Notícias

A vazão do Rio São Francisco deve ser diminuída para evitar problemas no fornecimento de energia elétrica por conta da estiagem que abate as regiões em que o rio margeia.

Na noite desta segunda-feira (26), o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] emitiu uma autorização especial para que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reduza o nível de vazão de reservatórios do São Francisco de 800 m³ por segundo para até 700 m³ por segundo, em duas etapas.  Cada metro cúbico equivale a 1 mil litros de água.

De acordo com o G1, o documento só tem validade depois que a Agência Nacional de Águas (ANA) emitir uma resolução de que a medida não vai causar impactos nas captações de água para abastecimento público. Pelo documento do Ibama, a Chesf pode executar testes a partir do reservatório de Sobradinho, no Sertão do São Francisco baiana, até o de Xingó, entre Alagoas e Sergipe.

O Ibama ainda estabelece que a Chesf deve apresentar relatório em 30 dias, com todos os monitoramentos feitos pela empresa, além de apresentar mapeamento de todas as lagoas marginais no submédio e baixo São Francisco e apresentar plano de trabalho para levantamento de informações sobre a população que tem como fonte de renda atividades econômicas dependentes do rio.

Fonte:G1
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |