O taxista que foi preso transportando 31 kg de maconha em Camaçari, região metropolitana de Salvador, na sexta-feira (18), foi solto após uma decisão judicial baseada em laudo pericial que apontava que peso do material apreendido era de 31,75 gramas, segundo a Associação de Magistrados da Bahia.
Segundo a Amab, o juiz da 1ª Vara Criminal de Camaçari determinou a liberação do suspeito por entender que a quantidade de droga descrita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) não configura crime de tráfico de entorpecentes.
A Polícia Civil informou que o taxista foi preso por agentes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) que interceptaram o veículo na saída do município após uma denúncia.
De acordo com a polícia, a droga estava no porta-malas do táxi, um Focus, de cor prata. O entorpecente foi encontrado embalado em fita adesiva e dentro de sacolas plásticas.
Há mais de uma semana que não é possível realizar a consulta pública de crimes, que antes era disponibilizada no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). O boletim diário, que divulga as ocorrências referentes a homicídios, tentativas de homicídios, roubos e furtos de veículos e assaltos a ônibus está indisponível desde o último dia 12.
20
Jun / 2016 |
Motivacional! |
17
Jun / 2016 |
Reflexão O Coração Humano |
Dois homens em carros diferentes, que foram interceptados na divisa da Bahia com Minas Gerais foram presos com um lote de 350 quilos de maconha, vindos do Paraguai, nesta quarta-feira (15), pela equipe do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), de acordo com informações divulgadas pela assessoria da Polícia Civil. A apreensão aconteceu num escondida em dois trecho da BR-116, no município de Juiz Alegre. A droga estava nos veículos, também apreendidos: GM Vectra, placa KGP - 0299, e Meriva, placa MDI - 4461.
Ainda segundo a polícia, o delegado Elvander Miranda, do Draco, disse que as investigações levaram os policiais a um posto de combustíveis onde Gabriel Cardoso Silva, de 19 anos, e Joelson Floriano da Silva, 40, estavam com a droga. Ao perceberem a presença dos policiais, os dois tentaram escapar jogando os veículos contra as equipes, que revidaram, disparando contra os carros.
Gabriel e Joelson foram perseguidos e interceptados na altura da cidade de Juiz Alegre, no estado vizinho. Gabriel foi baleado no pescoço e socorrido para o Hospital de Pedra Azul, onde está custodiado, mas não corre risco de morte. Seu comparsa Joelson foi conduzido à Delegacia da cidade de Pedra Azul.
Segundo o delegado, no momento da prisão, a polícia de Minas Gerais foi acionada e auxiliou na condução dos presos e da droga. A maconha, que estava distribuída em tabletes de cerca de 1,5 kg, cada, serviria para abastecer o tráfico na região sudoeste da Bahia.
Em um jogo tenso realizado na noite da última quinta-feira (16), os Estados Unidos derrotaram o Equador por 2 a 1 na abertura das quartas de final da Copa América Centenário 2016. Com o resultado, o país-sede foi o primeiro classificado para as semifinais do torneio continental.
Os Yankees abriram o marcador aos 21 minutos do primeiro tempo com Dempsey e ampliaram aos 19 da segunda etapa com Zardes. Os sul-americanos diminuíram com Arroyo aos 28 e tentaram chegar ao empate até os minutos finais, sem êxito em levar o jogo para o tempo extra.
Com o resultado, os EUA agora enfrentam o vencedor da partida entre Argentina e Venezuela, que se enfrentam no próximo sábado (18) em Foxborough. Nesta sexta (17), Peru e Colômbia se enfrentam em Nova Jersey às 21h (horário de Brasília).
Ibametro reprova 10% dos produtos fiscalizados na Operação São João
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) divulga o resultado parcial da Operação São João, que está sendo realizada de 06 a 20 de junho, na capital e interior do estado. O objetivo da Operação é fiscalizar produtos juninos cujo consumo é mais intenso nesta época do ano para coibir abusos nas vendas ao consumidor. Pelo levantamento feito até a data de hoje (16/06), o Ibametro registrou um índice de reprovação de 10%.
Os produtos estão sendo vistoriados no aspecto quantitativo (para checar se a quantidade do conteúdo dentro da embalagem está em conformidade com a quantidade indicada no rótulo) e no aspecto formal (para checar se as informações descritas no rótulo da embalagem estão de acordo com o que preconiza legislação metrológica em vigor).
Entre os produtos fiscalizados estão: amendoim e produtos derivados (pé-de-moleque, paçoca, cocadas), leite de coco, canela, milho e seus derivados farináceos (farinhas, fubás, milho de pipoca, milho para canjicas), doces, bebidas (licores, batidas), misturas para bolo, etc.
Os produtos irregulares estão sendo autuados e as empresas tem até 10 dias para apresentar a defesa. Qualquer consumidor que se sinta lesado pode contatar a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800 0711888 e registrar uma denúncia. A equipe de fiscais do órgão apura 100% das denúncias tanto na capital quanto no interior.
Dos municípios que fazem parte da base territorial do sindicato, Angical, Correntina e Riachão das Neves já decretaram. Jaborandi deve decretar nos próximos dias. Cristópolis assegurou que fará a decretação no mês de agosto. Os produtores aguardam, agora, com grande expectativa, o posicionamento dos municípios de Baianópolis, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério.
A forte estiagem e as altas temperaturas que prejudicaram as lavouras da região, resultando na perda significativa de produtividade das principais culturas agrícolas, mobilizou o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), no oeste da Bahia, junto aos municípios de sua base territorial. O objetivo era obter a decretação de estado de emergência e, por meio dessa ferramenta, reforçar os pleitos dos agricultores para a renegociação das dívidas.
Como resultado desta intensa mobilização, Angical, Correntina e Riachão das Neves decidiram atender ao pedido do sindicato e decretaram o estado de emergência. Jaborandi, por sua vez, deve decretar a situação de anormalidade nos próximos dias, segundo assegurou o prefeito municipal, Sr. Assuero Alves de Oliveira. O município de Cristópolis, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a decretação deve ocorrer somente no mês de agosto. Os produtores ainda aguardam a decretação pelos municípios de Baianópolis, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério.
Primeiro a decretar a situação de anormalidade, o prefeito de Riachão das Neves, Hamilton Santana de Lima, justifica que a estiagem e as altas temperaturas afetaram com mais intensidade as áreas de Vale e Cerrado, conforme apontaram os laudos de Avaliação Técnica de Danos fornecidos pela própria Aiba e BAHIATER. “Esse decreto entra em vigor na data de sua publicação e tem validade até que se tenha o retorno da normalidade pluviométrica”, determinou o prefeito por meio do decreto n° 30, de 06 de junho de 2016.
Prejudicado pela estiagem, o município de Correntina foi o segundo a decretar o estado de emergência. Em seu parecer, o prefeito Ezequiel Pereira Barbosa destaca que o longo período de estiagem implicou em perdas na agricultura e na pecuária, agravando ainda mais os problemas sociais e econômicos, gerando ao município e à administração municipal, a necessidade de adotar medidas emergenciais. A situação é ainda mais preocupante em localidades que são regiões áridas e que não possuem poços tubulares para abastecimento de água, até mesmo para as criações. O decreto n° 211, de 07 de junho de 2016, está amparado em provas documentais como Formulário de Informação de Desastre (FIDE) e Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) e tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 180 dias.
A situação de Angical, segundo parecer oficial da Prefeitura, é ainda mais preocupante. Conforme decreto n° 318, de 09 de junho de 2016, o município vem sendo castigado por um longo período de estiagem com baixa precipitação pluviométrica, causando grande diminuição na oferta de água para o abastecimento humano e animal, com exaurimento total das águas de poços artesianos, aguadas, barreiros, barragens e nascentes e, ainda, prejuízos consideráveis nas lavouras de subsistência das famílias do campo, principalmente da área de reforma agrária, que sobrevivem dos roçados de milho, feijão, mandioca, sorgo e outros como o capim – base de alimentação animal.
“Em decorrência dos danos causados pela escassez de chuvas, muitas famílias estão em estado de pobreza extrema sem condições de fazer uma única refeição diária, prejudicando de forma alarmante a saúde dessa população. O funcionamento de diversas escolas da zona rural encontra-se prejudicado pela escassez do abastecimento de água. O poder público não dispõe de recursos para recuperar os danos causados pela seca”, explica o prefeito de Angical, Leopoldo de Oliveira Neto. O parecer que fundamentou o decreto considera documentos técnicos de órgãos governamentais e privados e determina situação de emergência pelo prazo de 180 dias. Ainda no uso de suas atribuições, o prefeito autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, a convocação de voluntários e realização de campanhas para arrecadação de recursos.
Ferramenta imprescindível
De acordo com a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, a decretação é uma ferramenta imprescindível para auxiliar pequenos, médios e grandes produtores que sofreram com a estiagem em suas lavouras, mas sobretudo para assegurar a permanência do produtor no campo. “Tivemos uma irregularidade significativa na quantidade e distribuição das chuvas, provocando uma quebra de produtividade. Tudo isso impacta diretamente aos produtores, que têm na lavoura a sua fonte de renda, mas também ao município, que tem no setor agropecuário, a base de sua economia”, disse.
Esforços em prol da decretação
Com vistas a obter a decretação para os municípios de sua base, o sindicato empreendeu grande esforço. Em abril deste ano, promoveu uma assembleia com os produtores associados que decidiram, com a maioria dos votos, pelo prosseguimento da solicitação da decretação de estado de emergência. Na sequência, representando o sindicato, a presidente Carminha Missio visitou os municípios que compõem a base territorial para solicitar aos prefeitos, o decreto para situação de anormalidade. No mês de abril, as visitas foram realizadas em Luís Eduardo Magalhães (26) e em Riachão das Neves (28). Já no mês de maio, foram visitados os municípios de Jaborandi (13), Correntina (13), São Desidério (17) e Angical (19). Outros municípios que decretaram situação de emergência, mas que não pertencem à base territorial do sindicato, são Ibotirama, Coribe e Bom Jesus da Lapa.
Além desta ação junto aos municípios de sua base territorial, o sindicato orienta para que, independente da decretação ou não, cada produtor procure atuar no sentido de renegociar suas dívidas, apoiando-se no Manual de Crédito Rural. Paralelo a este trabalho, Sistema Sindical CNA/FAEB/SINDICATOS DO OESTE em conjunto com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Instituto Pensar e demais associações de classe, estão buscando alternativas para resolução e com a celeridade que o endividamento da classe produtora requer, através de medidas que estão em discussão junto ao Banco Central do Brasil.
17
Jun / 2016 |
Prefeito recebe título de cidadão baiano e diz que homenagem pertence a todo povo de LEM |
“A homenagem que hoje recebo não é apenas para o cidadão Humberto Santa Cruz. Ela pertence a todo o povo do Oeste da Bahia e, em especial, ao povo da minha cidade, grande responsável por eu estar aqui hoje”. Com essas palavras o prefeito de Luís Eduardo Magalhães iniciou seu pronunciamento durante a sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia que marcou a entrega do título de cidadão baiano, proposto pelo deputado estadual Antônio Henrique Junior.
Após fazer um balanço do trabalho realizado em prol do desenvolvimento da região, desde os tempos em que presidiu da Associação dos Agricultores e Irrigantes do Oeste da Bahia (Aiba) e nos sete anos e meio que ocupa o cargo de prefeito de Luís Eduardo Magalhães e dois anos que presidiu a União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), Humberto Santa Cruz destacou que o trabalho foi e tem sido a forma de retribuir pela acolhida que recebeu da região desde que chegou no início da década de 1980.
“Em todas as áreas desenvolvemos ações e projetos que influenciaram positivamente na forma de pensar e agir das pessoas. Praticamos ação social e não o assistencialismo, fortalecendo a família e proporcionando habilidade aos seus integrantes, através de diversas ações que aumentaram a renda familiar”, enalteceu o prefeito Humberto Santa Cruz em seu pronunciamento.
Para o deputado Antônio Henrique Junior, proponente do título, o prefeito e cidadão Humberto Santa Cruz é uma pessoa extremamente competente, séria e comprometida com os interesses da nossa região. “Como empresário e político, ele tem feito muito e tem grande parcela de participação no desenvolvimento da região”, justifica. “Em quase oito anos de gestão pública, Humberto Santa Cruz, também provocou uma verdadeira revolução no município de Luís Eduardo Magalhães”, pontuou o parlamentar.
Entre as autoridades que prestigiaram a sessão especial os secretários de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Josias Gomes e Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Gomes de Mendonça Neto; a presidente União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Maria Quitéria; os prefeitos de Catolândia, Gilvan Pimentel; Barreiras, Antônio Henrique; São Desidério, Demir Barbosa, também presidente da UMOB; o bispo da Diocese de Barreiras, Dom Josafá Menezes; o vereador e líder do prefeito na Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães, Jarbas Rocha secretários do governo municipal e demais autoridades políticas do município e região. A sessão foi presidida pelo presidente da ALBA, deputado Marcelo Nilo.
17
Jun / 2016 |
Saúde lembra Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso com ação no PROMAT |
A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, através da Diretoria de Promoção e Assistência a Saúde, realizou na manhã da última quarta-feira, 15, um evento com o objetivo de lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A ação foi realizada no PROMATI com o grupo da terceira idade.
“Frequentemente a pessoa idosa se cala sobre os abusos físicos que sofre e se isola para que outros não tomem conhecimento desse tipo de violência, prejudicando assim sua saúde mental e a sua qualidade de vida”, comentou a Diretora de Promoção à Saúde, Daiana Bastos Pires.
A programação do dia lembrando a data contou com orientações para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Os idosos participaram de uma dinâmica ministrada pela psicóloga Roberta Ferreira Galante e a enfermeira Deusenilta Fonseca da Silva; orientações alimentares com a nutricionista Eliana Maria Logatti, aula de zumba com o Projeto Skate em Ação e orientações sobre saúde bucal com a dentista Celma Soares do Nascimento.
Sobre a data – Para despertar na sociedade a importância do enfrentamento às diversas formas de violência cometidas contra as pessoas com 60 anos ou mais, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), instituíram, em 2006, o 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
16
Jun / 2016 |
Grande Cruzada Missionária |
Na sessão de ontem, na Câmara Municipal de LEM, o Vereador Deusdete cobrou segurança pública na cidade e na oportunidade falou sobre o atentado que ocorreu na boate gay em Orlando nos Estados Unidos.
Confira a fala do Parlamentar na íntegra: “Todos os dias Prefeitos, Vereadores e sociedade cobram sobre segurança em suas cidades, nosso dever é cobrar e queremos que melhore, mas isso não é só aqui, é no mundo todo. Tantas coisas ruins acontecem nas grandes cidades. Vocês viram o que aconteceu agora numa boate em Orlando nos Estados Unidos um ataque a uma boate gay. Isso ai é o fim dos tempos. O mundo está se lamentando pelo ataque. Foi muito triste, mais de 50 pessoas foram assassinadas de maneira violenta. O Estado Islâmico que atacou este grupo mataram mais de 150 mil cristãos e a grande imprensa se cala ninguém fala por eles. Só este ano atacaram mais de 29 igrejas. Os cristãos são queimados, afogados, degolados e decapitados. Em pleno século 21 eles matam cristãos porque são chamados de infiéis.” Ressaltou Deusdete.
O Vereador concluiu sua fala deixando um versículo bíblico: “A bíblia diz: Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” Disse Deusdete e concluiu dizendo que para o mundo voltar a ter paz é necessário voltar pra Deus.
15
Jun / 2016 |
Sistema FIEB inaugura instalações em Barreiras |
Prédio FIEB
Público FIEB
Nesta terça-feira (14) foi a inauguração oficial das novas instalações da Federação das Indústrias do Estado da Bahia –FIEB - em Barreiras. O presidente FIEB, Ricardo Alban, e empresários locais estiveram presentes na solenidade da entrega das unidades integradas SESI, SENAI e IEL.
Com as novas instalações, o Sistema FIEB ampliará seus serviços no oeste baiano para beneficiar um número maior de indústrias e atender a população em geral. Serão oferecidos serviços nas áreas de educação, estágio, qualificação profissional, apoio nas áreas de gestão e de segurança no trabalho.
Instalações FIEB
“O processo de industrialização aqui na região ainda é carente, principalmente pela falta de infraestrutura. Estamos trabalhando institucionalmente para buscar soluções para a sensibilização do governo, estamos tentando fazer a nossa parte trazendo profissionais capacitados. Precisamos suprir esse atraso de anos e vamos fazer isso com foco e tecnologia, sempre em parcerias”, disse Ricardo Alban.
A construção das instalações só foi possível graças a parcerias, em especial com a da família de Antônio Balbino, que dá nome ao complexo. “Estamos trabalhando com autoria de várias mãos. Se podemos trabalhar para melhorar nossa região, não podemos medir esforços. Vale destacar a ajuda do comerciante Carlos Costa, que não fez tudo para que o SENAC viesse para Barreiras e assim, participasse do comércio. Nós só vamos conseguir crescer, quando a indústria, do tamanho do nosso agronegócio, estiver instalada no oeste da Bahia. Precisamos da indústria para agregar valores as nossas questões agrícolas”, declarou Antônio Balbino de Carvalho Neto.
Homenageados FIEB 2
A Unidade Integrada Antônio Balbino de Carvalho Filho tem uma área com pouco mais de 5 mil m² e foi construída com o investimento de R$ 14,8 milhões. A escola do SESI Ignez Pitta de Almeida conta com 7 salas de aula, 2 laboratórios e área de saúde médico odontológica. Já o edifício do SENAI Sérgio Pedreira de Oliveira Souza do SESI possui 7 salas de aula, 2 laboratórios e oficinas de práticas profissionais.
Diretor Regionai Senai Bahia
O diretor regional SENAI/BA, Luís Breda Mascarenhas, falou que o Sistema FIEB está preparado para suprir as necessidades do Oeste. “Estamos trazendo para Barreiras cursos profissionalizantes, curso de aperfeiçoamento, de qualificação e cursos técnicos que trazem uma robustez para esses profissionais que vão chegar ao mercado de trabalhos bem preparados para trabalhar de forma eficiente, reduzindo custos e melhorando os resultados e aumentando a competitividade na indústria”, afirmou ele.
As instalações de ambas as unidades da FIEB atendem aos mais modernos requisitos ambientais e de responsabilidade social, com reuso de águas e acessibilidade a portadores de necessidades, com rampas e sanitários especiais.
A segunda fase do projeto Ação na Praça chegou a sua reta final. No último domingo, 12 de junho, os moradores do Residencial Sol do Cerrado receberam a ação que, a exemplo das edições anteriores, contou com muita atividade física e lazer com demonstrações slackline, skate, patins e bike, aulas de zumba e apresentação de street dance.
O prefeito Humberto Santa Cruz participou da ação, ao lado da secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz e da secretária de Saúde, Fernanda Fischer.
No próximo domingo, 19, o projeto Ação na Praça realiza a última ação desta segunda fase na Praça do M3, no bairro Mimoso III. O projeto Ação na Praça é idealizado pelo professor Henderson Aires, do Projeto Skate em Ação em parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.
14
Jun / 2016 |
Prefeito prestigia cerimônia de entrega da Unidade Entregada do SESI, SENAI e IEL em Luís |
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, participou na manhã desta terça-feira, 14, da cerimônia de entrega da Unidade Integrada Nelson Taboada obra da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por intermédio do Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), constituída pela Escola João Ubaldo Ribeiro e pelo Edifício Victor Fernando Ollero Ventin. O evento contou com a presença do presidente da FIEB, Antônio Ricardo Alban e comitiva.
Com as novas instalações, o Sistema FIEB ampliará seus serviços no Oeste baiano, para beneficiar um número maior de indústrias e atender à população em geral, com serviços nas áreas de educação, estágio, qualificação profissional, apoio nas áreas de gestão e de segurança no trabalho. As instalações de ambas as unidades atendem aos mais modernos requisitos ambientais e de responsabilidade social, com reuso de águas e acessibilidade a portadores de necessidades, com rampas e sanitários especiais.
A Unidade Integrada de Luís Eduardo Magalhães possui 4.087 m² de área construída e representou um investimento de R$ 14,2 milhões. Nela funcionarão 10 salas de aula, 4 laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva e área de saúde odontológica do SESI; 8 salas de aula, dois laboratórios e uma oficina de práticas profissionais do SENAI.
Para o prefeito a Unidade Integrada trará benefícios em relação à capacitação de mão de obra para o mercado de trabalho de toda região. “Luís Eduardo Magalhães é um município que necessita de mão de obra capacitada e este complexo aumentará principalmente a qualidade de vida dos jovens, melhorando os serviços prestados as indústrias e comércio local”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz.
Também participaram da cerimônia, os senhores Luiz Breda Mascarenhas, Diretor Regional do SENAI na Bahia e Armando Neto, Superintendente do SESI na Bahia, os secretários de Governo, Cândido Henrique Trilha; Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz; Educação, Marli Cenci; a Chefe de Gabinete, Rosa Maria Sthalke; o prefeito de São Desidério e presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), Demir Barbosa, além de dirigentes do Sistema FIEB e empresários da região.
Após furtar pertences e o carro de uma família em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o ladrão devolveu o veículo, em um gesto de comoção e arrogância. De acordo com a imprensa local, o furto aconteceu no último feriado. Nessa segunda-feira (30), o veículo foi recuperado pela Polícia Militar, no mesmo bairro do furto. O ladrão deixou relatando a comoção com a doença do proprietário do veículo.
“Fiquei tão comovido com a tua doença, que decidi devolver isso que você chama de carro… Bom proveito, Deus me fez GIGANTE e não FORMIGA para viver de migalha!”.
O teor de deboche do bilhete sugere que o ladrão cometeu o crime com intenção de passar um recado ao proprietário. A Polícia Civil investiga a motivação.
O Relatório Global de Nutrição divulgado nesta terça-feira (14) apontou que 44% dos países enfrentam níveis severos de subnutrição e obesidade, ou seja, uma em cada três pessoas no mundo sofre de algum tipo de desnutrição. De acordo com os autores do relatório, existe um "escalonamento do desafio global" representado pelo aumento da obesidade. Segundo a BBC, centenas de milhões de pessoas estão desnutridas devido ao sobrepeso, que está relacionado a um aumento de açúcar, sal ou colesterol no sangue. Corresponsável pela pesquisa, a professora Corinna Hawkes afirmou que o relatório "redefiniu o que o mundo pensa sobre estar desnutrido".
"A desnutrição significa literalmente uma nutrição ruim, ou seja, quem não come adequadamente", disse. "Observamos a face mais visível do problema em quem está muito magro, quem não está crescendo rápido o bastante...ou também quem está com sobrepreso ou tem um nível de açúcar alto no sangue, o que leva à diabetes". Segundo o levantamento, poucos países têm registrado avanços no enfrentamento à obesidade e doenças associadas ao coração. "Vivemos em um mundo onde ser desnutrido é a nova norma", avaliou Lawrence Haddad, outro responsável pela pesquisa. "É totalmente inaceitável", acrescentou. Para os pesquisadores, cada US$ 1 gasto em programas de incentivo à nutrição resulta em US$ 16 em benefícios para a população.
14
Jun / 2016 |
Mau tempo no litoral baiano tem ondas de até cinco metros e ventos com mais de 50 km/h |
O mau tempo que atinge o litoral baiano terá ventos com mais de 50km/h de intensidade até, pelo menos, as 9h desta terça-feira (14). Os reflexos disso no mar são ondas de 3 a 5 metros no extremo sul do litoral até Caravelas. Em Salvador, o risco é de mar grosso e ondas de 3 a 4 metros, até as 21h desta terça, de acordo com informações o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN).
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) recomenda precaução aos navegantes e disponibiliza os números (71) 3507-3777 e 08002843878 para casos de necessidade. Por causa do mau tempo, a Astramab suspendeu a travessia Salvador-Mar Grande por todo o dia, já que não há condições de navegação na Baía de Todos os Santos. As escunas de turismo também não vão sair nesta terça. De acordo com o órgão, a linha Salvador-Morro de São Paulo terá conexão em Itaparica, onde passageiros desembarcam e pegam um ônibus para seguir até a Ponta do Curram (Valença), onde atravessam de lancha para Morro. Todo o percurso deverá durar 3h20, uma a mais do que o tempo normal.