Notícias

A presença de uma equipe de Saúde em qualquer ambiente é fundamental para minimizar os riscos e atuar em casos de acidentes. Em eventos esportivos não é diferente, principalmente nos de contato, como o futebol.

Foi o que vimos no último domingo, (09), no Estádio Coronel Aroldo, quando um jogador da seleção de Cocos teve um estiramento na cocha, e mais grave, quando um bandeirinha teve uma convulsão.

Tudo isso aconteceu durante o jogo que garantiu a classificação de Luís Eduardo Magalhães para a final da Copa Oeste de Seleções.

Importância

A equipe de Saúde do Município que estava de prontidão foi essencial. Conversamos com o secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Felipe Melhem, que nos contou como acontece o planejamento para atender aos jogos, fruto de parceria com a secretaria de Esportes.

“A equipe que a gente disponibiliza para todos esses eventos esportivos, especificamente no jogo de futebol, é uma equipe que está pronta para o primeiro atendimento. E caso seja necessário, conduzir o paciente para outro local para atendimento médico, ele é levado para a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA”, contou.

Equipe

“A nossa equipe é composta por um motorista e um profissional da área de Saúde, uma técnica de enfermagem ou enfermeira, que a gente chama de socorrista. Eles são treinados para estarem capacitados diante de uma situação dessas”, explicou.

Do estádio até a UPA de ambulância, são estimados cerca de cinco minutos, o que torna o atendimento mais eficaz.

Como funciona

Em caso de necessidade de a vítima ser levada à UPA da cidade, como aconteceu no domingo, Melhem garante um atendimento adequado.

“Hoje a gente tem um quadro de especialidades que atendem o Município e, no caso do futebol que é um esporte de contato, a gente pensa logo em ortopedia, fratura, lesão, contusão e a gente tem um ortopedista sobreaviso 24 horas”, explicou.

“Se chegar alguém com algum tipo de fratura na UPA, os médicos que estão lá fazem o primeiro atendimento, ligam para o ortopedista, e o ortopedista vai lá fazer a avaliação. se precisar de um procedimento cirúrgico, ele já coloca na agenda. E todas as cirurgias estão sendo feitas aqui. Somente cirurgias de grande porte, como fratura de fêmur, que precisa de uma UTI, que a gente encaminha para o HO [Hospital do Oeste], que é a nossa referência”, concluiu.

Fonte:Douglas Batista
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |