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Após pisar em terreno desconhecido com a Toro, a Fiat volta suas atenções para o segmento que fez sua fama mundo afora, o dos compactos. E a bola da vez é o Mobi, projeto brasileiro feito a partir da base do Uno, mas com comprimento e entreeixos encurtado, para valorizar a agilidade no trânsito urbano. Tanto que o mote da propaganda do modelo será "um carro com o meu número", querendo dizer que as pessoas não precisam mais do que um Mobi para o dia-a-dia na cidade. O preço inicial também foi uma surpresa: R$ 31.900.

Após tantos flagras, o design do carrinho não é mais novidade. Mas, acredite, ele é bem mais interessante ao vivo que nas fotos. A ideia da Fiat parece ter sido tentar tirar a aparência "lúdica" que tem o VW up!, que será o principal rival. Para isso, o Mobi tem uma dianteira mais comprida e imponente, dá a ideia de que o hatch é maior do que realmente mostra a fita métrica. E ele é pequeno: 23 cm a menos que o Uno. Na traseira, o charme fica por conta da tampa traseira totalmente de vidro, solução do up! europeu que a VW preferiu não bancar por aqui. Por dentro, a Fiat teve o cuidado de não deixar nada da lateria aparente, além de caprichar na qualidade e textura dos plásticos.

O espaço é praticamente o mesmo do Uno na dianteira - o para-brisa e as colunas "A" são as mesmas. Os bancos acomodam bem o corpo e têm o apoio de cabeça integrado ao encosto, como era o Uno antes. As formas do painel também lembram as do Uno com saídas de ar circulares nas pontas, sistema de som elevado no centro e os comandos da ventilação com botões circulares. Atrás, o espaço é justo, mas não tento quanto parece por fora: dá para dois adultos se acomodarem, desde que não tenham pernas compridas. É bem semelhante ao up! neste aspecto, com bom aproveitamento da altura da carroceria para entregar espaço vertical. Já no porta-malas não teve jeito: apenas 235 litros. Boa sacada é uma espécie de cesta (14 litros) com divisórias para levar pequenos objetos (como compras de mercado), que pode ser retirada para usar o compartimento em sua totalidade.

Em termos mecânicos o Mobi não traz nada de novo: usa o conhecido motor Fire 1.0 4-cilindros de 75 cv e 9,9 kgfm de torque acoplado ao câmbio manual de cinco marchas - este, porém, com relações específicas. Por ser cerca de 60 kg mais leve que o Uno, o Mobi promete melhor desempenho e consumo que o irmão. Também ouvimos da engenharia que ele é um pouco mais firme que o Uno nas curvas, o que descobriremos nesta quinta-feira (14) durante o test-drive.

Fonte:msn
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