Blog Santo Antônio
Notícias

No início da noite de hoje, domingo, 13, por volta das 18h, um caminhão baú teve problemas mecânicos na BR 242, altura da Serra do Saco, em Barreiras, vindo a derramar óleo na pista.

No momento chovia muito e bombeiros militares foram acionados e retiraram o óleo da rodovia, evitando possíveis acidentes de trânsito, foi utilizado serragem de madeira.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Na noite desta sexta-feira (11), o Prefeito Miguel reuniu-se com o vereador Elias, seu irmão Erivan, e o Secretário de Administração e Finanças Erico Borges.

Na oportunidade, o vereador , que já esteve no grupo do Prefeito nas eleições municipais de 2016, declarou apoio a sua base aliada na Câmara e em sua administração pelos próximos anos.

“ Quando é para somar, estamos de portas abertas, porque acredito que uma base forte é importante para continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Riachão”, pontou o prefeito.

Fonte: Bahia Notícias

Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM) debelaram um incêndio que atingiu uma empresa de material reciclável, no último sábado (12), no setor industrial de Luís Eduardo Magalhães.

O combate aconteceu na área externa da empresa, local onde o material combustível estava depositado.

Como estratégia, as equipes utilizaram o ataque direto às chamas e técnicas de isolamento, a fim de evitar a propagação do fogo por toda a empresa. Um carro pipa da prefeitura do município e uma retroescavadeira ajudaram na operação.

Ao fim do trabalho, que durou cerca de 4 horas, os militares vistoriaram toda a área e fizeram o rescaldo das áreas que apresentavam pontos quentes. Não houve registro de feridos.

Fonte: 17º GBM


O acusado foi apresentado no DISEP

Em rodas pelo bairro Sol do Cerrado, um homem parou a viatura da ROMU da GCM-LEM se queixando ter sido vítima de tentativa de homicídio por arma branca (tipo faca). Diante das informações a guarnição se deslocou até o local do fato e a vítima identificou um dos três envolvidos na tentativa, foi dado voz de prisão.

Na residência da vitima foi encontrado a faca usada na tentativa de homicídio. Os outros dois indivíduos evadiram do local. Foram feitas rondas nas proximidades mais sem êxito. A vítima foi levada até a UPA e o acusado levado ao DISEP, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito

Na noite de ontem, domingo, 13, na colisão entre dois veículos, um GM Spin e um VW Golf, na BR 242, próximo ao Cerradão no município de Barreiras, deixou três pessoas feridas e uma quarta, identificada por Antônia Mendes da Silva Gomes de 67 anos, natural de São Miguel do Tapuio/PI, em óbito, conforme matéria publicada no Blog do Sigi Vilares (CLIQUE AQUI).

O VW Golf saiu da pista, parando no matagal, já o veículo GM Spin, ficou capotado e atravessado na rodovia que ficou interditado por um longo período.

Os feridos, foram encaminhados por equipes do SAMU para a UPA e os bombeiros militares retiraram o corpo da idosa e foi removido para o IML de Barreiras para necropsia.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares, Fotos: 17º GBM

No final da noite de ontem, domingo, 13, por volta das 23h, um homem identificado como Maurício dos Santos Santana Júnior, de 28 anos, foi alvejado a tiros próximo a um posto de combustíveis localizado no cruzamento da Avenida Barreiras com a Rua Paraíba, no centro de LEM.

De acordo com informações, o rapaz trabalha como segurança de um restaurante também localizado no cruzamento. Ele teria recebido uma ligação, ao sair para atender o celular foi atingido com vários disparos de arma de fogo. Pouco antes, o segurança já havia discutido com um indivíduo desconhecido.

Maurício foi socorrido por terceiros em uma caminhonete para a UPA, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A polícia civil irá investigar a autoria e motivação do crime.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

 

Neste mês de fevereiro, o Comando de Policiamento Regional Oeste lançou operações pontuais para que a população de Barreiras tenha uma maior percepção da segurança pública. A primeira operação "Pedal Seguro" visa levar aos povoados de Mucambo e Barrocão no município de Barreiras, com a presença da Polícia Militar, proporcionando aos usuários da estrada recém asfaltada, tranquilidade na atividade física de pedalar, além da presença policial nas comunidades rurais.

A operação "Comunidade Forte" tem por objetivo dar maior visibilidade ao policiamento à pé com a utilização da Base Móvel em áreas como a Feira Livre de Barreiras, ao policiamento no cais da cidade e no balneário 3 Bocas em horários e com efetivos distintos.

Operação "Centauro" proporciona, com a utilização do policiamento em motocicletas e dando agilidade nos deslocamentos, posicionar, em locais de grande fluxo de pessoas, a ação de presença policial militar visando garantia de paz pública.

Fonte: Ascom CPRO

Fonte: Grupo Santo Antonio

Nesta sexta-feira, 11, o garoto Jilvando Jhoney de oito anos de idade,  autista, tinha o sonho de conhecer a Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães.

Os guardas civis municipais de plantão, realizaram o sonho do garoto que bateram fotos e ele também teve a oportunidade de conhecer a viatura e o trabalho da instituição.

Fonte: Blog Bahia

Debater ideias, planejar ações e avaliar o atual cenário do comércio de Barreiras, tanto em crescimento, quanto em investimentos, foi uma das pautas da reunião realizada na tarde desta quinta-feira (10), na Secretaria de Planejamento, na Prefeitura de Barreiras.

Recepcionados pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, acompanhado do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho, a nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL), eleita para o biênio 2022/2023 participou da reunião, que também foi acompanhada pelos demais representantes das entidades de classe, como da Associação Comercial e Empresarial de Barreiras (Aceb), Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista e Atacadista, Bens Serviços do Oeste da Bahia (Sindilojas) e a Associação de Apoio ao Setor Automotivo do Oeste da Bahia (Automotiva).

Para o presidente eleito da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, Thiago Quinteiro, com a eleição da nova diretoria, a reunião foi fundamental para ajustar ações e consolidar a parceria entre as instituições. “Pedimos essa reunião e fomos bem recebidos pela gestão. A nossa intenção foi entender a dinâmica da prefeitura nesse início de ano, uma avaliação do cenário epidemiológico no município, bem como os trâmites das ações nas áreas de infraestrutura a exemplo do aeroporto e Zona Azul. É muito importante essa integração e momentos de conversa para saber o andamento das ações que irão fortalecer ainda mais o comércio de Barreiras”, pontuou.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento destacou o novo momento em investimentos vivido pela Capital do Oeste. “Essa foi uma reunião de apresentação da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas, bem como, um momento de estreitar as relações. Durante a reunião, os representantes das entidades de classe souberam dos novos investimentos que a Prefeitura tem feito no município e fizemos questão de demonstrar que a iniciativa privada e o setor produtivo sempre foram parceiros da Prefeitura de Barreiras. Vale destacar, que eles reconhecem o novo momento que o município está vivenciando, como a quantidade de empresas que estão investindo na Capital do Oeste e outras que estão por vir. Ambas as instituições se colocaram à disposição, no que for preciso, para que a gente possa continuar trabalhando juntos para uma Barreiras melhor e, com oportunidade para todos”, enfatizou Emerson Cardoso.

Fonte:Dircom PMB

Fonte: Dircom PMB

 

Fonte: JOVEM PAN

A Secretaria de Saúde de Barreiras informa o 341º óbito, ocorrido no sábado (5), no Pronto Atendimento Coronavírus do Hospital Municipal Eurico Dutra, por consequência da Covid-19. Apesar de todo zelo e empenho da equipe de saúde, a paciente de 88 anos, que fazia tratamento de Alzheimer e Pneumopatia crônica, não resistiu ao agravamento da doença. A Secretaria de Saúde esclarece que o comunicado do óbito se deu nesta sexta-feira (11), pela necessidade de confirmação do caso, endereço e quadro clínico da paciente.

Nesse momento, a Secretaria de Saúde se solidariza com familiares e amigos da paciente, reafirmando a defesa pela vida e mantém todos os esforços necessários na promoção da assistência médica a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município de Barreiras.

Em tempo, reforça o apelo à população que redobre os cuidados no enfrentamento ao novo Coronavírus, tomando todas as medidas possíveis para frear a propagação do vírus através do cumprimento dos decretos municipais, distanciamento social, evitando aglomerações, mantendo o uso obrigatório de máscaras e a higienização frequente das mãos.

Barreiras – BA, 11 de fevereiro de 2022.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde

Fonte: :Dircom PMB
Parto humanizado e empoderamento da mulher serão características do Centro de Parto Normal Dr. Giltamar da Silva Gomes

Foi pensando no protagonismo da mulher e na promoção do parto humanizado que o prefeito Zito Barbosa inaugurou o Centro de Parto Normal Dr. Giltamar da Silva Gomes, o primeiro do Oeste da Bahia, nesta quinta-feira (10). A entrega do novo equipamento de saúde contou ainda com a presença da primeira-dama, Marisete Bastos, do vice-prefeito Emerson Cardoso, do presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira, do secretário e subsecretária de saúde, Melchisedec Neves e Jamile Rodrigues, respectivamente.

O Centro de Parto Normal é interligado ao Hospital da mulher destinado à assistência ao parto, proporcionando segurança, respeito, acolhimento e conforto à parturiente de baixo risco e ao recém-nascido. Inserido dentro do Projeto Saúde Humanizada, a estrutura do novo equipamento de saúde conta com cinco quartos para pré-parto, parto e pós-parto, e um quarto com banheira para partos na água.

Conforme a subsecretária de saúde, o objetivo é justamente fazer com que a mulher se sinta em casa em um dos momentos mais importantes de sua vida, que é o nascimento do bebê. “Recebemos com muita alegria mais esse equipamento que busca reforçar a autonomia da mulher, aqui contamos com profissionais que atuarão diariamente nesse trabalho humanizado. Esse Centro conta com acessórios que ajudarão no trabalho de parto, como a massoterapia, aromaterapia, musicoterapia, cromoterapia, liberdade e movimentos da paciente. É um ambiente tranquilo e seguro, respeitando esse momento único de todas as mulheres”, destacou Jamile Rodrigues.

Emocionada com a homenagem ao companheiro Dr. Giltamar da Silva Gomes, a viúva Fabiana Torres falou da importância do Centro de Parto Normal que recebe o nome do médico obstetra referência no atendimento e acolhimento das pacientes de Barreiras e região. “É uma alegria enorme receber essa homenagem, essa com certeza foi um dos melhores presentes de poder deixar essa marca na história desse município do médico que amava a medicina e se doava no atendimento ao público”, enfatizou.

Após a benção do novo espaço, realizado pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padre Jocleilson, o prefeito de Barreiras falou da satisfação de entregar o primeiro Centro de Parto Normal do Oeste e os desafios de manter uma saúde humanizada. Na oportunidade, o gestor da Capital do Oeste, anunciou que nos próximos meses estará entregando novos equipamentos de saúde nos bairros Barreiras I, Riachinho, Boa Sorte, Morada da Lua de Cima, Cidade Nova, também no KM 30, Vau do Teiú, e o Centro Especializado de Reabilitação – CER.

“Agradeço a Deus por esse momento marcante e único em que entregamos mais um equipamento público para a saúde de Barreiras. O Centro de Parto Normal Dr. Giltamar da Silva Gomes é o primeiro do Oeste da Bahia e demonstra o cuidado que temos com a saúde em nosso município e de modo especial com as mulheres e seus bebês. Aqui teremos uma equipe altamente capacitada que atuará com cuidado e responsabilidade com foco no empoderamento da mulher, deixando-as à vontade para escolher a melhor maneira de ter seus filhos. Continuamos na luta contra a Covid-19 e no engajamento de melhorar cada vez mais a saúde do nosso município, porque Barreiras é o nosso futuro hoje e o nosso orgulho, a nossa Capital do Oeste”, destacou Zito Barbosa.

Também prestigiaram o evento os vereadores: Adriano Stein, Alcione Rodrigues, BI Ayres, Hipólito dos Passos, Teteia Chaves, Ivete Ricardi, João Felipe, Dr. Graça Melo, Silma Alves, Valdimiro José e Yure Ramon, ainda secretários, subsecretários, coordenadores e servidores municipais.

Fonte: Dircom PMB

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revogou, na última quarta-feira (9), a decisão que impunha o uso de tornozeleira eletrônica para a desembargadora Sandra Inês Rusciolelli e seu filho, Vasco Rusciolelli, ambos investigados no âmbito da Operação Faroeste.

"Até então, os denunciados têm se mostrado fiéis cumpridores dos termos do acordo homologado. Além disso, não há nos autos informação de que eles tenham violado de alguma forma a monitoração eletrônica", justificou o ministro Og Fernandes.

A decisão do STJ foi encaminhada nesta quinta-feira (10) pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, para a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), para o cumprimento da retirada da tornozeleira.

Sandra e Vasco chegaram a ser presos em março de 2020, mas foram transferidos para prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica em setembro de 2020, depois de sofrerem ameaças de morte dentro da penitenciária (veja aqui e aqui).

Os dois assinaram acordos de delação premiada e passaram a contribuir com as investigações (veja aqui e aqui). Pelo menos 68 pessoas, entre magistrados, servidores e políticos, teriam sido delatados (relembre aqui).

Ao Bahia Notícias, o advogado Pedro Henrique Duarte, que defende Vasco Ruscioelli, afirmou que ainda não foi intimado acerca da decisão, mas que o pedido de medida cautelar foi realizado desde o ano passado, contando com o entendimento positivo do ministro do STJ, OG Fernandes.

"No entanto, com esta decisão, a Justiça reconhece a contribuição dos colaboradores, o cumprimento fiel das cautelares aplicadas e a desnecessidade de sua perpetuação. Além disso, reconhece que a denúncia da única ação a que ambos respondem sequer foi recebida. Assim, diferente de diversos réus, eles ainda são investigados e terão a oportunidade de se defender dos fatos na competente ação penal, caso a denúncia seja recebida", afirma o advogado.

Fonte: Bahia Notícias

A partir da próxima segunda-feira, 14, a Sala do Empreendedor passará a ter uma nova coordenação, após cinco anos na atividade de coordenadora, Kézia Melo, deixa a função que agora será ocupada por Queila Abdala. A passagem do cargo aconteceu nesta sexta-feira, 11, durante um café da manhã, na Sala do Empreendedor, que foi acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, secretária de Administração, Gislaine Barbosa e pelo diretor de Tributos, Emerson Pereira.

Durante sua fala, Kézia Melo agradeceu a gestão municipal pelo empenho e dedicação. “Primeiramente quero agradecer a Deus e ao prefeito Zito Barbosa pela oportunidade. Desde 2017 estava à frente da Sala do Empreendedor, que foi um desafio e um grande aprendizado, tanto na minha vida pessoal, quanto profissional. Agradeço aos colegas a equipe que esteve trabalhando ao meu lado durante todo esse tempo, aos nossos parceiros, como o Sebrae, e dizer que tenho um carinho especial por todos. Quero destacar um agradecimento especial a Secretaria de Administração, em nome da secretária Gislaine Barbosa, por abraçar a equipe da Sala do Empreendedor”, destacou Kézia, muito emocionada.

A Sala do Empreendedor vai além do espaço físico e serve para facilitar, de forma estratégica, os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI), e segundo a nova coordenadora, será um grande desafio assumir a atividade desse equipamento que é referência em atendimento aos empreendedores na região.

“Fui muito bem recebida por toda a equipe, quero agradecer pela oportunidade de assumir esse trabalho aqui na Sala do Empreendedor. Uma equipe coesa, competente e que se destaca pelo trabalho que vem desenvolvendo durante todo esse tempo. Quero dar a minha contribuição nesse processo constante de crescimento”, afirmou Queila Abdala.

A secretária de Administração, Gislaine Barbosa, destacou os feitos da Sala do Empreendedor e agradeceu o empenho e dedicação da ex-coordenadora e, deu as boas vindas a atual. “O momento é de gratidão pela dedicação de Kézia à Sala do Empreendedor, e não sou eu que estou falando, os números mostram o desenvolvimento, o trabalho e a dedicação dela e da equipe nesses cinco anos. Hoje nós somos o primeiro município, em números, de Microempreendedores Individuais formalizados no Oeste da Bahia e, ficamos felizes em ser referência para toda a região em estrutura e atendimento. Vale destacar, que os municípios que estão implantando as Salas do Empreendedor, enviam seus representantes a Barreiras para conhecer o nosso modelo de gerenciamento. Aproveito a oportunidade para dar boas vindas a Queila que vem acompanhando, nos últimos dias, todo o trabalho da equipe e tem desempenhado um excelente trabalho. Tenho certeza que o trabalho terá continuidade de forma brilhante”, frisou Gislaine.

Fonte: Dircom PMB

Ontem, sexta-feira, 11, as guarnições da Rondesp Oeste, foram empregadas no município de LEM, apoiando a 85ª CIPM no combate à criminalidade, com ênfase no enfrentamento dos crimes violentos letais intencionais (CVLI) e crimes violentos contra o patrimônio (CVP).

A Operação Intensificação é desempenhada através do incremento do policiamento tático e conta com a participação de guarnições da Rondesp Oeste, da Cipe/Cerrado, bem como do Peto da 85ª CIPM.

Durante a operação não foram registradas ocorrências relevantes, obstendo-se êxito no aumento da segurança dos cidadãos daquele município.

Fonte: Coordenador de Área
Mulher disse que acorrentou a criança por não ter controle sobre as saídas dela para a rua. Ela responderá em liberdade pelo crime de mais tratos.

Uma mulher de 44 anos foi conduzida para a delegacia suspeita de crime de maus tratos, após acorrentar afilha de oito anos em uma mesa da sala, na cidade de São Desidério, na região Oeste da Bahia.

A denúncia foi feita de maneira anônima ao conselho tutelar da cidade. A mulher foi ouvida e responderá em liberdade.

Segundo o delegado da polícia civil da cidade, Carlos Ferro, a mãe alegou que teria acorrentado a filha por não ter controle sobre as saídas da criança para a rua, e que essa teria sido a primeira vez.

"A Polícia Militar foi acionada e confirmou, como não houve lesão, ela foi liberada após ser ouvida", disse o delegado.

A mulher é mãe de outros nove filhos. Segundo ela, alguns filhos moram com o pai e um outro teria sido adotado por um casal.

De acordo com o delegado, o crime de maus tratos pode ter pena aumentada por ter sido praticado contra uma criança menor de 14 anos. O caso foi encaminhado para o juizados especiais.

Fonte: G1 BA

Um grave acidente de trânsito tipo colisão envolvendo dois veículos, foi registrado por volta das 10h50 desta sexta-feira (11), no cruzamento das ruas Castro Alves e a Bahia, no bairro Mimoso II em Luis Eduardo Magalhães.

Segundo informações colhidas no local, uma caminhonete Mitsubishi/L200 com dois ocupantes (condutora e uma criança) trafegavam pela rua Bahia, quando foram surpreendidas por um Peugeot/206 que tinha como ocupantes pai e filho. O Peugeot/206 seguia pela rua Castro Alves.

Com o forte impacto da colisão, o condutor do Peugeot ficou preso às ferragens e gravemente ferido. Os veículos saíram da via. Chovia fraco no momento do acidente.

Duas ambulâncias do SAMU estiveram no local prestando atendimento às vítimas. O condutor do Peugeot de nome Waltemir Souza Sales, sofreu contusão de crânio, pescoço e dorso, fratura aberta em crânio, face, exposição de massa encefálica, TCE grave, teve uma parada cardiorrespiratória que foi revertida pela equipe do SAMU, sendo estabilizado na ambulância, mas infelizmente evoluiu à óbito. O filho de 15 anos sofreu lesões leves e foi encaminhado para a UPA onde está sob observação médica.

A condutora da caminhonete L200 ficou em estado de choque e não precisou de atendimento do SAMU. A filha (criança) que estava na cadeirinha nada sofreu.

A SUTRANS esteve no local sinalizando a via e registrando a ocorrência. A condutora foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil pra ser ouvida.

Fonte: radiocidadelem/BlogdoBraga

O novo padrão de cores das viaturas tem o intuito de aproximar com as cores dos uniformes da corporação



O comandante-geral da Polícia Militar (PM-BA), o coronel Coutinho, apresentou o primeiro protótipo do novo padrão de viaturas da PM-BA. As viaturas terão cores mais próximas dos uniformes de todas as corporações.

“Tive contato com o primeiro protótipo do novo padrão de viaturas da PMBA. Com cores mais próximas do nosso uniforme operacional, o modelo busca simplificar e padronizar nossa frota, gerando maior uniformidade entre as diversas unidades da nossa corporação.

Fonte: BNEWS

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |