Notícias

A presidente Dilma Roussef participou da cerimônia de apresentação de um novo navio da Marinha em Salvador, na manhã desta quarta-feira (6). Ancorado no Porto de Salvador, no bairro do Comércio, o navio francês Doca Multipropósito foi incorporado oficialmente à Marinha em evento que também contou com a presença do ministro da Defesa, Aldo Rebelo, do ministro chefe do gabinete da Presidência, Jaques Wagner, e o governador da Bahia, Rui Costa.

Batizada de Bahia, em homenagem ao estado onde o Brasil foi descoberto, a embarcação Doca Multipropósito foi transferida ao Brasil após acordo com a França. Conforme a Marinha, o navio irá auxiliar as Forças Armadas a proteger o litoral do país e a realizar missões de paz e resgate em casos de situações mais graves.

“O Brasil de hoje é um pais com fronteiras nacionais consolidadas e que convive em harmonia, cooperação e paz com nossos vizinhos. Não podemos, no entanto, descuidar da defesa de nossa soberania, motivo pelo qual é necessario investir sempre e mais na capacitação das nossas Forças Armadas. Por isso, mesmo em uma fase de ajustes, como a que estamos atravessando, temos nos esforçado para dar sequência aos projetos estratégicos das Forças Armadas”, falou Dilma durante a cerimônia.

“Na proposta de lei orçamentária de 2016, que enviamos ao congresso nacional em março, incluimos o abatimento na meta de superavit de R$3,5 bilhões destinados ao Ministério da Defesa para garantir a continuidade desses projetos. O cenário fiscal que enfrentamos é difícil. Estamos trabalhando diuturnamente para superá-lo, mas devemos superá-lo sem sacrificar projetos que são fundamentais para a retomada do desenvolvimento e para o futuro do Brasil”, disse.

A presidente também falou sobre a versatilidade do Navio Doca Multipropósito Bahia, que, segundo ela, é compatível com as múltiplas funções exercidas pela Marinha do Brasil. "A lista é longa e inclui a proteção das nossas águas jurisdicionais, a Amazônia azul e as malhas hidroviárias", disse.

A Marinha detalha que a embarcação, que tem 168 metros de cumprimento e capacidade para transportar até 1.300 pessoas, será utilizada para transportar tropas, veículos, helicópteros e munições. Dentro do navio, há também um hospital com capacidade de realizar 100 atendimentos diários.

Após incorporação oficial à Marinha do Brasil, nesta quarta-feira,  o Doca Multipropósito será aberto à visitação do publico das 14h às 18h. Na quinta-feira (7), segue para sede da Esquadra, no Rio de Janeiro.

Fonte:g1
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |