Blog Santo Antônio
Notícias

Venda de antidepressivos cresce na pandemia e liga alerta para sofrimento mental
Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

A piora da saúde mental do brasileiro durante a pandemia de Covid-19 já é sentida no balcão das farmácias: nos cinco primeiros meses do ano, houve aumento de 13% da venda de antidepressivos e estabilizadores de humor.
 

Na prática, foram quase 4,782 milhões de unidades (cápsulas e comprimidos) vendidas a mais neste ano em relação a igual período de 2020, segundo levantamento inédito do CFF (Conselho Federal de Farmácia), a partir de dados da consultoria IQVIA.
 

O comércio dos medicamentos já tinha aumentado 17% em 2020 em comparação com 2019 –nos anos anteriores, a alta tinha sido de 12% (2019) e 9% (2018).
 

Um outro relatório da mesma consultoria com o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) aponta um aumento de receita de 18,73% nas vendas dos também chamados medicamentos para o sistema nervoso central no primeiro semestre deste ano em relação ao de 2020.
 

Embora várias pesquisas indiquem aumento de doenças mentais na pandemia, não há evidências robustas sobre isso. Estudos epidemiológicos apontam que, no início da crise sanitária, houve ligeira subida, mas depois os números se mantiveram estáveis até o fim de 2020.
 

O que explica, então, esse aumento da venda de psicotrópicos?
 

Para o psiquiatra Rodrigo Martins Leite, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, é fato que as pessoas estão com níveis mais elevados de sofrimento mental. E, embora isso não se traduza automaticamente em doença psiquiátrica, elas querem uma alternativa para aliviar esses sintomas.
 

“Há muito diagnóstico falso-positivo. A pessoa chega com um certo número de queixas e o médico já interpreta como um transtorno e introduz um fármaco. A gente [médico] também sofre uma pressão social para medicar. O cliente já vem procurando o remédio, e não orientação sobre estilo de vida, meditação, psicoterapia.”
 

No entanto, ele lembra que esse é um retrato que espelha a realidade de parte da população, que tem acesso a um médico e condições de comprar medicamentos.
 

“Estudos americanos apontam que os brancos têm mais acesso a prescrições do que as populações latinas, negras. O mesmo acontece aqui: a classe média alta tendo acesso a essas prescrições e muitas pessoas do andar debaixo, mesmo precisando muito, sem acesso a elas.”
 

A venda de psicotrópicos no país é feita com apresentação de prescrição médica, retenção da primeira via da receita e lançamento no SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados).
 

Para o farmacêutico Wellington Barros, consultor do CFF e professor da Universidade Federal de Sergipe, a pandemia tem gerado muito sofrimento psíquico por fatores como o luto pela perda de familiares, o isolamento social e as sequelas pós-Covid, a chamada Covid longa.
 

Um estudo do Hospital das Clínicas que acompanha um grupo de pacientes que estiveram internados por Covid-19 mostra que, nos seis primeiros meses de acompanhamento, 58,7% relatavam pelo menos um sintoma emocional ou cognitivo, como perda de memória (42%), insônia (33%), ansiedade (31%) e depressão (22%).
 

“Temos visto também muita depressão em jovens. Ela vinha crescendo antes da pandemia, mas agora aumentou mais ainda devido à mudança brusca nos hábitos dos adolescentes. Eles são muito gregários nessa fase da vida e, quando se viram isolados dos colegas e dos grupos, isso afetou muito a saúde mental.”
 

José Ricardo Amadio, coordenador do grupo de trabalho sobre farmácia comunitária do CFF, diz que, além dos jovens, chama a atenção um aumento do consumo de antidepressivos entre os idosos.
 

Apesar de o levantamento não contemplar esse recorte etário, ele afirma que essa é a percepção de quem está na linha de frente, atrás do balcão. “O paciente idoso sentiu muito a ausência, a falta de convívio com a família.”
 

Leite e Barros reforçam, no entanto, que, embora as condições impostas pela Covid-19 tenham exposto as pessoas a situações de estresse extremo, nem tudo pode ser traduzido em doença mental.
 

“Nem toda alteração no sono, nem todo sentimento de tristeza ou solidão, ou mesmo o estresse, constituem, a priori, um transtorno em saúde mental passível de ser tratado com medicamentos”, diz Barros.
 

O levantamento do CFF aponta importantes diferenças regionais nas vendas de psicotrópicos no país. Acre, por exemplo, registrou o maior aumento, de 40%. Em igual período do ano passado, comparado a 2019, a alta tinha sido de 12%.
 

Alagoas e Amazonas tiveram 34% e 31% de aumento de vendas, ante um crescimento anterior de 20% e 17%, respectivamente.
 

“Há um forte componente dos determinantes sociais de saúde [nessas diferenças]. Em alguns estados, há uma rede mais organizada de assistência do que em outros”, diz Wellington Barros.
 

Para ele, o momento é crucial porque está em curso uma tentativa de desmontar a política mental no país que vigora desde a década de 1990.
 

“Está acontecendo um desmantelamento das estruturas de atendimento psicossocial no país em um momento em que elas se fazem ainda mais necessárias para enfrentar esse momento da Covid e o pós-Covid.”
 

O Ministério da Saúde nega o desmantelamento e diz que a meta da revisão da política é a de tornar a assistência à saúde mental mais acessível e resolutiva.
 

Neste mês, o Conselho Federal de Psicologia lançou o site “Saúde Mental e Covid-19” em parceria com oito entidades de profissionais da área, pesquisadores e gestores públicos de saúde.
 

A proposta do site é tornar-se uma ferramenta que reúna em um só lugar diversas informações, como notícias, cursos, pesquisas e legislações, sobre saúde mental durante a pandemia.
 

Para Ricardo Gorayeb, presidente da SBP (Sociedade Brasileira de Psicologia), do ponto de vista da saúde mental na pandemia, é possível que outras ondas de distúrbios estejam por vir.
 

“Tivemos distúrbios psicológicos dos profissionais da linha de frente, das famílias trancadas em casa, mas vai haver uma terceira onda de estresse pós-traumático que, nós profissionais da saúde mental, teremos que estar preparados para enfrentar”, disse ele, durante live de lançamento do site no último dia 16.

Fonte: Folhapress
Bahia recebe mais de 494 mil doses de vacina contra Covid-19 neste sábado
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

A Bahia recebe neste sábado (31) o total de 494.470 mil doses de imunizantes contra a Covid-19, de acordo com a Secretária de Saúde do Estado (Sesab). Pela manhã, Às 9h35, chega em solo baiano uma remessa de 270.270 doses de vacinas produzidas pela Pfizer/BioNTech, destinada para a primeira aplicação. À tarde, o avião trazendo os imunizantes está programado para pousar no aeroporto de Salvador às 15h. A carga, toda ela de Coronavac será destinada para primeira e segunda aplicações. 

 

As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização da Secretaria da Saúde do Estado e devem começar a ser enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios ainda neste fim de semana. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

 

De acordo com a pasta, com as remessas deste sábado, a Bahia chegará ao total de 11.329.910 doses de vacinas recebidas, sendo 4.033.900 da Coronavac; 5.586.900 da AstraZeneca/Oxford; 1.454.310 da Pfizer e 254.800 da Janssen.

Fonte: Bahia Notícias
Educação divulga requisitos para entidades interessadas em emitir carteira estudantil
Foto: Divulgação/Secretaria da Educação do Estado

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou no Diário Oficial a Portaria nº1182/2021, que dispõe sobre os requisitos e procedimentos voltados à habilitação de entidades representativas de estudantes para a emissão de carteira de identificação estudantil no exercício de 2021. A carteira de identificação estudantil do ano de 2021 terá validade até 31 de março de 2022.

 

Para a emissão de carteiras de identificação estudantil, a entidade representativa de estudantes deverá apresentar no prazo de 60 dias, contados da data da publicação da portaria, o requerimento padrão de habilitação, que se encontra disponível no endereço eletrônico https://bit.ly/2VhOlDd. Dentre os documentos a serem apresentados, destacam-se: certidão de registro civil da entidade estudantil que comprove a sua constituição há pelo menos cinco anos; cópia do estatuto ou ato constitutivo da entidade, inclusive de suas últimas alterações; e cópia da ata de assembleia de constituição da entidade. 

 

A Secretaria da Educação divulgará no Portal da Educação as entidades estudantis habilitadas e os modelos de carteiras autorizadas, bem como as orientações e esclarecimentos de interesse da comunidade estudantil e de seus representantes.

 

A emissão irregular de carteira de identificação estudantil, realizada sem observância do teor do Decreto n. º 10.284/2007 e da presente portaria, ensejará a aplicação das penalidades previstas na legislação vigente.
A carteira de identificação estudantil deverá ser confeccionada, obrigatoriamente, em material PVC ou acrílico, com impressão diretamente incidente sobre ele, contendo a identificação da entidade estudantil; o ano-exercício; o nome, a data de nascimento e o número do Registro Geral – RG do estudante; o número da matrícula na unidade escolar; e uma foto do estudante; dentre outras informações.

Fonte: Bahia Notícias
Alunos pobres e pretos são mais afetados emocionalmente na pandemia, diz Datafolha
Foto: Divulgação / GOVBA

A interrupção de aulas na pandemia afetou emocionalmente praticamente todas as crianças e os jovens de escolas públicas, mas o efeito foi maior entre os mais pobres e pretos. As meninas também têm sentido os impactos com maior intensidade.
 

Os dados estão em uma nova pesquisa Datafolha encomendada pela Fundação Lemann e Instituto Natura. O foco da rodada foi saber onde e como estão as crianças e os adolescentes enquanto as escolas ficam fechadas.
 

Para entender se a distância da escola tem afetado a saúde mental e comportamentos das crianças e adolescentes, os pesquisadores perguntaram se os estudantes ficaram mais nervosos, tristes, agitados ou com mais medo, entre outros pontos.
 

A lista foi elaborada a partir da consulta com especialistas e a metodologias consagradas sobre o tema.
 

Nas famílias com menor renda, 95% tiveram pelo menos algum dos sintomas. O índice foi menor nas famílias com maior renda, de 83%.
 

Foram ouvidos 1.315 responsáveis, representando 2.151 crianças e jovens de 4 a 18 anos matriculados na rede pública ou fora da escola. Também foram consultados 218 jovens entre 10 e 15 anos.
 

As entrevistas ocorreram de 16 de junho a 7 de julho e os resultados têm abrangência nacional (com margem de erro que varia de 2 a 7 pontos percentuais para mais ou menos).
 

Mais da metade dos estudantes ganharam peso, 45% ficaram mais agitados, 44% mais tristes e 40% mais nervosos.
 

As meninas enfrentaram mais problemas na pandemia: ganharam mais peso, dormem mais, ficaram mais tristes, quietas, nervosas e com mais medo do que os meninos.
 

O único quesito em que os meninos superam as meninas é na perda de interesse pela escola. No geral, mais de um terço dos estudantes perderam esse interesse: chega a 38% para os meninos e fica em 30% para as meninas.
 

Os responsáveis pela pesquisa interpretam os dados específicos como uma associação ao momento atual do ensino, preponderantemente de forma remota, uma vez que 75% das crianças de 10 a 15 anos dizem sentir falta de estudar e de aulas específicas e 60%, do convívio social e dos amigos.
 

Entre estudantes pretos, quase todos os indicadores são superiores (com exceção do ganho de peso). A maior diferença entre pretos e brancos é no nervosismo e na dificuldade de dormir.
 

Enquanto 36% dos estudantes brancos indicam estarem mais nervosos, o índice é de 46% entre pretos. Dois em cada três estudantes brancos relatam maior dificuldade para dormir, proporção que chega a três a cada dez entre os pretos.
 

Todos os indicadores de saúde mental e comportamento são desfavoráveis para os mais pobres.
 

Na pergunta sobre se crianças e adolescentes ficaram mais quietos, responderam afirmativamente 27% das famílias com renda de mais de 5 salários mínimos. O percentual bate 45% no grupo com ganhos de até 2 salários.
 

Segundo a diretora de projetos da Fundação Lemann, Daniela Caldeirinha, os dados chamam atenção para as desigualdades, mas também demonstram como os impactos têm sido vividos de modo genérico.
 

"As famílias que estão em escola pública não são um grupo heterogêneo, mas as questões ligadas ao comportamento estão presentes em toda amostra", diz.
 

"O que vai fazer mais diferença no retorno será o acolhimento. Será um grande desafio porque os gestores e professores são pessoas que também viveram dramas grandes na pandemia", afirma Caldeirinha.
 

O psicólogo Rubens Bias coordena o Projeto de Escuta e Acolhimento no Distrito Federal, um coletivo de profissionais que atua desde 2018 e, na pandemia, tem se mobilizado com maior intensidade no diálogo com as escolas.
 

Segundo ele, a pandemia reforçou como os aspectos sociais influenciam a saúde mental e a necessidade de políticas públicas direcionadas.
 

"Chama atenção o quanto pobres e negros sentiram um impacto maior, o que tem a ver com o quanto que as ?pessoas com dinheiro conseguem estruturar suas redes de cuidado e proteção", diz. "É fundamental que a sociedade exija investimentos, com fortalecimento de centros de atendimento e ações nas escolas."
 

A pandemia e a interrupção de aulas impactaram a perspectiva futura das crianças e jovens: 66% afirmam que terão o futuro pouco ou muito prejudicado por causa do efeitos da crise sanitária.
 

Somente 3% não estão matriculados. Quase 7 em cada 10 dos matriculados convivem com escolas fechadas e, entre os 34% que relatam a reabertura, menos de um terço teve apenas aulas presenciais —os estudantes que acompanham aulas online ficam em média 2h53 conectados.
 

Rodada anterior da pesquisa Datafolha, de junho, mostrou que a proporção de alunos pobres que tiveram acesso à reabertura de escolas era menor que a metade da registrada entre aqueles com maior renda.
 

Esse levantamento foi encomendado pela Lemann, Itaú Social e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
 

As escolas começaram a fechar em março de 2020 e o ano letivo avançou com apostas no ensino remoto, prejudicado por problemas de conectividade. A maioria dos estados planeja o retorno presencial para agosto, mesmo que de forma escalonada, como a Folha de S.Paulo mostrou na semana passada.
 

Com a necessidade de ficar em casa, cerca de quatro em cada dez estudantes passaram a ver TV ou jogar videogame com mais frequência após a pandemia. Os dados mostram que 74% ajudam nas tarefas de casa e 6% trabalham.
 

Garantir a alimentação saudável durante o fechamento das escolas foi uma das maiores preocupações entre especialistas. A pesquisa mostra que 34% das famílias afirmam que a quantidade de comida para sua família foi menos do que a suficiente.
 

Esse percentual chega a 46% no Nordeste e entre pretos. "Sabemos que o ganho de peso, que aparece na pesquisa, tem relação com a qualidade da alimentação", diz Caldeirinha.
 

A merenda escolar, que conta com cuidados nutricionais, é essencial para muitas famílias. Segundo o Datafolha, 41% receberam ajuda do governo ou da escola na compra de alimentos.
 

Uma das perguntas foi sobre qual era o sonho das crianças e jovens. Mesmo sem alternativas estipuladas, 17% das crianças e jovens relataram um sonho simples: que a pandemia acabe.

Fonte: Folhapress

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde realiza neste sábado (31), das 8h às 12, no sistema Drive-Thru, vacinação para primeira  dose contra o Covid-19, para pessoas a partir dos 38 anos de idade.

Para comprovar que faz parte do público-alvo, o munícipe deverá apresentar um documento de identificação com foto, CPF/CNS e comprovante de residência. Uma recomendação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

O município recebeu nesta sexta-feira (30), 400 vacinas para primeira dose.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

 


Garoto viraliza ao dar um 'sermão', em um diácono, durante cerimônia de batismo na BA
 
 
 
Garoto viraliza ao dar um 'sermão', em um diácono, durante cerimônia de batismo na BA
 

Um garoto de seis anos viralizou nas redes sociais dando um "sermão" em um diácono durante a cerimônia do próprio batismo, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. [Veja o vídeo acima]

 

“Não pega minha cabeça, moço, que está ardendo. Não está sabendo batizar, não?”, pergunta Davi Henrique ao diácono.

 

Ao G1, Juscimara Silva Araújo, de 26 anos, mãe de Davi Henrique, contou que o filho foi batizado no último domingo (25), na Paróquia Rainha da Paz. O vídeo engraçado foi publicado na internet pelo tio dele, Caio Sousa, na terça-feira (27). Com apenas dois dia publicação, o vídeo teve mais de 458 mil curtidas, 15,2 mil comentários e 118,6 mil compartilhamentos no TikTok.

 

"Ele é muito brincalhão, muito espontâneo e quando ele começa a falar as coisas, ele não para. Não adianta nem a gente mandar sinal, que ele não para", disse a mãe do garoto.

 

O vídeo gravado mostra o início da cerimônia, quando o diácono Genildo começa a celebração: "Davi Henrique Araújo Sousa, eu te batizo…". Em seguida, ele foi interrompido pelo garoto.

Os familiares de Davi até tentaram repreender o menino. "Não fala assim com o padre", disse um familiar ao fundo.

Davi foi batizado em Vitória da Conquista — Foto: Arquivo Pessoal

Davi foi batizado em Vitória da Conquista — Foto: Arquivo Pessoal

 

Quando o sacerdote volta a derramar a água benta, a criança falou: "Ai, moço! Me ajuda aqui!". Alguns segundos depois, ele completa: "Molhou minha roupa toda. 'Eita lasquera", enquanto se levantava.

 

Após o batizado, o diácono Genildo ainda brincou com o garoto. "Não sei batizar não, Davi?", perguntou, bem-humorado, ao final.

E o garoto, com o jeito dele, respondeu: “Não sabe não”. Arrancando risadas de todos que estavam na sala da paróquia.

Ao G1, Davi Henrique contou que, no momento do batismo, ele se assustou porque tem medo de água.

 

“Eu fiquei muito assustado, porque eu tenho medo de água. De tomar banho, também [tem medo]. Ele quase me afogou”, disse em tom de brincadeira.

 

Davi e os pais Juscimara e  Carlos Henrique — Foto: Arquivo Pessoal

Davi e os pais Juscimara e Carlos Henrique — Foto: Arquivo Pessoal

Juscimara Araújo, mãe de Davi, disse que o vídeo foi publicado nas redes sociais após o apoio dos familiares, que gargalharam ao assistir o momento.

"A gente estava gravando ali o momento de família, a gente não imaginava que daria em nada. Quando eu cheguei em casa, eu postei no grupo da família e aí o pessoal começou: 'Nossa, que vídeo engraçado', 'posta no TikTok', 'posta no seu Instagram'. E eu falei: 'Ah, não vou postar'", contou a mãe de Davi.

Fonte: G1 BA

Na tarde desta quinta-feira(29/07), por volta das 14:30 horas, uma guarnição da 85ª CIPM foi acionada com um informe via Central de Operações do possível paradeiro de um caminhão VW 24.250 PP que havia sido roubado. Prontamente a guarnição embarcada na VTR 9.8503 delocou e às 14h30, já no local, na Rua São Francisco, realizou buscas no perímetro encontrando o referido veículo. O mesmo havia sido abandonado na estrada vicinal próximo da entrada da Fazenda Agronol. Isto posto, a guarnição constatou que o veículo era de fato produto de roubo e estava estacionado com algumas mercadorias em sua carroceria. Após alguns instantes o condutor F.A.deO. 54 anos, chegou no local informando que estava em uma lotérica localizada na rua São Francisco, e que após sair da lotérica foi rendido por dois homens armados que obrigaram o mesmo a entrar no veículo tomando rumo ignorado, e que algumas mercadorias foram subtraídas, no veículo foram encontradas grande quantidade de mercadorias avaliadas em milhares de reais.

Entre as mercadorias recuperadas estavam 35 caixas de óleo de soja, 3 caixas de alvejantes, 3 caixas de doces, 3 caixas de extrato de tomate, 6 caixas de removedor de esmalte, 8 pacotes de papel toalha, 1 caixa grande de chocolate com 30 caixas e 01 botijão de gás.

Após o fato o Condutor F.A.deO. e o veículo foram escoltados até o DISEP para adoção das medidas cabíveis.

MATERIAIS APRESENTADOS:

✅ 01 Caminhão VW;
✅ Materiais acima descritos.

LOCAL DE APRESENTAÇÃO: Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães

Fonte: 85ª CIPM/ASCOM
Decreto impede a realização da Vaquejada de Serrinha e edição de 2021 é cancelada
Foto: Reprodução / Eduardo Freire / Divulgação

A edição de 2021 da Vaquejada de Serrinha está oficialmente cancelada. O anúncio da não realização do evento, que aconteceria entre os dias 1 e 5 de setembro, no Parque Maria do Carmo, a 175 km de Salvador, foi feito por meio do perfil oficial da festa nas redes sociais.

 

De acordo com o comunicado, a organização do evento está impedida de realizar a festa devido ao Decreto Estadual da Bahia, que permite apenas realizações de atividades esportivas com um público de até 200 pessoas.

 

"Diante do Decreto Estadual da Bahia, que permite atividades esportivas com até 200 pessoas e do período em que estamos vivendo, fica impossibilitada a realização do esporte, visto que a dimensão da Vaquejada ultrapassa a medida de 200 competidores. Nos encontramos no próximo ano".

 

A organização informou que a nova data está marcada para o período de 7 a 11 de setembro de 2022, com 300 mil em prêmios e grandes atrações musicais.

 

Fonte: Bahia Notícias
Bahia pode insistir na Sputnik, mas Vilas-Boas adota cautela: 'Decisão cabe ao governador'
Foto: Paulo Victor Nadal/Bahia Notícias

Ao que parece, a Bahia e os estados do Nordeste podem continuar insistindo na aquisição de doses da vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V, mesmo diante dos percalços e atrasos no envio. Ao Bahia Notícias, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, adotou um tom cauteloso e afirmou que “essa decisão cabe ao governador”. O titular da Sesab também sinalizou que os mandatários dos estados devem se reunir para discutir a questão.

 

A expectativa da Bahia e outros estados do Nordeste era de que um lote chegasse ao Brasil nesta semana. Estava prevista uma remessa de 1,1 milhão de doses da Sputnik V na quarta-feira (28), mas o envio foi cancelado pelo Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que ficou descontente com uma declaração do ministro da Saúde Marcelo Queiroga (lembre o episódio aqui).

 

Na semana passada o titular da Saúde no governo federal disse publicamente que o Brasil "não tinha necessidade" dos imunizantes Sputnik V e Covaxin - vacina indiana sobre a qual há suspeitas de irregularidade e que teve a compra cancelada nesta quinta-feira (29) (leia mais aqui).

 

Durante coletiva de imprensa em que sinalizou para o cancelamento da aquisição da Covaxin, Queiroga repetiu que o Governo Federal vai adquirir apenas imunizantes com registro definitivo ou emergencial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

A autorização para o uso da Sputnik no Brasil foi dada pela Anvisa sob o mecanismo chamado de importação excepcional e temporária, que permitiria a aplicação da vacina em 1% da população dos estados solicitantes, com uma série de restrições em relação ao quadro geral de saúde e faixa etária dos vacinados.

 

Também na semana passada, quando os russos pediram um prazo de 48 horas para reavaliar como ficaria o envio de doses diante da fala do ministro, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), classificou os esforços para comprar a vacina como uma "corrida de obstáculos".

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Diante do crescimento do chamado Golpe do Motoboy, a Polícia Civil da Bahia alerta a população para ligações que – independente do motivo – resultem em pedidos de dados pessoais ou de entrega de cartão de crédito e/ou de seu celular.

Segundo a PC, embora os primeiros casos deste golpe datem de mais de três anos atrás, tem-se percebido uma maior incidência desde o início da pandemia de Covid-19, com o aumento do trabalho em home office. Por intermédio de técnicas de engenharia social, os autores simulam o atendimento bancário e induzem a vítima a ceder seus dados pessoais, inclusive senhas e outros dados confidenciais.

A delegada titular da 14ª DT, Mariana Ouais, explica como agem os criminosos. "A pessoa liga, identifica-se como sendo do banco e pergunta se a vítima está fazendo uma compra em um alto valor. A vítima, então, nega. O golpista, então, diz que vai checar outras compras que supostamente foram feitas no cartão – sempre de alto valor, a fim de desesperar a vítima. Sabendo disso, o golpista finge 'orientar' a pessoa, induzindo-as a passar os dados pessoais e senhas. Ao fim do processo, dizem que as compras foram estornadas, mas que, para resolver o problema, o cartão precisa passar por uma perícia", diz.

"Eles ganham a pessoa com a falácia de que ela é um cliente VIP. Então, a depender do banco, eles podem inclusive usar os nomes dos serviços especializados para clientes de alta renda, como Personnalité, Prime ou Estilo. Então, como a vítima supostamente é um cliente VIP, os golpistas dizem que esse cartão precisa ser levado a uma central, normalmente em um lugar distante da residência da vítima. O objetivo é criar a condição para oferecer o falso serviço de motoboy. E fazer isso não é praxe dos bancos", acrescentou.

Em alguns casos, os criminosos conquistam a confiança da vítima ao combinar um código a ser reproduzido pelo motoboy – tudo, ironicamente, para evitar golpes. Esta falsa aparência de segurança serve para baixar a guarda da vítima e ganhar tempo para os saques e compras feitos na conta da pessoa enganada. "Há até situações em que informam que o celular também foi clonado, e que o motoboy também pode levar para a falsa perícia e depois devolvê-lo. Vi casos de pessoas que perderam investimentos da vida inteira. Esse golpe já causou um prejuízo de milhões", declarou a delegada.

A Polícia Civil alerta ainda para sempre desconfiar de ligações e outros contatos em nome das instituições financeiras. A delegada orienta o cidadão baiano a checar – ele mesmo – a veracidade das alegações feitas pelo golpista, por meio de uma ligação para o gerente do banco, pelo internet banking ou pelas centrais oficiais de atendimento – sempre se certificando de que o contato com o possível golpista já foi encerrado.

Fonte: Bahia Notícias


Em estado grave, o rapaz foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o HO

Na tarde desta quinta-feira, 29, por volta das 16h, um homem foi baleado na altura do braço, nas costas e no abdômen, no bairro Vila Amorim, em Barreiras.

Segundo informações, o homem estava em um ponto de ônibus que fica próximo a BR 135, quando um indivíduo a bordo de uma bicicleta desferiu diversos tiros contra a vítima identificada apenas por "Gordinho", que correu para o quintal da residência.

Em estado grave, o rapaz foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital do Oeste, onde passa por cirurgia.

Fonte: SigiVilares

No próximo sábado (31), os amantes do esporte poderão assistir de casa, tanto pelo Youtube ou ouvir pelas ondas do rádio, o evento online ‘Jogos da Saúde’, uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Esportes, com o apoio da Mundial FM.

A prática de esporte é fundamental para a imunidade e com a flexibilização das atividades esportivas coletivas, a Prefeitura resolveu realizar amistosos entre algumas modalidades.

O momento ainda não permite público, mas quem não perde uma competição, poderá acompanhar no conforto de sua casa. Serão mais de cinco horas de transmissão ao vivo.

“Estamos muito felizes em retomar aos poucos as atividades coletivas, sabemos o quanto os nossos atletas estavam ansiosos para esse momento”, comentou a diretora de Esporte, Vania Cenci.

Para o prefeito Junior Marabá, todo o evento foi pensado visando a segurança dos participantes. “Estamos seguindo diversos protocolos de segurança, para que todos estejam seguros e que o show possa continuar”, disse.

Confira a programação:
14h30 – Abertura
14h45 – Basquete 3X3
15h – Basquetebol
15h50 - Handebol
16h30 – Futsal Feminino
17h20 – Futsal Masculino
18h – Voleibol

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

A Prefeitura de Barreiras realizou na noite desta quarta-feira, 28, mais uma oficina pública do Plano Plurianual 2022-2025, no auditório João do Biriba, localizado na Escola Mirandolina Ribeiro Macêdo. Mediadas pelo vice-prefeito e secretário municipal de planejamento, Emerson Cardoso com apoio da assessora especial, Versiany Roque, as apresentações trouxeram os avanços obtidos nas ações das Secretarias de Indústria, Comércio e Turismo; e Meio Ambiente e Sustentabilidade, além da ênfase no planejamento para os próximos quatro anos.

A primeira apresentação, transmitida pelo Instagram e Youtube, foi iniciada pelo secretário de meio ambiente e sustentabilidade, Demósthenes Júnior, com a colaboração da subsecretária Marisa Rodrigues. Em destaque, foram evidenciados os avanços nos projetos de recuperação hídrica, arborização, educação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável.

“Com o Projeto Barreiras, Cidade Verde e Sustentável conseguimos visibilidade e atrair parceiros importantes para promover a recuperação das nossas nascentes, o que resultou na premiação nacional. Produzimos também mais de 45 mil mudas, doadas à comunidade, construímos praças sustentáveis e seguiremos nosso planejamento acolhendo também as sugestões da sociedade para compor o Plano Plurianual”, destacou o secretário.

O secretário de indústria, comércio e turismo, Roberto de Carvalho e a turismóloga Ana Rita Cathalá abordaram o potencial turístico de Barreiras, a retomada da agenda de eventos, a atração de novos investidores e o posicionamento da capital do Oeste como cidade para se investir nos setores do comércio, serviços, empreendimentos imobiliários e de energia solar.

“Barreiras é a 18ª melhor cidade, acima de 100 mil habitantes, para se investir no setor imobiliário, a 68ª no setor de serviços do Brasil. Nos últimos anos, mesmo com a pandemia, novas empresas continuam se instalando na cidade e temos outras em fase de implantação, isso demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido pela gestão e a eficiência para consolidar a cidade que queremos para o futuro”, pontuou Roberto de Carvalho.

Em todas as oficinas do PPA, a população pode colaborar com sugestões presencialmente e via formulário digital (consulta pública) disponível em www.barreiras.ba.gov.br, o documento final será encaminhado e apresentado à Câmara Municipal de Vereadores, após a realização das sete oficinas públicas. As metas, diretrizes e objetivos definidos no Plano são essenciais para estabelecer os investimentos da gestão pública, com base nas leis orçamentárias.

O debate contou também com a presença dos vereadores: Tetéia Chaves, Rider Castro, João Felipe e Alcione Rodrigues, secretários e subsecretários da Prefeitura, representantes dos conselhos municipais e entidades.

Fonte: Dicom Barreiras

Na manhã desta quinta-feira, 29, uma guarnição da 85ª CIPM, lotada no distrito do Sítio do Rio Grande, foi acionada via telefone funcional por um morador do Povoado de Almas, distante cerca de 40Km de São Desidério, informando que o indivíduo O.S.B. de 38 anos, havia agredindo sua companheira D.C.S. de 80 anos.

Além disso, ao chegar ao Povoado de Almas a guarnição foi  informada por particulares que O.S.B tinha acabado de efetuar um disparo de arma de fogo no quintal de sua residência. Na companhia da Sra D.C.S. foi adentrando ao imóvel, momento em que foi confirmada a agressão e onde foram encontradas 02 (duas) espingardas de fabricação caseira atrás de uma porta nos fundos da residência.

A companheira foi orientada a prestar queixa-crime e fora conduzida para a Delegacia em São Desidério juntamente com o acusado O.S.B. e as armas para a adoção das medidas cabíveis.

Fonte: 85ª CIPM ATENTA E VIGIILANTE

Um homem, de 38 anos, que estava foragido da Justiça da Bahia há quase 10 anos, foi preso nesta quarta-feira (28) pela Polícia Militar do Distrito Federal. O pintor Ademilton Melo da Silva, conhecido como "Niniu", é suspeito de matar ex-companheira Luciléia de Souza Santos, em maio de 2012, em Bom Jesus da Lapa.

Lucélia tinha 18 anos à época, e foi morta com oito facadas. Segundo a Polícia Militar, Ademilton foi encontrado na região do Varjão, após uma troca de informações entre o Centro de Inteligência da PM do DF e o da Bahia, onde o homem tinha um mandado de prisão em aberto, pelo assassinato da ex.

Segundo Roberto Barbosa, irmão de Luciléia, a jovem foi morta após terminar o relacionamento. "Ele falou para a irmã dele ligar pra minha e, quando ela chegou, ele estava escondido dentro de casa e deu as facadas nela", contou Roberto.

O irmão da vítima disse ainda que Ademilton era violento e já tinha ameaçado matar a moça. "Ele se mostrava uma pessoa fria e calculista que conversa sem olhar nos olhos", contou.

"Um dia antes de matar minha irmã ele me parou na rua pra pedir perdão. Fez tudo planejado", diz Roberto.

Meses sem trabalhar em busca de Justiça - Desde o crime, Roberto Barbosa diz que não deixou de pensar um minuto ter Justiça para o assassinato da irmã. "Assim que ela morreu, fiquei três meses sem trabalhar me dedicando pra saber onde ele estava", disse.

Foi Roberto e outro irmão que descobriram que o foragido estava no Distrito Federal. "Passamos as informações e a inteligência da Polícia Militar localizou ele".

"Quem mata um, mata 10. Depois que ele matou minha irmã, descobrimos que ele já tinha sido violento com outra ex-mulher. Eu quero que ele seja julgado e pague pelo crime que cometeu. Foi uma covardia", analisa.

O suspeito foi encaminhado para a 6ª DP, no Paranoá, onde funciona a central de flagrantes da região e, depois, para a carceragem da Polícia Civil do DF. Até a última atualização desta reportagem, a polícia não havia informado se Ademilton Melo da Silva será levado para a Bahia.

Fonte: G1/DF

A revenda de combustíveis, além dos reajustes constantes da gasolina e do diesel praticados pela Petrobras, tem enfrentado os aumentos na carga tributária de todos os produtos. A partir do próximo dia 1º de agosto, domingo, pelo Ato Cotepe/PMPF nº25/2021, o ICMS da gasolina na Bahia vai subir em 7,14%. O custo da carga tributária estadual será de R$ 1,7060 por litro, representando um aumento acumulado no ano de 32% ou R$ 0,40 no custo de aquisição do produto.

Já o imposto estadual no diesel S10 terá um reajuste de 5,8%, o custo da carga tributária estadual será de R$ 0,8568 por litro, e no S500 o reajuste será de 5,5%, sendo o custo do ICMS de R$ 0,8391 por litro, representando um aumento acumulado no ano de 25% no custo de aquisição ou R$ 0,24 e R$ 0,23, respectivamente.

O ICMS do etanol vai ser reajustado em 7,6% e o custo da carga tributária estadual será de R$ 0,9500 por litro, representando um aumento acumulado no ano de 43% ou R$ 0,30 no custo de aquisição do produto.

O Ato Cotepe/PMPF (Preço Médio Ponderado Final) é divulgado quinzenalmente pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no Diário Oficial da União (DOU) e define o preço médio para cobrança do ICMS sobre os combustíveis revendidos nos Estados.

Fonte: Política Livre

Fonte: Publicidade
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |