Notícias

A partir desta segunda-feira (1°), idosos entre 60 e 65 anos terão que pagar a tarifa do transporte público em São Paulo. A medida, determinada pelo governador do estado, João Doria (PSDB), e pelo prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), suspende a gratuidade que era dada a essa parcela da população e será aplicada aos ônibus municipais e intermunicipais (EMTU) de São Paulo, ao Metrô e CPTM.

A tarifa ainda será gratuita para pessoas com mais de 65 anos, benefício garantido pela lei federal que instituiu o Estatuto do Idoso. Os cartões de pessoas que não completarem 65 anos até o dia 1° de fevereiro de 2021 serão cancelados.

De acordo com o decreto que suspendeu a gratuidade, o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa pode ser obtido mediante cadastramento na SPTrans, pelos usuários com idade igual ou superior a 65 anos que consigam comprovar que moram nos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Em dezembro de 2020, em nota, o governo do estado e a prefeitura de São Paulo informaram que a mudança na política de benefícios no transporte de idosos “acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a esta população”. Em janeiro, a Justiça chegou a suspender a aplicação da medida, mas uma decisão posterior derrubou a gratuidade e retomou a obrigatoriedade de pagamento.

Fonte:Pleno News
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |