Blog Santo Antônio
Notícias

O Ginásio Dioclécio Severino Ramos será palco do Campeonato Municipal de Futsal de Base

A secretaria da Juventude, Esporte e Lazer promove neste domingo, 13, a partir das 9h, no Ginásio Dioclécio Severino Ramos, a abertura do Campeonato Municipal de Futsal de Base, nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e  Sub-17.

A preliminar contará com uma partida amistosa feminina entre adolescentes de 11 a 15 anos. A ideia é incentivar a prática do esporte no público feminino. No jogo de fundo, a abertura da competição da categoria Sub-9.

O torneio contará com a participação de 27 equipes, dividas nas cinco categorias em disputa. As finais estão agendadas para o dia 30 de abril.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

Você gostaria de ter um carro movido a diesel? Hoje, a legislação brasileira permite o uso desse combustível para veículos de carga, transporte coletivo e alguns carros, que devem ter tração 4x4 e capacidade de carga superior a mil quilos. O Projeto de Decreto Legislativo 84/2015, do senador Benedito de Lira (PP/AL), pretende acabar com isso, estendendo a possibilidade de uso do diesel também para os veículos de passeio.

Num primeiro momento, a vantagem seria o preço do combustível na bomba. O valor médio do litro da gasolina em Belo Horizonte é de R$ 3,636. Maior que o diesel, R$ 3, segundo levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na Europa, é comum o uso do diesel nos carros de passeio.

Entretanto, especialistas ressaltam que, mesmo aprovada, colocar em prática a proposta não é tão simples assim, já que envolve a superação de uma série de dificuldades, entre elas, a necessidade de se criar toda uma infraestrutura para a distribuição e venda do combustível. “Vale lembrar que não é em todos os postos que o consumidor encontra o diesel”, observa o consultor da ADK Automotive Business, Paulo Garbossa.

Fonte: O Temmpo

A seca é o maior problema no oeste da Bahia. A falta de chuva prejudicou o desenvolvimento da soja em muitas fazendas e as perdas chegam a 30%. Na fazenda de Cícero Teixeira, em Luís Eduardo Magalhães, a colheita de soja está sendo finalizada. São 300 hectares irrigados.

Entretanto, na mesma propriedade, o Globo Rural encontrou um cenário totalmente diferente. Na área de sequeiro são 400 hectares sem irrigação e praticamente toda a soja está perdida por causa da estiagem de fevereiro. As plantas estão desidratadas. A expectativa que era colher 45 mil sacas na fazenda foi reduzida quase pela metade.

Tudo isso porque no mês de fevereiro foram 27 dias sem chuva. O oeste da Bahia tem hoje mais de um milhão e meio de hectares de lavouras de soja - 93% dessa área não tem nenhum tipo de irrigação. Segundo o sindicato rural de Luís Eduardo Magalhães a quebra na safra já chega a 30% e pode piorar se não chover nos próximos dias.

O governo baiano ainda não divulgou dados das perdas na região oeste, que no ano passado colheu mais de quatro milhões de toneladas de soja.

Fonte: g1

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST bloqueou no começo da manhã desta sexta-feira, 11, a BR 020, na altura do Rio de Pedras em Luís Eduardo Magalhães.

A pista já foi liberada. O grupo se deslocou para a praça da Bíblia, no Bairro Santa Cruz.

No programa Direto ao Assunto, desta sexta-feira, 11, você terá mais informações sobre o manifesto realizado na cidade.

Fonte: Douglas Batista
 
Na busca de reestruturar a Corporação de modo a torná-la mais eficiente no seu mister que é a prestação do serviço público de segurança às Comunidades da sua área de responsabilidade, o Governo do Estado sancionou em 09Dez14 a LEI Nº 13.201 – a LOB-PMBA, reorganizando-a em todos os aspectos, em especial no campo operacional com a redistribuição territorial criando novas Unidades, como Comandos de Policiamento da Região da Chapada e do Sudoeste e Companhias Independentes para realizarem o policiamento ostensivo comunitário, sendo que, no caso particular da Região Oeste, tivemos o surgimento de cinco CIPM para substituir as atribuições que desde 05 de fevereiro de 1975 competiam ao 10º Batalhão de Polícia Militar, ora transformado para ser um centro regional de formação, instrução e aperfeiçoamento de praças, passando a ser chamado de 10º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação) subordinado ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, o CFAP. 
 

 

A área operacional, outrora atribuída ao 10ºBPM, doravante estará sob a coordenação direta do Comando de Policiamento da Região Oeste e constituída pelas seguintes Unidades: 83ª CIPM/Barreiras, 84ª CIPM/Barreiras, 85ª CIPM/Luís Eduardo Magalhães e 86ª CIPM/ Formosa do Rio Preto, tendo ainda para reforço a Companhia Independente de Policiamento Tático Oeste (a CIPT). 

 
Ainda através da LOB nº 13.201/2014, foi criado o Núcleo de Gestão Administrativa e Financeira (NUGAF) no âmbito do Comando Regional Oeste, para dar o suporte administrativo, logístico e financeiro às novas Unidades que serão essencialmente operacionais. 
 
 
O objetivo final é o de promover segurança neste cenário e alinhar cada vez mais os serviços da Corporação às filosofias de intensificação do policiamento comunitário, redução de índices de violência, melhoria na qualidade de atendimento ao cidadão e demais diretrizes do Governo do Estado,
promovendo investimentos voltados ao aumento e qualificação de efetivo, assim como adequação logística para tanto. 
 
A área operacional dos municípios de Barreiras (da margem direita do Rio Grande, antiga 1ª Cia), com Baianópolis e Cristópolis, são de atribuição da 83ª CIPM sob Comando do Maj PM Fábio Cruz e Silva de Santana, contando com o efetivo de 118 Policiais Militares, tendo uma extensão territorial de 7 mil e 573 km² e população de 119mil e 698 habitantes. 
 
 
A área operacional dos municípios de Barreiras (da margem esquerda do Rio Grande, antiga 2ª Cia), com Angical, Cotegipe e Wanderley, são de atribuição da 84ª CIPM sob o Comando do Cap PM Cristiano Andrade da Gama, tendo uma extensão territorial de 13 mil e 280 Km² e população de 103 mil e 068 habitantes com efetivo de 86 Policiais Militares. 
 
Vale salientar que ambas Unidades contam com o reforço da CIPT/Oeste, sob Comando do Cap PM Carlos Nascimento Simões e vinculada ao Comando Regional Oeste.
Fonte: Barreiras Notícias
O governo federal fará hoje (11) nova mobilização com servidores em prédios públicos federais e de empresas estatais em todo o país. O objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, da febre chikungunya e da zika. A ação envolverá ministros e presidentes de empresas, bancos públicos e autarquias.


Segundo o Ministério do Planejamento, o objetivo é reforçar a atenção da sociedade, em especial do funcionalismo público federal, para o combate ao Aedes aegypti e assegurar que todos os servidores estejam informados e engajados de forma permanente em ações para eliminação dos criadouros do mosquito.

De acordo com a pasta, a ação de amanhã vai intensificar as vistorias nos imóveis federais e servirá para que os gestores públicos verifiquem a regularidade das ações executadas e se estão sendo realizadas de forma adequada, além de reforçar a continuidade do trabalho. Os gestores também deverão fazer um balanço das atividades de combate ao mosquito desenvolvidas até o momento.

Também serão feitas mobilizações nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), entre outros órgãos.

A mobilização de amanhã dará continuidade ao trabalho iniciado em 29 de janeiro, com o mutirão de combate ao mosquito na administração pública federal que foi focado nos prédios da Esplanada dos Ministérios.

Serão realizadas ações mais intensivas em 223 municípios considerados prioritários, escolhidos com base na ocorrência da dengue e com população superior a 50 mil habitantes.

Além dos mutirões de limpeza, serão feitas palestras e distribuído material informativo em vários órgãos públicos. A mobilização está sendo organizada pela Casa Civil da Presidência da República e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vistorias

Agentes de combate ao Aedes aegypti vistoriaram desde janeiro 48,2 milhões de imóveis em todo o Brasil, entre residências, prédios públicos e comerciais. Em 11,3 milhões  de imóveis, que estavam fechados ou houve recusa para o acesso dos agentes, será feita nova tentativa de vistoria.

Durante as visitas, 1,6 milhão de imóveis foram identificados com focos do mosquito, o que representa 3,36% do total dos inspecionados.

Fonte: Noticias

Escola de música gratuita, ASSOCIAÇÃO BOAS NOVAS, comunica que estão abertas às matrículas para as crianças e adultos interessados para o ano de 2016. As inscrições devem ser feitas junto ao Bloco B da Câmara Municipal, com Rosanea das 8:00 às 12:00 horas.

Maestro David Monteiro.

Fonte: ASSOCIAÇÃO BOAS NOVAS
11
Mar / 2016

Piada:)

Fonte: YouTube

Um ouriço-preto foi encontrado por moradores da cidade de Eunápolis, extremo sul da Bahia, nesta quinta-feira (10), em uma árvore da cidade. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o animal foi resgatado por integrantes da ONG Patinha Solidária e levado ao instituto nesta quinta-feira (10).

O ouriço foi encontrado em uma árvore sem copa, localizada no bairro Dinah Borges. Para preoteger o animal, os moradores fizeram um abrigo provisório para o ouriço, na árvore, utilizando uma caixa de papelão.

Segundo o Ibama, o ouriço está ameaçado de extinção e pode ser encontrado no extremo sul  baiano. O instituto informou que aparentemente o animal está bem. Ele será encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Porto Seguro, onde será avaliado por veterinários. A depender da análise dos especialistas, o animal será reabilitado ou devolvido à natureza imediatamente.

Fonte: g1

Agentes especializados da polícia do Paraguai apreenderam armas de grosso calibre em uma casa de Assunção que seriam levadas ao Brasil, informou a procuradoria-geral nesta quinta-feira (10).

A polícia encontrou fuzis de assalto, silenciadores, granadas, metralhadoras pesadas, detonadores e outros equipamentos, disse o promotor Javier Díaz. "Nos surpreendeu a variedade de armas e sua potência. São armas de uso exclusivo dos organismos de segurança. O destino seria São Paulo e Rio de Janeiro", destacou.

Díaz afirmou que as armas eram destinadas a "poderosos grupos criminosos" e não descartou o envolvimento de "militares e policiais" no contrabando.

As armas são habitualmente roubadas das forças armadas paraguaias, segundo a polícia.

Fonte: g1

Fonte: Grupo Santo Antonio

Açúcar, tempero, tudo que há de bom, Elemento X (adicionado acidentalmente) e um “punhado” de desenhistas. Estes foram os ingredientes escolhidos para criar as garotinhas perfeitas: “As Meninas Superpoderosas”, desenho animado que volta à televisão em 2016 depois de um hiato de 11 anos. Entre a equipe de artistas está Letícia Abreu Silva, mineira de Belo Horizonte, de 32 anos.

“Eu estava trabalhando na Dreamworks Animation no seriado do ‘Gato de Botas’. Uma amiga que trabalha no Cartoon Network me falou que ‘As Meninas SuperPoderosas’ estava precisando de artistas de história para trabalho freelancer. Eu comecei a trabalhar freelancer para as ‘Meninas’ até que eles me fizeram uma proposta para eu trabalhar efetivamente para eles”, contou.

A artista foi parar nos Estados Unidos depois de se formar em Cinema de Animação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) há dez anos. Ela começou trabalhando como web designer em uma agência da indústria musical americana. “A gente tinha muitos clientes famosos, de Beyónce, Chris Brown a Willie Nelson”, disse.

Mas a paixão de Letícia era mesmo o desenho. “Eu sempre soube que queria trabalhar com histórias, mas não sabia em qual área exatamente. Quando criança, minha mãe era diretora de um grupo de teatro, e eu fazia parte desse grupo. Mas acho que ficar em frente ao palco não era o que eu realmente queria, apesar de eu sempre ser extrovertida. Acho que ao longo do tempo eu fui percebendo que queria fazer histórias para animação ou filmes”.

Agora, Letícia faz parte da equipe que cria os episódios das “Meninas Superpoderosas”. O desenho, criado por Craig McCracken, começou a ser exibido no Brasil em 1998 e ficou no ar até 2005. A proposta é mostrar que garotinhas doces, lindas e fofas são capazes de salvar o dia.

As Meninas Superpoderosas ganham nova temporada em 2016

A nova temporada promete dar mais “poder” às garotas. Um teaser promocional que já circula na internet mostra um vilão “machão” que quer resgatar as "raízes machistas" da cidade de Townsville. Ele acaba irritando uma das meninas ao chamá-la de “princesinha”. Depois de levar uma surra e ser jogado para longe pela personagem Docinho, o vilão ainda tem uma última implicância, “você lança como uma menininha”.

“Como a série original, acho que a nova série das “Meninas Superpoderosas” é um desenho animado que reflete ‘Girl Power’, o poder das garotas. É legal ver uma serie em que garotas não são apenas coadjuvantes, e sim protagonistas. E as três meninas têm personalidades tão distintas e cativantes que tanto o público feminino quanto o masculino vão se entreter com essa nova série”, disse Letícia.

O trabalho dela começa quando ela e o parceiro Jaydeep Hasrajani recebem a premissa do episódio em uma reunião com os escritores e os diretores da série Nick Jennings e Bob Boyle. Em seguida, eles criam storyboards e os apresentam à equipe. Se agradar, as sequências, a arte e os desenhos são finalizados. Caso contrário, eles têm que começar tudo de novo.

“Acho que a maioria das pessoas não entendem o quão difícil que é fazer storyboards para série de TV. O tempo é muito curto e o trabalho é gigantesco”. 

Até chegar no clássico final “E mais uma vez o dia foi salvo graças às Meninas Superpoderosas”, ainda tem muito rabisco pela frente. Até o momento, a data de estreia da nova temporada não foi divulgada.

Fonte: g1

A Praça Castro Alves, no centro de Barreiras, foi palco da mobilização organizada pelo curso de Psicologia da FASB para lembrar o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março. Munidos de cartazes e panfletos confeccionados em sala de aula, os acadêmicos chamaram a atenção dos presentes sobre o real papel da mulher na sociedade, com ênfase para a questão da violência doméstica e no trabalho.

Enquanto entregava panfletos ao público, a acadêmica do 5º semestre, Emanoele Batista, fornecia explicações sobre violência física, psicológica, moral e sexual. “A mulher agora, mais do que nunca, precisa entender que não está sozinha. Ela tem voz, tem pessoas que a  apoiam e ela não precisa mais ficar escondida atrás do fogão. Precisa denunciar”,  disse.

Para a professora Ashan Sadique, idealizadora da manifestação, o envolvimento e a aproximação dos estudantes com a população é fundamental para que os futuros profissionais vivenciem situações do cotiado e, principalmente, sejam sujeitos de transformação. “Ao fazer este movimento político, damos visibilidade à questão, conscientizamos a sociedade sobre a violência, muito presente nos lares brasileiros. Nossos alunos vieram com o propósito de levar esclarecimentos e incentivar as pessoas a denunciar as formas de violência”, ressaltou.

O movimento se estendeu para as ruas que circundam a praça, munidos de cartazes, os acadêmicos pediam a adesão dos motoristas que paravam nos semáforos. A abordagem foi realizada ainda nos ônibus coletivos, enquanto passageiros subiam, recebiam panfletos e palavras de apoio pelo fim da violência. “Achei muito válida a proposta, é preciso valorizar a mulher. Ela não pode conviver com o medo”, disse a dona de casa, Ana Luísa Santana, enquanto recebia o panfleto.

As denúncias de violência contra a mulher devem ser feitas pelo telefone 180.

Fonte: ARATICUM

O São João do Santa Cruz só ocorre no mês de junho, mas para que tudo saia perfeito a secretaria de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães já iniciou os preparativos para a edição deste ano de 2016.

Na tarde da última terça-feira, 08, a secretária da pasta, Janne Schlosser, realizou em seu gabinete uma reunião com os integrantes dos grupos culturais do município, para tratar alguns pontos da festividade. Estiveram presentes no encontro representantes dos grupos culturais Virou Mexeu, Cai Mais Não Cai e Ki Balanço.

Para a secretária da pasta, a reunião com os grupos culturais é de grande importância para o bom desempenho da apresentação das quadrilhas juninas adultas e mirins. “Os grupos culturais exercem atividades durante o ano inteiro, não somente durante o mês junino. São cerca de 400 pessoas envolvidas. Para que a população desfrute das belíssimas apresentações são muitos meses de preparação, ensaios, criação e confecção dos trajes típicos, entre outros aspectos”, comentou Schlosser.

 

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

A secretaria de Infraestrura de Luís Eduardo Magalhães resolveu encarar decididamente a limpeza de áreas públicas – e também muitos lotes abandonados pelos proprietários – no Jardim das Oliveiras. Empregando 15 máquinas e caçambas, 15 operadores e perto de 30 operários, retirou entulhos e lixo depositados em áreas públicas e privadas. 

O secretário Fábio Lauck chefiou pessoalmente os trabalhos, assessorado pelo diretor de infraestrutura, Waldemar (Nem) Lobo. Segundo Fábio, a operação tapa buracos e o faxinaço se estenderá por três dias.
- “Estamos estendendo a limpeza de áreas públicas para todo o ambiente urbano. Inclusive realizamos a roçagem de áreas das margens da BR 242,  que não é nossa obrigação.”

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

Fonte: YouTube

A Policia Civil, comandada pelo Coordenador da 11ª Coordenadoria de Policia do Interior – 11ª COORPIN/BARREIRAS-BA,  Dr. Rivaldo Almeida Luz, auxiliado pelo Dr. Leonardo de Almeida Mendes Júnior e Dr. Joaquim Rodrigues de Oliveira, juntamente com as equipes de investigação da Polícia Civil, deflagrou nesta quarta-feira, 09, a Operação Policial denominada M. Oeste e, após inúmeros pedidos de cautelares e intenso monitoramento de uma perigosa associação criminosa que vinha atuando principalmente na prática de crimes contra o patrimônio e instituições financeiras.

Várias pessoas foram presas, dentre elas, Jeans Alcântara e Silva, vulgo “Babau”, Jeferson Santos Silva, vulgo “Jefinho”, Eduardo Soares Ribeiro, vulgo “Cabeção”, Adriano da Silva Rocha, Vágner Santana da Silva e Aleanquim Vieira Palsikowski, Valdete Oliveira Lima Neta.


Na ocasião da prisão dos indivíduos acima citados, foram apreendidas 03(tres) armas de fogo tipo pistola, calibre .40, de uso restrito, bem como inúmeras munições de arma de fogo calibre .40 e calibre .12, um artefato explosivo conhecido vulgarmente como “banana de dinamite”, geralmente utilizada no estouro de caixas eletrônicos de agências bancárias, dois coletes balístico, brucutu, peças de veículos tipo caminhonete, especialmente da marca/modelo Toyota/Hilux, inúmeros chips de aparelhos celulares e dois pneus de automóvel de origem ilícita, dentre outros objetos, quatro veículos adulterados.

Fonte: Douglas Batista

Um morador de Guarujá, no litoral de São Paulo, conseguiu registrar o momento exato em que uma raia pulou para fora do mar, na manhã de segunda-feira (7). O fotógrafo Valclei Lemos, de 42 anos, diz que avistou o animal um pouco antes de conseguir a imagem.

O flagrante foi registrado na Prainha Branca. Valclei relata que estava passando pela orla com a máquina fotográfica quando percebeu uma movimentação no mar. “A raia deu três saltos para fora da água e fui acompanhando com a câmera. Em determinado momento, consegui o clique”, explica.

O fotógrafo lembra que fez uma sequência de imagens, mas apenas a última conseguiu registrar o momento exato da raia saltando para fora do mar. “Nunca vi nenhum registro similar, foi a primeira vez que consegui”, diz.

Apesar de ser algo relativamente difícil de se observar, Valclei diz que costuma surfar na região e que já presenciou outras raias saltando perto dele. “Como moro aqui perto, já vi algumas vezes. Em certa ocasião, uma pulou para cima de mim e até me assustou”, conclui.

Fonte: g1

Dispensador de camisinhas fixado em escola

Um projeto de professores e alunos da Escola Estadual Carmelita do Carmo, na Zona Sul de Macapá, está levando para dentro das salas de aula, a discussão sobre o sexo na adolescência. Em 2016, o projeto “Escola Saudável” quer publicar o segundo periódico sobre educação sexual e fazer oficinas para a criação de dispensadores de camisinha feminina.

O trabalho é uma continuação do projeto criado em 2012 pelo enfermeiro e professor Vencelau Pantoja e pelo professor Sávio Sarquis, que tiveram a ideia de um dispensador alternativo de camisinhas para escolas públicas. Ainiciativa chamou a atenção do Ministério da Saúde (MS).

O dispensador foi adaptado na própria embalagem de papelão onde vem o preservativo. A caixa serve de depósito de camisinhas para acesso da população, contribuindo, segundo os criadores, para a sustentabilidade do meio ambiente.

Vencelau Pantoja, um dos desenvolvedores do dispensador

A campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) foi baseada em um cruzamento de dados socioeconômicos. Segundo Pantoja, no início do trabalho existiu uma certa resistência da escola e até mesmo de alguns alunos, mas, com o tempo, tanto a instituição de ensino, quanto os jovens apoiaram o projeto.

"O objetivo não é incentivar o sexo, mas sim, dar acessibilidade aos preservativos e orientar os jovens. Hoje, escolas e alunos abraçaram a causa", disse.

Fernanda Passos Assis, de 57 anos, é professora de ensino médio e mãe de uma adolescente de 15 anos. Ela acredita que o projeto incentiva o sexo precoce. “Temos vários problemas na sociedade para nos preocuparmos. Dar acessibilidade de camisinha para nossos filhos instiga-os a praticarem sexo precocemente. Não resolve o problema, só criam novos”, opinou.

Para Lannna Pereira Souza, de 30 anos, mãe de um jovem de 14 anos, a iniciativa faz com que os adolescentes fiquem atentos à prevenção de doenças. “Tive um filho muito cedo e não existia esse tipo de diálogo aberto nas escolas. Se fosse instruída, talvez eu fosse mais prudente", defendeu.

"São muito importantes esses dispensadores femininos. Se o sexo entre adolescentes ainda é um tabu, o sexo no mundo feminino é ainda mais. Essas atividades deveriam ser obrigatórias em todas as escolas de ensino médio", completou Lanna.

O projeto pretende lançar a segunda edição de um jornal sobre educação sexual e expandir a publicação para outras escolas, além de oferecer oficinas para criação de dispensadores com camisinhas femininas.

"O projeto já está bem estabelecido dentro do Carmelita, agora queremos levar isso para outras escolas do estado. Com os jornais, essas informações ficam mais acessíveis. Também queremos reforçar os dispensadores com camisinhas femininas, isso ainda causa muitas dúvidas entre as jovens", falou Pantoja.

Fonte: g1


Agricultores localizados no Assentamento Várzea do Curral, entre os municípios de Jacobina e Várzea Nova, afirmam ter a tão esperada cura para a tríplice epidemia - dengue, zika e chikungunya. Trata-se de uma erva nativa encontrada nos pastos e que leva o nome popular de Cravo de Anum, ou Cravo de Urubu. Pelos camponeses a planta está sendo bastante procurada por pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti para utilizar em chás. Segundo os agricultores, muitas pessoas que utilizam o chá da erva tem sarado e indicado a diversas outras pessoas que estão infectadas. O cravo de anum ou cravo de urubu é o nome popular de uma planta da família das Borragíneas e tem como nome científico Heliotropium Indicum.

Fonte: Acontece na Bahia
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |