Notícias

Os professores e estudantes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) comemoraram na manhã da última quinta-feira (12) o Dia do Enfermeiro. Foi produzido um painel com fotos referentes as atividades realizadas na FASB e nos campos de estágio ao longo dos últimos anos. Em posse de canudos e do capelo, em alusão à cerimônia de colação de grau, eles puderam simular o sonhado dia da formatura. A ação foi desenvolvida pela coordenação e pelo colegiado de Enfermagem. 

Embora sonho distante da formatura, a acadêmica do 1º ano de Enfermagem, Anna Clara de Oliveira, se divertiu durante a homenagem. “Sempre sonhei no nível médio em ser enfermeira. Das graduações da área da saúde era a que eu sempre quis”, afirma. Mais próxima da cerimônia de colação de grau, a acadêmica Joana de Souza, do 9º semestre, decidiu a profissão pela vocação do “amor” ao cuidar das pessoas. “Sinto que falta muita humanização no cuidado com as pessoas. E acredito que escolhi a profissão e o caminho certos”, defende.

Ao organizar a ação, a professora do curso de Enfermagem da FASB, Dulce Rodrigues, acredita que a homenagem foi uma maneira de, não somente lembrar do dia, mas de trazer empoderamento e orgulho da atividade exercida pelo enfermeiro. “Somente com o conhecimento e técnicas aprendidas na faculdade, os profissionais vão se sentir preparados para atuar em qualquer uma das funções ligadas à profissão e de encarar as dificuldades e desafios nas unidades hospitalares”, aponta.

Já a coordenadora do curso de Enfermagem da FASB, Ericka Samantha Dorfey, acredita na dedicação, responsabilidade, ética e competência e tranquilidade em qualidades que o profissional deve adquirir ao longo da graduação para exercer qualquer uma das funções, seja na assistência à pessoa, na gestão do serviço de saúde ou enquanto líder de equipe. 

“Para estar preparado, o profissional deve desenvolver habilidades e competências que permitam atuar com segurança em todos os níveis de atenção à saúde, seja primário, secundário ou terciário. Desde o início do curso, os acadêmicos de enfermagem são incentivados a fazerem palestras e estarem em contato direto com os pacientes durante os estágios”, acredita. 

Os acadêmicos de Enfermagem da FASB desenvolvem atividades práticas e estágios curriculares orientados pelos professores da instituição na rede pública de saúde em unidades em Barreiras como: Hospital do Oeste, Eurico Dutra, Postos de Saúde da Família (PSF´s), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Barreiras.

Fonte:ARATICUM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |