Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 300 quilos de queijo durante uma fiscalização nesta quarta-feira (16) na BR 242, em Barreiras, oeste baiano. O produto era transportado em local abafado, sem a devida refrigeração, e percorreria mais de 3.000 quilômetros de distância.

Durante fiscalização a um ônibus de viagem que saiu do Mato Grosso e tinha como destino final a capital pernambucana, os policiais resolveram fazer uma vistoria no compartimento de carga, onde encontraram três caixas de isopor carregadas com queijo.

A carga era transportada de forma inadequada, já que o veículo não possuía refrigeração. Além disso, o produto não contava com documentação fiscal.

A mercadoria foi apreendida e diante dos fatos a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) foi acionada e ficou responsável pelas notificações necessárias e destinação do laticínio que será destruído em um aterro sanitário.

Fonte: PRF

Na tarde de ontem, quinta-feira, 17, por volta das 16h, um motociclista morreu no povoado de Passagem Funda, estrada que vai para a localidade do Barrocão, no município de Barreiras.

O barreirense Wanderson Batista dos Santos de 40 anos, acabou perdendo o controle da moto numa curva e atingindo uma cerca, acabou vindo a óbito. O carona que estava com ele, teve ferimentos leves.

Uma equipe do SAMU esteve no local, mas acabou constando o óbito e o corpo foi removido para o IML de Barreiras para necropsia.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares



Nos últimos meses, a Bahia foi palco de discussão sobre a implementação das câmeras de segurança nos fardamentos de policiais. Conhecidos como bodycams, os equipamentos servirão para monitorar as ações dos agentes e flagrar eventuais abusos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as câmeras serão uma realidade ainda este ano. Nesta sexta-feira (18) e na próxima segunda-feira (21), as bodycams da empresa vencedora da licitação serão testadas pelo órgão.

Durante a prova, a qualidade das imagens e dos áudios captados durante ações policiais, autonomia da bateria, resistência, transmissão e armazenamento de imagens serão alguns dos pontos avaliados.

O coronel da reserva da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Humberto Sturaro, que disse concordar com a implementação dos equipamentos para monitoração, mas que antes disso é necessária uma mudança na condição de trabalho do policial.

“O policial militar precisa ter acompanhamentos psicológico e jurídico para exercer a atividade de forma legal e precisa. Além do armamento a altura para os combates, o PM precisa de condições totais para fazer o seu trabalho de forma segura para si e para os seus companheiros. Então, antes de um trabalho de monitoramento e fiscalização das ações, o policial precisa do conforto necessário para fazer a atividade de forma tranquila. Quando essas condições existirem, podemos cobrar os excessos do uso da força”, explicou o coronel.

Ainda de acordo com a SSP-BA, caso as bodycams testadas nos próximos dias atendam todos requisitos exigidos no processo, o contrato será assinado e a empresa, no prazo de 60 dias, deverá apresentar as primeiras mil câmeras. Depois mais 2.200 equipamentos serão entregues em até um ano.

Além de fiscalizar os possíveis excessos por parte da corporação, as câmeras também irão proteger os militares de falsas acusações. Perguntado sobre qual atitude ele espera dos PMs após as câmeras corporais serem acopladas, o coronel desabafou: “Espero que os agentes não se intimidem, tenham atitudes profissional, legalistas e façam seu trabalho sem hesitação".

 

Fonte: BNEWS

A chinesa BYD fechou acordo com o governo da Bahia para a instalação de sua fábrica de veículos elétricos e híbridos em Camaçari, onde a Ford produzia seus modelos até fechar as portas durante a pandemia.

Pelo acerto, o estado retomará o imóvel e cancelará os incentivos que foram dados à montadora americana. Em seguida, repassará a unidade para os chineses iniciarem a produção.

A previsão é de que o anúncio do início da operação seja feito, no máximo, até outubro.

Inicialmente, a ideia era de uma negociação direta entre as partes. Pessoas que participaram das negociações afirmaram ao Painel S.A. que, devido à disputa geopolítica entre EUA e China, a Ford dificultou ao máximo a venda da planta à concorrente chinesa, impondo condições consideradas pelos chineses impeditivas.

Houve intenso debate entre as duas partes, sem sucesso, o que levou o governo baiano a interferir. Nos bastidores, representantes da Ford negam veementemente uma recusa por razões políticas. Sustentam que as conversas não prosperaram por questões comerciais.

O anúncio do acordo ainda não foi feito porque, segundo a Secretaria de Fazenda da Bahia, estão sendo feitos os cálculos de indenizações pelos investimentos da Ford ainda não amortizados.

O investimento previsto da BYD, a ser anunciado, será de R$ 3 bilhões em dois anos, segundo envolvidos nas negociações. Ela só pagará 5% do ICMS à Bahia e ficará livre do Imposto de Renda. Em contrapartida, serão gerados 5 mil empregos.

Faz parte do plano estratégico da BYD usar a fábrica no Brasil para produzir veículos elétricos e híbridos. A maior parte da produção ficará no país.

Consultadas, BYD e Ford não quiseram se manifestar.

Fonte: Julio Wiziack/Folhapress

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Tecnologia em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais e Senar

Os 450 feirantes que se dedicam ao comércio de alimentos no Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB) passarão por uma capacitação promovida pela Secretaria de Agricultura e Tecnologia com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e do Senar. A iniciativa integra uma série de ações que vêm sendo implementadas na maior feira livre do Oeste da Bahia, sob a orientação do Ministério Público Estadual e que conta com a parceria de diversas entidades com o objetivo maior de garantir a segurança alimentar de consumidores e feirantes.

“Desde 2019 iniciamos uma capacitação com o pessoal dos açougues com foco no abate clandestino e orientações sobre boas práticas no manuseio, transporte e armazenamento das carnes. O resultado foi muito satisfatório, então estendemos para os demais setores. Há questões culturais relacionadas aos hábitos e práticas dos feirantes e leva algum tempo para que as mudanças ocorram, mas estamos caminhando e vale destacar a parceria de todos os órgãos envolvidos”, destaca o Promotor de Justiça da 9ª Promotoria de Barreiras, João Ricardo Soares da Costa.

Nesta quarta-feira (16), os feirantes receberam um chamamento para a capacitação que terá início na próxima segunda-feira (21) e reunirá turmas divididas pelos segmentos de derivados do leite, biscoitos e temperos; hortifrúti; restaurantes e lanchonetes; cereais e açougues e peixaria. “Durante a pandemia o sistema CNA/Senar lançou o programa Feira Segura, para orientar estados e municípios a evitar o contágio da Covid e garantir a segurança alimentar. Este material será a base da capacitação e abordará, além de noções de boas práticas na recepção, manipulação, fracionamento e exposição dos alimentos, trará ainda, dicas de marketing e divulgação como forma de agregar valor aos produtos”, explica o presidente do Sindicato, David Schmidt.

Conduzindo a visita aos comerciantes, o secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques destacou que a capacitação é obrigatória e será realizada na Escola Municipal Mirandolina de Macedo, perfazendo um total de oito horas, divididas em quatro teóricas e quatro aulas práticas no próprio local de trabalho, o CAB. “A capacitação é pré-requisito para a renovação dos novos termos de permissão de uso do espaço. Os feirantes devem procurar o escritório do CAB para tirar qualquer dúvida. Trata-se de uma ação importante para a melhoria das condições de trabalho e também para a segurança e conforto dos frequentadores da feira livre”, finalizou.

Instituições participantes: Integraram as vistorias representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab); Vigilância Sanitária Municipal (Visa); Sistema de Inspeção Municipal (SIM); Sebrae; Senai; Senar; Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras; Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Procon e CONSID.

Fonte: DIRCOM/PMB
As vagas estão distribuídas por unidades de ensino do Instituto Federal da Bahia em 22 municípios. As inscrições devem ser feitas por meio de sistema online a partir do próximo dia 21 de agosto e até 22 de setembro.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou nesta segunda-feira (14), os editais do processo seletivo para ingresso no ano letivo de 2024 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio. No total, estão sendo ofertadas 5919 vagas distribuídas por 22 cidades baianas que contam com campi do Instituto. Destas, mais de 3400 vagas são para cursos integrados e 2.430 para os subsequentes.

CURSOS INTEGRADOS: PROVA ESCRITA SERÁ EM OUTUBRO

O processo para ingresso nos cursos integrados é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano). A seleção será feita por meio de prova a ser realizada no dia 29 de outubro de 2023, conforme Edital 2024 para Ingresso de Estudantes - Cursos Integrados, disponível em ingresso.ifba.edu.br. A prova terá exclusivamente questões objetivas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

As inscrições têm início no próximo dia 21 de agosto e poderão ser feitas até o dia 22 de setembro, exclusivamente, via internet. Será cobrada a taxa de inscrição somente para o ingresso nos cursos integrados, no valor de R$ 50,00.  Estudantes que atenderem aos requisitos definidos no edital poderão solicitar a isenção parcial da taxa para pagarem o valor de R$ 5,00, entre os dias 21 de agosto e 22 de setembro, mesmo prazo em que será possível solicitar o uso do nome social. 

“Para realizar a inscrição neste processo seletivo é obrigatório que a(o) candidata(o) possua conta ativa de e-mail”, estabelece o edital. Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos integrados ofertados em cada um dos 22 campi do IFBA, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, entre outras, estão detalhadas no edital  específico para ingresso nos cursos integrados.

CURSOS SUBSEQUENTES: INGRESSO POR SORTEIO ELETRÔNICO VAGAS

O ingresso nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma de oferta Subsequente em 2024 é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Instituto Federal da Bahia, tenham concluído o Ensino Médio (1º ao 3º ano).

A seleção dos candidatos para os Cursos Técnicos Subsequentes para ingresso em 2024 será realizada por meio de sorteio eletrônico. Os sorteios de cada um dos 16 campi que estão ofertando vagas para os cursos subsequentes serão realizados entre os próximos dias 10 e 14 de outubro, nos dias e horários a serem divulgados no site ingresso.ifba.edu.br após a confirmação das inscrições. O resultado definitivo dos sorteios está previsto para o dia 9 de novembro de 2023, conforme cronograma do edital.

As inscrições são totalmente gratuitas e poderão ser realizadas pela internet entre os dias 21 de agosto e 22 de setembro de 2022, período definido no cronograma do Edital para Ingresso nos Cursos Subsequentes. A lista de cursos consta no referido edital, que está disponível em ingresso.ifba.edu.br

Para realizar a inscrição no processo seletivo é obrigatório que o(a) candidato(a) tenha conta ativa de e-mail, pelo qual poderão ser realizadas comunicações e recuperação de senha de acesso ao sistema online de inscrição, cujo link é informado no edital.

Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos subsequentes ofertados em cada campus, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, cotas de vagas para pessoas com deficiência (PcD) e quilombolas, entre outras, estão detalhadas no edital disponível em ingresso.ifba.edu.br .

Fonte: Ascom IFBA

Segue para a Câmara dos Deputados o projeto de lei que estende a todos os motoristas a exigência de avaliação psicológica para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De autoria do senador Davi Alcolumbre (União-AP), a matéria recebeu parecer favorável do relator, senador Fabiano Contarato (PT-ES). Aprovada em votação terminativa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a matéria vai a análise dos deputados, caso não haja recurso da decisão da comissão.

O PLS 98/2015 altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) e torna a avaliação psicológica obrigatória em todas as vezes que a habilitação for renovada. Atualmente, a avaliação é realizada apenas quando a pessoa tenta obter a primeira CNH. Somente motoristas que usam o veículo para atividades remuneradas passam pelo teste mais de uma vez, durante as renovações da carteira.

Para justificar a aprovação do texto, Davi Alcolumbre afirmou que muitas doenças psicológicas podem comprometer a ação dos motoristas. Ele acredita que o quadro mental de um candidato à primeira habilitação — de quem sempre é exigido o teste psicológico — também pode mudar até a data da renovação da carteira. 

O relator, que já foi delegado na Delegacia de Delitos de Trânsito do Estado do Espírito Santo, reconheceu a importância da matéria para se somar a outras ações na busca de melhorar as condições de segurança no trânsito, sejam educativas ou punitivas, evitando perdas de vidas ao volante. 

— O que nós estamos fazendo é porque, hoje, como a legislação está, o exame psicológico é vitalício. Você faz a habilitação não faz mais o exame, a avaliação psicológica. E nós temos aqui uma realidade, no caótico sistema do trânsito brasileiro, de ansiedade, depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas; nós temos estresse pós-traumático, transtorno obsessivo-depressivo. Então, nós estamos aqui efetivamente falando que esse projeto é de suma importância para exigir essa avaliação psicológica apenas quando for renovar — disse Contarato.

Dados apresentados por Contarato revelam que o Brasil vivenciou uma diminuição de 30% das mortes no trânsito entre 2011 e 2020. Apesar disso, os acidentes ainda matam mais de 33 mil pessoas por ano no país.

Prevenção

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), vítima de um grave acidente de trânsito que a deixou tetraplégica, elogiou o projeto. Para ela, a inciativa vai ajudar a diminuir o alto número de mortes que poderiam ser evitadas, além de prevenir inúmeras sequelas ocasionadas por acidentes provocados por motoristas sem as condições necessárias para assumir o volante.

— O meu acidente foi fruto de violência. O motorista, que era meu namorado, andava muito violento, ele estava bêbado, além de tudo, o que já era uma constância, ele acelerava o carro, para me deixar irritada. Ele acelerou o carro na Serra de Taubaté, que quem conhece sabe que é uma serra horrorosa, e a gente caiu 15 metros de altura. Ele não teve um arranhão, e eu fiquei paralisada, sem falar, sem respirar e sem me mexer.

Violência no trânsito

A senadora também apresentou dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), de 2020, de acordo com os quais, por hora, 20 pessoas deram entrada nos hospitais da rede pública de saúde com ferimentos gravíssimos decorrentes de acidentes de trânsito. Ainda de acordo com o CFM, nos últimos 10 anos, os acidentes deixaram mais de 1,6 milhão de brasileiros feridos, com sequelas irreversíveis, como a minha, a um custo de mais de R$ 3 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as vítimas, salientou a senadora, 60% tem idade entre 15 e 39 anos, que é a idade em que as pessoas estão mais produtivas para o mercado de trabalho.

Fonte: Agência Senado

Fonte: Grupo Santo Antonio

Bombeiros militares do 20º Batalhão (20º BBM) resgataram três pessoas que ficaram presas no elevador de um prédio do bairro Amaralina, em Bom Jesus da Lapa, na manhã desta terça-feira (15).

A equipe foi acionada por volta das 9h12 e utilizou o protocolo de emergência para abrir a cabina. O espaço já apresentava baixos níveis de oxigênio, o que poderia comprometer a saúde das vítimas.



Nenhum dos ocupantes do elevador ficou ferido ou apresentou lesões, o que dispensou o encaminhamento para atendimento médico. Tudo indica que a pane foi causada pelo apagão que afetou vários estados do país nesta terça-feira.

Fonte: 20º BBM

Ocorreu entre os dias 11 a 13 de agosto, na praça de eventos, as finais dos festivais de música e poesia de Ibotirama. A Policia Militar da Bahia, através da 28ª CIPM, realizou com êxito o policiamento dos eventos, com o emprego de equipes na modalidade patrulha.

Os eventos fazem parte da programação dos festejos alusivos à comemoração aos 65 anos de Emancipação Política de Ibotirama.

Na segunda-feira (14), aniversário de Ibotirama, foi marcado com uma missa e show gospel, durante os quatro dias de eventos, não houve ocorrências dignas de registro.
O Comando da 28ª CIPM, agradece o empenho e dedicação de todos que participaram direta e indiretamente.

Fonte: 28ª CIPM





Tito esteve na sede da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Barreiras (ADIB), onde realizou a entrega oficial de um trator, carreta e roçadeira agrícola.

Desde o início de sua vida pública, Tito vem trabalhando incansavelmente para garantir o máximo de estrutura para as instituições e a sociedade barreirense. Com esses investimentos, facilitará as atividades de manutenção das vias e das áreas comuns do polo industrial.



“Estamos muito felizes em poder destinar estes investimentos com recursos federais para a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Barreiras (ADIB), apoiando efetivamente os nossos industriais, que geram emprego e renda para a nossa cidade e região e, por vezes, não recebem a atenção necessária do poder público. Acredito na parceria público-privada e no fortalecimento de ações que refletem diretamente na nossa economia. Reafirmo o meu compromisso com a indústria e comércio da nossa cidade e da região Oeste da Bahia”, disse Tito.

Fonte: Da Assessoria de Comunicação

Fonte: Grupo Santo Antonio

Em concordância com os amigos, Paulo Guerreiro e Paulo Kinop, Sr. Tadeu decide então comprar o triciclo elétrico e fazer a doação ao José Francisco.

José Francisco tem dificuldade de locomoção, é morador do bairro Mimoso II e trabalha no supermercado Santo Antônio, no bairro Cidade Universitária.

José Francisco conta que pela manhã sua esposa o leva ao trabalho, porém a tarde, ele precisa ir caminhando para casa, pois o horário de trabalho de sua esposa é diferente do seu horário. Por esse motivo ele estava fazendo rifas para arrecadar dinheiro para comprar um triciclo para facilitar sua ida e volta ao trabalho.

Sabendo do esforço de José Francisco, Sr. Tadeu Muterle se lembrou que havia um valor guardado para fazer uma boa ação a quem necessitasse. Esse valor havia sido arrecado durante um almoço promovido pelo Sr. Tadeu, no Centro de Eventos Santo Antônio, que fica localizado em sua chácara, juntamente com o grupo Pebbas.

Em concordância com Paulo Guerreiro e Paulo Kinop, Sr. Tadeu decide então comprar o triciclo elétrico e fazer a doação ao José Francisco.

José Francisco disse estar muito feliz e que o valor arrecada nas rifas que ele havia feito, agora será usado para tirar sua habilitação.

O empresário Tadeu Muterle disse que não empresta o Centro de Eventos Santo Antônio para realização de eventos com fins lucrativos, apenas para eventos que arrecadem valores para fazer um trabalho social.

Parabenizamos ao empresário Tadeu Muterle, Sr. Paulo Guerreiro e Sr. Paulo Kinop pela generosidade e pela empatia para com o José Francisco. Esse Triciclo certamente irá facilitar sua vida.

Fonte: jbnoticias.com.br

Fonte: Grupo Santo Antonio
O Ministério da Saúde receberá R$ 30,5 bilhões com o Novo PAC; a ampliação do SAMU deverá acontecer nos próximos quatro anos

O Ministério da Saúde anunciou um investimento de R$ 30,5 bilhões, vindos do Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). A ministra responsável pela pasta, Nísia Trindade, informou nesta segunda-feira (14) que pretende utilizar uma parte da verba para promover a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. 

A meta que a ministra colocou é que o SAMU, que atende os casos de urgência que ligam para o 192, consiga contemplar 97% do país dentro de quatro anos. As regiões consideradas mais vulneráveis serão o foco da medida.

A pasta informa que a cobertura do SAMU não sofre alterações desde 2017, chegando a 87% do país. Isso significa que cerca de 28 milhões de brasileiros não são atendidos pelo serviço no país. Do montante, o SAMU deverá receber R$ 400 milhões de investimento.

Além desta área, a ministra pretende utilizar o valor do PAC para a construção de mais 3 mil unidades básicas de saúde, dando prioridade para as regiões mais pobres, além de focar na saúde de indígenas e na saúde bucal. Nísia pretende investir na abertura de mais de 90 policlínicas, compra de materiais hospitalares, expansão do tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), além da ampliação e atualização da Rede Cegonha, que trabalha em um pacote de ações ministeriais para a saúde de gestantes. "O país viu dobrar a taxa de mortalidade materna, esse é um dos piores indicadores de saúde do Brasil", diz a ministra.

Outra frente que o ministério pretende trabalhar é na maior coberturas de serviços para pessoas com deficiência, aumentando em 16,5% as capacidades dos Centros Especializados em Reabilitação, e 25% das oficinas ortopédicas.

O montante de R$ 30,5 bilhões será entregue na seguinte divisão: R$ 29,3 bilhões entre 2023 e 2026, e R$ 1,2 bilhão após 2026

Fonte: IG

Uma noite de festa no bairro Alphaville neste sábado (12), durante a final da 2ª Copa de Futebol Society, quando o prefeito Zito Barbosa assinou a ordem de serviço para pavimentação de todas as ruas do bairro através do projeto Barreiras 100% Pavimentada, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes.

Moradores festejaram a notícia, agradecendo o prefeito Zito que esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Lucas Quirino; presidente da Câmara, Alcione Rodrigues; vereadores Otoniel Teixeira, Dr. Sileno Cerqueira, Hipólito Passos, Rider Castro, Dra. Graça e Valdimiro José, também da prefeita de Baianópolis, Jandira Xavier e secretários; e o ex-prefeito Paulo Braga.

Dentro da Arena Esportiva de Futebol Society José Antônio Botelho da Conceição (Arena Alphaville), o prefeito Zito Barbosa autorizou os serviços que compreendem a pavimentação com asfalto novo de mais de 2,5 km, com meio-fio e sarjetas em todas as ruas, que deixará o bairro totalmente pavimentado.

“Foi uma alegria muito grande nesta noite, em autorizar mais essa obra para nossa população, por isso, agradeço a Deus por mais essa oportunidade. Vamos seguir trabalhando para deixar Barreiras 100% pavimentada, com apoio da nossa equipe e dos vereadores que desejam o bem da nossa cidade, vamos continuar executando obras para nossa Capital do Oeste seguir em frente, porque Barreiras é o nosso futuro hoje e nosso orgulho sempre”, destacou Zito.

Fonte: DIRCOM/PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |