06
Set / 2022 |
Bahia registra 10 casos de Covid-19 e mais dois óbitos |
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 10 casos de Covid-19 e duas mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.687.972 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.656.715 são considerados recuperados, 592 encontram-se ativos e 30.665 pessoas foram a óbito.
Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta segunda-feira (5) contabiliza ainda 2.009.560 casos descartados e 359.186 em investigação. Na Bahia, conforme a secretaria, 68.372 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação
A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.645.670 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.811.765 com a segunda ou dose única, 7.199.842 com a de reforço e 2.021.920 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.034.906 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 657.682 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 39.796 tomaram a primeira dose.
06
Set / 2022 |
Bolsonaro aparece à frente de Lula em mais uma pesquisa |
Levantamento nacional do instituto Gerp, do Rio de Janeiro, mostrou uma virada do presidente Jair Bolsonaro, que aparece pela primeira vez numericamente à frente do ex-presidente Lula na disputa pelo Planalto com 39% e 38%, respectivamente.
Com a margem de erro de 2,18%, os dois estão tecnicamente empatados.
Segundo informações divulgadas pela revista Veja, no levantamento de março, Bolsonaro tinha 31%, subiu a 35% em abril, 37% em junho e 38% na pesquisa de agosto até chegar aos atuais 39%.
A rejeição ao presidente da República, entretanto, segue maior que a aversão do eleitor ao petista. De acordo com o Gerp, 53% dos entrevistados não votariam em Bolsonaro e 46% rejeitam Lula.
O Gerp ouviu 2.095 pessoas entre 29 de agosto e 1º de setembro e os resultados foram registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09102/2022.
O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para a próxima sexta-feira (9) o julgamento da decisão do ministro Roberto Barroso que suspendeu a lei que criou o piso nacional de enfermagem. Os ministros devem decidir se validam ou não a decisão proferida pelo magistrado no domingo (4).
A sessão será no plenário virtual, ambiente em que não há debate entre os ministros, e deverá durar até o dia 16 de setembro. O julgamento pode ser suspenso a qualquer momento caso algum magistrado peça vista (mais tempo de análise) ou destaque, instrumento que leva a discussão para as sessões presenciais.
A decisão de Barroso atendeu a um pedido da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços), que afirma que a lei é "inexequível" por não considerar desigualdades regionais e cria distorção remuneratória em relação aos médicos, além de gerar o aumento do desemprego entre os enfermeiros.
Para Barroso, embora seja inquestionável a relevância da valorização da categoria, é preciso atentar sobre os "eventuais impactos negativos" da adoção dos pisos uma vez que o Legislativo e o Executivo não tomaram providências para absorver os custos dos novos salários na rede de saúde.
"No fundo, afigura-se plausível o argumento de que o Legislativo aprovou o projeto e o Executivo o sancionou sem cuidarem das providências que viabilizariam a sua execução, como, por exemplo, o aumento da tabela de reembolso do SUS à rede conveniada. Nessa hipótese, teriam querido ter o bônus da benesse sem o ônus do aumento das próprias despesas, terceirizando a conta", disse Barroso.
Na decisão, Barroso deu prazo de 60 dias para que Estados, municípios e o governo federal informem os impactos que o texto traz para a situação financeira de cidades e estados, a empregabilidade dos enfermeiros e a qualidade do serviço de saúde.
Depois que receber essas informações, o ministro deverá reavaliar o caso. Até lá, a lei fica suspensa.
REAÇÃO DO CONGRESSO
A reportagem apurou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), irá se reunir com Barroso nesta terça-feira (6) para discutir essa decisão e a lei do piso. O encontro ocorrerá às 15h no gabinete do ministro, no STF.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também procurou Barroso para tratar do assunto. Segundo interlocutores, ele ligou hoje (5) para Barroso pedindo que o magistrado recebesse as deputadas Carmen Zanotto (Cidadania-SC), relatora do texto na Câmara, e Alice Portugal (PCdoB-BA), que integrou o grupo de trabalho criado para discutir a proposta.
Em campanha eleitoral em Alagoas, Lira volta a Brasília no próximo 8 de setembro para participar do evento do Bicentenário da Independência e deve voltar a falar com o ministro.
A tramitação do projeto foi encerrada no Congresso Nacional em maio deste ano, após aprovação da matéria na Câmara dos Deputados. O texto já havia sido
analisado pelos senadores em novembro do ano passado.
A lei que criou o piso salarial estabeleceu a remuneração de R$ 4.750 para os enfermeiros, mas também para técnicos de enfermagem, que devem receber ao menos 70% desse valor, e auxiliares de enfermagem e parteiras (50%).
Pelo texto, o piso nacional vale para contratados sob o regime da CLT e para servidores das três esferas, inclusive autarquias e fundações.
06
Set / 2022 |
PM de Santa Rita de Cássia conduziu para a delegacia de polícia condutor e dois vendedores |
Na tarde de ontem, segunda-feira, 5, por volta das 15h, o 3° Pelotão encontrava-se em rondas na rua General Labatut, no Centro da cidade de Santa Rita de Cássia, quando prendeu um indivíduo por receptação e recuperou motocicleta Honda Titan, cor vermelha.
O veículo estava estacionada em posição em desacordo ao que estabelece o art. 48 do CTB.
Feita consulta ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP) através da placa KEF-8438 (Anápolis/GO) foi retornado que a referida motocicleta possui registro de roubo datado de 21/10/2017.
O condutor alega ter adquirido o veículo de uma segunda pessoa que, por sua vez, teria adquirido de um terceiro.
Diante do fato, o veículo foi apreendido e encaminhado para a delegacia de polícia local, juntamente com o seu condutor e os dois vendedores anteriores para adoção dos procedimentos relativos à suposta prática de crime de receptação.
06
Set / 2022 |
Barreiras: RP - 83ª CIPM recupera patrimônio furtado da Creche Municipal Edina dos Passos |
Nessa segunda-feira, 5, uma guarnição da 83ª CIPM, recuperou objetos furtados da Creche Edina dos Passos de Deus, bairro Santa Luzia, em Barreiras.
A guarnição ao proceder com diligências no intuito de localizar esses materiais e o autor do crime, localizou o suspeito já detido por moradores do bairro, devido a outro furto que o mesmo tinha acabado de cometer.
Em posse do mesmo, foi localizado os seguintes produtos de furto: um umidificador, uma televisão, um botijão de gás, dois datashows, três caixas de som, dois microfones, um mouse, um jogo de dominó e um baralho.
Dada voz de prisão ao mesmo, o suspeito foi conduzido e apresentado, juntamente com todo o material citado, para a delegacia de polícia local, para a adoção das medidas cabíveis.
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), mantém a liderança e venceria em primeiro turno a corrida pelo governo da Bahia em 2022, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, contratado pelo Bahia Notícias. Ele oscilou para baixo, dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais, enquanto seus adversários, Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma oscilaram para cima, também considerado a margem de erro. Esse é a primeira pesquisa da parceria entre o Bahia Notícias e o Paraná Pesquisas após o início da campanha eleitoral, no último dia 16 de agosto.
Se no último mês ACM Neto tinha 53,5% no cenário estimulado, agora teve 52,9% das intenções de voto. Esse é o menor índice registrado pelo ex-prefeito na série histórica do instituto. Jerônimo teve, em agosto, 18,2% e agora tem 20,5%. A oscilação de Roma foi menor. O ex-ministro da Cidadania registrou 11,1% e oscilou para 11,6% das intenções de voto.
No “pelotão de baixo”, todos os candidatos ficam na faixa de 1%. Marcelo Millet (PCO) oscilou para 1% - tinha 0,9% em agosto; Giovani Damico (PCB) subiu de 0,4% para 0,6% e Kleber Rosa (PSOL) foi de 0,2% para 0,8%. Apenas 5,8% não souberam ou não responderam, enquanto 6,9% disseram votar branco ou nulo.
O levantamento também trouxe uma fotografia do cenário espontâneo, que demonstra crescimento apenas de ACM Neto fora da margem de erro. O ex-prefeito chegou a 29% das intenções de voto, frente aos 24,2% de agosto. Jerônimo oscilou dentro da margem de erro, saiu de 9,6% para 11,2%. Já Roma manteve quase o mesmo percentual da última pesquisa: tinha 6,3% e oscilou negativamente para 6,2%.
Fora da disputa, o governador Rui Costa (PT) ainda é lembrado pelos eleitores baianos. Para 1,1% dos eleitores na pesquisa espontânea, ele poderia ser reconduzido a mais um mandato no Palácio de Ondina. Foram lembrados ainda Giovani Damico e Kleber Rosa, por 0,1% cada. Outros nomes somados ficam em 0,1%.
Quando não são apresentados candidatos, 46,4% dizem não saber em quem votar - ou optaram por não responder. Apenas 5,4% dos eleitores disseram votar em branco, nulo ou em ninguém.
O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com 1540 eleitores com 16 anos ou mais em 72 municípios entre os dias 1º e 5 de setembro de 2022. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BA-09401/2022.
06
Set / 2022 |
Otto Alencar lidera disputa ao Senado na Bahia com 31,8% |
O senador Otto Alencar (PSD) lidera a corrida eleitoral pelo Senado na Bahia, de acordo com levantamento feito pela Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias. A pesquisa divulgada nesta terça-feira (6), aponta que Otto possui 31,8% das intenções de voto, na modalidade estimulada.
Em segundo aparece Cacá Leão (PP) com 17,1% das intenções de voto, seguido de Raíssa Soares (PL) com 14,7%. Já Tâmara Azevedo (Psol) teve 3,4% das menções, seguida de Cicero Araujo (PCO) com 1,7% e Marcelo Barreto (PMN) com 1,7%. Não souberam ou não responderam somaram 11,4% e nenhum, branco ou nulo foram 18,2% dos entrevistados.
Já na modalidade espontânea, Otto também lidera com 11,6%, seguido por Cacá Leão com 6,2%, Raíssa Soares com 5,1% e Cícero Araújo com 0,5%. Marcelo Barreto somou 0,5% das intenções de voto, Tâmara Azevedo teve 0,4% e outros nomes somaram 0,8%. Não responderam ou não sabem somaram 67,9% e brancos, nulos ou nenhum foram 6,8%.
De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BA-09401/2022 para o cargo de Governador e Senador.
Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1540 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 72 municípios entre os dias 1º e 5 de setembro de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Estado da Bahia atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional.
Conforme o mapeamento do Estado em 7 Mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra.
06
Set / 2022 |
Lula lidera na Bahia; Bolsonaro cresce |
O ex-presidente e candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue liderando as intenções de voto na Bahia. Segundo o mais recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, o petista aparece com 48,4% dos votos no cenário estimulado. Em segundo lugar está o atual chefe do Executivo Nacional, Jair Bolsonaro (PL), com 30,8%.
O levantamento mostra um pequeno crescimento do petista e do liberal. Na pesquisa divulgada no dia 16 de agosto Lula aparecia com 47,7% e 29,7% confirmaram que votariam em Jair Bolsonaro.
No terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT) que marcou 7,2%. Em seguida aparecem Simone Tebet (MDB) 2,1, Pablo Marçal (Pros) 0,7% e Soraya Thronicke (União) 0,4%. Felipe D'Avila (Novo) teve 0,3% e Vera Lúcia (PSTU) 0,2%. Sofia Manzano (PCB) alcançou 0,1%. O Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram. Não souberam ou não responderam somaram 4,7% dos eleitores e aqueles que optaram pelo voto nulo, branco ou nenhum são 5,1%.
Já na modalidade espontânea, Lula tem 40,6% e Bolsonaro 25,5%. Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT), com 4,0%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 0,9%. Pablo Marçal (Pros) aparece com 0,3%, Felipe D'Avila (Novo) 0,2% e Soraya Thronicke (União) 0,1%. Não souberam ou não responderam somaram 24,6% e aqueles que optaram pelo voto nulo, branco ou nenhum são 3,8%.
A pesquisa entrevistou 1540 eleitores com 16 anos ou mais em 72 municípios entre os dias 1º a 5 de setembro de 2022. A margem de erro é de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-08504/2022.
O Ministério da Saúde decidiu prorrogar as campanhas imunização contra a poliomielite e a de multivacinação até o final do mês, diante da baixa adesão. As campanhas começaram no dia 8 de agosto e iriam até a próxima sexta-feira (9).
Quase um mês após o início da campanha contra a poliomielite, apenas 35% das crianças de 1 a 4 anos tomaram a vacina, segundo dados da pasta. A meta é vacinar 95% do público-alvo, cerca de 14,5 milhões de pessoas.
O PNI (Programa Nacional de Imunizações) recomenda a vacinação contra a pólio de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade.
O esquema é feito com duas doses de injeção aos 2 e aos 4 meses de idade e uma gotinha aos 6 meses. Depois disso, a criança deve tomar uma dose de reforço aos 15 meses e outra aos 4 anos de idade.
A doença, também chamada de paralisia infantil, provoca o comprometimento do sistema nervoso, levando à paralisia de membros e alterações nos movimentos. Em alguns casos, pode ser fatal.
A poliomielite foi erradicada do país em 1994, mas a baixa cobertura vacinal e o crescimento de movimentos antivacina preocupam autoridades e especialistas da área.
Já a campanha de multivacinação busca incentivar a atualização da caderneta de vacinação de crianças e jovens até os 15 anos de idade.
Estão disponíveis 18 vacinas do PNI, como a tríplice viral, a tetra viral, a penta valente, a de febre amarela, a de HPV, a VOP, a meningocócica C, e as de hepatite A e B.
Para tentar aumentar a cobertura vacinal, 38 mil postos de vacinação ficaram abertos em todo o país no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, em 20 de agosto.
As duas campanhas de vacinação coincidem com a de Covid-19. Segundo o ministério, as vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo na população a partir de três anos de idade.
Após o governador Rui Costa (PT) anunciar a redução do ICMS para o serviço de transporte público, na segunda-feira (5), o Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça (6), o decreto que reduz a 12% a base de cálculo do imposto. A alíquota do diesel era de 18% antes da redução.
Durante o lançamento do Projeto-piloto Ecológico com a entrega de ônibus elétricos para atender a população da Região Metropolitana de Salvador (RMS), em Lauro de Freitas, Rui afirmou que apenas as empresas que estão cadastradas regularmente receberão o benefício.
“Vamos reduzir portanto o ICMS daqui do estado para ônibus de transporte público que está regular. Se está com sua empresa regular, nós vamos posicionar a regularidade junto aos órgãos municipais e estaduais e proporcionar a obtenção desse benefício. Uma empresa que é clandestina ou que é legal, mas não está completamente regular junto ao município ou ao estado, ela não fará jus ao benefício. Nós vamos condicionar porque é evidente que a gente quer transporte regular, que possa ser fiscalizado pelo poder público municipal e pelo poder público estadual”, disse o governador na ocasião.
Na madrugada de hoje, terça-feira, 6, por volta da 1h15, o PETO da 83ª CIPM, apreendeu mais de dois quilos de droga, tipo maconha e cocaína, na rua Nova Brasília no bairro Vila Brasil, na cidade de Barreiras.
A guarnição de Policiamento Tático realizava rondas no Bairro Vila Brasil, quando avistou um indivíduo em atitude suspeita que ao perceber a presença da PM, empreendeu fuga tomando destino ignorado, deixando pra trás uma mochila contendo alguns tabletes de substância análoga a maconha, cocaína e uma balança de precisão.
O material foi apresentado na delegacia de polícia local, para ser adotado as medidas cabíveis.
05
Set / 2022 |
Proposta de candidato ao governo sobre a PM é alvo de crítica de especialista: “Absurdo” |
A proposta do candidato do PCB ao governo da Bahia, Giovani Damico, de descontar o salário dos policiais militares por disparo feito pelos agentes, apresentada durante a sabatina ao portal G1, na última semana, foi alvo de crítica do advogado criminalista Dinoermeson Nascimento, vice-presidente da Comissão de Direito Militar da OAB-BA.
A proposta aparece também no programa de governo de Giovani. Em entrevista ao jornal A Tarde, Dinoermeson avaliou a medida, que seria adotada em um eventual governo, como ‘absurda’. O advogado ainda disse que Giovani deveria agradecer aos profissionais pelo trabalho executado diariamente nas ruas.
“É um absurdo um candidato ao governo da Bahia fazer uma afirmação dessa. Primeiramente, a gente tem que agradecer a cada profissional da Segurança Pública, seja o policial militar, o policial civil, o guarda-civil, enfim, são eles que arriscam diariamente as suas vidas em prol da sociedade […] Se eles utilizam a arma de fogo é porque precisam da arma de fogo para nos defender e defender a própria integridade. A própria natureza do serviço já põe em risco a vida e a integridade física dos policiais”, disse o advogado.
Dinoemermeson ainda acusou candidato de não mostrar preocupação com a atuação situação dos policiais e subiu o tom ao afirmar que o Giovani deveria “respeitar o profissional da Segurança Pública”.
“O candidato, pelo visto, não está nem um pouco preocupado com nada disso. O candidato precisa tomar vergonha na cara e respeitar o profissional da Segurança Pública, além de trazer, na condição de candidato, pautas que sejam importantes e ajudem a melhorar a condição de vida dos profissionais da segurança”, disparou.
05
Set / 2022 |
LEM: Acidente entre 2 veículos deixa seis feridos |
Um grave acidente envolvendo dois veículos aconteceu na madrugada deste sábado (3), no KM 207 da BR-020, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.
De acordo com a superintendência de trânsito da cidade, seis pessoas ficaram feridas, todas estavam em um mesmo veículo. Três homens, uma mulher e duas crianças estavam em um dos veículos.
Após ser socorrida, uma menina de dois anos foi intubada. A outra criança, de quatro anos, segue internada. A mulher, mãe das duas crianças, quebrou pernas e braços.
Dois homens estavam no outro veículo. De acordo com os agentes da Secretaria Munucipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, o condutor apresentava sinal de embriaguez. Foram encontradas garrafas de bebida dentro do veículo.
O motorista foi levado para a delegacia, onde foi autuado em flagrante. Até o final da manhã deste sábado, ele seguia no Distrito Integrado De Segurança Pública (Sutrans) da cidade.
O motorista foi levado para a delegacia, onde foi autuado em flagrante. Até o final da manhã deste sábado, ele seguia no Distrito Integrado de Segurança Pública da cidade. Segundo informações da Sutrans, há um ano, o homem provocou um outro acidente envolvendo três veículos no Centro da cidade. Na ocasião, ele estava embriagado.
Com o propósito de resguardar vidas, o programa Agro Plus Bahia realizou mais uma edição do curso de primeiros socorros em áreas agrícolas. Desta vez, a capacitação foi realizada no dia (31), no Centro de Treinamento da Abapa, município de Luís Eduardo Magalhães.
Com o propósito de resguardar vidas, o programa Agro Plus Bahia realizou mais uma edição do curso de primeiros socorros em áreas agrícolas. Desta vez, a capacitação foi realizada no dia (31), no Centro de Treinamento da Abapa, município de Luís Eduardo Magalhães.
O objetivo do curso é prestar os primeiros procedimentos de socorro, necessários para evitar o agravamento do estado da vítima em ambientes agrícolas, até a chegada de um atendimento especializado. Esses treinamentos, contemplam o módulo de qualidade de vida e saúde e segurança do trabalho nas propriedades rurais, e os cursos são oferecidos sem custo adicional aos nossos associados.
O programa Agro Plus já capacitou mais de 1000 funcionários em propriedades rurais no Oeste Baiano ao longo de oito anos, seguindo na perspectiva da melhoria contínua das atividades na propriedade rural. A próxima turma receberá capacitação no dia (16), no município de Formosa do Rio Preto. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo link https://tinyurl.com/primesocor