Notícias

26124sd2

26124sd3

 

A construção e manutenção de pontes são alguns dos investimentos constantes dos produtores rurais na região Oeste da Bahia. Em setembro de 2023, mais uma importante obra foi iniciada, desta vez sobre o Rio Grande no povoado de Batalha, em São Desidério. A iniciativa conta com investimentos do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), via Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e com o apoio do Programa Patrulha Mecanizada, da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e também da Prefeitura de São Desidério.

A nova ponte irá substituir uma antiga, de madeira, que estava deteriorada devido a ação do tempo. Agora uma moderna e segura estrutura está sendo levantada em uma base mista que utiliza concreto e metal, com 10 metros de largura, 25 metros de vão livre que possibilitará o tráfego de carga superior a 200 toneladas. “O tráfego de carretas que transitam nessa estrada e necessitam atravessar o Rio Grande nesse ponto, seja trazendo insumos para as fazendas ou escoando a safra da região, tem aumentado e essa obra vem ao encontro aos anseios dos produtores rurais, da população local e todas as pessoas que necessitam usar a via de acesso”, destacou a gerente do Patrulha Mecanizada da Abapa, Daniela Dias.

26124sd

Com um investimento superior a R$ 3,5 milhões, oriundo do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), a obra conta com a gestão direta da Aiba. “Desde que foi aprovada a liberação do recurso, acompanhamos todas as etapas como licitação, contratação da empresa responsável e andamento dos serviços. Trata-se de uma obra que promoverá integração e mais tranquilidade para o homem do campo e a população em geral”, destaca o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Em três meses de obra foram concluídas a concretagem do tabuleiro da nova ponte e as duas alas estão sendo finalizadas. Também foi iniciada a montagem das formas das barreiras de segurança em concreto armado, item importante cuja principal característica é a resistência ao choque, devido a sua grande capacidade de retenção de veículos pesados. Na última quinta-feira (18), foi iniciada a fase de aterro e a previsão para conclusão dos serviços é em março. Uma obra que beneficiará diretamente a população de São Desidério e do entorno, possibilitando o ir e vir, o transporte de cargas e o escoamento das safras.

26124sd1

“Conheci essa região há 30 anos e hoje vejo o quanto cresceu o seu potencial agrícola com o aumento exponencial das produções. E é claro que com o desenvolvimento vem também a necessidade de melhorias. Então é muito gratificante ter os produtores, por meio da Abapa e da Aiba, nessa parceria com a Prefeitura de São Desidério promovendo benefícios, entre eles, a melhoria do acesso às estradas. Um investimento que contribui bastante na logística do escoamento da produção da nossa região”, pontuou o secretário de Infraestrutura de São Desidério, José Rodrigues.

Fonte:Assessoria de imprensa Abapa
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |