Notícias





Antecipando o dia mundial contra a Hepatite, que será celebrado na próxima sexta-feira, 28, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA de Barreiras realizou hoje, 25, o dia D com orientações e prevenção às hepatites virais na Unidade de Saúde Leonídia Ayres.

Foram feito testes rápidos, com resultado em até 15 minutos, durante todo o dia. Conforme a Coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV e Hepatites virais, cerca de 50 pessoas por mês procuram o CTA para realizar os testes, um dado considerado baixo pela equipe.

“Às vezes o medo de se expor e até a falta de conhecimento bloqueia as pessoas de vir realizar esses exames. O CTA funciona o ano todo, de segunda a sexta-feira, e a população precisa entender que essas doenças são silenciosas, é preciso redobrar a atenção, é necessário cuidar da saúde, da vida”, destacou Rosivani Fragoso.

Com um pouco de receio, dona Maria do Socorro, realizou o exame e percebeu que um simples ato pode preservar vidas. “Fiquei com medo de doer, é a primeira vez que faço esse exame e não doeu. O exame foi rápido e resultado deu negativo, o mais importante é saber que estou com saúde”, disse satisfeita.

A Hepatite C é uma doença inflamatória do fígado, quando não diagnosticada e tratada pode causar cirrose, câncer do fígado e até a morte. O tratamento das Hepatites Virais é garantido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, inclusive com vacinação contra a Hepatite B. Além do CTA, as pessoas podem realizar testes rápidos ou exames, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Barreiras.

Fonte:Ascom Prefeitura de Barreiras
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |