A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a realização do primeiro ensaio clínico para desenvolvimento nacional de produto de terapia gênica à base de células CAR-T para o tratamento do câncer. A tecnologia, que reprograma geneticamente células do sistema de defesa do próprio indivíduo para reconhecer e combater o tumor, é utilizada em pacientes com linfomas de células B, em casos de reaparecimento da doença ou de resistência ao tratamento padrão.
A pesquisa clínica, segundo a agência, será realizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, com financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda de acordo com a Anvisa, num primeiro momento, poucos pacientes deverão participar do estudo. “O ensaio clínico se encontra em fase inicial de desenvolvimento e deverá ser rigorosamente controlado para avaliação dos riscos e benefícios”, informou.
Entenda
As pesquisas ou ensaios clínicos são estudos realizados com humanos e que têm como objetivo descobrir ou confirmar efeitos clínicos e terapêuticos, identificar eventos adversos e analisar características e mecanismos de ação, metabolismo e excreção de produto ou medicamento, a fim de verificar sua segurança, eficácia e qualidade.
Os ensaios são divididos em diversas fases de desenvolvimento, de acordo com a quantidade de participantes e os objetivos específicos de cada etapa. No Brasil, os ensaios clínicos com produtos de terapia avançada (categoria especial de medicamentos inovadores) devem ser autorizados e monitorados pela agência.
Desde 2018, a Anvisa já autorizou mais de 18 ensaios clínicos com produtos de terapia avançada, onde os medicamentos e produtos são desenvolvidos a partir de células e genes humanos com a promessa de atender demandas terapêuticas e de qualidade de vida em doenças raras.
18
Jul / 2022 |
Cidades se preparam para receber voto em trânsito |
A partir de sexta-feira, 15, municípios com eleitorado superior a 100 mil pessoas devem habilitar locais de votação convencionais ou específicos para o recebimento do voto em trânsito, permitido somente nessas localidades. A data está prevista no calendário eleitoral.
A medida deve ser cumprida para permitir que o eleitor possa solicitar o voto em trânsito, cujo prazo começa na próxima segunda-feira (18) e vai até o dia 18 de agosto. Na ocasião, o cidadão poderá indicar o local, fora de seu domicílio eleitoral, onde pretende votar.
O voto em trânsito é permitido somente para eleitores que estão com o título regularizado. Quem estiver fora de seu estado poderá votar somente para presidente da República. O eleitor que estiver fora de sua cidade, mas em um município localizado no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa.
Essa modalidade não vale para urnas eletrônicas instaladas no exterior, porém, o eleitor brasileiro que mora fora do país, mas estará no Brasil no período de eleições poderá solicitar o voto em trânsito.
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro
18
Jul / 2022 |
Baianópolis, no oeste da Bahia, foi a que mais devastou a Mata Atlântica no Brasil, aponta |
A cidade de Baianópolis, no oeste da Bahia, foi a que mais devastou a Mata Atlântica em todo o país, segundo estudo da fundação SOS Mata Atlântica. Em um ano, quase 1.700 hectares de floresta no município viraram pastagem.
Entre 2020 e 2021 o Brasil perdeu 12,5% dos mais de 1 milhão e 100 mil km2 de florestas da Mata Atlântica. O bioma que corta o país de norte a sul, tem na Bahia, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul, dez municípios responsáveis por essa devastação.
No topo da lista medida pelo instituto SOS Mata Atlântica esta baianópolis, cidade com quase 14 mil habitantes, no oeste da Bahia. O município com 100 mil m2, destina 70 mil hectares para a produção de grãos ( 30 mil hectares) e para a criação de gado (40 mil hectares).
Em apenas um ano, 1.700 hectares de floresta viraram pastagens. É o mesmo que desmatar quatro campos de futebol, por dia, em um curto espaço de tempo. Um ano antes, na mesma região, a área desmatada era de apenas 30 hectares.
O estudo aponta um aumento é de mais de 5.500%. Os dados foram contestados pelo secretário de meio ambiente do município, Luís Henrique Costa.
"Reconhecemos o desmatamento que vem acontecendo algumas vezes de forma ilegal, mas não de Mata Atlântica. O que nós temos aqui, o bioma é o cerrado".
"No ano passado nós tivemos uma grande operação envolvendo o Ibama, foi feito um pente fino em Baianópolis, onde muitas propriedades som esse tipo de situação irregular foram notificados e multados", disse ainda o secretário.
Outros seis municípios baianos integram a lista com mais 1.400 hectares desmatados:
Cotegipe 445 hect.
Wanderley 431 hect.
São Félix do Coribe 175 hct.
Brejolândia 149 hect.
Carinhanha 116 hect.
Tapiramutá 99 hect.
O desmatamento afeta a qualidade de vida das famílias, principalmente da zona rural. Atualmente, quase 70% da população brasileira vive nesses territórios e dependem do bioma para sobreviver.
Para o representante do SOS Mata Atlântica, Luís Fernando Guedes Pinto, a falta de fiscalização pode causar danos irreversíveis.
"Espécies que foram extintas a gente não vai recuperar, espécies de plantas e animais que a gente já eliminou da natureza, mas a gente tem primeiro que acabar com o desmatamento. A gente tem condições de fazer isso, principalmente na Mata Atlântica e o caminho de retorno é a restauração", apontou.
18
Jul / 2022 |
Bahia registra 409 casos de Covid-19 e mais sete óbitos |
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 409 casos de Covid-19 e sete mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.633.447 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.586.122 são considerados recuperados, 17.140 encontram-se ativos e 30.185 pessoas foram a óbito.
Segundo a Sesab, O boletim epidemiológico deste domingo (17) contabiliza ainda 1.931.579 casos descartados e 354.475 em investigação. Na Bahia, 66.778 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação
A secretaria ainda informa que a Bahia contabiliza 11.635.138 pessoas vacinadas contra a Covid19 com a primeira dose, 10.735.312 com a segunda ou dose única, 6.542.789 com a de reforço e 1.103.524 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 991.450 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 582.742 tomaram também a segunda.
18
Jul / 2022 |
83ª CIPM recupera moto em Barreiras |
Na manhã de ontem domingo, 17, por volta das 11h, após alerta do Cicom sobre o furto de uma motocicleta na rua Natercio de Lucena, no bairro Vila Dulce, ao lado do Sacola Cheia do Cais, em Barreiras, a guarnição do Peto realizou rondas e se deparou com um indivíduo que pilotava uma motocicleta com as mesmas características informada.
Foi feito a abordagem, realizado a consulta e foi constatado que se tratava da motocicleta furtada, diante dos fatos o condutor juntamente com a motocicleta Honda CG, placa JNW 1681, foram encaminhados para a delegacia de polícia para que fossem tomando as medidas cabíveis assim como foi informado ao condutor os seus direitos constitucionais.
18
Jul / 2022 |
83ª CIPM recupera moto em Barreiras |
Na manhã de ontem domingo, 17, por volta das 11h, após alerta do Cicom sobre o furto de uma motocicleta na rua Natercio de Lucena, no bairro Vila Dulce, ao lado do Sacola Cheia do Cais, em Barreiras, a guarnição do Peto realizou rondas e se deparou com um indivíduo que pilotava uma motocicleta com as mesmas características informada.
Foi feito a abordagem, realizado a consulta e foi constatado que se tratava da motocicleta furtada, diante dos fatos o condutor juntamente com a motocicleta Honda CG, placa JNW 1681, foram encaminhados para a delegacia de polícia para que fossem tomando as medidas cabíveis assim como foi informado ao condutor os seus direitos constitucionais.
A energia eólica no Nordeste bateu um novo recorde de geração instantânea (pico de geração), informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em 8 de julho, as turbinas eólicas produziram 14.167 megawatts (MW), o equivalente a 123,2% da demanda na região.
Esse montante é suficiente para suprir o consumo de energia de todo o Nordeste por um minuto, sobrando 23,2%. Por um minuto naquele dia, a região tornou-se exportadora de energia eólica para o restante do país.
Os dados ainda estão em fase de validação pelo ONS. Além do recorde eólico, o Nordeste atingiu o recorde de geração instantânea de energia solar. Às 10h28 da última terça-feira (12), a região produziu 2.963 MW solares. Isso equivale a 27,5% da demanda de todo o subsistema Nordeste naquele minuto.
Tradicionalmente, o mês de julho no Nordeste é conhecido como safra dos ventos, com ventos mais fortes no litoral da região impulsionando a produção de energia eólica. Esse foi o primeiro recorde de geração instantânea de energia eólica registrado em 2022.
O ONS não descarta a possibilidade de que outros recordes sejam alcançados nas próximas semanas.
Segundo a versão mais recente do Boletim Mensal de Energia, do Ministério de Minas e Energia, a participação da energia eólica na matriz energética deverá aumentar de 10,6% em 2021 para 11,9% em 2022. A participação da energia solar deverá subir de 2,5% para 3,9% na mesma comparação.
O Brasil ainda está abaixo da meta de vacinação contra o sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, 47,08% das crianças receberam o imunizante em 2022, sendo que a meta de cobertura vacinal é 95%. A proteção contra o sarampo é feita com a vacina tríplice viral, que imuniza também contra a caxumba e rubéola, e faz parte do calendário de vacinação. O imunizante é oferecido nas unidades de saúde do país em qualquer época do ano.
A tríplice viral é geralmente aplicada em duas doses. A primeira, tomada com um ano de idade, e a segunda, com 15 meses. A campanha de 2022 começou em janeiro e vai até dezembro deste ano. A cobertura em 2021 foi baixa, somente 50,1% do público-alvo no Brasil recebeu a segunda dose da vacina tríplice viral.
Uma das consequências da queda da vacinação é o avanço da doença. Depois de ter recebido a certificação de país livre do sarampo pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), em 2016, o Brasil passou a registrar, nos últimos anos, o avanço da doença em todo o território nacional. O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo desde 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.
Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, este ano, uma nota na qual chama a atenção para a importância da vacinação contra a doença. A Fiocruz explica que o sarampo é uma doença infecciosa aguda, muito contagiosa e grave, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade, pessoas adultas desnutridas ou com algum problema de imunidade, como as pessoas transplantadas, as que convivem com o vírus do HIV, ou que estão em quimioterapia, além das gestantes.
A Fiocruz ressalta que, independentemente disso, o sarampo afeta indivíduos de todas as idades e não necessariamente com doenças crônicas ou algum problema de imunidade.
Ministério da Saúde
À Agência Brasil, o Ministério da Saúde disse, por meio de nota, que por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), vem desenvolvendo e intensificando estratégias necessárias para enfrentamento dos desafios e reversão das baixas coberturas vacinais, em parceria com estados e municípios.
“O Ministério da Saúde incentiva a população a se vacinar contra as doenças imunopreveníveis, e esclarece o benefício e segurança das vacinas, por meio dos seus canais oficiais de comunicação”, diz a pasta. Os dados detalhados das coberturas vacinais estão disponíveis na internet.
Um corpo foi encontrado em estado de decomposição na manhã deste domingo (17), em uma área de mata do bairro Alto do Fundão, em Ibotirama. A ocorrência foi registrada por volta das 9h30, quando a Guarda Municipal realizava rondas próximos ao cemitério da cidade.
Os agentes sentiram um forte odor vindo da região de um aterro e, ao se aproximarem, notaram uma lona preta cobrindo o cadáver.
Ainda segundo informações, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) deverá ser acionado para realizar o recolhimento até o IML, onde a perícia será realizada na tentativa de constatar a causa da morte e identificar a vítima.
18
Jul / 2022 |
Barreiras: Operação Centauro Recupera Bicicleta roubada e apreende indivíduo com mandado d |
Na noite de ontem domingo, 17, por volta das 20:30h, compareceu na sede da 83ª CIPM um cidadão informando que um indivíduo desconhecido teria lhe espancado, e roubado sua bicicleta, marca Huston, de cor vermelha, do tipo Monark, na rua Custódio Moreno, no bairro JK, em Barreiras e passou a descrever as características do acusado.
A PM intensificou as rondas ostensivas, e localizou o indivíduo com as mesmas características informada pela vitima, saindo de um terreno baldio com a bicicleta descrita pela vitima.
A guarnição prendeu o acusado em flagrante, e o conduzindo à Delegacia junto com a bicicleta roubada, e durante a entrevista na delegacia de polícia, descobriu-se que o acusado possuía um mandado de busca e apreensão em aberto.
Um médico foi encontrado morto neste domingo (17) no Hospital Municipal de Brotas de Macaúbas, na região do Velho Chico, Oeste baiano. Heitor Wagner Silva Oliveira, de 40 anos, dava plantão na unidade de saúde quando foi encontrado sem vida. A causa da morte não foi divulgada.
O sepultamento deve ocorrer na tarde desta segunda-feira (18) em Paramirim, no Sudoeste baiano, de onde o médico era natural. Por conta do ocorrido, as prefeituras de Brotas de Macaúbas e Paramirim decretaram luto oficial por três dias.
Oliveira era formado em medicina desde 2017 pela Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb). Em Paramirim, já atuou no Hospital Aurélio Rocha e no Samu da cidade. Ele também atuou como perito no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Esta semana marca o início das convenções eleitorais, durante o período cabe aos partidos confirmar os nomes dos candidatos e candidatas para cada cargo a ser disputado nas eleições de outubro. O prazo para o registro começa nesta quarta-feira, 20, e termina no dias 15 de agosto e as campanhas tem início no dia seguinte. O advogado especialista em Direito Eleitoral, Alberto Luís Rollo, explicou em entrevista à Jovem Pan que, por enquanto, apenas o pedido explícito de voto é proibido.
“Nós ainda estamos fora do período de campanha eleitoral, portanto não pode haver pedido explícito de voto. A lei fala claramente que neste período em que estamos agora o pré-candidato pode se expor, dar entrevistas, participar de programas,fazer reuniões, expor plataformas de governo e o que ele pretende fazer. Só não pode fazer pedido explícito de voto”, explicou o advogado. Na avaliação de Rollo, o combate às fake news é o grande desafio deste ano.
De acordo com o especialista, as regras sobre as chamadas notícias falsas já são claras: “Hoje, fake news é crime tipificado no Código Eleitoral, que é você divulgar notícias falsas com finalidade eleitoral. A gente já tinha no Código Penal há muitas décadas os crimes de calúnia, injúria e difamação. Agora a gente tem também o crime específico de fake news”. A respeito das urnas eletrônicas, Rollo ressalta a importância de muitos observadores e que a função do Tribunal Superior Eleitoral é fazer a soma das informações.
“Neste momento até a eleição a gente não vai conseguir mudar mais nada, então é importante que se repitam os itens de segurança que eu sempre falo. Urna eletrônica não é ligada à internet, então nenhum hacker vai poder mudar os votos. Outra coisa, quem faz a apuração é cada urna eletrônica, e não o TSE em sala secreta como alguns dizem por aí. Cada urna faz a apuração às 17h da tarde e emite um boletim de urna. Então, quem quiser fazer apuração paralela, isso sempre foi possível. É só pegar cada boletim de urna e somar os votos dos candidatos”, explicou.
A Policia Rodoviária Federal recuperou na madrugada desta sexta-feira (15), em Barreiras (BA), duas motocicletas com restrição de crime.
Tudo começou quando uma equipe da Polícia Rodoviária Federal fazia fiscalização na rodovia federal e deu ordem de parada a duas motocicletas Honda/Cg Fan, ambas de cor preta.
Na abordagem, os condutores disseram não possuir carteira de habilitação e após uma análise de identificação veicular, os policiais constataram que os caracteres das motos estavam adulterados.
Os Policiais também descobriram que as placas dos veículos foram trocadas a fim de dificultar e tentar escapar de fiscalizações da polícia.
Na sequência, foram realizadas checagens nos sistemas e verificado ocorrências de furto, registradas no Distrito Federal.
Diante dos fatos a ocorrência e os homens foram encaminhados para Delegacia de Polícia Judiciária, para lavratura dos flagrantes.
O avanço da Selic pelo Banco Central, para conter a inflação no Brasil, atinge diretamente os financiamentos e compras de veículos. Além de carros mais caros, ainda há o risco da inadimplência, que também impacta numa aprovação mais rígida na liberação de crédito pelos bancos. O mercado não pretende repetir o ambiente de 60 meses sem entrada. No primeiro semestre de 2022, o cenário provocou queda de 14,5% nas vendas de veículos no país. O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), José Mauricio Andreta Júnior, minimiza os efeitos econômicos e atribuiu a queda de 14,5% nas vendas no semestre mais à falta de modelos nas lojas do que às perdas de confiança e possibilidade real de compra dos consumidores.
“Nós temos hoje entre concessionárias e montadoras, praticamente 500 mil pedidos em carteira para entregar, então eu acredito, e historicamente o segundo semestre é sempre melhor que o primeiro. E nós pretendemos, dentro dessa projeção que nós estamos dando hoje de zerar e fazer o mesmo número esse ano de emplacamentos de veículos comerciais, caminhões, todos, igual a 2021”, comenta Andreta Junior. A expectativa da Fenebrave pela repetição das vendas de 2021 em 2022 faria o mercado atingir o 2.200.000 unidades. O setor automotivo brasileiro tem capacidade de produção na casa de 5 milhões de unidade e registrou seu recorde em 2013, com 3.700.000.
O perfil do consumidor mudou, avaliar o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Marcio Lima. “A restrição ao crédito leva a uma mudança do perfil do consumidor, porque aquele que dependia das vendas do financiamento acaba não tendo condições de fazê-lo, vai para o usado, o velhinho, e a gente não percebe, isso não vai na conta final da estatística, porque há limitação da produção por questão de insumos, ela acaba colocando numa diminuição natural”, diz. Após a queda de 5% no primeiro semestre, a Anfavea reduziu de 9,4% para 4,1% a estimativa para o crescimento da produção em 2022, de 2.460.000 para 2.340.000 carros comerciais leves, caminhões e ônibus. O setor ainda enfrenta o desabastecimento de peças, que paralisa as fábricas, 20 foram atingidas e há uma perda estimada de fabricação na casa de 170 mil veículos.
A Petrobras já discute a redução no preço dos combustíveis, especialmente da gasolina. O assunto foi aventado por integrantes da gestão Jair Bolsonaro e membros da empresa, informou o jornal O Globo hoje (15).
Há três semanas Caio Paes de Andrade assumiu a presidência da companhia.
A queda nos preços do barril de petróleo no exterior é o principal fator para as conversas sobre a redução nos preços do combustível. Apesar disso, o dólar continua elevado.
Ambos os critérios são usados pela petroleira para reajustar os preços.
15
Jul / 2022 |
Otto segue na liderança com 32% das intenções de voto; Dra. Raíssa e Cacá empatam tecnicam |
Pesquisa realizada pelo Instituto Quaest, contratada pelo Banco Genial e divulgada hoje (15) aponta que o senador Otto Alencar (PSD) segue na liderança pela reeleição ao Senado, com 32% das intenções de voto no cenário principal, que é estimulado — quando os entrevistados recebem previamente o nome dos candidatos. As informações foram divulgadas nesta manhã pelo site UOL.
A segunda posição tem um empate técnico entre a Dra. Raíssa Soares (PL) e Cacá Leão (PP), que apresentou uma melhora quando comparado à última pesquisa do instituto, divulgada no dia 18 de maio.
Considerando a margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, o segundo lugar tem empate técnico entre Cacá Leão, com 10%, e Raíssa, com 6%.
Conforme o levantamento, Tâmara Azevedo (PSOL), foi a grande novidade da pesquisa, apesar dos números seguirem baixos. A psolista viu seu desempenho subindo de 1% para 4%, empatando tecnicamente com Raíssa.
Nesta pesquisa, os indecisos somaram 11%, enquanto os que votarão branco, nulo ou não pretendem votar alcançou os 31%.
Veja os números:
Cenário 1 (estimulado):
Otto Alencar (PSD): 32%
Cacá Leão (PP): 10%
Doutora Raíssa Soares (PL): 6%
Marcelo Nilo (Republicanos): 6%
Tâmara Azevedo (PSOL): 4%
Branco/Nulo/Não pretende votar: 31%
Indecisos: 11%
Cenário 2 (estimulado):
Otto Alencar (PSD): 34%
Cacá Leão (PP): 12%
Doutora Raíssa Soares (PL): 8%
Tâmara Azevedo (PSOL): 5%
Branco/Nulo/Não pretende votar: 30%
Indecisos: 11%
Cenário 3 (estimulado):
Otto Alencar (PSD): 36%
Cacá Leão (PP): 14%
Tâmara Azevedo (PSOL): 8%
Branco/Nulo/Não pretende votar: 31%
Indecisos: 10%
Cenário 4 (espontâneo – sem uma lista prévia de candidatos):
Ainda não escolhi: 88%
Otto Alencar (PSD): 4%
Doutora Raíssa Soares (PL): 1%
Cacá Leão (PP): 1%
Outros: 3%
Branco/Nulo/Não pretende votar: 3%
A sondagem ouviu 1.140 pessoas presencialmente entre os dias 9 e 12 de julho. O índice de confiança é de 95% e o custo foi de R$ 116.400,00. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BA-05185/2022.
15
Jul / 2022 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.607 casos de Covid-19 e 28 mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.626.031 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.575.393 são considerados recuperados, 20.499 encontram-se ativos e 30.139 pessoas foram a óbito.
Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta quinta-feira (14) contabiliza ainda 1.926.229 casos descartados e 353.787 em investigação. Na Bahia, 66.574 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação
A secretaria ainda informa que a Bahia contabiliza 11.634.206 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.723.084 com a segunda ou dose única, 6.504.117 com a de reforço e 1.039.484 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 988.027 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 580.273 tomaram também a segunda dose.
15
Jul / 2022 |
LEM: Carro encontra-se abandonado às margens da BR 242 |
Desde a manhã de ontem quarta feira, 13, um veículo VW Gol se encontra abandonado após sair da pista e cair as margens da BR 242, próximo ao bairro Luar do Oeste, na cidade de LEM.
Ninguém foi encontrado no local e não há informações de feridos. As autoridades foram acionadas por moradores do bairro para averiguar a procedência do veículo.