Notícias

Salvador oferta serviço de planejamento reprodutivo na rede municipal de saúde
Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece acolhimento para a população interessada em planejamento reprodutivo. Os atendimentos podem ocorrer por demanda espontânea ou mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nos anos de 2023 e 2024 (até junho), foram registradas respectivamente 222 mil e 91 mil consultas na Atenção Primária à Saúde (APS), com esta finalidade, para a população maior ou igual a 20 anos de idade.

 

O planejamento reprodutivo tem como objetivo principal proporcionar aos indivíduos informações e meios para que possam decidir sobre ter ou não ter filhos, quantos e quando quiserem, possibilitando a escolha do método mais adequado. Durante as consultas, os profissionais médicos e/ou enfermeiro das UBS orientam e fornecem informações para que os usuários possam fazer a escolha livre e informada sobre a utilização ou não de algum método anticoncepcional e qual o mais adequado dentre os disponíveis no município, respeitando-se os critérios de elegibilidade clínica.

 Caso o método escolhido não esteja disponível no elenco da unidade de atendimento, estes profissionais poderão orientar e encaminhar a pessoa para um dos serviços de referência disponíveis no município. “Muitas vezes, pessoas que engravidaram de forma não planejada não estavam em uso de contraceptivos, ou usavam o método de forma incorreta. A introdução de uma ampla e variada oferta de métodos contraceptivos em serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde é uma das estratégias de fortalecimento de políticas públicas na valorização dos direitos sexuais e reprodutivos da população”, explica a subcoordenadora de Cuidado Integral da SMS, Vanessa Fonseca.

MÉTODOS 

Dentre as opções disponíveis estão os chamados métodos de barreira, que são os preservativos externos e internos. Eles apresentam a vantagem de proteger contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de prevenir a gravidez não planejada. A dupla proteção é incentivada, recomendando-se a associação de um método de barreira a um dos outros métodos.

Fonte:BN Saudes
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |