Notícias

O cantor e compositor Yan Paiva busca arrecadar recursos para gravar seu primeiro disco de canções autorais. Campanha pretende arrecadar R$ 10 mil até fevereiro e funciona no sistema “tudo ou nada”, onde o valor recebido é devolvido caso a meta não seja alcançada

Por Rodrigo de Castro Dias

Entrar para o mundo da música é um sonho para muitos jovens que se interessam pelas letras e sons, mas as dificuldades que o caminho das artes coloca no caminho para o sucesso acaba por fazer desistir no meio do caminho muitos que fizeram essa escolha.

Para outros que perseveram, porém, as dificuldades são apenas situações que requerem inteligencia e criatividade para serem superadas.

A barreira financeira é uma dessas dificuldades. Seja para comprar instrumentos musicais, bancar despesas de ensaios e shows ou custear algumas horas em estúdios de gravação, sem dinheiro fica praticamente impossível levar adiante ideias e projetos artísticos. Nessas horas, vale de tudo: pedir emprestado a familiares e amigos, correr atrás de patrocínio com empresários, concorrer a editais de financiamento público ou privado, pleitear linhas de crédito em instituições financeiras… Dinheiro é um elemento limitador, seja para artistas iniciantes, com alguma experiência ou mesmo para vários que estão estabelecidos no cenário artístico.

Uma alternativa que tem ganhado força no Brasil e no mundo é o crowdfunding. O financiamento coletivo é um conceito de colaboração que moderniza a velha prática da “vaquinha”, através de plataformas digitais que reúnem instrumentos de divulgação, interação com potenciais públicos e ferramentas para recolher os recursos doados.

Esta estratégia vem sendo utilizada com sucesso por muitos artistas, iniciantes ou não. É, também, o caminho que Yan Paiva, 20 anos, adotou para angariar recursos a fim de gravar o seu primeiro álbum de canções autorais. O cantor e compositor, que vive atualmente em Canarana/BA, lançou sua campanha no site Benfeitoria (clique para visitar), onde explica as origens e motivações do seu projeto (que se chamará ‘Atlas’), além de mostrar um clipe e canções que fazem parte da base do material que será gravado caso a arrecadação seja bem-sucedida.

Assita o vídeo da campanha:

“Decidi fazer uso do financiamento coletivo pois acredito que, assim, a relação entre artista e público fica ainda mais próxima e verdadeira. Afinal, todo mundo pode acompanhar de perto o processo de produção e desenvolvimento do projeto, conhecendo a fundo suas ideias e pretensões”, explica Yan sobre a campanha.

O ponto de partida do projeto de Yan é o EP (espécie de minidisco, com até cinco músicas) homônimo, gravado na base da camaradagem entre amigos no início deste ano. A sua intenção é transformá-lo em um álbum completo com 17 músicas, sendo as cinco já gravadas juntamente com outras 12 inéditas.

Visite a campanha de Yan Paiva: https://benfeitoria.com/albumatlas

Para atingir seu objetivo, Yan precisa arrecadar R$ 10 mil  até o dia 10 de fevereiro, data estipulada para o encerramento da campanha virtual. Uma série de recompensas para quem contribuir com a gravação do disco estão disponíveis, desde cd’s autografados, camisetas e outros brindes até ingressos para o show de lançamento.

O artista, que conta com uma base crescente de admiradores e fãs (o clipe da canção ‘Castelo de Areia’ já foi visto mais de 60 mil vezes em menos de 5 meses de lançado), conta com a cumplicidade dos que curtem o seu trabalho e entusiastas da música. Cumplicidade essa que está no DNA de suas composições. “Acredito que somos seres que não nos sustentamos sozinhos”, afirma Yan. “(Por isso) convoco-lhes a serem meus cúmplices nesse projeto e a me ajudarem a ‘cantar’ essa história”.

Assista o clipe de ‘Castelo de Areia:

Fonte:Cultura
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |