Equipe Rodada Team de Rally é Campeã do Rally dos Sertões na Categoria Over 45, com o piloto Rui Gengnagel e Navegador Luiz Venson.
Foram 15 dias de prova, o Maior rally do mundo, o Rally dos Sertões, pilotos do mundo inteiro e Luís Eduardo Magalhães é claro não ficou de fora, foi representado por várias equipes, e a que mais se destacou foi a equipe Rodada Team.

O piloto Rui Gengnagel, sócio da Cervejaria Rodada e G7 Net estreia sua carreira nos rallys, junto com seu navegador André Venson, e trazem para casa o troféu de campeões da Categoria UTV Over 45.

Muita adrenalina e emoção. Parabéns a Equipe Rodada Team.

Fonte: Rodada

O primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos deve chegar ainda este mês ao Brasil, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista ao programa Brasil Em Pauta, da TV Brasil.

A negociação, feita com o laboratório dinamarquês Bavarian Nordic, conta com a intermediação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Nessa primeira leva, devem estar disponíveis 50 mil imunizantes, os mesmos utilizados para o combate da varíola.

De acordo com o ministro, as vacinas não são para toda a população, e sim para grupos específicos. “Não há recomendação, no momento, para a vacinação em massa”, esclareceu Queiroga.

Entre os grupos específicos estão profissionais de saúde que lidam diretamente com amostras de infectados e pessoas que tiveram contato com portadores do vírus. “Estudos já mostram que uma dose dessa pode ser fracionada em cinco doses. Então nós podemos beneficiar um número maior de pessoas. A princípio são aqueles que têm contato com o material contaminado”, disse Queiroga.

O ministro da Saúde também reforçou as diferenças entre a varíola dos macacos e a covid-19. Segundo Queiroga, além da letalidade, o vírus da covid-19 apresentou inúmeras mutações no decorrer da pandemia, o que não se observa com a varíola dos macacos, que foi mapeada pela primeira vez na África, em 1976.

Queiroga reforçou ainda que os índices de contágio da varíola dos macacos estão em queda no mundo e em estabilidade no Brasil. “No mundo inteiro o surto tem diminuído, a velocidade de progressão dos casos é menor e nós estamos numa fase de platô com queda. Então esperamos que esse surto seja controlado”, defendeu Queiroga.

Além da importação emergencial de doses de vacina contra a varíola dos macacos, o Ministério da Saúde também recebeu autorização emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importar o antiviral Tecovirimat, que deve ser utilizado em situações graves e específicas. “O uso é diante de situações onde não temos mais alternativas para esses pacientes”, salientou o ministro da Saúde.

Vacina Nacional

O Ministério da Saúde também trabalha com o desenvolvimento de um imunizante nacional para enfrentar a doença. A expectativa é que a vacina esteja operacional no segundo semestre do ano que vem. Mas para isso, segundo o ministro Queiroga, o cenário epidemiológico tem de indicar a necessidade de ampliação do público alvo da vacinação.

“É algo que está trabalhado, em pesquisas. Já recebemos a Universidade Federal de Minas Gerais, que nós chamamos de semente, que depois gera a produção do IFA, e a Fundação Oswaldo Cruz, através de Biomanguinhos, tem capacidade de fazer escala. Mas isso é se houver uma indicação de vacinação para um grupo maior de pessoas”.  

A varíola dos macacos tem sinais e sintomas que se caracterizam por lesões e erupções de pele, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

O programa Brasil Em Pauta com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai ao ar neste domingo (18), às 22h30, na TV Brasil.

Fonte: IBahia
A fim de coibir a combinação perigosa de álcool e direção, a PRF na Bahia já realizou, em 2022, mais de 110.000 testes com o ‘bafômetro’; quase 1.000% a mais quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Um homem de 34 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada deste sábado (17) por se envolver em acidente ao conduzir veículo alcoolizado. O flagrante aconteceu na altura do quilômetro 205 da BR 135, em São Desidério, na Região Oeste da Bahia.

Era por volta das 4h35, quando uma equipe da PRF atendeu um acidente de trânsito ocorrido na rodovia, que envolvia três veículos.

No local, constatou-se que o condutor de um GM/Meriva não observou as condutas prudentes de trânsito e acabou colidindo em um Chevrolet/Cobalt e um VW/Parati.

Ao se aproximarem do condutor do Meriva, os PRFs perceberam que ele apresentava dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos, forte odor de álcool no hálito, gestos e fala alterados, características visíveis de embriaguez.

A equipe convidou o motorista para realizar o teste do etilômetro, porém ele se recusou. Diante da negativa foi lavrado o Teste de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora (TCSACP).

Em razão da colisão, o infrator foi encaminhado para o Hospital de São Desidério e após a alta hospitalar foi preso por embriaguez ao volante e apresentado à autoridade policial da Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis.

A PRF alerta sobre as consequências da combinação de álcool e volante e atua no policiamento ostensivo e preventivo, sendo priorizada a fiscalização de condutas de risco como ultrapassagens proibidas, alcoolemia ao dirigir, dentre outras, com foco na redução de acidentes.

Fonte: PRF

As decisões da Justiça Eleitoral baiana sobre a propaganda eleitoral tem deixado a equipe do candidato do União Brasil a governador, ACM Neto, indignada. Nos primeiros 20 dias de campanha, a coligação pela qual concorre ao governo perdeu 9 mil segundos do seu tempo diário na TV e no rádio, o equivalente a 300 inserções, comerciais que se misturam à programação normal das emissoras com mensagens políticas.

Por reunir o maior número de partidos em torno de sua candidatura, Neto tem direito a 13 inserções por dia. Mas quem tem interesse em ouvir as mensagens do líder das intenções de voto ao governo precisa se contentar com a tela azul da TV informando que o horário em que ele poderia estar aparecendo se destina à propaganda política. Na prática, o candidato está fora do ar desde sábado da semana passada.

É um cerco que nenhum dos demais postulantes sofre, o que tem motivado especulações no grupo do ex-prefeito de Salvador de que ele tem sido vítima de uma verdadeiro boicote no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), além de sugestões para que procure imediatamente o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a quem cabe fiscalizar a atuação de juízes, a fim de pedir providências imediatas, uma vez que restam apenas 15 dias até as eleições.

No mesmo período em que Neto perdeu 9 mil segundos de seu tempo no horário eleitoral, o segundo colocado nas pesquisas, Jerônimo Rodrigues, candidato do PT a governador, viu serem suprimidos de sua campanha apenas 600 segundos, o equivalente a 20 inserções. A maioria das decisões contra a propaganda dos candidatos é por invasão dos horários das chapas proporcionais (de deputados) pelas campanhas majoritárias.

Trata-se de uma estratégia usada principalmente pelas candidaturas do União Brasil e do PT. O problema é que as punições parecem ter dois pesos e duas medidas, segundo a equipe de Neto, levando-se em conta a agilidade com quem se decide em relação a um e outro. Privado de se comunicar com o eleitor no horário eleitoral, o candidato protestou de público na semana passada de forma dura contra a censura de que tem sido vítima.

Hoje, num ato de campanha no interior, ele voltou à carga contra a falta de equanimidade nos julgamentos do TRE. Evitou, no entanto, dar nome aos bois, o que o deputado federal Paulo Azi (União Brasil), igualmente indignado com a condução da fiscalização da propaganda do candidato pelo TRE, fez hoje em conversa com o site Política Livre.


Desembargador Sérgio Cafezeiro, membro da Comissão de Propaganda do TRE

Segundo Azi, mais de 50 representações formuladas pelo jurídico do candidato do União Brasil se encontram na mão do desembargador Sérgio Cafezeiro sem andamento. Por outro lado, Cafezeiro atendeu a 100% das ações formuladas pelos adversários contra Neto. “Ele julga rapidamente as ações contra a nossa coligação. Já contra a coligação encabeçada pelo PT, ele represa e não julga. Os dados são públicos e qualquer um pode acessar no TRE e comprovar que estamos falando a verdade”, protestou o parlamentar.

Membros da campanha de Neto dizem estar intrigados com o modelo de decisão do desembargador eleitoral. Ressaltam que quando o jurídico do candidato do União Brasil entra com ações contra o PT, o magistrado pede a opinião do Ministério Público Eleitoral e depois recomenda que o partido adversário faça sua defesa antes de decidir. Quando o acionado é Neto, entretanto, ele determina imediatamente à emissora que corte a propaganda e, pior do que isso, não publica a decisão, dificultando que a campanha de Neto embargue a sentença.

Outro lado

Ouvido pelo Política Livre, o desembargador Sérgio Cafezeiro negou que tenha represado qualquer processo em sua mão, afirmou que não tem nada de pessoal contra nenhum dos candidatos e que está atuando no sentido de prestar o melhor serviço público possível no Tribunal Eleitoral baiano. Ele disse, entretanto, que não aceitará pressão de ninguém, já que tem buscado julgar todos os processo com a rapidez necessária.

Cafezeiro lembrou que está há um mês como membro da comissão de propaganda e recebeu, em média, neste período, mais de 500 representações. “São uma média de 35 a 40 por dia”, declarou. A respeito de sua decisão de pedir a opinião do Ministério Público Eleitoral nas ações, afirmou que se trata de um procedimento normal e recomendável, que adota, no entanto, para ver se o órgão consegue convencê-lo, o que as representações da campanha do candidato do União Brasil não fazem.

Ele também ressaltou que, a partir do momento em que julga, não tem mais o controle da pauta, que é feita pela mesa da Corte, a qual diz que tem trabalhado da melhor forma possível. O desembargador argumenta que a coligação que protesta contra suas decisões faz, por exemplo, uma petição por emissora, quando poderia, ao invés disso, fazer apenas uma ação relacionando contra o que protesta em todas as TVs.

Fonte: Política Livre

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 122 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 139 recuperados (+0,01%). Dos 1.692.997 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.661.822 já são considerados recuperados, 487 encontram-se ativos e 30.688 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O Boletim Infográfico deste domingo (18) contabiliza ainda 2.022.543 casos descartados e 359.180 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste domingo. Na Bahia, 68.490 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Até o momento a Bahia contabiliza 11.652.485 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.814.828 com a segunda dose ou dose única, 7.280.094 com a dose de reforço e 2.169.392 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.040.768 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 671.795 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 45.399 tomaram a primeira dose e 6.545 já tomaram a segunda dose.

Fonte: Política Livre
Expectativas se dividem entre manutenção e elevação da Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) faz a sexta reunião do ano, nesta terça (20) e quarta-feira (21), para definir o destino da taxa Selic, os juros básicos da economia brasileira. O órgão está dividido entre manter a taxa em 13,75% ao ano ou fazer uma nova elevação, para 14% ao ano.

As expectativas mais recentes das instituições financeiras serão divulgadas amanhã (19), quando o BC publicará a nova edição do boletim Focus. Na pesquisa da semana passada, os analistas de mercado acreditavam na manutenção da taxa até o fim do ano. No entanto, a alta de juros dos bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa pode forçar o BC a fazer uma nova elevação.

Em comunicado após a última reunião, no início de agosto, o Copom informou que os riscos de que a inflação fique acima das expectativas em prazos mais longos fez que o BC optasse por não encerrar o ciclo de alta da Selic, na ocasião. O texto, no entanto, informou que o Copom deverá reduzir o ritmo de altas, elevando a taxa em 0,25 ponto.

De lá para cá, o registro de duas deflações seguidas, em julho e em agosto, aumentou as expectativas de que o BC encerre o ciclo de alta. A queda dos preços de energia e dos combustíveis fez a inflação oficial ficar abaixo de 10%, nos 12 meses terminados em agosto. A Selic é o principal instrumento do BC para controlar a inflação.

Fonte: Agência Brasil
Novo espaço reúne dados de crédito e imóvel rural

Os agricultores passaram a contar com um perfil personalizado no Portal Gov.br, plataforma que centraliza os serviços públicos federais. O novo espaço reúne informações e serviços destinados a esse público, como cadastro de imóvel rural, obtenção de créditos e apoio financeiro.

O novo perfil também engloba pedidos de treinamento e capacitação, emissão de certificados, consultas a cadastros e pedidos diversos destinados ao produtor rural. Para ter acesso a essa área do site, não há necessidade de fazer ou refazer o cadastro. Basta acessar o Portal Gov.br e, em “Serviços Digitais por Perfil”, na página inicial, clicar no perfil Agricultor.

Entre os serviços de maior destaque estão o acesso e a consulta à Garantia Safra, a obtenção de linhas de crédito do Programa Terra Brasil, o preenchimento do Cadastro Nacional do Agricultor Familiar e o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Futuramente, a plataforma oferecerá o subperfil Agricultor Familiar, com serviços destinados aos pequenos produtores.

Ao todo, sete módulos compõem o perfil Agricultor: Meu imóvel rural; Obter créditos e benefícios; Capacitação no campo; Produção e armazenamento; Inovação e tecnologia; Meus direitos, denúncia e aposentadoria; e Vivendo em cooperativa.

A plataforma agora tem mais seis perfis de usuários: agricultor, aposentado, empreendedor, trabalhador, estudante e motorista. Até o fim do ano, serão adicionados novos perfis de usuários na plataforma. O objetivo é facilitar e agilizar o acesso aos serviços de maior interesse do público-alvo.

Fonte: Agência Brasil

Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido após a colisão de um veiculo Versailes, cor prata, com placa de Barreiras, contra uma árvore, na margem direita da BR 135, sentido Riachão das Neves/Barreiras. Equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU/192 e Policia Rodoviária Federal estiveram no local, à aproximadamente três quilômetros do Conjunto Penal de Barreiras.

As vitimas ainda não foram identificadas, mas populares comentam que ambas foram vistas saindo de um bar do Povoado Rio Branco.

Fonte: Alô Alô Salomão


O levantamento ouviu 1540 eleitores em 70 municípios baianos entre os dias 14 e 18 de setembro de 2022

Uma nova rodada do levantamento Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, aponta que o ex-prefeito ACM Neto (União) mantém a liderança na disputa pelo governo da Bahia e venceria o pleito em primeiro turno.

Conforme publicação feita pelo Bahia Notícias e divulgada nesta segunda-feira (19), o ex-gestor aparece com 51,2% das intenções de votocontra 24,5% do candidato Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), fica na terceira posição com 10,4%.

Completam a lista no cenário estimulado Kleber Rosa (PSOL) e Marcelo Millet (PCO), com 1% cada e Giovani Damico, com 0,5%. O número de brancos e nulos se manteve em 6,9% e o número de indecisos caiu de 5,8% para 4,9% – tendência natural após o início da campanha eleitoral propriamente dita.

Na pesquisa espontânea, o ex-prefeito de Salvador é o mais citado pelos eleitores quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao governo.

Para 31,5% dos entrevistados, ACM Neto fica como opção imediata. O candidato do União Brasil tem mais que o dobro das intenções de voto na espontânea que o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues, que figura com 14%. João Roma é citado por 6,4%.

Nesse cenário, há uma quantidade expressiva de eleitores que ainda não decidiram o voto. Quando perguntados em quem votaria, sem a lista dos nomes, 41,5% dos entrevistados disseram não saber ou optaram por não responder.

Brancos e nulos atingem 5,8%. Kleber Rosa foi citado por 0,3% da amostra e Giovani Damico e Marcelo Millet por 0,1%. Outros nomes também foram citados, mas somam apenas 0,4%.

O levantamento ouviu 1540 eleitores em 70 municípios baianos entre os dias 14 e 18 de setembro de 2022. Possui margem de erro de 2,5% e um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada sob nº BA-02288/2022.

Fonte: BNEWS

O senador Otto Alencar (PSD) mantém uma larga vantagem na corrida pela vaga de 2022 ao Senado na Bahia, segundo levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias.

Conforme publicação feita nesta segunda-feira (19) pelo Bahia Notícias, Otto oscilou positivamente – dentro da margem de erro – para 33,9% das intenções de voto, frente aos 31,8% registrados no dia 6 de setembro.

Mesmo com Cacá Leão (PP) também oscilando para cima, a diferença entre ambos cresceu. O progressista tinha 17,1% no começo do mês e agora fica com 19,2% (lembre aqui).

Otto, que compõe a chapa de Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a registrar o mesmo índice de intenções de voto do primeiro levantamento do Paraná Pesquisas após a definição de Cacá como integrante da chapa de ACM Neto (União) – apesar da mudança de João Leão ter sido anunciada em abril, o levantamento do Paraná Pesquisas a contar com a alteração aconteceu apenas em julho (veja aqui).

O candidato do PP se distanciou de vez de Dra. Raíssa Soares (PL), que aparecia empatada tecnicamente com ele ao longo das últimas pesquisas. A candidata da chapa de João Roma oscilou negativamente e agora tem 14%, frente aos 14,7% registrados no começo de setembro.

Os demais candidatos também oscilaram dentro da margem de erro. Tâmara Azevedo (PSOL) tinha 3,4% e caiu para 2,7%, e Marcelo Barreto (PMN) e Cícero Araújo (PCO) registraram agora 2,1% e 1,5% – ambos tinham 1,7% cada há duas semanas. O número de votos branco e nulos foi de 16,7% e apenas 10% não souberam ou não responderam.

O levantamento ouviu 1540 eleitores em 70 municípios baianos entre os dias 14 e 18 de setembro de 2022. Possui margem de erro de 2,5% e um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada sob nº BA-02288/2022.

Fonte: BNEWS
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |