Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) participaram na última quinta-feira, 21, em Salvador, de uma audiência com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler. O objetivo da reunião foi expor as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais do oeste baiano com o impasse na questão do licenciamento ambiental, bem como buscar uma solução para o problema, a fim de não inviabilizar a atividade agrícola.

O impasse teve início em 2015, quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) passou a exigir, em suas fiscalizações, a apresentação da licença ambiental para as atividades de agricultura em sequeiro e irrigada, em áreas que já possuíam as respectivas cartas de inexigibilidade de licença, expedidas pelo órgão ambiental estadual, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Em vista desta situação, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) - órgão máximo do sistema representativo agropecuário do qual o Sindicato é integrante -, procedeu questionamento junto à Procuradoria do Ministério de Meio Ambiente por meio da Advocacia Geral da União, vindo a obter parecer no sentido de que a autarquia federal deveria respeitar a legislação ambiental do Estado da Bahia. Ocorre que o respectivo entendimento foi objeto de Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público da União, obtendo decisão em caráter liminar, que o desvincula de tal entendimento. E, por fim, recentemente o novo Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, expediu ato suspendendo os efeitos do referido parecer pelo prazo de 60 dias.

 Conforme explica a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, essa situação impôs aos produtores rurais, um impasse e uma dificuldade. “Dessa forma, os agricultores estão sendo forçados a cumprir uma obrigação juridicamente impossível, qual seja, apresentar licença ambiental enquanto o órgão ambiental estadual, responsável por licenciar, expede-se o ato administrativo denominado de inexigibilidade de licenciamento ambiental”, disse a presidente.

Em resposta à solicitação do Sindicato, o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, comprometeu-se em estudar uma solução para o problema relatado, a fim de oferecer mais segurança ao meio agropecuário na questão ambiental e assegurar a continuidade da atividade agrícola na região. O Sindicato esteve representado também pelos membros do conselho fiscal, Cícero Teixeira e Irineu Viccini, pelo conselheiro jurídico, Régis Ferreira, pelo gerente administrativo, Ronei Pereira e pelo produtor rural, Osvaldo Peteck.   

Fonte: Ascom Sindicato Rural de LEM

O III Festival LEM Gastronomia entrou oficialmente em contagem regressiva. Restando uma semana para o início do festival, cresce a expectativa em torno da maior celebração da gastronomia de raiz e diversidade cultural de Luís Eduardo Magalhães e região oeste da Bahia. Este ano o festival terá como tema o “Brasil Bem Temperado” e mais de 40 (quarenta) profissionais, entre chefs e oficineiros que vão conduzir cerca de 60 (sessenta) atividades completamente gratuitas para quem for ao evento.

A abertura do festival está marcada para as 18h da sexta-feira, 05 de agosto. A programação continua no sábado, 06, e domingo, 07, no espaço do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. Uma das novidades é que este ano, juntamente com o Festival acontecerá o “I Encontro dos Engenheiros Agrônomos do MATOPIBA” (sigla da fronteira agrícola dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) que reunirá cerca de 500 profissionais nos dias 04 e 05 de agosto no auditório do SENAR, que fica na mesma área do Sindicato Rural.

Ao todo o III Festival LEM Gastronomia contará com cerca de 14 chefes e 23 oficineiros. “Temos chefs convidados de Salvador, Tocantins, Amazônia e Sergipe”, conta a chef Rosa Gonçalves, organizadora do festival. A organização conta ainda com aproximadamente 60 pessoas, integrantes da Escola de Culinária Rosa Gonçalves, Live Produções, Uaumais e colaboradores de diversas secretarias da prefeitura, dentre outros.

A programação dos três dias tem tudo para agradar a todos os gostos. “Nos três dias teremos em atividade a cozinha do interior, onde são preparadas as tachadas em fogões de lenha, um auditório de aulas-show e três salas com oficinas gastronômicas. O domingo será dedicado as oficinas para crianças, onde elas colocarão a mão na massa. Teremos também preparações feitas para o público adulto”, continua a chef.

O LEM Gastronomia vai contar também com uma Feira Expositiva de produtos alimentícios e de equipamentos para bares, restaurantes e hotéis, além da Feira de Produtos da Agricultura Familiar e da rede de Economia Solidária. Contará ainda com apresentações de grupos culturais nativistas gaúchos e nordestinos, terá uma área de lazer infantil e um palco de shows para os artistas da região oeste.

Este ano, o Festival consolida a parceria com as associações locais de Produtores da Agricultura Familiar, com a Associação Caliandra de Artesãos, a Anibralem que congrega os descendentes de japoneses, a Associação Santaritense de Artesãs (ASAS), a Associação Pró-Cultura de Formosa do Rio Preto e o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sinuelo dos Gerais.

O evento é uma realização da Escola de Gastronomia Rosa Gonçalves, com apoio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem); do Crea-Bahia; do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e do Governo da Bahia através da Superintendência de Economia Solidária da Setre.

Mais informações e programação completa no site: http://www.festivallemgastronomia.com.br/

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Nos dias 11, 12 e 13 de agosto acontece em Luís Eduardo Magalhães, no Sindicato Rural, o 4º Congresso Educ AÇÃO com o tema “Gestão, Ética e Desenvolvimento Sustentável em uma Sociedade em Transição“. Realizado pelo Gacea, o congresso traz para LEM palestrantes renomados de todo o Brasil, com temas que vão desde ética e educação até direito e agrononegócio. O Educ AÇÃO tem como objetivo ampliar o conhecimento através de palestras com excelentes profissionais de várias áreas para acadêmicos, professores, pesquisadores, empresários e profissionais.

Confira abaixo a relação completa dos palestrantes e palestras confirmados no Congresso e aproveite o desconto promocional para inscrever-se até dia 30 de julho. É possível adquirir o pacote para os três dias ou um dia de congresso e, ainda, inscrever-se em palestras avulsas.
 
ZITA LAGO
 
Graduada em Filosofia, Mestre e Doutora em Educação. Autora de 13 títulos na área educacional.
 

Palestra: A Ética E Os Valores: A Quem Cabe Construí-Los?

“Cabe questionar a quem cabe construir e disseminar valores inclusivos, humanos e éticos? Tal questionamento levanta questões complexas e que exigem de todos os que se educam em comum ação posições firmes e claras, com vistas a situar os homens frente às adversidades de um mundo em transição, visando torná-los mais humanos, éticos e solidários”.
 
RENATO CASAGRANDE
 
Palestrante, Professor Universitário, Mestre em Administração, Especialista em Gestão Educacional, Gestão de Negócios e Gestão de Recursos Humanos.
 
Palestra: Reflexões, Estratégias e Ações para Profissionais Contemporâneos “Fazer e Acontecer”
 

“Nesse mundo complexo e volátil as soluções simples tornaram-se suspeitas. As novas exigências demandam novas competências, novos comportamentos e novas atitudes. Serão discutidas estratégias e ações para que os profissionais obtenham melhores resultados”.

ELIAS MATTAR ASSAD
 
Advogado atuante na área criminal. Membro da Academia Brasileira de Direito Criminal e Presidente eleito da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas.
 
Palestra: Os Desafios da Formação e do Início da Profissão de Advogado
 
“ Início de carreira e seus desafios”.
 
JÚLIO FURTADO
 
Pedagogo, Psicólogo, Mestre em Educação, Doutor em Ciências da Educação, idealizador do Canal Sala dos Professores. Autor de vários livros.
 
Palestra: A Construção de Vínculos na Sala de Aula
 
“O olhar inclusivo. Os componentes do “amor pedagógico”. Vínculos e alteridade. Aprendizagem e interação social. A mediação relacional na sala de aula. Como criar vínculos com as gerações Y e Z”.
 
Palestra: Avaliando o Desenvolvimento de Competências em Sala de Aula
 
“O sentido de desenvolver competências. Ensinar conteúdos X desenvolver competências. Competências docentes e competências discentes. A especificidade da avalição de competências. Desdobrando competências e evidências”.
 
EUGÊNIO STEFANELLO
 
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Economia Rural, Doutor em Engenharia de Produção. Ex-Secretário de Estado da Agricultura/PR e ex-presidente da CONAB. Apresentador do Negócios da Terra no SBT/PR.
 
Palestra: Panorama da Economia Mundial e Brasileira e do Agronegócio
 
“Panorama da economia mundial e brasileira e do agronegócio. Situação e perspectivas do PIB e do comércio mundial para 2016 e 2017. Política fiscal, monetária e de crédito e cambial e comercial: instrumentos, indicadores e perspectivas para 2016 e 2017. Perspectivas de desempenho da oferta e demanda agregada e da inflação para 2016 e 2017. O agronegócio brasileiro: trajetória, desempenho do Valor Bruto da Produção e das exportações. Os mercados da soja e do milho para 2016/17”.
 
JUCILEIDE FERREIRA LEITÃO
 
Contabilista, Bacharel em Direito Especialista em Auditoria e Controladoria, Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis, Membro Efetivo da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.
 
Palestra: Liderança e Empreendedorismo: Gerencie sua Marca.
 
“Trabalhar a integração do profissional e acadêmico contábil com a sociedade. Despertar o espírito de liderança de cada indivíduo no mundo contemporâneo. Pensar o desempenho das atividades contábeis num mundo sem fronteiras. Gerenciar o planejamento da carreira profissional associada à sua marca”.
 
HENRY NONAKA
 
Professor Universitário, Mestre em Administração, Consultor de Empresas, Coordenador de Pesquisas de Marketing.
 
Palestra: Ferramentas Para Persuasão
 
"Como convencer as pessoas de algo? Como influenciar as pessoas a fazerem determinadas coisas? Através da capacidade de persuasão você poderá desenvolver habilidades que poderão torná-lo um profissional mais convincente. Conheça ferramentas importantes relacionadas à persuasão."
 
 FRANCISCO PEREIRA DA SILVA
Doutor em Inteligência Competitiva, Mestre em Gestão de Negócios, Especialista em Administração Mercadológica.
 
Palestra: Gestão Pública de Resultados com foco em Gestão, Ética e Educação Profissional
 
“Fazer o Gestor Público pensar e compreender que a Gestão Pública só será integrada, sistêmica e estratégica quando todos os envolvidos no processo incluam novos valores pessoais e organizacionais, assim como, competências e habilidades na resolução de problemas e na elevação dos padrões de eficiência, eficácia e efetividade, estruturando a Gestão Pública de Resultados.”
VERA ROESLER
 
Psicóloga, Mestre em Educação, Doutoranda em Psicologia, Mestre em Sociologia Clínica e Psicossociologia. Especialista em Orientação Profissional e de Carreira.
Palestra: Do solitário ao solidário: saúde psicossocial no trabalho

“Caça ao ‘tempo perdido’ ou ao ‘tempo morto’ na jornada de trabalho, metas inatingíveis, cultura da alta performance e dos resultados a qualquer custo. A sociabilidade é comprometida e o trabalhador, instado a fazer cada vez mais, absorve a culpa por não corresponder ao padrão de excelência. Como viver nesse cenário ambíguo e paradoxal, mantendo as condições de saúde? E na vida fora do trabalho, quais são os comprometimentos? ”

Palestra: Riscos psicossociais no trabalho: diagnósticos e intervenção

“Vivemos uma espécie de “aceleração”, fadiga e sensação de fracasso por não conseguirmos cumprir nos prazos e quantidades estabelecidas, todas as obrigações que pesam sobre nossas costas. De que maneira podemos compreender a dinâmica estabelecida no gerenciamento das pessoas nas organizações/instituições contemporâneas? E, após o diagnóstico, como intervir para que as relações no ambiente de trabalho deixem de ser patológicas?”

INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser parceladas no cartão e as vagas são limitadas.
 
É possível se inscrever pelo site www.gacea.com.br ou procurar o polo do GACEA/UNOPAR em LEM, pelos telefones (77) 9 9817.2416 / 3628-5370 ou o polo da UNOPAR BARREIRAS II – COOPEB, pelos telefones (77) 99822-2160 / (77) 3613-6484.
Fonte: Ascom Immagine

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O objetivo do curso é o fortalecimento da atividade de piscicultura em Luís Eduardo Magalhães

A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está realizando o curso “Fundamentos de piscicultura e sistemas de produção de peixes” para agricultores familiares do município.

O curso ministrado pelo tecnólogo em agronegócio e especialista em piscicultura, Ricardo Brito Santana Dutra, tem como objetivo o fortalecimento da atividade de piscicultura em Luís Eduardo Magalhães.
Cerca de 50 agricultores familiares estão participando do curso que foi divido em três turmas, sendo dois cursos realizados no Centro de Eventos da Vila II no Assentamento Rio de Ondas, zona rural do município e um no Sindicato Rural.
O curso é gratuito, tem duração de três dias e aborda temas como os princípios de criação de peixe, custo de operação e produção, qualidade do produto, segurança ambiental, responsabilidade social, cadeia produtiva de piscicultura, planejamento do empreendimento, dimensões e construção dos tanques, consumo e reaproveitamento de água, tipo de ração e cálculo de ração e quantidade de peixes por tanque, escolha das espécies, comercialização do produto, entre outros.
O secretário de Agricultura, Jeonásio de Carvalho, lembrou que a ideia de trazer esse curso para os pequenos agricultores veio depois que o município adquiriu no mês de março uma máquina retroescavadeira para a abertura de novos tanques de peixes e consequentemente o fomento da piscicultura na região.
Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Os alunos premiados na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMEP) recebem na manhã desta quinta-feira, 28, a partir das 8h30, no auditório do Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) as medalhas e menções honrosas do concurso realizado no ano de 2015.

A OBEMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que tem por objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. O município de Luís Eduardo Magalhães receberá duas medalhas de prata e três de bronze, em nível nacional e cinco ouros, cinco pratas e quatro bronzes em nível regional, além de menções honrosas para oito escolas da rede municipal de ensino.

Os estudantes Luiza Moura Sá Teles e Gervásio Ferreira Alves Filho, ambos da Escola Municipal José Cardoso de Lima conquistaram medalhas de prata na OBEMEP, ficando entre as doze melhores notas da Bahia e entre os cem melhores do Brasil entre alunos de 8º e 9º anos. As três medalhas de bronze foram conquistadas pelos estudantes Marcelo Henrique Martini, Nicole Beatriz Laurinho e Henrique Cardoso Gomes, também da Escola José Cardoso de Lima.

As escolas que ganharam menções honrosas foram: Escola Municipal Onero Costa da Rosa, Ângelo Bosa, São Paulo, Ivo Hering, Fábio Johner, Ottomar Schwengber, Cezer Pelissari e José Cardoso de Lima. A premiação também homenageará professores e escolas de escolas de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Baianópolis.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) participaram na última quinta-feira, 21, em Salvador, de uma audiência com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler. O objetivo da reunião foi expor as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais do oeste baiano com o impasse na questão do licenciamento ambiental, bem como buscar uma solução para o problema, a fim de não inviabilizar a atividade agrícola.

O impasse teve início em 2015, quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) passou a exigir, em suas fiscalizações, a apresentação da licença ambiental para as atividades de agricultura em sequeiro e irrigada, em áreas que já possuíam as respectivas cartas de inexigibilidade de licença, expedidas pelo órgão ambiental estadual, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Em vista desta situação, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) - órgão máximo do sistema representativo agropecuário do qual o Sindicato é integrante -, procedeu questionamento junto à Procuradoria do Ministério de Meio Ambiente por meio da Advocacia Geral da União, vindo a obter parecer no sentido de que a autarquia federal deveria respeitar a legislação ambiental do Estado da Bahia. Ocorre que o respectivo entendimento foi objeto de Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público da União, obtendo decisão em caráter liminar, que o desvincula de tal entendimento. E, por fim, recentemente o novo Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, expediu ato suspendendo os efeitos do referido parecer pelo prazo de 60 dias.

Conforme explica a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, essa situação impôs aos produtores rurais, um impasse e uma dificuldade. “Dessa forma, os agricultores estão sendo forçados a cumprir uma obrigação juridicamente impossível, qual seja, apresentar licença ambiental enquanto o órgão ambiental estadual, responsável por licenciar, expede-se o ato administrativo denominado de inexigibilidade de licenciamento ambiental”, disse a presidente.
  
Em resposta à solicitação do Sindicato, o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, comprometeu-se em estudar uma solução para o problema relatado, a fim de oferecer mais segurança ao meio agropecuário na questão ambiental e assegurar a continuidade da atividade agrícola na região. O Sindicato esteve representado também pelos membros do conselho fiscal, Cícero Teixeira e Irineu Viccini, pelo conselheiro jurídico, Régis Ferreira, pelo gerente administrativo, Ronei Pereira e pelo produtor rural, Osvaldo Peteck.   

Fonte: Ascom Sindicato Rural de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
A Polícia Militar, CIPE Cerrado e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realizaram na manhã desta quarta-feira, 27, no Quatro Estações Espaço e Eventos, a cerimônia de formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O programa, que tem caráter social preventivo, contemplou alunos das escolas Ivo Hering, Hermínio Brandão e Marlei Terezinha Preto.  
  
A iniciativa é uma versão brasileira do programa norte-americano DARE (Drug Abuse Resistence Education), instituído pelo departamento de polícia de Los Angeles, em 1983, que se expandiu para vários países. No Brasil, o PROERD foi implantado em 1992 e, na Bahia, em 2003.

O projeto envolve palestras feitas pela Polícia Militar para alunos do 5º ano do ensino fundamental, tendo como objetivos: prevenir a violência e o uso de drogas por crianças e adolescentes; propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar no assunto do uso de drogas pelas crianças; reduzir problemas sociais; consolidar a imagem do policial militar como referência positiva e reforçar a autoestima das crianças, como preventivo ao consumo de drogas. 

Para o prefeito Humberto Santa Cruz, programas como o PROERD são dignos de aplausos. “Precisamos incentivar cada vez mais programas como este, principalmente quando queremos uma sociedade mais digna e livre da violência e das drogas”, observou.

 Participaram da cerimônia o Coronel PM Paulo Salomão comandante do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO); Major PM Jailson Santos Amâncio, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Cerrado); Major João Antônio Pessoa Silva Neto, comandante da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM); o Juiz de Direito, Claudemir da Silva Pereira; as secretárias de Educação, Marli Cenci, Cultura e Turismo, Jacyra Gomes Neto e Saúde, Fernanda Fischer; a chefe de gabinete, Rosa Maria Sthalke; a Soldado PM Ivanna Cordeiro Rezende, educadora social do PROERD, Ulisses Moreira Neto, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG-LEM) e os vereadores Jarbas Rocha e Deusdete Petronilo.
Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio
27
Jul / 2016

Motivacional!

Fonte: YouTube

As buscas pelo piloto da Marinha que se ejetou de uma aeronave e caiu no mar da Região dos Lagos do Rio continuam na manhã desta quarta-feira (27) com o apoio do Corpo de Bombeiros. A identidade do piloto ainda não foi divulgada pela corporação.

A Marinha informou que o acidente com o avião caça, modelo AF-1B, foi motivado pelo choque entre dois aviões caças da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, durante treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata Liberal, a cerca de 100 quilômetros do litoral de Saquarema, também na Região dos Lagos.

De acordo com nova nota distribuída pela Marinha, durante o voo de afastamento do navio, em formatura tática, para realização de um novo ataque, houve a colisão entre as duas aeronaves, “com a provável ejeção do piloto e queda de uma delas no mar”.

Em princípio, a Marinha tinha informado que um avião caça tinha caído no mar nas proximidades de Saquarema, obrigando o piloto a se ejetar da cabine quando retornava de exercícios operativos e suas circunstâncias estão sendo apuradas.

No momento, estão sendo realizadas operações de busca e salvamento com o emprego de navios, aeronaves, além de lanchas de apoio do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. A segunda aeronave conseguiu retornar e pousar com segurança na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

Até o momento, o piloto não foi encontrado. As buscas prosseguirão pelo período noturno com o emprego de navios e aeronaves.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A construção da Base Avançada do Graer – Grupo Aéreo da Polícia Militar –, em Barreiras, está a todo vapor. A constatação foi feita por uma Comissão Especial da Polícia Militar, formada pelo coronéis-PM Lázaro e Salamão e pelos majores Amâncio, da Cipe Cerrado, e Wartman, da PRE, que visitou recentemente o local. O grupo saiu satisfeito ao ver que as obras seguem em ritmo acelerado, cujas fundações já foram 100% concluídas. A visita foi guiada pela assessora da presidência da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Rosi Cerrato.

Com o objetivo de realizar o patrulhamento urbano, rural, ambiental e de fronteiras, além de promover ações de inteligência em todo o oeste baiano, a nova base do Graer está sendo construída com recursos do Programa para o Desenvolvimento do Agronegócio (Prodeagro), em parceria com a Aiba e a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).

Orçada em aproximadamente R$ 4,3 milhões, a base está inserida em uma área de 1.483m² e dispõe de um hangar de 322m² para abrigo de aeronaves, sala de apoio à manutenção das aeronaves, administração, sala de capacitação, alojamento, refeitório, sala de ginástica, entre outros espaços.

Fonte: ASCOM AIBA

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |