29
Mar / 2016 |
Motivacional! |
29
Mar / 2016 |
Inauguração da ESF Luiz Yoshio Shirabe, no bairro Cidade Universitária, muda para as 17h d |
A inauguração da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Luiz Yoshio Shirabe no bairro Cidade Universitária passou de 10h da manhã para 17h desta terça-feira, 29 de março, véspera do aniversário de Luís Eduardo Magalhães. Antes, às 15h, será inaugurada a ESF Jardim das Oliveiras, no bairro Jardim das Oliveiras.
Homenagem - A ESF que inauguramos nesta manhã, presta homenagem a Luiz Yoshio Shirabe, nascido em 1952, no município de Floresta, Paraná. Radicado na região desde 1984, Luiz Yoshio Shirabe era casado com Alice Shirabe, pai de quatro filhos e avô de dois netos. Agricultor e apaixonado pela gastronomia, tornou-se empresário no ramo alimentício, mantendo por oito anos um restaurante na cidade.
Seleção de Ibotirama comemora título do II Torneio 24h de Futsal
A Seleção de Ibotirama derrotou a equipe McLaren por 3 a 1 na disputa por pênaltis e sagrou-se campeã do II Torneio 24h de Futsal. A partida terminou empatada por 2 a 2 no tempo regulamentar. A terceira colocação ficou a equipe da Oeste Segurança.
O II Torneio 24h de Futsal contou com a participação de 16 equipes, divididas em quatro grupos com quatro equipes cada. Ao todo mais de 200 atletas participaram da competição. Participaram equipes de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ibotirama, Mansidão e Posse/GO.
O secretário de Infraestrutura, Fábio Lauck, um apaixonado por futsal e o vice-prefeito e secretário de esportes, Marcos Alecrim
Para o vice-prefeito e secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Marcos Alecrim, Luís Eduardo Magalhães surpreende pelo pioneirismo na realização de uma competição como esta. “Quando lançamos a ideia desta competição, não imaginávamos que daria tão certo”, disse o vice-prefeito e secretário. O sucesso do primeiro torneio 24h fez com que o prefeito Humberto Santa Cruz incluísse o evento no calendário anual do município. O secretário de Infraestrutura, Fábio Lauck, também participou da entrega da premiação.
Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo
Um bom público assistiu ao espetáculo Paixão de Cristo, da Secretaria de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães, realizado na noite da sexta-feira, 25, na Praça da Bíblia do bairro Florais Lea/Santa Cruz. O espetáculo que foi encenado pelo Grupo J. Fênix e este ano chegou a sua sexta edição.
A documentação autoriza o uso do estacionamento em vagas demarcadas na cor azul e com o símbolo internacional de acesso em todo o território nacional
A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães, informa que o cartão e a carteirinha de estacionamento especial para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, podem ser adquiridos gratuitamente na sede da secretaria, localizada na Avenida JK, de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e na sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Para solicitar o cartão e a carteirinha é necessário apresentar duas fotos 3x4, cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cópia do comprovante de endereço, e no caso de deficiência física, o laudo médico que comprove a deficiência. A documentação autoriza o uso do estacionamento em vagas demarcadas na cor azul e com o símbolo internacional de acesso em todo o território nacional.
Para o secretário da pasta, Agnaldo Antunes, além de ser um direito assegurado por lei, o cartão facilita o trânsito seguro para essas pessoas. “O cartão é importante porque legaliza a utilização das vagas de estacionamento especial de forma adequada. As pessoas que adquirem o cartão devem colocá-lo sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima e a carteirinha deve ser apresentada à autoridade de trânsito ou agente sempre que solicitada”, esclareceu.
Os veículos flagrados pela SUTRANS, estacionados nas vagas especiais e que não apresentarem o cartão autorizando o seu estacionamento, estarão sujeitos à guincho e multa.
24
Mar / 2016 |
Celebre o Espírito da Páscoa no Grupo Santo Antonio! |
24
Mar / 2016 |
Festa Promocional 2016 Paróquia Santa Rita |
24
Mar / 2016 |
LEM Ganhará nova Pista de Skate |
Iniciada as obras para primeira das quatro pistas de Skate que serão construídas em Luís Eduardo Magalhães, na Gestão do Prefeito Humberto Santa Cruz e com o Acompanhamento de um profissional da pratica do Skate (Henderson Aires skatista profissional) para ter um melhor resultado.
Essa pista será um Bowl modalidade que simula uma piscina e muito praticada nos EUA.
Começou a ser praticado em piscinas vazias de fundo de quintal, que com suas paredes arredondadas são verdadeiras pistas de skate. Na realidade as pistas de skate em forma de Bowl (bacia) são inspiradas nas piscinas, que tinham a transição redonda: azulejos e coping.O fundo redondo das piscinas americanas é para o caso de a água congelar as paredes não arrebentarem, pois nesse caso o gelo se deslocaria para cima, não fazendo pressão nas paredes. Na década de 1970, alguns Skatista da Califórnia, mais precisamente de Santa Mônica, se aventuraram a andar em piscinas vazias, e assim foi criado o Pool Riding que atualmente é uma modalidade underground praticada por alguns Skatistas que gostam de transições rápidas. Recentemente, em 1999, a Vans (uma marca de tênis para skatistas) inaugurou uma das maiores pistas da América, onde a atração principal é uma réplica da famosa piscina Combi Pool que ficava na extinta pista de Pipeline em Upland. E já promete outra pista para breve, sempre com a inclusão de piscinas no seu desenho e Luis Eduardo Magalhães vai entrar para esse seleto Clube de cidades que possuem o seu Bowl.
Nosso objetivo é ter um estilo de pista diferente em cada Praça e bairro da Cidade, para que tenha uma interação maior entre os praticantes do Skate, e possibilite um, aprendizado maior e possamos ter no futuro excelentes atletas.
O mundo do Skate está muito feliz com mais essa conquista do nosso esporte Skate e pela confiança em nosso Trabalho, o Skate em Ação tem como objetivo a formação de cidadão e gerar oportunidade para que as pessoas tenham uma vida mais saudável e mais digna com a pratica do esporte (skate) e da nossa cultura de Rua, prazo de entrega até 90 dias galera.
Na última quarta-feira, 22, no Dia Internacional da Água, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), promoveu uma palestra em Barreiras para cerca de 50 idosos do Projeto Idade Viva com orientação e sensibilização sobre o consumo racional da água. Com o tema “Atitude Hoje. Benefício Amanhã”, o evento foi realizado no Parque de Exposições, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que também contemplou a distribuição de mudas nativas e a soltura de alevinos às margens do rio Grande, principal afluente da margem esquerda do São Francisco.
Durante a palestra, ministrada pela assistente social da Embasa, Geisa Mendes, os idosos receberam noções ligadas à captação, tratamento e distribuição da água e dicas para o monitoramento do consumo dos imóveis. “É importante verificar toda a rede dentro da casa para evitar os vazamentos que, muitas vezes, não são aparentes, e podem ficar escondidos nas paredes e abaixo do piso, aumentando o desperdício e a conta de água”, afirma ela, que ensinou dicas de como verificar as perdas de água principalmente na cozinha e no banheiro. No final da tarde, foram entregues cartilhas educativas sobre água e sensibilizadas as pessoas que praticavam exercícios físicos no Parque de Exposições.
O coordenador de sustentabilidade da Semma de Barreiras, Ronaldo Ursulino dos Santos, ressaltou o sucesso da parceria com a Embasa para a promoção do evento. “Pelo segundo ano, estamos juntos para sensibilizar a sociedade para a defesa dos nossos recursos hídricos e que está diretamente ligada ao uso racional de água tratada distribuída para a população”, explica. A coordenadora do projeto Idade Viva, Lélia Rocha, acredita que o conteúdo está ligado à realidade local. “À cada ano que passa, os rios estão secando e o consumo só aumenta. Temos que despertar antes que a água dos rios acabe”.
Programação - Juntamente com a palestra no Dia Internacional da Água, a Embasa sensibilizou um total de 150 idosos do Projeto Idade Viva com palestras educativas promovidas entre os dias 21 e 23 de março. Também foram promovidos na última segunda-feira (21) sete encontros com 150 crianças e adolescentes que integram o “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, em Barreiras. Ainda na programação da Semana da Água em Barreiras, a Embasa levou no último sábado (18) orientações e serviços em um dia de ação social para os moradores do residencial Minha Casa Minha Vida, Arboreto I.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) deu entrada na Justiça, nesta quarta-feira (23), em ação declaratória e condenatória contra a União, com pedido de liminar para a suspensão, no estado, da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou obrigatório o exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, desde o dia 2 deste mês.
O órgão aponta ilegalidade, ineficiência e o alto custo do exame, como fatores determinantes para a suspensão da medida. A falta de laboratórios que fazem o chamado ‘teste do cabelo’ e o impacto da resolução nas atividades de caminhoneiros e motoristas de ônibus também foram levados em conta na ação.
O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, participou nesta quarta da reunião ordinária do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília, onde a judicialização da resolução foi discutida. “Os Detrans de todo o País foram unânimes em pedir a suspensão do exame toxicológico, mas o Contran e o Denatran estão inflexíveis”.
Segundo ainda Gomes, outros estados já tinham entrado com a ação. “Por isso, não restou outra alternativa para a Bahia, senão acionar a Justiça para não compactuar com ilegalidades, não comprometer a eficiência dos serviços e evitar processos por danos morais e materiais contra o órgão, já que os condutores atingidos se sentem prejudicados”.
24
Mar / 2016 |
Nova Policlínica, três unidades de saúde e uma unidade de cuidados neonatais na programaçã |
Quem ganha com o aniversário de 16 anos de Luís Eduardo Magalhães é a população. Nos dias 29 e 31 de março serão inauguradas as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) Luiz Yoshio Shirabe no bairro Cidade Universitária, Jardim das Oliveiras e Conquista, além da nova Policlínica, no bairro Santa Cruz/Florais Lea.
A programação de inaugurações começa na manhã do dia 29 no bairro Cidade Universitária com a entrega, as 10h, da ESF Luiz Yoshio Shirabe. A tarde, o prefeito Humberto Santa Cruz e o secretário de Saúde, Werther Brandão, entregam o ESF Jardim das Oliveiras a partir das 15h. No feriado do dia 31, está prevista também a inauguração da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), que funcionará junto ao Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá Oliveira.
No dia 31, as 9h, será inaugurada a nova Policlínica, com 24 especialidades e serviços, a exemplo de fisioterapia e nutrição, Farmácia Básica e Raio-X. O Núcleo de Endemias, Vigilância Sanitária e a Central de Regulação também serão transferidos para as novas instalações. “Essas mudanças visam integrar e tornar os serviços, cada vez mais próximos da população”, avalia o prefeito. Fechando a grade de inaugurações, as 15h da quinta-feira, 31, será inaugurada a ESF Conquista.
O pedido de resposta do ex-presidente Lula a uma reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, sobre uma denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), foi negado pelo juiz Fernando de Oliveira Domingues Ladeira, da 7ª vara Cível de São Bernardo do Campo, São Paulo. A matéria foi veiculada no último dia 10 deste mês, sobre o pedido de prisão de Lula. Na ação do ex-presidente, é dito que a matéria de 9 minutos, é "inequívoca publicidade opressiva, apta a desequilibrar a relação processual e potencializar a acusação estatal comprometendo a própria garantia do devido processo legal".
O autor afirma que não houve observância do contraditório, pois não foi procurado pelo Jornal Nacional, e que seu pedido de resposta encaminhado no dia posterior à matéria não foi atendido, motivo pelo qual recorreu à Justiça. O juiz, na decisão, considerou que autorizar o direito de resposta em decorrência da narrativa feita pelo veículo de comunicação de trechos da denúncia, ainda que mediante o uso de recurso de computação gráfica, é imputar responsabilidade objetiva "que não se coaduna com o sistema de direitos e garantias constitucionais neste particular". O juiz ainda pontuou que o contraditório na imprensa, "não é ditame jurídico, é preceito ético", que confere maior credibilidade à matéria, mas não gera viabilidade de intromissão do Estado na imprensa, sob pena de "odiosa prática indireta de censura".
"Ainda que seja compreensível a revolta daquele que se reputa inocente ao ver seu nome envolvido em denúncia por suposta prática de crimes graves divulgado em rede nacional, isto, por si, não gera a responsabilidade do mensageiro, da imprensa, mas eventualmente daquele que agiu em desacordo com seus deveres profissionais, se for o caso, jamais da imprensa e dos jornalistas”.
24
Mar / 2016 |
\"Acordei do coma e só sabia falar chinês\" |
Ben McMahon é australiano e fala chinês com perfeição. Mas isso nem sempre foi assim. As razões por trás de seu domínio do mandarim são bem dramáticas: um grave acidente de carro, que o deixou uma semana em coma, em 2012.
"Daquela manhã (da batida), me lembro de eu tomando café na cama. Mas nada além disso", disse Ben à BBC.
O jovem, que hoje tem 24 anos, já havia estudado mandarim na escola, mas nunca chegou a falar com fluência.
Logo que acordou do coma, falando chinês, ele passou alguns dias sem conseguir se expressar em inglês, sua língua materna.
Mas por que isso aconteceu?
O lugar exato do cérebro onde se desenvolve nossa capacidade de aprender idiomas ainda é um mistério, mas a área normalmente associada à linguagem é o lóbulo frontal do hemisfério esquerdo, conhecido como área de Broca.
Danos inesperados
Segundo cientistas, quando há lesões, diferentes partes do cérebro humano podem assumir a responsabilidade de outras.
Em alguns casos, como doenças ou acidentes, o cérebro sofre uma confusão que provoca danos inesperados, caso da síndrome do idioma estrangeiro.
Outro transtorno comum, similar a esse, é a síndrome do sotaque estrangeiro, que faz com que a pessoa fale sua língua materna, mas com um sotaque totalmente diferente do habitual.
Apesar de os médicos não saberem exatamente o que aconteceu com o cérebro de Ben depois do acidente, foi confirmado que ele sofreu danos no lado esquerdo da cabeça, especialmente no lóbulo frontal.
Os especialistas acreditam que a lesão no cérebro do australiano tenha sido justamente na área de Broca.
"Ainda estamos investigando o porquê desse fenômeno (a síndrome do idioma estrangeiro), em que alguém fala uma língua diferente após sofrer uma lesão na cabeça ou um derrame cerebral", disse à BBC a especialista em linguagem Yvonne Wren.
"No caso de Ben, foi observado que a área do cérebro que armazena e utiliza sua língua materna, o inglês, estava mais afetada que a que era usada para aprender o mandarim quando era mais jovem."
Afasia bilíngue
A capacidade inconsciente de intercalar idiomas dessa forma é conhecida pela neurolinguística como afasia bilíngue.
E quem sofre desse problema tem mais facilidade de se expressar nesse segunda idioma.
Ben agora fala mandarim com mais fluência do que nunca. Será que isso significa que ele aprimorou sua capacidade linguística como um todo?
Yvonne afirma que não: "Quando o acidente afetou sua capacidade de falar inglês, ele só conseguia falar em mandarim. Nesses casos, a habilidade desse segundo idioma se aprimora porque é a única que a pessoa tem disponível."
Há outros casos semelhantes registrados no mundo. Em 2010, por exemplo, um caso parecido aconteceu com uma jovem croata de 13 anos, que acordou de um coma falando alemão – e incapaz de se lembrar como se expressar em seu idioma natal.
Assim como Ben, ela havia estudado alemão na escola, mas nunca falou a língua fluentemente.
Outro caso ocorreu em 2013, quando o americano Michael Boatwright acordou falando sueco.
Namorada
No caso de Ben, logo após o acidente, seu dano cerebral melhorou e ele recuperou sua capacidade de falar inglês.
Em teoria, isso poderia ter colocado um fim em seu domínio do chinês. Mas não foi o que aconteceu – ele manteve sua capacidade de falar com fluência a segunda língua.
Ao que parece, o acidente de carro desbloqueou de forma permanente sua capacidade de falar com fluência o segundo idioma. E mudou sua vida para sempre.
Ele inclusive acaba de começar a namorar uma jovem australiana de origem chinesa, que conheceu em um programa de TV chinesa que promove encontros. A jovem se inscreveu no show justamente para praticar seu mandarim natal.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS), informa que nesta sexta-feira, 25, em função do feriado da Semana Santa, as lojas de atendimento estarão fechadas, em conformidade com as deliberações da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB).
Amanhã, quinta-feira, 24, o atendimento da Embasa no oeste da Bahia ocorrerá das 8h às 12h. Em Barreiras, somente a loja do Centro, localizada na rua Aníbal Barbosa,169-A, nas imediações da Feira Livre, funcionará das 8h às 17h30. Em Luís Eduardo Magalhães, o atendimento também será normal. As lojas de atendimento não funcionam aos sábados.
A Central de Atendimento da Embasa funcionará normalmente no período, pelo telefone 0800 0555 195 para serviços emergenciais a exemplo de serviços de religação, reparos na rede distribuidora e verificação de interrupção de abastecimento. O cliente também poderá acessar os serviços pelo site www.embasa.ba.gov.br.
O dia 22 de março foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas como dia mundial da água, nesta data devemos refletir sobre o uso adequado desse importante recurso natural.
Na Semana Mundial da Água, nós do Grupo Aracruz re todos os nossos colaboradores eforçamos o nosso compromisso em cuidar do meio-ambiente, pensando no mesmo como um todo e lembrando que para que haja equilíbrio ambiental devemos cuidar em todos os aspectos, ar, água, plantas, animais e etc.
Contribuímos com uma ação dos desbravadores da Igreja Adventista e juntamente com eles fomos a campo plantar aproximadamente 100 mudas de árvores em nosso município.
Na semana mundial da água devemos pensar no meio ambiente.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães, está com as inscrições abertas para a seleção de bailarinos, para a criação da Companhia Municipal de Dança Corpos Híbridos. As inscrições acontecem até o dia 14 de abril na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada no Centro Administrativo, e no Centro Cultural, na Avenida Enedino Alves da Paixão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Podem se inscrever jovens com idade entre 15 e 20 anos de ambos os sexos. “Não é necessário ter experiência na área ou cursos de dança. Basta o jovem gostar de dançar, apresentar desenvoltura e força de vontade para aprender”, explicou a secretária da pasta, Janne Schlosser.
Após a inscrição, os candidatos participarão no dia 16 de abril, de uma audição para a escolha dos integrantes oficiais da Companhia de Dança. A seleção acontece das 9h às 13h, também no Centro Cultural. Alguns dos critérios de avaliação serão a qualidade de execução de movimentos, apreciação estética, criatividade, percepção musical e improvisação.
As aulas e ensaios acontecerão no Centro Cultural aos sábados. Balé, jazz, danças brasileiras, danças de salão, danças urbanas, dança moderna e contemporânea serão alguns dos estilos que os bailarinos desenvolverão na Companhia Municipal de Dança Corpos Híbridos.
23
Mar / 2016 |
PRA VOCÊ >> EXPOLEM << COM VOCÊ |
>> SETOR VEICULOS <<
>> VÍDEO TOUR VIRTUAL <<
>> CURTA O EVENTO NO FACEBOOK <<
23
Mar / 2016 |
Celebre o Espírito da Páscoa no Grupo Santo Antonio! |
23
Mar / 2016 |
Motivacional! |
A fiscalização nas rodovias federais baianas serão intensificadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia na operação Semana Santa, a partir de 0h de quinta-feira (24), até 0h de domingo (27).
Durante os quatro dias, em decorrência das romarias, das atividades religiosas e das viagens familiares, a polícia aponta aumento do fluxo de veículos e de ônibus de passageiros nas rodovias federais, fatores que contribuem para aumentar a possibilidade de envolvimento em acidentes de trânsito ou em ocorrências criminais.
A PRF estima acréscimo de cerca de 40% no fluxo de veículos nos dias de maior movimento de saída (sexta-feira, 25) e retorno (domingo, 27), especialmente nos deslocamentos próximos aos grandes centros e para os locais turísticos.
Segundo a PRF, feriados prolongados são marcados pelo excesso de velocidade e pela violência nas estradas em todo o país. Por isso, para planejamento desta operação, a PRF levou em consideração análises de dados estatísticos, com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente.
As análises permitiram direcionar as ações de prevenção, fiscalização, socorro às vítimas de acidentes, campanhas educativas, etc., a fim de otimizar os recursos humanos e materiais.
Em toda a Bahia, além do patrulhamento ostensivo, a polícia fará ações educativas. Durante a operação, a PRF terá reforço no policiamento com equipes táticas de motopoliciamento e Núcleo de Operações Especiais da Bahia e de outros estados com menor tradição nesse feriado.
As equipes utilizarão todas as viaturas operacionais, inclusive resgates, postos móveis e motocicletas. Os policiais contam ainda com o auxílio de etilômetros e radares, entre portáteis e fotográficos, para coibir o uso de bebidas alcoólicas e excesso de velocidade dos condutores, respectivamente.
Durante o período do feriado, o foco da polícia serão condutas responsáveis por elevados índices de letalidade nos acidentes, como embriaguez ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e o não uso do capacete pelos motociclistas.