Notícias

A instalação de um espaço “comercial” em um loteamento residencial em Praia do Forte, área turística do município de Mata de São João, tem gerado angústia em moradores da região. Conforme denunciado ao Bahia Notícias, um empresário, de prenome Luciano, pretende instalar uma espécie de “clube privativo” em um lote alugado no Loteamento Aldeia dos Pescadores. 

 

O espaço, que foi denominado Cabana da Aldeia, pretende se instalar em um lote dentro do condomínio, mas com possibilidade de acesso pela faixa de areia da praia, região apontada por moradores como área de preservação ambiental e desova de tartarugas.  Em uma mensagem direcionada a amigos, a iniciativa convoca famílias para uma espécie e “associação”. Investindo R$ 500 como taxa de adesão, a família poderá usufruir do espaço até a Páscoa.

 

“Neste espaço, foi instalada além de mobiliário e sombreiros, uma estrutura de banheiros, ducha, música ambiente e serviços para garantir todo o conforto para você e sua família usufruírem da praia da melhor maneira possível. Na Cabana teremos uma agenda de atividades bem bacana, com espaço de massagens, ioga, recreação infantil entre outras”, diz mensagem com assinatura atribuída a Beto Porciuncula, a qual o Bahia Notícias teve acesso. 

 

E acrescenta: “O espaço não é aberto ao público, apenas para convidados dos organizadores. Caso exista alguma outra indicação esta deve ser sugerida para aprovação”. O texto afirma ainda que “cada participante do projeto poderá convidar outros amigos mediante taxa diária de uso sob responsabilidade do titular”. 

 

Moradores do loteamento demonstram receio e apreensão com a provável instalação do empreendimento. Temem, entre outras questões, pela perturbação do dia-a-dia das famílias que ali residem, o barulho e possíveis riscos de acidentes, já que a área não possui estrutura para a finalidade que está sendo destinada.

 

Em termos de construção, o lote dispõe de apenas uma estrutura simples, uma espécie de cabana, com cobertura de palha. Um dos receios apontados pelas famílias que residem no local é a possível instalação de cozinha no local, fato que alerta para riscos de incêndio, dada a possibilidade de aquecimento. Outra questão levantada por moradores, os quais optaram por não se identificar por medo de represálias, é a possibilidade de aglomeração no local, fator que favorece a proliferação da Covid-19. “É um conjunto de fatores que se soma ao fato de ser uma área residencial, sem qualquer possibilidade de abarcar uma iniciativa comercial”, diz uma moradora. Reclamam ainda a falta de estrutura hidráulica no local. A casa não possui escoamento sanitário e a fossa existente no local pode não suportar a demanda pretendida.  

 

No texto de convocação para adesão de famílias, a informação é de que o espaço funcionará diariamente, das 9h às 18h. A situação chegou a ser denunciada ao Ministério Público, ficando a conhecimento da promotora de Justiça Andréa Fontoura, na 2ª Promotoria de Justiça de Mata de São João.  O órgão informou ter oficiado o município para apresentar manifestações sobre os fatos relatados. Cópia do documento também foi encaminhada ao Ministério Público Federal. Os moradores que denunciaram a situação não sabem confirmar se a iniciativa dispõe de Alvará de funcionamento. 

 

Em 21 de outubro, a Associação dos Amigos do Loteamento Aldeia dos Pescadores chegou a acionar a prefeitura municipal, apresentando as razões pelas quais recusava a instalação do empreendimento. 

 

A crítica a um projeto similar não é nova. Em novembro, moradores da área já haviam reclamado da iniciativa (reveja). 

 

VEJA NA ÍNTEGRA O TEXTO DE CONVOCAÇÃO À "FAMÍLIAS E AMIGOS":


Prezado amigo,

 

Você está sendo convidado a participar de um projeto inovador de integração dos frequentadores e comunidade da Praia do Forte.

 

Alugamos entre alguns amigos um espaço na beira da praia dentro do loteamento aldeia dos pescadores o qual batizamos de Cabana da Aldeia. 

 

Neste espaço, foi instalada além de mobiliário e sombreiros, uma estrutura de banheiros, ducha, música ambiente e serviços para garantir todo o conforto para você e sua família usufruírem da praia da melhor maneira possível.

 

Na Cabana teremos uma agenda de atividades bem bacana, com espaço de massagens, ioga, recreação infantil entre outras.

 

O espaço não é aberto ao público, apenas para convidados dos organizadores. Caso exista alguma outra indicação esta deve ser sugerida para aprovação.

 

A cabana funcionará diariamente das 9:00 as 18hrs.

 

Serviços de ioga, massagens ou outros que venham a ser organizados serão cobrados diretamente pelos profissionais envolvidos.

 

A taxa de adesão ao espaço por família é de apenas R$ 500 válido por toda a temporada até a Páscoa.  As cotas serão limitadas  a um grupo seleto de amigos. Esta taxa cobre as despesas de locação, pessoal e serviços de manutenção do local.

 

Cada participante do projeto poderá convidar outros amigos mediante taxa diária de uso sob responsabilidade do titular.

 

Estou encaminhando abaixo uma breve apresentação do local com o mapa de localização e algumas imagens.

 

Lembro que não temos estacionamento no local. Acesso pela alameda pública ou pela praia. Bicicletas podem ser guardadas no local.

 

Se houver interesse me avisa que envio o pacote completo de informações para a adesão, e fiquem a vontade para nos visitar e conhecer nosso espaço, afinal a casa é de vocês.

Fonte:Bahia Notícias
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |