Notícias

O governador da Bahia Rui Costa (PT) determinou hoje a instalação de uma base de apoio em Ilhéus para auxiliar as operações de apoio aos municípios afetados pelas chuvas que atingem o sul e sudoeste do estado nos últimos dias.

Ao menos 19 cidades estão sendo atingidas e 66 continuam em estado de emergência desde que fortes chuvas começaram a atingir o sul da Bahia neste mês deixando inúmeros desabrigados e desalojados e 17 mortos.

"Temos 19 cidades com várias comunidades embaixo d'água. A base de apoio está montada em Ilhéus e já começa a receber apoio dos governos do Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais, além do Ministério da Cidadania. A prioridade neste momento é retirar todas as pessoas das áreas de riscos, restabelecer serviços e abrir estradas", declarou Costa.

Na manhã de hoje, o governador se reuniu com secretários, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros elaborou medidas para recuperar serviços essenciais que foram afetados. Costa também falou por telefone com o ministro da cidadania, João Roma, que disponibilizou a estrutura do Governo Federal para auxiliar nas ações pelo estado.

Desde a última quinta-feira (23), prefeituras de várias cidades vêm alertando para o aumento no nível dos rios. Ontem (24), alguns municípios voltaram a registrar alagamentos e interdições. Em alguns locais, moradores precisaram se locomover usando barcos.

Com isso, subiram os números de desabrigados e desalojados. Até a tarde de ontem, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) e as prefeituras dos municípios atingidos contabilizaram 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados. Todos tiveram de deixar suas casas, mas, no caso dos desabrigados, os cidadãos necessitam de assistência do governo para ter uma moradia temporária.

O número de feridos subiu para 286 e a população total atingida chega a 378.286. Desde o início do mês, 17 pessoas morreram em decorrência dos estragos causados pelas tempestades.

As enchentes que atingem o sul baiano desde meados de dezembro— e que também foram registradas no norte de Minas Gerais — foram provocadas por um ciclone extratropical formado na costa sul do país —o volume de chuvas chegou a 450 mm em Itamaraju. De acordo com o prefeito de Camacan, Paulo do Gás (Podemos), estas são as piores inundações dos últimos 35 anos.

Veja os municípios em situação de emergência na Bahia:

Alcobaça, Amargosa, Amélia Rodrigues, Anagé, Andara,í Apuarema, Baixa Grande Belmonte, Boa Vista do Tupim, Camacan, Canavieiras, Caravelas, Cocos, Conceição do Almeida, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Iaçu, Ibicuí, Ibirapuã, Iguaí, Ilhéus, Ipiaú, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagimirim, Itajuípe, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itaquara, Itarantim, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Jucuruçu, Laje, Lajedão, Lençóis, Macarani, Maragogipe, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros, Neto, Mucugê, Mucuri, Mundo, Novo, Mutuípe, Nova, Viçosa, Novo, Horizonte, Porto, Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Teolândia, Ubaíra, Uruçuca, Vereda e Vitória da Conquista.

Fonte:UOL
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |