Notícias

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na última terça-feira (20), uma série de palestras educativas sobre saneamento básico com foco nos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário prestados em Barreiras. Foram realizados cinco encontros com nove turmas totalizando a participação de 630 estudantes de ensino fundamental do Centro Educacional Tarsilo Vieira de Melo, localizado no bairro São Pedro, em Barreiras. Eles puderam aprender sobre os processos de captação, tratamento, reservação e distribuição de água e sobre a coleta, transporte, tratamento e destinação adequada dos esgotos domésticos. No final das atividades, foi organizado um jogo de perguntas e respostas com direito a entrega de brindes e distribuição de material educativo sobre consumo racional de água e orientações para conservação da rede de esgoto.
 
Para a coordenadora do Centro Educacional, Deusiris Fonseca, a palestra aproximou os estudantes do tema saneamento básico, cujos conteúdos relacionados também foram inseridos no projeto pedagógico da escola. “Estávamos abordando o consumo racional de água e a palestra reforçou os conteúdos ministrados em sala de aula, disponibilizando, aos estudantes, informações sobre a importância do serviço de esgoto para o meio ambiente”, observou a professora. Na oportunidade, a assistente social da Embasa Geisa Mendes explicou como funciona o sistema de esgotamento sanitário de Barreiras, que atualmente atende 44% da sede do município. "Quando a rede de esgotamento sanitário é corretamente utilizada, evita-se extravasamentos, que causam desconforto às pessoas. Deve ser levada para a rede de esgoto somente a água servida do sanitário, pias do banheiro, chuveiro, cozinha e lavanderia. Água de chuva e lixo não devem parar na rede de esgoto”, alertou a assistente social. Ela também abordou a legalidade da cobrança de tarifa, no valor de 80% da conta mensal de água. 
 
O município de Barreiras conta atualmente com um moderno sistema de esgotamento sanitário, que beneficia 22,8 mil famílias de 31 bairros com o serviço. O efluente tratado pelo sistema retorna ao rio Grande sem risco de contaminação do manancial. Com o serviço de abastecimento de água, a Embasa atende 51,4 mil imóveis na sede e na zona rural de Barreiras.

Fonte:Ascom Embasa
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |