01
Jul / 2022 |
Programa Casa Bela da Prefeitura de São Desidério melhora a vida de moradores carentes do |
A tarde de ontem, 29 de junho, foi de mudança de vida para a família da dona de casa Gorete Madalena moradora da localidade de Ilha 2. Ela saiu do barraco de lona, aonde morava, e passou a viver em uma casa nova construída pela Prefeitura de São Desidério por meio do Programa Municipal Casa Bela, o maior programa habitacional da Bahia que já entregou mais de 200 casas populares a famílias carentes do município.
“Minha casa era de lona, eu nunca teria condição de construir algo melhor, mas hoje meu sonho foi realizado, tenho 47 anos e posso dizer que recebi um lar de verdade para passar o resto de minha vida, sem os perigos e sofrimento que tinha no barraco velho, estou muito feliz, só tenho a agradecer a Deus e essa gestão”, disse Gorete, emocionada.
O Programa Casa Bela está em sua terceira etapa, muitas casas já foram entregues e outras serão entregues em breve.
Uma viatura cheia de cobertores, agasalhos e solidariedade. O 17º Grupamento saiu às ruas de Barreiras, nesta quinta-feira (30), para entregar os itens arrecadados durante a campanha do agasalho realizada pela Unidade.
A primeira parada aconteceu no trecho da ponte sobre o Rio Grande, no centro da cidade. Famílias que vivem no local receberam as doações.
Logo após, os bombeiros seguiram para o bairro Vila Nova. Foi a vez do Instituto Pep Vida ser beneficiado.
O abrigo dos idosos também recebeu a visita dos militares e foi contemplado com parte dos itens arrecadados durante a campanha.
Com o apoio da população, o 17º GBM conseguiu distribuir 250 cobertores, além de agasalhos e lençóis. Todo o material vai aquecer dezenas de pessoas nos próximos dias e garantir que o inverno seja mais seguro para cada uma delas.
Na manhã desta quinta-feira, 30, por volta das 10h30, a guarnição de serviço do 1º Pelotão/Ibotirama, realizava rondas no bairro Ibotiraminha, quando presenciou um indivíduo dirigindo um carro em atitude suspeita, ao visualizar a viatura policial realizou uma manobra perigosa, de imediato a equipe procedeu com a abordagem para realizar a infração de trânsito e ao ser feita a busca pessoal, foi localizado na cintura do indivíduo uma pistola calibre .40.
Diante disso. foi dada a voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo e o indivíduo e o material ilícito fora conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Ibotirama.
01
Jul / 2022 |
Médicos baianos recebem capacitação para diagnosticar morte encefálicaMédicos baianos rece |
Capacitar médicos intensivistas para o diagnóstico de morte encefálica e manutenção dos potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplantes foi o principal objetivo do Curso de Capacitação para Determinação de Morte Encefálica, realizado na noite de ontem (28), de modo online, numa iniciativa da Central Estadual de Transplantes da Bahia, em parceria com a Sociedade de Terapia Intensiva da Bahia – SOTIBA.
O curso, que reuniu cerca de 200 participantes, entre profissionais médicos e membros de Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e de Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), abordou questões como a manutenção hemodinâmica do potencial doador de órgãos e comunicação com a família durante e após o diagnóstico de morte encefálica.
Outro evento está programado pela Central Estadual de Transplantes, com o objetivo de capacitar estes profissionais para a identificação de pacientes que necessitam de transplantes, e devem ser encaminhados para os serviços credenciados a fim de serem avaliados e incluídos na lista de espera para transplante.
Na Bahia, de janeiro até o último dia 20, foram registradas 59 doações de múltiplos órgãos e 188 doações de córneas, possibilitando a realização de 257 transplantes de córnea, 16 de fígado, 105 de rimcadáver e mais 11 de rim intervivos. A lista de espera para transplante, no momento, contabiliza 1.641 para rim, 86 para fígado e 1.084 para córnea.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.720 casos de Covid-19 e seis mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.576.509 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.536.738 são considerados recuperados, 9.740 encontram-se ativos e 30.031 pessoas foram a óbito.
Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta quinta (30) contabiliza ainda 1.909.442 casos descartados e 343.586 em investigação. Na Bahia, 64.776 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação
Ainda segundo a secretaria, 11.614.339 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, 10.689.671 com a segunda ou dose única, 6.327.179 com a dose de reforço e 705.843 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 970.812 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 555.219 tomaram também a segunda dose.
Na noite de quinta-feira (30), por volta das 20h, a Secretaria de Segurança e Trânsito, através da SUTRANS, realizou uma operação de segurança com o apoio da Guarda Civil Municipal e da ROMU.
A operação foi feita na Avenida JK, com o intuito de garantir mais segurança e qualidade de vida para população de Luis Eduardo Magalhães.
As operações realizadas permitem que as pessoas possam andar com mais tranquilidade pelas ruas, minimizando furtos, assaltos e roubo de celulares.
Durante a operação foram abordados 123 veículos, sendo 80 motocicletas e 43 carros. Foi realizado a verificação dos cintos de segurança e documentação dos condutores e veículos.
Entre os abordados, foi parado um indivíduo menor de idade que pilotava sem habilitação, e os documentos do mesmo foram devidamente vistoriados.
De acordo com o superintendente Adê Cerrado , a operação tem o intuito de proporcionar uma cidade com mais segurança e menos infrações , a ação será constante, para trazer mais conforto aos moradores do município.
01
Jul / 2022 |
Prefeitura de Barreiras inicia aplicação de massa asfáltica na pavimentação da estrada de |
“Estamos vivendo um sonho de muitos anos com a chegada do asfalto”. Essa frase de alegria foi do trabalhador rural José Catula, quando o pavimento asfáltico começou a ser aplicado nesta quinta-feira, 29, na estrada que liga o povoado Barreiras Sul até a BR 135. A obra realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Infraestrutura faz parte do projeto Barreiras 100% Pavimentada, autorizada pelo prefeito Zito Barbosa na comemoração do aniversário da cidade.
Em ritmo acelerado, as equipes de homens e máquinas aplicam o pavimento de concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ) em toda extensão da estrada, perfazendo 2,7 Km até a entrada da comunidade, modificando diretamente a acessibilidade dos visitantes e moradores, além da qualidade de vida e segurança no tráfego de veículos na localidade.
Observando o empenho da equipe, que iniciou os trabalhos na pista esquerda, o funcionário público João Guedes, que reside em uma chácara na beira da estrada, elogiou. “Fico admirando e agradecendo o trabalho de todas as pessoas envolvidas na obra, e principalmente a sensibilidade do prefeito Zito, que tem feito muito na cidade e na zona rural. Agora teremos condições de trafegar com segurança, porque este asfalto é de qualidade”, disse o morador.
A comunidade de Barreiras Sul é uma importante área de produção agrícola e piscicultura para a região. Desde 2018, a comunidade já recebeu ações de requalificação da escola, construção da quadra poliesportiva, pavimentação de todas as ruas com bloquete e agora, a pavimentação asfáltica até a BR 135.
O prefeito de Barreiras destacou a importância de anunciar e concluir as obras públicas “Com planejamento e gestão, conseguimos imprimir uma marca de credibilidade na execução de obras públicas em Barreiras, quando damos uma ordem de serviço a população tem a certeza que a obra será concretizada. Aqui no acesso ao Barreiras Sul, as obras estão aceleradas e já aplicamos a massa asfáltica em toda a extensão de um lado da via. Continuamos avançando e logo concluiremos mais essa obra, assim como seguimos avançando no Riachinho e na Nanica, através de obras como essa da qual conseguimos proporcionar melhores condições de tráfego e acessibilidade na cidade e na zona rural”, disse Zito Barbosa.
01
Jul / 2022 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |
01
Jul / 2022 |
Barreiras: Arraiá do Parque 2022, foi tranquilo e seguro |
O maior São João da Bahia é realizado pela Prefeitura de Barreiras desde 2017, proporcionando além da diversão, também a valorização cultural nordestina na Capital do Oeste. Como nos anos anteriores, o Arraiá do Parque 2022 foi destaque pela segurança proporcionada ao público durante os festejos no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, através do trabalho integrado da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Bombeiros Civil, Conselheiros Tutelares, integrantes do Juizado de Menores, Seguranças Particulares, SAMU e Agentes de Trânsito da Cootrans, que mais uma vez desempenharam um trabalho excepcional no proteção dos cidadãos.
Durante os cinco dias de festa em comemoração ao Padroeiro de Barreiras São João Batista, mais de 230 mil pessoas passaram pelo Arraiá do Parque e de maneira estratégica, os agentes de segurança atuaram todos os dias com esse objetivo de garantir a tranquilidade em todo circuito da festa, organizada nas Vilas do Forró, Arraiá do Vale Produtivo, Vila do São João, Arraiá do Food Trucks e Arraiá das Quadrilhas, além do circuito principal que recebeu mais de 30 artistas nacionais e locais, que comandaram a diversão.
A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), registraram apenas ocorrências leves, relacionadas a vias de fato e outras situações sem gravidade. Conforme o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, também foi adotada a medida de circuito fechado, com revistas através de detectores de metais, com o objetivo de impedir a entrada de objetos perfurocortantes e vidros nas portarias. A Guarda Civil Militar atuou como apoio à Secretaria de Infraestrutura, Agricultura, Diretoria de Cultura, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e SAMU, bem como aos demais agentes de segurança do evento.
“Esse ano foram cinco dias de festa no Arraiá do Parque 2022, com o objetivo de continuar proporcionando o melhor São João da Bahia, com destaque para a segurança no local. Trabalhamos de maneira articulada com os demais agentes de segurança que atuam em Barreiras e graças à Deus, tivemos mais uma edição em paz, considerada tranquila por todos os parceiros das forças de segurança, dessa maneira, a Prefeitura agradece por esse empenho e pelo êxito alcançado em mais uma São João da Capital do Oeste”, destacou Júnior Sampaio, secretário e responsável diretamente pela coordenação do sistema de segurança no Arraiá do Parque.a
O SineBahia divulgou as oportunidades de trabalho disponíveis nesta sexta-feira (1º) para a cidade de Barreiras e Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Há oportunidades para cozinheira, avicultor, entre outras profissões.
Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.
É preciso levar a carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.
Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.
VAGAS DE BARREIRAS:
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (PCD)
Exclusivas para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA
AUXILIAR DE ESTOQUE (PCD)
Exclusivas para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Não exige experiência
1 VAGA
DESIGN GRÁFICO (PCD)
Exclusivas para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA
AGENTE DE VENDAS E SERVIÇOS
Ensino médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Salário R$ 1.212,00 + comissão
10 VAGAS
AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA DE MERCADORIA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
2 VAGAS
AJUDANTE DE ELETRICISTA
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA
ATENDENTE DE LOJAS
Ensino médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
3 VAGAS
AUXILIAR DE COZINHA
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 6 meses na carteira
2 VAGAS
AUXILIAR DE ENCUBAÇÃO
Não exige escolaridade
Não exige experiência
2 VAGAS
AUXILIAR DE LIMPEZA
Não exige escolaridade
Não exige experiência
Obrigatório possuir disponibilidade para trabalhar em fazenda
2 VAGAS
AUXILIAR DE PEDREIRO
Não exige escolaridade
Não exige experiência
Obrigatório possuir disponibilidade para trabalhar em fazenda
3 VAGAS
AUXILIAR DE PEDREIRO
Ensino Fundamental completo
Experiência na função com construção civil
Salário R$ 1.371,44
1 VAGA
AUXILIAR FINANCEIRO
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’
1 VAGA
AUXILIAR DE REFRIGERAÇÃO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA
AVICULTOR
Não exige escolaridade
Não exige experiência
Obrigatório possuir disponibilidade para trabalhar em fazenda
18 VAGAS
CAMAREIRA DE HOTEL
Ensino Fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na carteira com serviços domésticos
1 VAGA
CARREGADOR DE AVES VIVAS
Não exige escolaridade
Não exige experiência
Obrigatório possuir disponibilidade para trabalhar em fazenda
11 VAGAS
COSTUREIRA DE MÁQUINA RETA
Ensino Fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na carteira
4 VAGAS
COZINHEIRA GERAL
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 6 meses na carteira
2 VAGAS
CUIDADOR DE ANIMAIS
Não exige escolaridade
Não exige experiência
Obrigatório possuir disponibilidade para trabalhar em fazenda
20 VAGAS
DIRETOR DE REDES
Ensino superior completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira com telecomunicações
Obrigatório possuir CNH ‘B’ e conhecimento no pacote MSPower
Salário R$ 2.029,57 + benefício
1 VAGA
EMPREGADO DOMÉSTICO
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório apresentar carta de referência
1 VAGA
ESTOQUISTA
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’ e conhecimento no pacote MSPower
2 VAGAS
FATURISTA
Não exige escolaridade
Experiência na função com faturamento em balança
1 VAGA
GERENTE FINANCEIRO
Ensino Superior completo em Administração
Experiência na função com Gestão Financeira, Recursos Humanos e Gestão de Contratos
1 VAGA
MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS
Ensino Fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na carteira
2 VAGAS
MONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS
Ensino Fundamental incompleto
Não exige experiência
1 VAGA
MONTADOR MECÂNICO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir disponibilidade para trabalhar em fazenda
1 VAGA
MOTOFRETISTA / MOTOBOY
Ensino Fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A’
Salário R$ 1.212,00 + benefício
16 VAGAS
MOTORISTA CARRETEIRO
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘E’ e disponibilidade para trabalhar em fazenda
1 VAGA
MOTORISTA DE AMBULÂNCIA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’
1 VAGA
MOTORISTA DE AUTOMÓVEIS
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘B’
Salário R$ 1.300,00 + benefício
3 VAGAS
MOTORISTA DE CAMINHÃO GUINDAUTO (MUNCK)
Ensino médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘D’, curso NR11 e disponibilidade para realizar viagens
1 VAGA
MOTORISTA DE ÔNIBUS
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘D’, curso de transporte de passageiros e disponibilidade para trabalhar em fazenda
2 VAGAS
MOTORISTA ENTREGADOR
Ensino Fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘D’ e disponibilidade para realizar viagen
1 VAGA
OFFICEBOY
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A’ e conhecimento no pacote MSPower
Salário R$ 1.212.00 + benefício
2 VAGAS
PEDREIRO
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Salário R$ 2.096,92
1 VAGA
PEDREIRO
Não exige escolaridade
Não exige experiência
Obrigatório possuir disponibilidade para trabalhar em fazenda
2 VAGAS
REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO
Ensino Fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’ e carro próprio
1 VAGA
REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório residir em Barreiras, possuir veículo próprio e disponibilidade para realizar viagens
1 VAGA
SOLDADOR
Ensino Fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na carteira
3 VAGAS
SUPERVISOR DE VENDAS
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘B’ e conhecimento no pacote MS Power
Salário R$ 2.029,57 + benefício
1 VAGA
SUPERVISOR DE VENDAS COMERCIAIS
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
2 VAGAS
TÉCNICO DE ENFERMAGEM OU DE ENFERMAGEM DO TRABALHO
Ensino Superior completo em Enfermagem
Não exige experiência
1 VAGA
TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO
Ensino técnico completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA
TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES
Ensino médio completo
Experiência mínima de 6 meses na função
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’ e conhecimento com Pacote MSPower, Word, Excel, Power Point
Salário 1.265,39 + 30% de periculosidade
10 VAGAS
TÉCNICO DE INFORMÁTICA
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Ensino Técnico completo em Segurança do Trabalho
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir disponibilidade para trabalhar em fazenda
3 VAGAS
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Ensino Técnico completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir registro no conselho de classe e disponibilidade para realizar viagens
1 VAGA
TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO
Ensino Superior completo em Enfermagem com especialização
Experiência mínima de 6 meses na carteira - com registro do conselho de classe
1 VAGA
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Não exige experiência
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’ e conhecimento em informática
1 VAGA
TRABALHADOR AGROPECUÁRIO EM GERAL
Não exige escolaridade
Não exige experiência
Atividade: Trabalhar em fazenda (alojamento)
2 VAGAS
VENDEDOR INTERNO
Ensino Médio completo
Experiência em material elétrico
1 VAGA
VENDEDOR PRACISTA
Experiência mínima de 6 meses na carteira
5 VAGAS
VAGAS DE BOM JESUS DA LAPA
ALMOXARIFE
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 3 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH "AB"
Salário 1.800,00 + benefício
1 VAGA
O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (30) a PEC (proposta de emenda à Constituição) que cria um auxílio financeiro para caminhoneiros e taxistas e reajusta os valores do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás. O valor a ser gasto pelo governo federal em prol dos benefícios é estimado em R$ 41,2 bilhões. A matéria segue para a análise da Câmara dos Deputados.
De acordo com a proposta, será instituído um auxílio mensal aos caminhoneiros no valor de R$ 1.000, entre julho e dezembro deste ano. O benefício deve custar R$ 5,4 bilhões e pode beneficiar quase 900 mil profissionais.
Para evitar o recebimento indevido do voucher, somente transportadores registrados como autônomos no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio de 2022 farão jus ao benefício.
O auxílio aos taxistas instituído pela PEC deve custar R$ 2 bilhões e também será pago de julho a dezembro. A proposta, contudo, não definiu qual será o valor individual do subsídio a cada motorista de táxi.
Para ter direito à ajuda, os taxistas precisarão apresentar um documento de permissão para prestação do serviço, feito pelo poder público municipal ou distrital, que tenha sido emitido até 31 de maio deste ano.
Auxílio Brasil e Auxílio Gás
Segundo a PEC, o Auxílio Brasil passará dos atuais R$ 400 para R$ 600, o que deve representar um custo de R$ 26 bilhões. O novo valor vai ser pago entre agosto e dezembro.
De acordo com a matéria, o governo terá de zerar a fila para recebimento do benefício. Assim, a previsão é que o programa passe a atender 19,8 milhões de famílias.
A PEC ainda determina que o valor do Auxílio Gás seja dobrado. Atualmente, as famílias beneficiadas têm direito a um valor equivalente ao preço de meio botijão de gás de 13 kg por bimestre. Com a proposta, o auxílio será elevado para o equivalente ao preço de um botijão de gás a cada dois meses. O novo valor valerá de julho até o fim de 2022.
Outras propostas
A PEC também determina a compensação a estados e municípios que dispõem de serviços de transporte público urbano e metropolitano. O objetivo é minimizar as perdas das companhias em razão da gratuidade da tarifa oferecida a passageiros com 60 anos ou mais, conforme previsto no Estatuto do Idoso. O custo estimado é de R$ 2,5 bilhões.
Além disso, a proposta prevê uma compensação financeira à cadeia produtiva do etanol, na tentativa de possibilitar a competitividade desse produto ante o diesel. O incentivo é da ordem de R$ 3,8 bilhões.
Ainda há a previsão de uma suplementação de R$ 500 milhões ao programa Alimenta Brasil, que tem como finalidades promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra comida produzida pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e a destina a pessoas em situação de insegurança alimentar.
Polêmicas
O texto final da PEC aprovado pelo Senado não inclui um trecho que foi bastante criticado por parlamentares devido à possibilidade de permitir ao governo federal criar mais despesas e descumprir o teto de gastos públicos.
Na proposta, há a previsão de que seja reconhecido estado de emergência no país durante o ano de 2022. Essa ferramenta é necessária para que o auxílio aos caminhoneiros e aos taxistas possa ser pago, tendo em vista que a legislação eleitoral proíbe a criação de benefícios em ano eleitoral, a não ser que o país esteja sob estado de emergência.
Na primeira versão do seu relatório, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) dizia que, para enfrentamento ou mitigação dos impactos decorrentes do estado de emergência reconhecido, as medidas implementadas não poderiam ter vedações ou restrições previstas em norma de natureza alguma.
Esse trecho foi bastante criticado por outros senadores. A avaliação era que a norma daria ao governo federal um “cheque em branco” para gastar mais dinheiro público em outros projetos. Bezerra retirou o trecho e incluiu no relatório um novo dispositivo para que os gastos permitidos pelo estado de emergência sejam apenas com os benefícios delimitados pela PEC.
Além disso, o senador adicionou à redação uma norma para impedir que os valores reservados ao Auxílio Gás e ao Auxílio Brasil sejam usados para qualquer tipo de publicidade institucional.
29
Jun / 2022 |
Incêndio em depósito no bairro Vila Dulce em Barreiras |
Na manhã de hoje, quarta-feira, 29, por volta das 10h30, ocorreu um incêndio a um depósito, na rua Camaçari, no bairro Vila Dulce, na cidade de Barreiras.
Equipe do Corpo de Bombeiros estiveram no local, debelando o fogo. A Guarda Civil Municipal e COOTRANS também estiveram no local.
Não houve vítimas e não há maiores detalhes do que teria provocado o incêndio.
29
Jun / 2022 |
Estudo feito no Nordeste mostra que substâncias encontradas no limão podem combater a Covi |
Pesquisadores de universidades cearenses descobriram que o limão pode ser um grande aliado contra o coronavírus. É que a fruta possui compostos naturais específicos capazes de combater o Sars-Cov-2, agente causador da Covid-19. Publicado no ano passado, o estudo foi incluído na base de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo reportagem do Diário do Nordeste, o achado faz parte de um trabalho de Victor Moreira de Oliveira, estudante de graduação em Química, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Fafidam/Uece), de Limoeiro do Norte, em parceria com o grupo de Química Teórica e Eletroquímica (GQTE).
De acordo com os pesquisadores, o estudo teve como ponto de partida o hábito cultural cearense de tomar chás de cascas de frutas cítricas, como laranja e limão, quando as pessoas ficam gripadas. Os testes foram iniciados ainda em 2020.
Dos oito limonoides analisados, quatro mostraram atividade promissora: calodendrolídeo, pedonina, harrisonina e dasacetilnimocinol.
O coordenador do grupo e orientador do trabalho, Emmanuel Marinho, destaca a disponibilidade e a abundância do limão como fatores facilitadores de futuras pesquisas, já que não há necessidade de culturas complicadas ou pouco viáveis.
Grupos de pesquisa realmente nos instigam a conseguir cada vez mais e a nos aprimorar. Pelo fato de sermos novos cientistas, devemos sempre pensar no futuro, não ficar estacionados, e sempre analisar por uma nova perspectiva”, observa.
“São fármacos que a gente acredita ter baixa toxicidade. Para um laboratório, já ter esses dados da nossa pesquisa vai dar um bom direcionamento. A importância da nossa pesquisa é justamente esse passo inicial”, destaca.
29
Jun / 2022 |
Abandono de Emprego |
29
Jun / 2022 |
Hoje é dia da \"Quarta do Pão\" no Grupo Santo Antonio! |
A Federação Internacional do Diabetes alerta para o aumento global contínuo na prevalência da doença, um desafio global significativo para a saúde e bem-estar de indivíduos famílias e comunidades.
O Dia Nacional do Diabetes, 26 de junho, promove a conscientização sobre fatores de risco, diagnóstico e prevenção contra a doença.
Dados da 10ª edição do Atlas Diabetes, realizado pela federação, indicam que 537 milhões de adultos (20 a 79 anos) vivem com diabetes – o que representa uma em cada 10 pessoas. Estimativas apontam que esse número aumente para 643 milhões em 2030 e 784 milhões em 2045.
Segundo o levantamento, 4 entre 5 (81%) adultos com diabetes vivem em países de baixa e de média rendas. Em 2021, o diabetes foi responsável por 6,7 milhões de mortes: 1 a cada 5 segundos.
A carga da doença causou pelo menos US$ 966 bilhões em gastos com saúde: um aumento de 316% nos últimos 15 anos.
Ao menos 541 milhões de adultos têm tolerância à glicose diminuída, o que os coloca em alto risco de diabetes tipo 2.
Sobre o diabetes
A doença é causada por uma insuficiência na produção de insulina pelo pâncreas ou pela dificuldade de uso da insulina produzida pelo corpo.
“Nós temos um órgão dentro da cavidade abdominal chamado pâncreas, que tem a função de produzir um hormônio chamado insulina. Nas células, a insulina influencia a entrada da glicose. Então, você come, ingere os nutrientes que são absorvidos no aparelho digestivo, e na corrente sanguínea você tem a glicose, que entra dentro das diversas células do corpo através do trabalho desse hormônio”, explica o neurocirurgião Fernando Gomes, apresentador do Correspondente Médico da CNN (veja o vídeo abaixo).
O aumento da glicose no sangue pode causar danos aos olhos, rins e nervos, além de aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e os derrames vasculares.
“O diabetes não tratado a longo prazo pode causar malefícios para o corpo, como problemas na retina, problemas relacionados ao coração e ao cérebro. Em longo prazo, até amputações podem acontecer”, disse.
Um dos valores de referência que indica o desenvolvimento da doença é o resultado do teste de hemoglobina glicada, capaz de medir os níveis de açúcares no sangue também chamado de índice glicêmico.
“A taxa normal de hemoglobina glicada é de até 5,7% da hemoglobina total, a molécula que carrega oxigênio no sangue. Valores entre 5,7% e 6,5% o indivíduo é considerado com pré-diabetes. Acima de 6,5% é considerado um quadro de diabetes”, explica Domingos Malerbi, presidente do Departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).Diferentes tipos de diabetes
O diabetes é classificado em diferentes tipos (1 e 2), de acordo com a forma de apresentação da doença.
O mais comum é o tipo 2, que compreende cerca de 90 a 95% dos casos. A doença é caracterizada pela má absorção da insulina produzida pelo pâncreas, o que leva a uma dificuldade para manter o açúcar no sangue em níveis normais.
O desenvolvimento da diabetes tipo 1 está relacionado à destruição permanente da maior parte das células do pâncreas que produzem a insulina pelo próprio sistema imunológico do paciente. Quando isso acontece, o órgão passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Em geral, o tipo 1 atinge crianças, adolescentes e jovens adultos.
Como prevenir o diabetes
Assim como no caso da hipertensão, fatores comportamentais têm importante papel no surgimento do diabetes. O neurocirurgião Fernando Gomes alerta que a adoção de hábitos saudáveis pode ajudar a prevenir a doença.
Comer diariamente verduras e legumes, reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, parar de fumar, manter o peso controlado e praticar exercícios físicos regularmente são as formas mais eficazes de se combater a doença.
“Manter alimentação saudável e equilibrada, seguir o tratamento orientado pelo especialista e a prática diária de atividade física são as principais formas para prevenir a evolução do diabetes e todas as consequências que a doença pode trazer”, explica Bruno Helman, Fundador e CEO do Instituto Correndo Pelo Diabetes, que foi diagnosticado com a doença aos 18 anos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a prevenção de complicações inclui a educação sobre o assunto tanto de pacientes como de seus cuidadores e até mesmo de equipes médicas, além de exames anuais para identificar indivíduos em risco de ulceração, cuidados com os pés e uso de calçados apropriados.
As medidas de prevenção também contam com o tratamento efetivo e imediato quando houver qualquer complicação nos pés e com a estruturação dos serviços de saúde, com o objetivo de atender às necessidades do paciente com relação a um cuidado crônico.
Complicações
Entre as inúmeras complicações que podem ser desencadeadas pela falta de controle do diabetes está a úlcera de pés diabéticos (UPD) que, em 85% dos casos, precede a amputação. Um milhão de indivíduos com diabetes mellitus sofre uma amputação em todo mundo.
A médica endocrinologista Denise Franco, do Instituto Correndo Pelo Diabetes (CPD), organização sem fins lucrativos, explica que o pé diabético progride de forma silenciosa e, em alguns casos, o paciente sente formigamento.
“No exame físico é possível perceber pele seca, rachaduras, unha encravada, com micose, calos, machucados, ausência de pelos, entre outros. É a causa mais comum de internações prolongadas e com custos elevados. Grande proporção dos leitos hospitalares em emergências e enfermarias, nos países em desenvolvimento, é ocupada por pacientes com úlcera de pés diabéticos”, afirma a especialista.
O diabetes, quando não tratado, pode reduzir a sensibilidade à dor e temperatura nas extremidades do corpo, por causa da hiperglicemia, que impede uma boa circulação sanguínea. Sem a oxigenação correta dos vasos naquela região, a resposta inflamatória fica comprometida, sendo assim, uma simples topada ou um calo de um sapato apertado não se regeneram e a ferida aumenta cada vez mais.
Estima-se que 40% dos pacientes com histórico de úlcera de pés diabéticos apresentem recidiva em um ano; 60%, em dois anos; 65% em até cinco anos, o que enfatiza a necessidade de estimular a adesão do paciente por meio de processo educativo, motivar o autocuidado e consultas regulares para avaliação por equipe especializada.
O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal João Roma (PL) confirmou a presença do presidente Bolsonaro na Bahia nesta sexta-feira (1) e sábado (2).
“O presidente tem uma intensa agenda na Bahia a partir de sexta, em Feira de Santana, e, no sábado, em Sslvador, na celebração ao 2 de Julho, participando da Segunda Motociata da Independência. No mesmo dia, também irá a Curaçá, no Norte da Bahia”, disse Roma em entrevista ao programa Bahia Notícias no ar, na rádio Salvador FM.
Segundo o ex-ministro da Cidadania, o presidente desembarca na sexta em Feira de Santana, onde assina a ordem de serviço para o início das obras do rodoanel que vai interligar quatro BRs na região. “Essa obra foi prometida pelo PT e nunca saiu do papel. Agora, com Bolsonaro, vai se tornar realidade”, afirmou.
No sábado, João Roma informou que a Motociata da Independência, em Salvador, partirá, às 9 horas , do Dique do Tororó, nas proximidades da Fonte Nova, com destino ao Parque dos Ventos, na Boca do Rio.
“A expectativa é da participação de um grande número de motociclistas de toda a Bahia, acompanhando o presidente Bolsonaro na celebração aos heróis da Independência da Bahia”, disse Roma, que depois seguirá com o presidente para Curaçá onde marcarão presença na tradicional Festa do Vaqueiro pela tarde.