03
Set / 2022 |
Proposta de candidato ao governo sobre a PM é alvo de crítica de especialista: “Absurdo” |
A proposta do candidato do PCB ao governo da Bahia, Giovani Damico, de descontar o salário dos policiais militares por disparo feito pelos agentes, apresentada durante a sabatina ao portal G1, na última semana, foi alvo de crítica do advogado criminalista Dinoermeson Nascimento, vice-presidente da Comissão de Direito Militar da OAB-BA.
A proposta aparece também no programa de governo de Giovani. Em entrevista ao jornal A Tarde, Dinoermeson avaliou a medida, que seria adotada em um eventual governo, como ‘absurda’. O advogado ainda disse que Giovani deveria agradecer aos profissionais pelo trabalho executado diariamente nas ruas.
“É um absurdo um candidato ao governo da Bahia fazer uma afirmação dessa. Primeiramente, a gente tem que agradecer a cada profissional da Segurança Pública, seja o policial militar, o policial civil, o guarda-civil, enfim, são eles que arriscam diariamente as suas vidas em prol da sociedade […] Se eles utilizam a arma de fogo é porque precisam da arma de fogo para nos defender e defender a própria integridade. A própria natureza do serviço já põe em risco a vida e a integridade física dos policiais”, disse o advogado.
Dinoemermeson ainda acusou candidato de não mostrar preocupação com a atuação situação dos policiais e subiu o tom ao afirmar que o Giovani deveria “respeitar o profissional da Segurança Pública”.
“O candidato, pelo visto, não está nem um pouco preocupado com nada disso. O candidato precisa tomar vergonha na cara e respeitar o profissional da Segurança Pública, além de trazer, na condição de candidato, pautas que sejam importantes e ajudem a melhorar a condição de vida dos profissionais da segurança”, disparou.
03
Set / 2022 |
Secretaria de Educação de Barreiras inicia comemorações da Independência com desfiles cívi |
Em Barreiras, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer deu início às comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil com os desfiles cívicos nos bairros. As duas primeiras unidades escolares a mobilizar os estudantes para saudar a Pátria foram a Escola Municipal Santa Luzia, no bairro de mesmo nome, e a Dr. Abílio Farias, no povoado do Mucambo, nesta manhã de sexta-feira (2). A programação se estende até o dia 9 deste mês. No dia da Independência (7), será realizado o tradicional Desfile Cívico, na Avenida Clériston Andrade.
A agenda comemorativa ao bicentenário da Independência foi construída pela Secretaria de Educação e socializada entre as demais entidades participantes do desfile cívico, considerando quatro etapas distintas. “Após a pandemia, retomamos este importante momento para nós brasileiros. Então, iniciamos hoje com os desfiles dos bairros e daremos sequência à programação com momentos cívicos nas unidades escolares, no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger e o tradicional desfile do Sete de Setembro”, explica a secretária Gabriela Nogueira.
Os estudantes da Escola Municipal Santa Luzia percorreram ruas do bairro, acompanhados pela fanfarra do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Já os estudantes da Escola Municipal Dr. Abílio Farias, desfilaram com o apoio da Fanfarra do Colégio Eurides Sant’Anna. Na próxima terça-feira (6), o evento terá sequência nas escolas municipais Paulo Freire, Professor José Agostinho Porto, Francisco Joaquim de Lima, Santa Luzia (Rio de Pedras) e Colégio Municipal São Francisco de Assis.
Os desfiles e apresentações nos bairros serão encerrados na sexta-feira (9), com a participação dos estudantes das escolas municipais São João, Luzia Gonçalves de Souza, Centro de Aprendizagem Paulo Machado e CMEI Edna dos Passos.
A tarde de quinta-feira,01, foi de muita emoção para Dona Maronita Ferreira da Cruz, moradora do povoado de Comboio. Mãe de seis filhos, recebeu uma casa digna por meio do Programa Municipal Casa Bela desenvolvido pela Prefeitura de São Desiderio através da Secretaria de Assistência Social (SAS). Além de Maronita, mais quatro famílias, residentes nos povoados de Poço Dantas, Vereda Grande e Ponte de Mateus foram beneficiadas.
“Primeiramente quero agradecer a Deus e depois a prefeitura que realizou o meu sonho e da minha família. Antes dessa casa, eu vivia no sofrimento, a casinha de barro molhava muito e a gente passava muito perigo, hoje estamos no conforto e segurança”, disse Maronita.
A cerimônia simbólica foi acompanhada por dezenas de pessoas que presenciaram de perto a felicidade dos moradores. “Tudo isso aqui é um sonho sendo realizado, não tem lugar nenhum que faz tantas casas para as pessoas, a prefeitura prometeu e cumpriu, eu sempre falo para minha família e vizinhos confiar, porque se a prefeitura garantiu pode acreditar”, agradeceu o morador do povoado Ponte de Mateus, João Francisco da Silva.
O Programa Casa Bela já entregou mais de 200 casas populares construídas com recursos próprios em vários lugares do município. “ A cada casa entregue, dá sensação de alegria, satisfação e emoção, por cada palavra e cada gesto de gratidão”, agradeceu o prefeito Zé Carlos.
03
Set / 2022 |
Barreiras: Após receber atendimento do Centro de Zoonoses, égua vítima de incêndio crimino |
Após mais de um mês de cuidados e tratamento para as queimaduras que afetaram grande parte do corpo, a égua recolhida pelo Centro de Controle de Zoonoses foi devolvida para a proprietária, na terça-feira (30). O animal estava amarrado em uma área onde ocorreu um incêndio criminoso, em julho passado, recém parida acabou perdendo o potrinho para o fogo. As equipes do Zoonoses recolheram a égua e ofereceram os cuidados necessários, com medicamentos e muito carinho.
“Pedimos aos proprietários que tenham mais cuidados com os animais. Neste período de seca, o risco de queimadas e incêndios aumenta muito, expondo os animais soltos. Em muitos casos os proprietários amarram as patas dianteiras para que os animais não fujam e isso configura maus tratos. Se constatarmos este crime, faremos a apreensão e os donos perdem a posse”, explica o coordenador do Centro de Zoonoses, Dorimar Almeida.
Ao devolver a égua à proprietária, o coordenador e equipe repassaram orientações para que o animal não seja exposto novamente. “ Sou muito grata por tudo que fizeram, vou procurar cuidar melhor dela, botar em um lugar melhor para não acontecer mais”, disse Maria Valdirene da Silva, ao receber o animal. A égua saiu do tratamento sem sequelas, mas, a recomendação é que fique por algum tempo ainda sem fazer esforços ao ser utilizada para o trabalho.
Em média, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses retiram 20 equinos de logradouros públicos todos os meses. Além de rondas diárias para busca de animais soltos, as denúncias são outra fonte que ajuda no trabalho de captura. Para denunciar maus-tratos à animais, a população pode utilizar o telefone/WhatsApp (77) 99803-4508. O Zoonoses fica às margens da BR 135, saída para São Desidério.
03
Set / 2022 |
Estudantes de faculdade particular de Barreiras participam de abaixo-assinado cobrando mel |
Alunos da Faculdade Regional da Bahia – UNIRB, da Unidade de Barreiras, participam de um abaixo-assinado contra a aplicação de provas presenciais pela faculdade. O documento já conta com mais de 500 assinaturas e incluiu universitários de outros polos, que também enfrentam a mesma situação, segundo o documento.
Conforme os discentes, os cursos têm sido realizados de maneira virtual, com aulas on-line, razão pela qual as provas não poderiam ser aplicadas de outra maneira. Os universitários pedem que as avaliações sigam o padrão das demais atividades e solicitam à UNIRB que atenda ao requerimento deles.
O abaixo-assinado conta com a assinatura de estudantes de Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Engenharia Mecânica, Direito, Engenharia Civil, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, entre outros. Em sua grande maioria, no caso de Barreiras, as queixas vêm do curso de Odontologia.
Em resposta à situação, por meio de e-mail, Carlos Joel, reitor da instituição, informou que a faculdade está aplicando as normas legais.
Pelo mesmo problema, estudantes do polo de Salvador realizaram uma manifestação na quinta-feira (1º), em frente à sede de Patamares. Já em Barreiras, além do abaixo-assinado, os universitários se mobilizam pela busca de melhorias junto à UNIRB.
02
Set / 2022 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |
02
Set / 2022 |
Bahia registra 679 casos de Covid-19 e mais 11 óbitos |
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 679 casos de Covid-19 e 11 mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.686.670 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.655.333 são considerados recuperados, 683 encontram-se ativos e 30.654 pessoas foram a óbito.
Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta quinta-feira (1º) contabiliza ainda 2.005.756 casos descartados e 359.289 em investigação. Na Bahia, de acordo com a secretaria, 68.338 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.680.154 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.852.084 com a segunda ou dose única, 7.156.662 com o reforço e 1.979.014 com o segundo reforço.
Do público de 5 a 11 anos, 1.033.545 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 654.649 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 37.255 tomaram a primeira dose.
O gás de cozinha (GLP) fica 6,1% mais barato na Bahia a partir desta quinta-feira (1º), confirmou a Acelen, que gerencia a Refinaria de Mataripe, no estado. O botijão está custando de R$ 125 a R$ 130.
A empresa destaca que os valores dos produtos são definidos seguindo critérios de mercado levando em conta variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete. Todo início de mês, os preços costumam ser revistos.
Segundo o Sindicato dos Revendedores de Gás (Sindigás), o dissídio da categoria está previsto para acontecer na semana que vem, o que deve trazer um novo reajuste nos valores, dessa vez para mais caro. Em agosto, o GLP ficou 8,2% mais caro no estado, contabilizando os reajustes.
02
Set / 2022 |
Petrobras reduz preço da gasolina em 7% nas refinarias |
A Petrobras (PETR4) vai reduzir em 7,08% o preço da gasolina nas refinarias ligadas à empresa a partir de amanhã, sexta-feira, 2 de setembro.
O anúncio realizado nesta quinta-feira, 1º de setembro, é o segundo indicando redução em pouco mais de duas semanas. Mas, considerando desde 20 de julho, é o quarto corte de preços, indo de R$ 4,06 por litro para agora R$ 3,28.
Portanto, em suma, o valor médio de venda de gasolina A da empresa para as distribuidoras passa de R$ 3,53 para R$ 3,28 por litro. Com isso, há uma redução anunciada de de R$ 0,25 por litro nas refinarias.
Segundo a Petrobras, com a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina vendida nos postos de combustível, a parcela da estatal na composição da precificação ao consumidor final passará de R$ 2,57, em média, para R$ 2,39 a cada litro vendido na bomba.
02
Set / 2022 |
Barreiras: 83ª CIPM realiza mais uma operação faro fino |
Ontem, quarta-feira, 31, a 83ª CIPM deu continuidade a operação faro fino no município de Barreiras.
O objetivo é localizar armas e drogas ilícitas, que possivelmente cruzam a nossa cidade através de ônibus e vans.
A operação realizada num primeiro momento no Terminal Rodoviário de Barreiras e após no posto 10/10 da PRF na BR 020, teve o apoio do Canil Setorial da CIPT-O, em conjunto com PRF e o PETO da 83ª CIPM.
Foi realizada abordagens com o cão k9 DICK em 07 ônibus e 04 caminhões, sendo localizado 02 petecas de substância análoga à maconha.
02
Set / 2022 |
Barreiras: Secretarias de Saúde e Educação se unem para ampliar cobertura vacinal na Educa |
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças contra a Poliomielite, a Secretaria de Saúde de Barreiras por meio da Coordenação do Programa de Imunização (COPIM), lançou uma nova estratégia em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que é levar a vacinação para as creches municipais. A meta é alcançar pelo menos quatro unidades educacionais, entre os dias 31 de agosto a 09 de setembro, para vacinar crianças menores de cinco anos.
O Centro Municipal de Educação Infantil Edna dos Passos, no bairro Ribeirão, foi o primeiro a ser contemplado com a iniciativa. A equipe da COPIM e o mascote “Zé Gotinha” estiveram nesta quarta-feira (31), para imunizar as crianças que apresentaram a autorização dos pais e carteirinha de vacinação. Segundo a coordenadora da COPIM, Charlei Janne, somente neste dia foram imunizadas 68 crianças.
“É fundamental que as crianças sejam vacinadas contra a Poliomielite, e devido a rotina dos pais, muitas vezes não conseguem levar seus filhos aos postos de vacinação, por isso, traçamos essa ação para as creches do município, que concentram grande número de crianças na faixa etária elegível da campanha”, explica a coordenadora.
Nesta sexta-feira (2), os pequenos da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil São Francisco receberão a visita da equipe de imunização e do Zé Gotinha, que interage com as crianças durante a vacinação.
02
Set / 2022 |
Bahia registra 679 casos de Covid-19 e mais 11 óbitos |
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 679 casos de Covid-19 e 11 mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.686.670 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.655.333 são considerados recuperados, 683 encontram-se ativos e 30.654 pessoas foram a óbito.
Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta quinta-feira (1º) contabiliza ainda 2.005.756 casos descartados e 359.289 em investigação. Na Bahia, de acordo com a secretaria, 68.338 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.680.154 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.852.084 com a segunda ou dose única, 7.156.662 com o reforço e 1.979.014 com o segundo reforço.
Do público de 5 a 11 anos, 1.033.545 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 654.649 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 37.255 tomaram a primeira dose.
Pesquisa nacional Modalmais/Futura Inteligência divulgada hoje (1) traz o presidente Jair Bolsonaro na liderança das intenções de voto da disputa pelo Planalto com 40,1% contra 36,9% do ex-presidente Lula. Ciro Gomes aparece em terceiro com 10,1%, seguido de Simone Tebet com 2,2%.
Brancos e nulos somam 4,6%, mesmo percentual dos que não sabe ou não quiseram responder. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto.
Bolsonaro também aparece na frente no levantamento espontâneo, quando o eleitor não é apresentado aos nomes dos candidatos. Nesse caso, o presidente aparece com 38,8% contra 37,7% do ex-presidente. Ciro tem 6,2% e Tebet 1,1%. Brancos e nulos somam 4,3% e 11,2% não souberam ou não quiseram responder. Os demais candidatos não atingiram 1% das menções.
A Futura também simulou um eventual 2º turno e, nesse cenário, Lula aparece com 45,3% contra 43,8%. Brancos e nulos somam 9% e 1,9% dos entrevistados não soube ou não quis responder.
Questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, 40,7% dos eleitores elegeram o ex-presidente Lula como o mais rejeitado, seguido de perto pelo presidente Jair Bolsonaro com 39,9%, confirmando a polarização.
O resultado é semelhante aos 43,2% que classificaram a volta do PT como maior preocupação e 41% que consideram o pior cenário a continuidade do atual governo.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre os dias 24 e 25 de agosto em ligações telefônicas. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2% para mais ou menos. Os resultados foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-07568/2022. Clique aqui para conferir a íntegra do levantamento.
Transformar a vida das pessoas na cidade e na zona rural tem sido um dos objetivos alcançado pelo governo Capital do Oeste, que realiza intervenções simultâneas nos quatro cantos do município nas mais diversas áreas da gestão, a exemplo da conclusão da pavimentação asfáltica do povoado Barrocão de Cima, executado em menos de um mês. Foram mais de 4km de extensão que receberam asfalto novo a base de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
A obra da estrada concluída faz ligação com o povoado do Barrocão de Baixo, proporcionando uma nova realidade aos moradores com qualidade de vida, bem-estar e trafegabilidade segura para os produtores, moradores, donos de chácaras e turistas. A obra foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, dentro do Projeto Barreiras 100% Pavimentada.
O gestor municipal, Zito Barbosa, esteve na comunidade acompanhado a conclusão do asfalto e ressaltou que as ações estruturantes tem acontecido tanto na cidade, como no campo, contribuindo positivamente no desenvolvimento de todo o município. A pavimentação asfáltica era um sonho antigo da comunidade, que sofria com poeira e lama, de acordo com o período do ano.
“Sabemos da importância da conclusão dessa obra para os moradores do Barrocão de Cima, este é mais um compromisso que estamos cumprindo com a nossa população, além da qualidade de vida e mobilidade para todos que moram ou que venham passear aqui aos finais de semana, contribui também na facilidade de escoar os produtos agrícolas e da agropecuária desenvolvidos nesta comunidade e região. Seguiremos trabalhando para proporcionar aos barreirenses melhor qualidade de vida, porque Barreiras é o nosso futuro hoje, e o nosso orgulho sempre”, destacou Zito Barbosa.
Pesquisa realizada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) indica boas perspectivas para a cultura do milho para a região. Na safra 2021/2022, a produção regional do grão deve alcançar 11 mil toneladas, o que representa crescimento de 25% em relação ao período anterior. Bahia, Maranhão e Piauí encabeçam o ranking de produção do milho na Região, figurando também entre os 10 maiores produtores no país.
Demanda aquecida e clima e relevo favoráveis explicam o desempenho dos estados nordestinos, bem como os financiamentos destinados à atividade. Nos primeiros sete meses do ano, o Banco do Nordeste (BNB) contratou mais de R$ 1 bilhão em operações de crédito para milhocultura, sendo R$ 300 milhões somente para a Bahia.
A instituição dispõe de várias linhas de crédito para produtores, um dos três cereais mais cultivados do mundo. O banco também participa do Plano Safra, atendendo produtores rurais de todos os portes, da agricultura familiar ao agronegócio, em sua área de atuação, que abrange a região Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Entre as linhas de crédito disponíveis estão o Pronaf, FNE Rural, FNE Irrigação, FNE Sol, FNE Agro Conectado e outras.
Tribunal do Júri realizado na última terça-feira, dia 30, condenou o réu Erivaldo Ferreira da Silva Júnior a 18 anos e nove meses de prisão em razão do homicídio de um homem em janeiro de 2012 em Barreiras. A pena será cumprida em regime fechado. Conforme a denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual, em fevereiro de 2012, Erivaldo Ferreira, conhecido por ‘Pepito’, junto com outro homem, apedrejou Eliano de Souza Bezerra, no centro da cidade. O crime foi cometido dia 19 de janeiro de 2012. Na ocasião, o réu usava drogas do tipo crack em companhia da vítima, quando se iniciou uma discussão e o réu passou a dar socos e depois pedradas na vítima, jogando-o posteriormente em um rio.
A acusação foi sustentada no júri pela promotora de Justiça Stella Athanazio de Oliveira Santos, que atua na 7ª Promotoria de Justiça de Barreiras, com atribuição na área de Controle Externo da Atividade Policial, Júri e Execuções Penais. Na sentença, o juiz Gustavo Freire manteve a prisão preventiva decretada do réu.
01
Set / 2022 |
Hoje é dia da \"Quinta Dupla\" no Grupo Santo Antonio! |
31
Ago / 2022 |
83ª CIPM e BCS/Santa Luzia dão início ao Projeto de Musicoterapia junto ao Hospital do Oes |
Nessa terça-feira, 30, o Projeto Primeiro Som da BCS/Santa Luzia lança, em parceria com a 83ª CIPM, o Projeto de Musicoterapia. O Projeto Primeiro Som ensina música e violão a jovens e adolescentes. A partir do Projeto Primeiro Som, a unidade 83ª CIPM/Barreiras ampliou o espectro, nascendo o Projeto de Musicoterapia, que realiza sessões de musicoterapia no Hospital do Oeste, gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce, na cidade de Barreiras.
As sessões de musicoterapia são conduzidas pelos instrutores policiais militares da 83ª CIPM e pelos alunos do Projeto Primeiro Som. A primeira sessão musical foi realizada para os pacientes da clínica médica do HO. Ao total, foram visitados 12 leitos, onde seus ocupantes puderam prestigiar as apresentações musicais.
A musicoterapia ajuda na reabilitação dos enfermos, ao estimular o bom humor e o sorriso. Ajuda também a melhorar a disposição, o entusiasmo e recupera neles a esperança e alegria, necessárias para uma rápida recuperação. Ademais, sendo as sessões conduzidas pelos policiais militares, velhos estigmas são quebrados e a nova experiência aproxima o cidadão da força policial, que demonstra estar ali presente para ajudar e fortalecer a vida em sociedade.