Notícias

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) sensibilizou, nos dias 6 e 7 de abril, os estudantes da rede municipal de ensino de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, sobre a prestação do serviço de esgotamento sanitário. Além de aprenderem sobre o processo de coleta e tratamento dos esgotos domésticos, eles foram orientados a não jogarem lixo nas estruturas ligadas à rede como pia e ralos na cozinha, banheiro e área de lavanderia, além do vaso sanitário. Cerca de 380 estudantes participaram das ações desenvolvidas em cinco escolas do município: Cezer Pelissari, D. Ricardo Weberberger, Hermínio Carlos Brandão, José Cardoso de Lima e Otomar Schwengber. 

A diretora da escola D. Ricardo Weberberger, Maria Zelinda Novais, acredita que os estudantes conseguiram se atentar para os cuidados com a manutenção da rede de esgoto, principalmente com relação à atitude de não jogar lixo na rede. Já a gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Poliana de Holanda Cavalcante, espera que as informações transmitidas durante a palestra cheguem aos pais por meio dos alunos. “Eles achavam, por exemplo, que podiam jogar lixo como restos de comida na pia da cozinha e papel higiênico no sanitário. Eles ficaram surpresos com o fato de um litro de óleo contaminar 20 mil litros de água, além de ser a principal causa de obstrução na rede”, exemplifica. 

Durante as palestras, a assistente social da Embasa Geisa Mendes explicou que o bom uso da rede de esgoto previne obstruções que provocam extravasamentos nas ruas, prejudicando a própria população. “Além da sensibilização entre os estudantes da rede pública de ensino, a área social trabalha na mobilização junto aos moradores ou proprietários dos imóveis onde a rede já está liberada para utilização”. Deverão ser interligados aqueles imóveis cujos moradores receberam a visita da equipe social durante o processo de notificação. “Depois disto, os moradores ainda tem o prazo de 90 dias para executarem as suas ligações”, reforça.

Expansão - A Embasa vem trabalhando para aumentar a cobertura de esgotamento sanitário em Luís Eduardo Magalhães. Até o final do ano, serão investidos R$ 4 milhões para que o serviço alcance 7,2 mil novos domicílios localizados nos bairros Jardim Paraíso, Mimoso I, Mimoso II e Santa Cruz. Com operação iniciada em 2014, o sistema de esgotamento garante atualmente a coleta, transporte, tratamento e destinação adequada dos esgotos domésticos, beneficiando 2,5 mil imóveis da sede municipal de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte:Ascom Embasa
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |