Notícias

O prefeito Humberto Santa Cruz aproveitou a presença do vice-governador e secretário de Planejamento do estado para reforçar o pedido de apoio na busca de uma solução

A quebra na safra 2015/16 na região oeste, que aponta um prejuízo equivalente a R$ 1 bilhão, foi pauta de reunião realizada na noite desta quarta-feira, 27, no Hotel Morubixaba em Barreiras com a presença de representantes da cadeia do agronegócio regional, além dos prefeitos de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, Barreiras, Antônio Henrique e do vice-governador da Bahia, João Leão.

Segundo o prefeito Humberto Santa Cruz a região oeste está passando por um momento muito difícil. “O que estamos vivenciando é algo muito preocupante”, disse, reforçando a necessidade urgente de uma solução. O prefeito de Luís Eduardo Magalhães aproveitou a presença do vice-governador e secretário de Planejamento do estado para reforçar o pedido de apoio na busca de uma solução.

“O produtor está no limite de sua capacidade de investimento. Para que seja possível realizar novos investimentos é preciso que os problemas provocados pela estiagem que se abateu na região sejam resolvidos”, disse. O prefeito Humberto Santa Cruz destacou os pedidos feitos para que fosse decretado “estado de emergência” na região e a importância do respaldo do estado para que uma decisão como esta, caso tomada, tenha valor.

Na terça-feira, 26, o prefeito Humberto Santa Cruz, recebeu documento do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, requerendo que seja decretado estado de emergência em decorrência da estiagem. O decreto de estado de emergência visa reforçar os pleitos dos agricultores para a renegociação das dívidas junto às instituições financeiras em decorrência da forte estiagem e altas temperaturas que prejudicaram as lavouras da região, ocasionando a perda significativa de produtividade das principais culturas agrícolas.

O vice-governador, João Leão, destacou que é importante continuar oferecendo as condições necessárias para para que o agronegócio continue gerando emprego e renda

De acordo com o presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Julio Busato, o crescimento, que antes chegava a 8%, hoje, por conta da safra ruim, encontra-se abaixo de 1%. “Tivemos uma sequência de quatro anos regulares e um muito ruim. Isso tirou nossa capacidade de continuar crescendo”, disse, destacando, no entanto, que o produtor continua acreditando muito no potencial de desenvolvimento da região.

O vice-governador, João Leão, destacou que a região oeste é diferente das demais regiões do país, e que é importante continuar oferecendo as condições necessárias para que o agronegócio continue gerando emprego e renda para todo oeste. Leão fez menção a realização de um estudo para avaliar e projetar as condições produtivas nos próximos anos. A pedido do prefeito Humberto Santa Cruz, o vice-governador e secretário agendou para a próxima segunda-feira, 02, uma nova reunião na sede da SEPLAN em Salvador para discutir as possíveis soluções para o problema.

Também participaram da reunião da noite desta quarta-feira, os presidentes da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen; Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Celestino Zanella; o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Luís Eduardo Magalhães, Sérgio Pitt; o secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Werther Brandão; Ricardo Barros, Diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos, o vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Marcos Alecrim, além de produtores e empresários do agronegócio.

Fonte:ASCOM, Prefeitura de Barreiras
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |