Notícias

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta terça-feira (23), um projeto de lei que denomina como “Luiz Felipe de Souza Leão” a ponte sobre o Rio São Francisco, na BA-160, que faz a ligação entre os municípios de Barra e Xique-Xique. O novo nome homenageia o pai do vice-governador do estado, João Leão (PP).

O projeto de lei foi de iniciativa dos deputados estaduais Antônio Henrique Jr. (PP) e Eduardo Salles (PP), ambos do mesmo partido do vice-governador. A homenagem, antes de ser aprovada no plenário da AL-BA, também foi corroborada pelo parecer do parlamentar Vitor Bonfim (PL), relator da matéria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a aprovação foi unânime.

Já no plenário, o projeto teve a relatoria do deputado Rosemberg Pinto (PT), líder da maioria na AL-BA. Com a concordância da oposição, liderada na sessão desta terça por Carlos Geilson (PSDB), houve dispensa de formalidades para a aprovação da homenagem, que só não foi aprovada com unanimidade pela discordância de Hilton Coelho (PSOL), que participou de forma virtual.

Luiz Felipe de Souza Leão nasceu em Recife-PE, em 1909, mas se mudou para o interior da Bahia nos anos 1950, trazendo consigo seu filho, João Leão. O pernambucano se instalou em Barra, em pleno sertão baiano, onde fundou uma usina de açúcar e foi o primeiro a implantar um projeto de irrigação às margens do Rio São Francisco.

A ponte entre Barra e Xique-Xique tem inauguração prevista para o próximo dia 3 de dezembro. O projeto de lei que nomeia o empreendimento em homenagem a Souza Leão ainda deve passar pela sanção do governador Rui Costa (PT).

Fonte:Bahia Notcias
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |