Blog Santo Antônio
Notícias
Ciro minimiza ataque em ato em SP e propõe trégua com PT para enfrentar Bolsonaro
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que pretende ser candidato à Presidência da República em 2022, minimizou, neste domingo (3), os ataques que sofreu no ato pelo impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido), em São Paulo.
 

Mencionando diferenças com o PT, Ciro pediu uma "trégua de Natal" quando o assunto for a mobilização para remover o presidente. O ex-ministro, em sua pré-campanha, não tem poupado críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos governos do PT.
 

O pedetista afirmou ainda que não recebeu ligações de petistas em solidariedade, mas também procurou não dar importância a isso --alguns líderes do partido repudiaram a agressão em entrevistas na imprensa, mas não pessoalmente a Ciro.
 

Durante a manifestação contra Bolsonaro, neste sábado (2), Ciro foi vaiado ao discursar no palco da avenida Paulista. Ao deixar o local, teve que entrar rapidamente em seu carro para fugir de pedaços de pau sendo atirados contra ele. Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo, a maior parte do público da manifestação era de esquerda --especialmente de movimentos e partidos que trabalham para a eleição de Lula em 2022.
 

De forma geral, os pedetistas alvos da agressão identificaram militantes do PCO (Partido da Causa Operária), da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do PT como autores das ações, mas Ciro evitou apontar culpados.
 

Ciro pregou unidade de campos políticos para conquistar uma maioria parlamentar pelo impeachment e mencionou sua ida à manifestação promovida pela direita, em 12 de setembro, organizada pelo MBL (Movimento Brasil Livre) e pelo Vem Pra Rua.
 

"Quando eu aceitei o convite do MBL, eu não superei as diferenças insuperáveis que tenho com MBL e nem, acabado o ato, fomos tomar cerveja. [...] Também as minhas diferenças com o PT são cada vez mais profundas e insuperáveis, mas o que eu estou propondo, para toda a militância nossa, é não dar valor a esses incidentes, que são desagradáveis, mas são irrelevantes à luz da gravíssima hora que o Brasil está pedindo de todos nós: serenidade, equilíbrio e foco", disse Ciro em entrevista à imprensa neste domingo.
 

"Estamos propondo uma amplíssima trégua de Natal, como nas guerras. Para, quando for o assunto Bolsonaro e impeachment, a gente deve esquecer tudo e convergir para esse rasíssimo consenso, que já não é fácil", completou.
 

Questionado sobre o PT aderir à trégua, Ciro afirmou que "pouco importa". "Eu não espero [que haja adesão do PT], porque eu já vi acontecendo coisas com [Leonel] Brizola, com Mario Covas, comigo mesmo. Isso é irrelevante."
 

"Não temos que esperar que eles aceitem ou se comportem como nós gostaríamos, nós é que temos que nos comportar de forma coerente com o que o Brasil precisa: uma trégua ao redor de um único assunto", disse Ciro, ressaltando que, para além do "fora, Bolsonaro", vai continuar estabelecendo diferenças.
 

Ciro pediu serenidade à militância do PDT, que segundo ele ficou "muito aborrecida". Ele defendeu "manter o foco no que interessa e não dar relevância ao que não tem relevância nem centralidade". "Temos que ter uma capacidade de não entrar nesse tipo de coisa lateral", disse.
 

"Recebo com carinho e gratidão todas as expressões de gratidão, mas não dou a menor bola à bobagenzinha que aconteceu lá", afirmou o ex-ministro. Ele disse ainda ser necessário "aguentar tudo que tiver que aguentar" em nome da coesão pela democracia.
 

Uma série de políticos do campo progressista condenou os ataques, como Guilherme Boulos (PSOL), Orlando Silva (PC do B) e Marina Silva (Rede). Até a tarde deste domingo, Lula, Fernando Haddad (PT) e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, não haviam publicado mensagens sobre o fato em suas redes.
 

Gleisi, no entanto, afirmou ao UOL que o "incidente foi lamentável" e que "isso nunca foi orientação do PT". Haddad, ao deixar a manifestação, afirmou ser lamentável o ocorrido. Em seu discurso, após as vaias, pregou unidade.
 

Ciro afirmou ainda que as manifestações de sábado em todo o país foram positivas, "um sucesso extraordinário", e que é preciso insistir na unidade dos campos políticos e na mobilização de rua. "Só a rua, de forma ampla, generosa e absolutamente plural, vai permitir que a gente tire [o presidente da Câmara] Arthur Lira [PP-AL] da omissão criminosa de despachar o processo de impeachment."
 

O pedetista reiterou que Bolsonaro cometeu crimes graves e que continuará tentando dar um golpe.
 

Há uma expectativa de nova manifestação contra Bolsonaro no dia 15 de novembro, e a ideia de organizadores é ampliar o escopo ideológico para tentar promover algo que se assemelhe às Diretas Já.
 

Ciro deu sugestões para essa nova manifestação: de que tenha maior participação de artistas e de que haja uma mobilização que circule pelo país, a exemplo das Direitas Já, segundo ele. O pedetista chegou a propor que o palco principal não seja em São Paulo, mas em Belo Horizonte, Salvador ou Porto Alegre.

Fonte: Folhapress















Militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM) foram acionados para um acidente veicular com vítima presa às ferragens e ocorrência de incêndio, no fim da noite do último sábado (3), na BR-020, em Luís Eduardo Magalhães.

As equipes debelaram as chamas que atingiam uma caminhonete, onde o motorista estava, e um caminhão de algodão. A vítima já estava sem vida no momento da chegada da guarnição, sendo necessário o desencarceramento e encaminhamento ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Os bombeiros também precisaram debelar as chamas que se espalharam pela vegetação e ameaçavam uma fazenda. Em auxílio, um carro-pipa e tratores foram utilizados na ocorrência.

Outras vítimas do acidente, que envolveu três veículos, foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As causas do acidente deverão ser apuradas pela autoridade policial competente.

Fonte: 17º GBM













Na noite de ontem sábado, 3, pouco depois das 19h, um homem que estava a bordo de uma caminhonete morreu carbonizado após se envolver em um acidente de trânsito que envolveu um veículo GM Kadett e uma carreta na BR 020, pouco depois do povoado Novo Paraná, cerca de 45km do centro de LEM.

De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, uma ambulância do SAMU socorreu o ocupante do GM Kadett para o Hospital do Oeste com trauma no tórax. Já a mulher identificada como Eliana Vasconcelos de Almeida, de 25 anos, que estava na caminhonete, conseguiu sair do veículo e foi socorrida por outra equipe do SAMU para a UPA de LEM, com trauma na região do tórax hemodinamicamente estável. Já o outro ocupante da caminhonete morreu carbonizado. A carreta também pegou fogo.

Uma máquina pá carregadeira foi utilizada para retirar os destroços do meio da rodovia. O Corpo de Bombeiros trabalhou no combate ao incêndio nos veículos para evitar danos maiores e afim de evitar atingir a vegetação.

A PRF colhe informações afim de chegar ao conhecimento de como o acidente aconteceu.







Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM - 17º GBM) debelaram um incêndio que atingiu uma madeireira no Bairro Mimoso I, em Luís Eduardo Magalhães, no fim da noite de ontem (1).

Por conta da natureza do combustível, as equipes associaram técnicas de resfriamento, utilizando água no combate direto às chamas, e isolamento, separando parte da madeira para evitar a propagação das chamas entre ela.

O trabalho foi concluído por volta da 1h deste sábado (2), cerca de 3 horas depois do início do combate e evitou danos maiores ao estabelecimento. Um carro-pipa foi mobilizado pela prefeitura do município para dar suporte à ocorrência.

Não há informações sobre as causas do incidente, bem como registros de feridos.

Fonte: 17º GBM

Durante toda essa semana, equipes da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, estão preparando o trajeto do passeio ciclístico Meia Pista Barrocão, que acontece no próximo domingo, 03. Além da roçagem, limpeza e pinturas das vias, placas de sinalização e educativas estão sendo instaladas durante todo o percurso que os ciclistas participantes terão acesso. Tonéis de incentivo ao descarte consciente do lixo também foram distribuídos em 15 pontos como panificadoras, restaurantes e praças.

O projeto Meia Pista Barrocão pretende incentivar a prática do ciclismo, o bem-estar e a promoção da saúde. Segundo Maurício Mayer, membro da comissão organizadora, toda essa estrutura que está sendo montada para o Meia Pista Barrocão tem o objetivo de promover o turismo esportivo, e também, fomentar a economia dessa região. “Ao longo do percurso, teremos uma equipe que irá passar orientações aos ciclistas sobre educação ambiental e educação no trânsito. Conforme o percurso for avançando também vamos destacar os estabelecimentos de pequenos empreendedores que tem naquela região”, afirmou Maurício.

Reforçando a proposta de incentivo ao turismo gastronômico daquela região, o assessor da Secretaria de Administração Marcus Penalber ressaltou a criação de um mapa gastronômico. “Criamos um mapa gastronômico para fortalecer o comércio local e orientar as pessoas que por aqui passarem e descobrir os sabores que cada empreendedor, que cada comércio tem a oferecer”, pontuou Penalber.

Toda uma estrutura de apoio e segurança também está sendo planejada para o dia do evento. Com o apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual, estratégias estão sendo montadas para garantir a segurança de todos os participantes do evento. “Com o apoio das forças de segurança estaduais, estaremos ao todo com 12 veículos posicionados estrategicamente durante o percurso para garantir a segurança de todos os participantes do evento e garantir o direito de ir e vir do cidadão” enfatizou o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo a ideia de realizar esse passeio surgiu de grupos de ciclistas locais, pensado para ser um momento de interação entre todos os praticantes da modalidade esportiva. “O grande legado desse passeio ciclístico é chamar a atenção para a preservação do meio ambiente. Sinalizamos toda a via com placas educativas e de respeito ao trânsito, queremos reforçar a conscientização dessa comunidade e de todos que fazem uso dessa área para a prática esportiva, é um legado de conscientização e respeito, assim, convidamos a todos os ciclistas, donos de estabelecimentos dessa região a realizarem esse evento junto conosco”, ressaltou o secretário Roberto de Carvalho.

Participaram da ação de hoje o vice-prefeito, Emerson Cardoso; subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos; comandante da CIPRV, Major PM Simões; chefe da seção de planejamento operação da 83° CIPM, Tenente PM Medeiros Alves; chefe da seção de planejamento operação da 84° CIPM, Tenente PM Marcelo; e ainda o empresário Bruno Dantas.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio
Covid-19: De acordo com Ministério, 300 milhões de doses de vacina já foram distribuídas
Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou na noite desta sexta-feira (1º) que atingiu a marca de 300 milhões de doses da vacina contra a covid-19 distribuídas para todos os estados do país e o Distrito Federal. De acordo com o ministério, a campanha de vacinação é a maior da história do país.

 

Ainda de acordo com a pasta, mais de 55% da população adulta já recebeu a segunda dose ou dose única da vacina e mais de 93% da população adulta foi vacinada com a primeira dose. 

 

Ontem foi divulgado que o mês de setembro registrou o menor número de óbitos pela doença neste ano. Foram aproximadamente 3,6 mil óbitos, uma redução de 84,27% em relação a abril, mês com o maior número de registros em 2021. Conforme o ministério, a média móvel de mortes nos últimos 14 dias foi 536,36.

 

Conforme boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira, 1.828 municípios brasileiros não tiveram registros de novos óbitos e 1.123 cidades não registraram novos casos da doença.

Fonte: Bahia Notícias
Outubro Rosa 2021 tem programação especial em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS

No mês de mobilização pela saúde da mulher, o Outubro Rosa, a Prefeitura promove uma programação especial para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama. Durante este mês de outubro, as atividades envolvem palestras, capacitações e exames, dentre outras ações.

 

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realizará o programa Alerta Salvador, voltado para a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e os tratamentos existentes, após o diagnóstico positivo da doença. As ações contribuirão para ampliar discussões sobre o tema e para a elevação da autoestima do público feminino.

 

A programação começa a partir desta sexta-feira (1º), prosseguindo até o dia 8, com a formação da primeira turma do curso de defesa pessoal, em parceria com a Guarda Municipal de Salvador (GCM). A atividade acontece das 13h às 17h, na sede da GCM, na Avenida San Martin, tendo como público-alvo mulheres atendidas pelos centros de referência a mulheres Loreta Valadares (Barris), Arlete Magalhães (Cajazeiras) e Irmã Dulce (Ribeira), além de funcionárias da Prefeitura.

 

Iluminação – Também nesta sexta (1º), acontece um ato simbólico de lançamento da campanha Outubro Rosa, às 18h, na Praça da Sé, com acionamento da iluminação temática dos monumentos históricos Elevador Lacerda, Farol da Barra, fontes luminosas da Praça da Sé, Terreiro de Jesus e do Campo Grande). Haverá, ainda, distribuição de informativos sobre a importância do diagnóstico precoce por meio do autoexame.

 

A ação acontece em parceria com a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip/Semop), que também vai abranger os hospitais Aristides Maltez (HAM) e Municipal de Salvador (HMS). A iluminação especial será acionada diariamente, até 31 de outubro, a partir das 18h.

 

Parcerias – Já na próxima segunda (4), uma parceria entre a Prefeitura e as clínicas especializadas em imagens ofertará exames de rastreamento precoce do câncer de mama. O Labchecap, em São Marcos, atenderá mais de 50 pacientes assistidas pelos centros de proteção à mulher, cadastradas previamente pela SPMJ. Já o Instituto Patrícia Lordêlo (IPL), no Itaigara, receberá pacientes do SUS, no horário das 8h às 18h.

 

No dia 19, das 9h às 11h, acontecerá o webinário Alerta Salvador no Outubro Rosa 2021, com a participação de especialistas em oncologia. O evento será transmitido pelo canal da SPMJ no YouTube.

 

Saúde – Para intensificar o acesso das soteropolitanas a orientações, exames e consultas a respeito do câncer de mama e de colo de útero, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mobiliza ações de visibilidade e combate à doença. Haverá intensificação da oferta de exames de rastreio para os cânceres de mama e colo do útero, de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

 

Nos postos, terá oferta de coleta de papanicolau/preventivo de colo do útero, voltada para mulheres na faixa de 25 a 64 anos; exame clínico da mama para mulheres a partir dos 40 anos; e encaminhamentos para mamografia das usuárias na faixa etária entre 50 e 69 anos.

 

A saúde da mulher entra em foco também nas ações disponibilizadas nas unidades de saúde para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), através de teste rápido e distribuição de preservativos e gel lubrificante. Também serão realizados encaminhamento para laqueadura e inserção de DIU, consulta ginecológica, avaliação nutricional, consultas odontológicas e coleta de exame citopatológico, dentre outros. O Dia D de mobilização ocorrerá no dia 23 de outubro (sábado), para ampliar o acesso das mulheres aos serviços.

 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Sala Rosa estará disponível no Shopping Center Lapa, no dia 29 de outubro, das 9h às 17h, para as interessadas em realizar procedimentos clínicos e ouvir orientações e palestras. As Unidades de Acolhimento gerenciadas pela SPMJ também serão contempladas ao longo do mês com exames de rastreio ofertados pela SMS.

 

Mamografia – A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, a campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procurem um dos 154 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem, possibilitando os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada. De janeiro a setembro deste ano, a SMS disponibilizou mais de 64 mil vagas para o procedimento na própria rede e em clínicas conveniadas.

 

Alerta – A mobilização tem o intuito de estimular a prevenção ao câncer de mama, já que o diagnóstico tardio segue liderando a causa principal para que o tratamento não seja suficiente para deter a doença. No Brasil, cerca de 60% a 70% dos casos de câncer de mama são identificados em estágios avançados, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio 2020-22, a expectativa é de 1.180 casos novos de câncer de mama em Salvador.

 

“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou a ginecologista e obstetra da SMS, Sandra Renata Marques.

Fonte: Bahia Notícias
Polícia apreende meia tonelada de cocaína que seria exportada em mangas para Europa
Foto: Reprodução

Uma carga com mais de meia tonelada de cocaína escondida em mangas foi identificada e apreendida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30). Três integrantes de uma quadrilha especializada em enviar a droga da América do Sul para a Europa foram presos ontem na ação conjunta da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), da Polícia Civil do RJ, e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal (DRE), da Polícia Federal.

 

Segundo a Secretaria de Polícia Civil, os criminosos foram localizados em um galpão no município de Itaguaí, no estado do Rio. Também foi apreendida uma pistola.

 

Conforme as investigações, era por meio de um contêiner refrigerado que a quadrilha transportava a droga para a Europa. A cocaína saía de outros estados em fardos de açúcar e, posteriormente, era escondida em mangas exportadas para vários países.

Fonte: Bahia Notícias
Preço de gasolina e diesel assume destaque na lista de prioridades do Planalto
Foto: Arquivo Bahia Notícias

Uma solução para conter a alta dos combustíveis assumiu o topo da lista de prioridades do Palácio do Planalto. Hoje, o tema na cúpula do governo é mais urgente do que o Auxílio Brasil, programa substituto do Bolsa Família.
 

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passaram a considerar o preço da gasolina e do diesel nas bombas um dos principais obstáculos para a campanha de reeleição de 2022.
 

A avaliação no Planalto é que mesmo o lançamento de um programa social turbinado tende a ter impacto eleitoral reduzido caso o governo não encontre uma saída para o problema dos preços.
 

Com isso, a questão está à frente do Auxílio Brasil e de uma saída para a PEC (proposta de emenda à Constituição) dos precatórios.
 

Em reuniões coordenadas pela Casa Civil, assessores palacianos têm discutido medidas que podem ser adotadas. No momento, eles apostam na aprovação de um projeto que muda regras de cobrança do ICMS sobre combustíveis.
 

A articulação na Câmara está sendo capitaneada pelo próprio presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), que tenta resolver um impasse envolvendo o texto.
 

O governo quer que a redação a ser aprovada no Congresso tenha o mesmo conteúdo do projeto que foi enviado pelo Planalto e que prevê um valor uniforme do ICMS.
 

A proposta foi apensada a outra, do deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT), que trata da apuração do ICMS relativo ao diesel, ao etanol hidratado e à gasolina a partir de valores fixos por unidade de medida, definidos em lei estadual.
 

Hoje, como o imposto é calculado sobre um percentual do preço de bomba, o valor em reais cobrado pelos estados aumenta na mesma proporção dos preços. Se o valor do combustível sobe, o valor cobrado de ICMS também sobe, pressionando o preço final.
 

Como mostrou reportagem da Folha de S.Paulo, entre janeiro e setembro, os estados arrecadaram R$ 68,4 bilhões em ICMS sobre produtos de petróleo, uma alta de 24% em relação a 2020, quando o mercado e os preços despencaram com a pandemia. Na comparação com 2019, antes da crise, a alta é de 4,5%.
 

O aumento ocorre mesmo num cenário de vendas menores. Entre janeiro e agosto de 2021, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o mercado brasileiro consumiu 36,6 bilhões de litros de combustíveis líquidos, conceito que inclui gasolina, diesel e etanol.
 

No mesmo período de 2019, foram 39,4 bilhões de litros. A elevação da receita, portanto, reflete mais a escalada dos preços, que atingiram níveis recordes no país em 2021, pressionados pela recuperação do petróleo e pela desvalorização cambial.
 

Em seu parecer, o relator do projeto de lei complementar, deputado Dr. Jaziel (PL-CE), aproveitou boa parte do conteúdo do texto enviado pelo governo e fez alterações pontuais, incluindo dispositivo que diz que as deliberações feitas por estados deverão ser aprovadas e ratificadas por pelo menos dois terços das unidades federadas e por um terço dos estados em cada região.
 

O deputado afirma que a ideia inicial era que seu parecer tratasse da divulgação, em notas fiscais, dos valores de tributos federais, estaduais e municipais cujas incidências influíram na formação dos preços.
 

O assunto é abordado em projeto de lei complementar do deputado Isnaldo Bulhões Jr. (AL), líder do MDB na Câmara.
 

Mas, em linha com desejo de Bolsonaro, Dr. Jaziel decidiu trabalhar com a ideia de estabelecer um valor fixo ao ICMS que seguisse os moldes do imposto federal.
 

"É uma resposta ao povo. Precisamos de uma possibilidade de criar uma condição que pare com essa escalada de preços", afirmou.
 

De acordo com ele, os cálculos levariam em conta as alíquotas praticadas em cada estado. Assim se Chegaria a uma média e o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) faria contas para que os estados não tivessem perda de arrecadação, disse Dr. Jaziel.
 

Integrantes do governo e congressistas sabem que são difíceis as chances de o projeto avançar por causa de resistências de governadores, que têm no ICMS uma importante fonte de receita, mas deputados já começaram a trabalhar na tentativa de sensibilizar os gestores.
 

Líderes partidários entrariam nessa mediação para convencer governadores de que a proposta é boa.
 

O próprio presidente Bolsonaro disse, em sua live nesta quinta-feira (30), que os chefes de governo nos estados devem trabalhar contra a medida. "Lá dentro do Parlamento, contrário, vai ter o lobby de muitos governadores", disse.
 

Na Câmara, o impasse envolve a discussão sobre fixação de valor para o ICMS.
 

Segundo Isnaldo Bulhões, houve um acordo para que seu projeto de lei complementar fosse priorizado, em negociação que contou com o respaldo do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), e de líderes da base.
 

Ele disse que, até agora, não foi procurado para conversar sobre a negociação anterior. Na opinião do líder do MDB na Câmara, puxar as discussões pelo viés tributário é um equívoco.
 

"Se a política econômica e da empresa [Petrobras] continuarem as mesmas, o problema vai persistir."
 

Já a cúpula da Petrobras aposta as fichas na mudança nas regras de aplicação do ICMS. E também avalia ser necessário criar um fundo de estabilização que pode ter recursos de ao menos três origens: fundo do pré-sal, royalties ou dividendos.
 

Bolsonaro afirmou nesta quinta ter discutido o estabelecimento de um fundo com o uso de dividendos pagos pela estatal à União.
 

"Vim conversando com [Gustavo] Montezano [presidente do BNDES] hoje no avião pegando dicas com ele [sobre] o que a gente pode fazer. É criar um fundo regulador, ver o lucro da Petrobras que veio para o governo federal, para nós", disse. "Ninguém vai meter a mão em nada", afirmou o presidente na live.
 

"Será que esse dinheiro da Petrobras que veio para nós... será -não estou afirmando-, que é um lucro bilionário, não podemos converter e ir para esse fundo regulador?", questionou.
 

"Toda vez que dá um aumento você não repassar todo o aumento; ou não repassar aumento nenhum. Você faz caixa quando está mais no baixo e, quando sobe, com esse caixa, compensa esse reajuste lá na frente", afirmou.
 

A sinalização do fundo de estabilização já havia sido dada por Lira na quarta-feira (29).
 

Segundo o presidente da Câmara, o fundo não mexeria na política de preços da Petrobras e poderia ser alimentado com dividendos repassados majoritariamente para a União ou com recursos do gás do pré-sal.
 

"Você vai garantir que quando aumente o petróleo e o dólar ele segure, e quando baixe o dólar e o petróleo ele se reabasteça. Ele seria um moderador e a forma ainda vai ser discutida", ressaltou.

Fonte: Folhapress

O senador Jaques Wagner (PT) apresentou, nesta sexta-feira (1), projeto que determina que, até dezembro de 2021, fica proibida a suspensão do fornecimento de energia por falta de pagamento. A norma valerá para residências de baixa renda, unidades hospitalares, centros de produção e armazenamento de vacinas e para locais que não recebem a fatura impressa e não haja instituições financeiras ou lotéricas.

A medida acontece após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciar que voltará a aplicar o corte de energia por inadimplência para as famílias cadastradas na tarifa social.

“A pandemia do Coronavírus, diante do descaso e da omissão do governo federal, agravou o quadro social e econômico do Brasil”, lamentou Wagner. “Neste contexto atual, não é razoável que a Aneel autorize a retomada da suspensão do fornecimento de energia, por falta de pagamento, dos mais vulneráveis”, completou.

Wagner apontou que já são mais de 20 milhões de brasileiros "sofrendo com o desemprego e o desalento". “Não podemos esquecer que a pouca renda dos mais pobres está sendo ainda mais sacrificada pela elevadíssima inflação de alimentos. E, em breve, teremos o fim do auxílio emergencial”, reforçou.

Fonte: Bahia Notícias

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras promoveu na quinta-feira (30), um encontro com os coordenadores dos equipamentos e setores da Secretaria com o propósito de aprimorar os atendimentos, realizar a acolhida dos novos profissionais aprovados e convocados pelo Processo Seletivo Simplificado e apresentar o funcionalismo dos equipamentos aos mesmos.

Os profissionais recém-contratados pela Prefeitura de Barreiras estão sendo direcionados aos setores de acordo com as vagas as quais se candidataram e que passarão a exercer a partir da próxima segunda-feira (04), com atuação nos vários equipamentos públicos coordenados pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

“Ter esse momento de acolhida e apresentação para os colaboradores demonstra a preocupação da gestão municipal não só em atender melhor a nossa gente, mas também em oferecer uma atenção diferenciada ao público atendido. A Secretaria de Assistência Social e Trabalho promove mudanças na vida das pessoas e os nossos profissionais têm a sensibilidade que estas mudanças começam já nos atendimentos oferecidos em cada equipamento”, pontuou a secretária Karlúcia Macêdo.

Fonte: DIRCOM/PMB
Farmacêutica Merck anuncia que o molnupiravir, primeiro remédio em comprimido, foi eficaz em casos de infecção leve e moderada



O remédio oral experimental da MSD (Merck Sharp & Dohme) contra Covid-19, chamado de molnupiravir, diminuiu em cerca de 50% a chance de hospitalização ou morte em pacientes com risco de desenvolver doenças graves, de acordo com os resultados provisórios de testes clínicos anunciados nesta sexta-feira (1º).

A MSD, em parceira com a Ridgeback Biotherapeutics, planejam solicitar uma autorização de uso emergencial nos Estados Unidos assim que possível, e também encaminhar pedidos a agências reguladoras de todo o mundo. Graças aos resultados positivos, o teste de estágio avançado está sendo interrompido no início por recomendação de monitores externos.

"Isto mudará o diálogo sobre como lidar com a Covid-19", disse Robert Davis, executivo-chefe da farmacêutica, à Reuters.

Se autorizado, o molnupiravir, que foi concebido para introduzir erros no código genético do vírus, seria o primeiro antiviral oral para Covid-19. 

Rivais como a Pfizer e a farmacêutica suíça Roche estão correndo para desenvolver uma pílula antiviral contra Covid-19 fácil de usar, mas até agora só coquetéis de anticorpos - que têm que ser administrados por via intravenosa - estão aprovados para tratar pacientes de Covid-19 que não estão hospitalizados.

Uma análise provisória planejada de 775 pacientes do estudo da MSD mostrou que 7,3% dos que receberam molnupiravir ou foram hospitalizados, ou haviam morrido até 29 dias após o tratamento, o que ocorreu com 14,1% dos pacientes com placebo. Não houve mortes no grupo de molnupiravir, mas houve oito entre pacientes com placebo.

O estudo contou com pacientes com Covid-19 com quadros de brandos a moderados confirmado em laboratório que tiveram sintomas durante não mais de cinco dias. Todos eles tinham ao menos um fator de risco associado a uma recuperação precária de doenças, como obesidade ou idade avançada.

Fonte: R7.COM

A partir desta sexta-feira (1º) será novamente permitido o corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda. O corte por inadimplência para os beneficiários da tarifa social havia sido suspenso em abril pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), diante da crise provocada pela pandemia da Covid-19.

Inicialmente, a medida valeria até 30 de junho, mas foi prorrogada pela agência até 30 de setembro. De acordo com a Aneel, não há previsão de outro adiamento.

A Aneel sinaliza que antes do corte de energia por falta de pagamento, a distribuidora deve encaminhar notificação ao consumidor. Segundo resolução da Aneel, essa notificação deve ser “escrita, específica e com entrega comprovada ou, alternativamente, impressa em destaque na fatura”. O envio deve ser feito com antecedência mínima de 15 dias.

No caso das famílias de baixa renda, a distribuidora pode negociar o parcelamento do débito em, no mínimo, três parcelas.

Fonte: Bahia Notícias
O juiz atuava em Formosa do Rio Preto

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de afastar o juiz Márcio Reinaldo Miranda Braga, investigado na Operação Faroeste. No mandado de segurança, o juiz alega que houve contradição do CNJ ao lhe aplicar a medida mais gravosa em um procedimento administrativo disciplinar de afastamento.

O juiz atuava em Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, por designação da presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Segundo o CNJ, o juiz foi negligente no exercício do cargo ao não cumprir as disposições legais e atos de ofício, além de praticar atos contra a boa ordem processual, com atuação parcial em processos de natureza agrícola para beneficiar partes. O juiz teria baixado portarias para favorecer a organização criminosa investigada na Faroeste.

De acordo com o processo administrativo, o juiz era coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos Possessórios da Região Oeste do Estado da Bahia, função para qual teria “sido designado a fim de conferir aparência de legalidade ao chancelar os acordos idealizados por terceiros garantindo o recebimento de lucros altíssimos por organização criminosa”, trabalhando junto com os demais acusados na operação sobre terras do oeste baiano.

Márcio Reinaldo teria dado suporte aos atos praticados por desembargadores e dos demais investigados, acusados de negociar a venda de sentenças. O centro de conciliação teria sido criado para facilitar as atividades ilícitas de organização criminosa, com designação estratégica do juiz para atuar em Formosa do Rio Preto.

O magistrado, no pedido, alegou que o então corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, incorreu em contradição ao concluir que o impetrante “integrava um sistema de lavagem de recursos ilicitamente obtidos com venda de decisões judiciais”, uma vez que dos 15 denunciados na Ação Penal 940, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Márcio Reinaldo Miranda Braga teria sido o único contra quem o Ministério Público Federal (MPF) não imputara a prática do crime de lavagem de dinheiro. Alegou que a justificativa do afastamento apresenta argumentos “abstratos e genéricos”. Na época do afastamento, o juiz atuava na 24ª Vara do Juizado Especial de Salvador.

O ministro Gilmar Mendes pontuou que não se pode analisar provas em mandado de segurança contra atos de outros órgãos. Para o ministro, o afastamento do cargo e prorrogação do prazo de conclusão do processo administrativo perante o CNJ atendem aos dispositivos da Resolução CNJ 135/2011. 4. “In casu, o afastamento preventivo do impetrante do cargo de magistrado e a prorrogação do prazo para a finalização do PAD decorreram, respectivamente, da evidencia que o retorno do magistrado às funções judicantes poderia prejudicar a colheita de provas nos autos do processo administrativo e da recalcitrância do impetrante em receber a citação”, declara Mendes ao negar o pedido. O ministro acrescentou que não se visualiza nenhuma ilegalidade ou abuso de poder na decisão plenária do CNJ que determinou o afastamento cautelar.

Fonte: Bahia Notícias
Segundo a polícia, as duas pessoas agiram como "olheiros" para os executores do crime. Função da dupla era de informar momento da chegada do médico na clínica e a entrada no consultório

Um casal foi preso nesta quinta-feira (30) suspeito de agir como "olheiro" para os assassinos do pediatra Júlio César, morto dentro da clínica onde trabalhava, no município de Barra, no oeste da Bahia.

Segundo a Polícia Civil, os dois mandados de prisão temporária foram cumpridos por policiais da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação do Departamento de Polícia do Interior (Cati/Depin) da Sede e da Chapada.

De acordo com as investigações da Coorpin e da Delegacia Territorial de Barra, as duas pessoas agiram como "olheiros" para os executores do crime. A função da dupla era de informar o momento da chegada do médico na clínica e a sua entrada no consultório.

A polícia informou que durante interrogatório, os dois suspeitos admitiram que estavam na clínica para informar os passos de Júlio César. Um deles confessou que enviou uma mensagem pelo celular para o mandante do crime, avisando que o médico já estava no consultório.

Fonte: G1/BA

Ontem, 30, foi realizada uma reunião de despedida do tenente SANCHES, que deixa a RONDESP OESTE para servir o 10º BEIC.

O Oficial deixa a unidade tendo prestado um excelente serviço. Como forma de agradecimento, o comandante, major Araken, oficiais e praças, homenagearam o tenente, entregando-lhe um certificado de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, dentre outras lembranças, bem como lhe conferiu o título de padrinho do Canil RONDESP Oeste.



Durante o tempo em que ali serviu, o tenente Sanches se dedicou e contribuiu para a manutenção e crescimento do bom nome do Braço forte do Oeste baiano.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares

Na manhã de ontem, quinta-feira, 30, na sede da Base Comunitária, em Barreiras, o Comandante da 83ª CIPM, major Vinícius, presidiu a solenidade de passagem de Comando do 3° Pelotão Tático Ostensivo (PETO).

Estavam presentes na solenidade o oficial substituído 1° tenente Eder, e seu substituto 1° tenente Medeiros, além do efetivo operacional.

O 1° tenente Eder realizou trabalho de grande exito a frente do Pelotão, com destaque especial ao volume de operações e apreensão de drogas, e agora dará continuidade aos trabalhos no Comando da Base Comunitária.

O Comandante da 83ª CIPM deseja sucesso ao novo Comandante do PETO, 1° Tenente Medeiros.

Fonte: 83ª CIPM
Com as drogas apreendidas, depois de misturadas e fracionadas, seria possível produzir milhares de unidades para consumo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (01), 4,45 quilos de cocaína e mais uma porção de crack, na BR-242, em Barreiras. Um homem foi preso.

Por volta das 05h05, os policiais abordaram um motorista que conduzia um Fiat/Uno Vivace.

Na entrevista, a equipe notou um nervosismo incomum e informações desencontradas por parte do condutor. Ao realizarem buscas no interior do carro, os policiais encontraram as drogas escondidas no painel do veículo.

Foram retirados 4 tabletes de cocaína, pesando 4,45 kg e mais uma porção de crack, com peso de 1 grama.

Questionado, o motorista, de 60 anos, morador de Aparecida de Goiânia (GO), disse que ganharia 4.000 reais para transportar as drogas até Feira de Santana (BA).

Diante dos fatos, o idoso foi preso e conduzido para a Polícia Civil para o registro do crime de tráfico de drogas.

Fonte: PRF/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |