Notícias

SineBahia e Instituto Mix realizam atendimentos no Caminhão das Profissões, na Praça Castro Alves

Na manhã desta segunda-feira, 25, a equipe de multiprofissionais do Caminhão das Profissões do Instituto Mix deu início à oferta de serviços gratuitos à população de Barreiras, na Praça Castro Alves. Até esta terça-feira, 26, as pessoas interessadas em receber um encaminhamento para uma vaga de trabalho ou se profissionalizar para o mercado, cada vez mais competitivo, não podem perder essa oportunidade. A iniciativa é resultante de uma parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE, por meio do SineBahia e o Instituto Mix, com o apoio da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, além da Casa do Trabalhador.

Presente no evento, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho, falou do apoio e iniciativa das instituições em realizar esse projeto em Barreiras. “A população está tendo a oportunidade de ter acesso a serviços que geram conhecimento, aperfeiçoamento e empregabilidade. São importantes ações dessa magnitude que a gestão estará sempre presente para apoiar e estamos satisfeitos em fazer parte de um momento onde as pessoas estão se qualificando e buscando uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. É através dessas parcerias que podemos ajudar essas pessoas”, afirmou o secretário.

O Superintendente de Desenvolvimento para o Trabalho, Marcelo Gavião, afirma que o objetivo dessa ação é levar empregabilidade para as cidades. “Estamos percorrendo cidades da Bahia levando o serviço de intermediação de mão de obra, orientação para o trabalho e qualificação profissional. Nosso objetivo é que os trabalhadores e trabalhadoras de Barreiras tenham acesso a um conjunto de serviços de qualificação, queremos fortalecer o ingresso ou reingresso dessas pessoas ao mercado de trabalho”, destacou.

Ainda de acordo com o superintendente, está acontecendo o cadastro de trabalhadores, informações para emissão de carteira de trabalho digital, confecção de currículos, atendimento psicológico para orientação profissional e palestras sobre como se comportar em entrevistas de emprego. Quem não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade de realizar o cadastro no SineBahia e conhecer os cursos disponibilizados foi a Ana Santos, para ela, é o momento de se reciclar, requalificar e de buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

E é com essa proposta de qualificação profissional e de dá oportunidades que surgiu o Caminhão das Profissões, destacado pelo sócio-diretor do Instituto Mix, Humberto Santos. “Nós estamos trazendo para a população de Barreiras 500 cursos gratuitos na modalidade EAD, e as pessoas que têm interesse em se qualificar para o mercado de trabalho que comparecerem a essa ação, é um momento muito importante de orientação, qualificação de empreender. Também está programada para acontecer durante esses dois dias, uma oficina de confecção de currículos e também, a oferta de serviços gratuitos de manicure, designer de sobrancelha, aferição de pressão arterial e massoterapia”, afirmou.

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho também participa da ação por meio do CrediBahia e das equipes do Cadastro Único do Bolsa Família, que estão levando informações sobre linhas de crédito para quem quer investir em seu negócio, seja através de capital de giro ou investimento fixo, buscando ampliar dessa forma, a geração de emprego e renda, dando apoio ao trabalho desenvolvido pelos empreendedores individuais, tanto formais quanto informais, bem como atualizando os cadastros do Bolsa Família.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, que representou o prefeito Zito Barbosa no evento, destacou em sua fala que as oportunidades advêm da qualificação profissional e da retomada das atividades econômicas pós-pandemia. “Barreiras segue em ritmo de crescimento acelerado, muitos investidores chegando a nossa cidade e novas empresas são abertas. Esse é o momento de ampliar a oferta de capacitação e qualificação para as pessoas que buscam oportunidade de emprego”, destacou Emerson Cardoso.

A secretária de administração, Gislaine Barbosa; os vereadores João Felipe e Rider Castro; o assessor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Arnaldo Trindade; a Diretora do Trabalho da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Denise Mesquita e a diretora da Casa do Trabalhador, Marluce Rodrigues, também participaram da abertura dos trabalhos.

Fonte:Dircom PMB
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |