Notícias

Um incêndio de grandes proporções atinge extensa área de vegetação da Serra do Mimo, que fica no município de Barreiras, região oeste da Bahia. Não há informações sobre o que causou as chamas, que surgiram na tarde de segunda-feira (18). Nesta terça (19), profissionais do Corpo de Bombeiros atuam para controlar do fogo.

Ainda não há detalhes quanto ao tamanho da área afetada. Inicialmente, 15 bombeiros e duas viaturas estão no local e foi solicitado reforço de dois aviões para ajudar nos trabalhos, segundo a corporação. Não há previsão para a chegada das aeronaves.

O fogo se espalhou rapidamente por causa das altas temperaturas e dos ventos fortes, de acordo com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo). Nesta semana, a última do inverno, uma nova e intensa onda de calor atinge diversas regiões brasileiras, entre elas o oeste da Bahia.

Além de Barreiras, o Corpo de Bombeiros atua em outras cidades da região com registros de incêndios florestais, neste momento: Baianópolis, Morpará, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Barra, onde o fogo começou há duas semanas e permanece, mesmo com duas aeronaves no combate.

No total de recursos empregados pelo Corpo de Bombeiros na região, estão 100 bombeiros, quatro aviões e quatro drones, além de 21 viaturas.

Altas temperaturas 🥵

Entre os meses de julho e outubro, o oeste baiano enfrenta estiagem. Em 2023, os moradores passaram mais de 120 dias sem chuvas. A combinação entre ventos fortes e tempo seco colaboram com o surgimento e, principalmente, a rápida propagação das chamas, em casos de incêndios florestais.

Nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, as mais importantes da região, mais de 300 ocorrências de queimadas em áreas de vegetação foram registradas até o último mês de agosto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros superam os 35ºC nesta terça-feira (19), em ambas as localidades.

Outro município do oeste, Formosa do Rio Preto registrou 39.7°C de temperatura há poucos dias, no início da onda de calor - prevista para durar até o próximo dia 21. Por causa do fenômeno, o Inmet emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar para a Bahia e mais 15 estados brasileiros.

 

Fonte:G1
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |