Notícias

Um estudo desenvolvido na Universidade de Oxford, no Reino Unido, apontou que existe um tipo de meditação que pode ser tão benéfica no combate à depressão quanto medicamentos. Chamada "mindfulness" (ou consciência pela), a prática perdeu a conotação espiritual entre os rofissionais de saúde de diversas áreas e já é recomendada pelo serviço de saúde britânico, o NHS.

"Embora a MBCT [terapia cognitiva baseada em consciência plena] não seja uma cura perfeita, claramente oferece uma direção nova para que aqueles com um histórico de depressão possam aprender habilidades para ficarem bem a longo-prazo", afirmou o professor Willem Kuyken, autor-chefe do estudo. Segundo o jornal O Globo, Kuyken disse ainda que pessoas diferentes necessitam de tratamentos diferentes.

A meditação deve ser vista como uma opção, assim como medicamentos e outras terapias. "Precisamos de mais pesquisas para mostrar como evitar os primeiros casos de depressão, ainda na juventude", explicou. "É um treino mental. É sobre treinar a mente para que as pessoas saibam como responder aos seus pensamentos negativos, seus sentimentos negativos, e tenham as habilidades necessárias para serem mais mentalmente resilientes".

Fonte:Bahia Saúde
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |