Blog Santo Antônio
Notícias

O Chile é um dos países que mais imunizou contra a Covid-19 no mundo. São 3,8 milhões de pessoas vacinadas, o que deu mais segurança em relação à doença. Apesar disso, o país passa por um período de aumento expressivo de casos diários e restrições cada vez mais severas.

Há 25 anos, Patricia França deixou São Paulo e se mudou para Santiago, onde constituiu família e se formou em psicologia. Em março, ela tomou a segunda dose da Sinovac.

A psicóloga de 44 anos mora em Maipú, que desde o dia 25 de março está em quarentena total.

– Sei que se eu for contaminada, não vou desenvolver a forma mais grave da doença. Antes de voltarmos para a fase de confinamento, eu estava indo com mais frequência ao supermercado, ao shopping. No trabalho, apenas entre nós médicos não usamos mais máscaras e tomamos café da manhã juntos – disse.

O advogado chileno Raul Riveros também está imunizado e se sente “um pouco mais livre”. Ele vive em Antofagasta, norte do Chile, e voltaria ao escritório na segunda-feira. Mas, por conta da gravidade da pandemia na cidade, o retorno foi adiado para maio.

– A vacina te dá uma certa proteção diante dos outros, mas é preciso ter a precaução e a consciência de que você pode transmitir a doença para quem não está vacinado. Não ando mais com álcool em gel para todos os lados, por exemplo – afirmou.

Estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) mostra que, após ser vacinada, a pessoa pode se encontrar com outras sem usar máscara. Mas a infectologista da Universidad de Chile Claudia Cortes alerta que o trabalho foi feito com base nos imunizantes Pfizer e Moderna. Portanto, as recomendações não deveriam ser aplicadas no país sul-americano.

– A vacina que vem sendo administrada no Chile é a Sinovac, que tem um nível de proteção mais baixo – destacou.

Desde fevereiro, o país vive a segunda onda da Covid-19, mais agressiva.

Para Claudia, isso se deve, principalmente, a três fatores: relaxamento da população com medidas de proteção, permissões concedidas para o período das férias e as novas variantes do vírus, sobretudo a brasileira.

Segundo o Ministério da Saúde do Chile, 44% da população objetivo já recebeu ao menos uma dose da vacina.

*Estadão

Fonte: Pleno News

A polícia do Paraná encontrou dois homens mortos a tiros e amarrados em uma árvore numa estrada rural no município de Fazenda Rio Grande, próximo a Curitiba (PR). Uma das vítimas foi identificada como o cantor gospel Oziel Rodrigues de Oliveira. A informação foi dada pelo site Metrópoles.

De acordo com o veículo, um homem passava pelo local e viu os dois homens amarrados na árvore. Ele então avisou a polícia.

Ao site Banda B, a polícia disse não saber a causa da morte. O responsável por atender a ocorrência, tenente Pedro, informou que o caso parece ser de execução.

– Eles estavam com as mãos amarradas para trás e com vários disparos de arma de fogo na cabeça

Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. A segunda vítima ainda não foi identificada.

Fonte: Pleno News

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta quinta-feira (8), contra fraudes no Auxílio Emergencial, cumpre três mandados de busca e apreensão em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. O prejuízo estimado é superior a R$ 27 mil. Segundo informações da PF, no decorrer das investigações, foi apurado que os investigados cadastraram no aplicativo Caixa Tem pelo menos de 45 contas em nome de terceiros, para recebimento do Auxílio Emergencial de forma fraudulenta.

Após depósito dos benefícios, os suspeitos transferiram imediatamente os valores para contas vinculadas ao grupo. Essa transferência de valores também foi feita por meio da emissão de boletos bancários emitidos pelos próprios suspeitos. Além dos mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, também foi determinado o bloqueados de valores das contas dos investigados. Eles responderão pela prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa.

As investigações que culminaram com a Operação Última Barreira, nesta quinta, tiveram início em 2020, e resultam da Estratégia Integrada contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) o Ministério da Cidadania (MCid), a CAIXA, a Receita Federal (RF), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com a PF, o objetivo da EIAFAE é a racionalização dos procedimentos de apuração criminal com relação a fraudes no Auxílio, com foco na atuação de grupos, associações ou organizações criminosas e a desarticulação de fraudes estruturadas.

Fonte: G1

Iniciaram-se nesta quarta-feira (07) e seguem até o dia 19 de abril as matrículas, rematrículas, remanejamentos e transferências da rede municipal de ensino de Luís Eduardo Magalhães, para o ano letivo de 2021.

A rematrícula será efetivada automaticamente pelas secretarias das unidades escolares, com emissão de termo de renovação de matrícula, que deverá ser assinado posteriormente pelo pai/mãe ou responsável legal do aluno ou pelo próprio aluno maior de 18 anos.

Os alunos novos deverão realizar a matrícula através do site: educalem.com.br, a partir do dia 13 de abril. O site enviará uma mensagem de confirmação de matrícula via WhatsApp para o número cadastrado e posteriormente será necessário que o aluno ou o responsável legal se apresente na escola, apresentando os seguintes documentos:

- Cópia da certidão de nascimento ou de identidade com originais para conferência;

- Cópia do CPF;

- Original do Histórico Escolar ou comprovante de escolaridade (quando transferido de outra escola);

- Cópia do Comprovante de Residência atual;

- Cópia do Cartão de vacina (atualizado) para Educação infantil e Ensino Fundamental anos iniciais;

- Cópia do Cartão do SUS;

- Laudo médico que ateste a deficiência ou outro documento de processo de avaliação diagnóstica, caso se aplique, para melhor organização pedagógica;

- Declaração de trabalho atualizada contendo carga horária diária ou cópia da carteira de trabalho dos pais ou responsáveis para os casos de matrícula e horário integral modalidade creche – maternal I-II;

CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS

- Rematrículas dos alunos da casa – 07 a 19 de abril de 2021;

- Transferência de alunos por interesse próprio – 08 a 12 de abril de 2021;

- Matrículas de alunos entre escolas municipais: Maternal II que irão para o Pré I e alunos do Pré II que irão para o 1º ano – 08 a 12 de abril de 2021;

- Matrículas entre escolas municipais: alunos do 5º ano que irão para o 6º ano – 08 a 12 de abril de 2021;

- Transferência por terminalidade: 9º ano – 15 e 16 de abril;

- Matrícula de alunos novos em creches Maternal I e II – 13 a 19 de abril;

- Matricula de alunos novos nas demais séries/ modalidades de ensino – 13 a 19 de abril de 2021.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

O ministro da Cidadania, João Roma, reforçou a orientação, nesta quinta-feira (8), de que os beneficiários do Auxílio Emergencial não precisam ir às agências ou casas lotéricas para resolver questões relacionadas ao pagamento do benefício.

Desde a liberação da primeira parcela da nova rodada, pessoas vem se aglomerando em agências da Caixa.

“Queremos ressaltar que o cidadão não necessita ir às agências ou casas lotéricas. Ele pode resolver tudo pelo aplicativo (Caixa Tem) ou pelos canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa Econômica Federal. Estamos mantendo o escalonamento justamente para evitar aglomerações, prezando pela saúde de todos”, afirmou o ministro da Cidadania, João Roma.

Pelo Caixa Tem, pontua Roma, é possível resolver todo o processamento do pagamento. “Não é necessário fazer atualização cadastral e o crédito é feito diretamente nas contas digitais, portanto, é muito importante que as pessoas não se desloquem até as agências. Essa é uma medida de segurança fundamental tanto para a população beneficiária como para quem está trabalhando para garantir o pagamento do auxílio”, disse.

O Auxílio Emergencial começou a ser pago na última terça-feira (6) e deve beneficiar mais de 45 milhões de pessoas. Serão quatro parcelas, com investimento superior a R$ 44 bilhões do governo federal.

Fonte: Bahia Noticias

Durante o período da pandemia o município de Luís Eduardo Magalhães decidiu junto com a SUTRANS, Superintendência de Transporte e Trânsito, criar o Projeto Saúde em Trânsito. Trata-se do fechamento de parte da Avenida Paraíso e da Avenida Tancredo Neves para que seja destinada como mais uma área de caminhada aos domingos no Jardim Paraíso.

“O Projeto Saúde em Trânsito é uma iniciativa que visa criar mais uma área para caminhada e para passeios de bicicletas no bairro, pois a Praça do Jardim Paraíso está ficando lotada aos domingos e hoje se apresenta como a única possibilidade para este tipo de atividade no bairro”, explicou o diretor de Trânsito Adê Cerrado.

O Projeto tem a intenção de ampliar espaços para atividades físicas individuais com a segurança necessária para o atual momento. “A intenção é deslocar parte destas pessoas para outra área mais aberta e com possibilidade de manter o distanciamento entre as pessoas, a fim de prevenir o contágio pelo Covid”, concluiu o diretor de Trânsito.

O Projeto Saúde em Trânsito acontecerá sempre aos domingos das 15h00 à 20h00. A Avenida Paraíso terá uma das suas vias interditada na altura da Rua Cecília Meireles até a Rua Rui Barbosa, em frente ao Clube Rio das Pedras. Já a Avenida Tancredo Neves será interditada nas duas vias apenas no trecho entre a Rua Treze de Maio e a Avenida Paraíso.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Notícias

07
Abr/21

Rui não sanciona, e AL-BA promulga lei que declara templos religiosos como essenciais

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), promulgou nesta quarta-feira (7) a lei que reconhece a prática religiosa e o funcionamento de templos religiosos como atividades essenciais no estado, em situações de pandemia. A decisão foi tomada após o governador Rui Costa (PT) não sancionar o texto, aprovado pela Casa, por unanimidade, em 24 de março deste ano. Segundo a Constituição da Bahia, o chefe do Executivo tem 48 horas para promulgar uma lei. Caso não cumpra o prazo, o presidente da Assembleia Legislativa fica autorizado a fazê-lo.

Com a promulgação, a lei, de autoria da Mesa Diretora da AL-BA, passa a valer em todo o estado. No entanto, vem em um momento no qual o funcionamento de templos religiosos virou questão de Justiça. Nesta quarta, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai se reunir para analisar se estados podem proibir missas, cultos e outras atividades religiosas como forma de conter o avanço da pandemia de Covid-19. A questão causa divergências na Corte. No último dia 3, o ministro Kássio Nunes Marques proibiu o fechamento de templos em todo o país, mas, dois dias depois, Gilmar Mendes proibiu a realização de cultos e missas em São Paulo, enviando o caso para análise de todos os ministros em plenário.

Fonte: Bahia Noticias
 
A Secretaria de Segurança, Ordem Publica e Trânsito, através da Prefeitura municipal de Luis Eduardo Magalhães, entregou nesta quarta-feira, 7, dois etilômetros (bafômetros) que serão utilizados pelos Agentes de Trânsito da SUTRANS. 
 
Para o Secretário João Paulo e o Superintendente Adê Cerrado, esses equipamentos irão ajudar muito na fiscalização do trânsito e no combate da lei seca no município.

 
Vale ressaltar que os agentes de Trânsito atuam a cerca de 10 anos no município e com três meses desta nova gestão o município adquiriu os aparelhos.
Fonte: SigiVilares

A Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães intensificou as rondas nos bairros Parque São José e Verde Vida que apresentam aumentos significativos relacionados a furto/roubo. Desde o início da manhã de hoje, 7, os GCMs estão nas imediações dos bairros citados na tentativa de identificar e prender os autores dos furtos a residências.

"As rondas continuarão nesses e outros bairros mais críticos da nossa Cidade, queremos oferecer uma sensação de segurança aos cidadãos de bem e cessar a liberdade dos que insistem nestas práticas", contou o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, João Paulo.

Fonte: ASCOM - Secretaria de Segurança de LEM

A Secretaria Municipal de Saúde comunica o 132º e o 133º óbitos decorrentes da Covid-19, ocorridos na tarde de terça-feira (06), e nesta quarta-feira (07), em Barreiras. O primeiro óbito trata-se de um senhor de 47 anos que estava internado no Hospital Municipal Eurico Dutra e apesar de todo empenho das equipes de profissionais de saúde, não resistiu à evolução da doença agravada pelo quadro de hipertensão arterial e insuficiência renal crônica.

Já o segundo óbito é uma paciente de 47 anos. Ela que estava internada desde o dia 25 de março no Hospital do Oeste (HO), também não resistiu às sequelas provocadas pela Covid e que foram agravadas com o quadro de hipertensão arterial. Neste momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos dos pacientes reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município.

A Secretaria pede a atenção e colaboração da população nos cuidados essenciais que devem ser mantidos para diminuir a propagação do novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Barreiras-BA, 07 de abril de 2021.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que encerraram nesta quarta-feira (07), as vacinas para primeira vacinação no Município. 

Estão disponíveis apenas vacinas para aplicação da 2° dose da Coronavac. É essencial que as pessoas que foram vacinadas há mais de 28 dias e que estejam saudáveis procurem o sistema Drive-Thru.

A Secretaria de Saúde aguarda a chegada de nova remessa por parte do Governo do Estado, para que seja retomada a primeira imunização.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Passando pelo segundo ano da pandemia de coronavírus, a Bahia pode ficar novamente sem os festejos de São João em 2021, a informação foi dada pelo governador Rui Costa (PT), nesta quarta (07).

“Não há possibilidade, não vejo horizonte”, disse o gestor ao programa Balanço Geral, na Record TV Itapoan.

Segundo o petista, as festas só poderão voltar a acontecer após a vacinação da maioria da população.

Fonte: Do Política Ao Vivo

 

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 59 (cinquenta e nove) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se 30 (trinta) pessoas do sexo feminino com idades entre 03 e 86 anos. E 29 (vinte e nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 07 e 58 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 118 (cento e dezoito) resultados, sendo que 74 (setenta e quatro) testaram negativos e 44 (quarenta e quatro) testaram positivos. Os 74 (setenta e quatro) casos que testaram negativos trata-se de 43 (quarenta e três) pessoas do sexo feminino com idades entre 04 e 67 anos. E 31 (trinta e um) pessoas do sexo masculino com idades entre 08 e 83 anos.

Já os 44 (quarenta e quatro) casos que testaram positivos, trata-se de 22 (vinte e dois) pessoas do sexo feminino, com idades entre 06 e 86 anos. Destas, 16 (dezesseis) são sintomáticas, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado e 03 (três) preencheram requisitos para coleta. E 22 (vinte e dois) pessoas do sexo masculino, com idades entre 05 e 85 anos. Destes, 14 (quatorze) são sintomáticos, sendo 01 (um) profissional de saúde, 06 (seis) tiveram contato com caso confirmado e 02 (dois) preencheram requisitos para coleta.

Dos 44 (quarenta e quatro) casos positivos, 40 (quarenta) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como os 68 (sessenta e oito) dos 74 (setenta e quatro) que testaram negativos, totalizando 108 (cento e oito) que não foram diminuídos dos 55 (cinquenta e cinco) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 10.667 (dez mil seiscentos e sessenta e sete) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 10.239 (dez mil duzentos e trinta e nove) estão recuperados, 264 (duzentos e sessenta e quatro) estão em isolamento domiciliar, 31 (trinta e um) pacientes estão internados e o município registra 133 (cento e trinta e três) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 104 (cento e quatro).

Barreiras contabiliza hoje 29.855 (vinte e nove mil oitocentos e cinquenta e cinco) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 18.003 (dezoito mil e três) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: Dircom/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Uma operação em Feira de Santana, no Portal do Sertão, apreendeu quatro armas, munições e drogas, na tarde de segunda-feira (5). A ação  conjunta contou com agentes da Rondesp Leste e da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Feira de Santana), e ocorreu no bairro Mangabeira.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), duas pistolas calibres 380 e 40, uma espingarda, um revólver, dois carregadores para pistola, 39 munições, porções de drogas, celulares, relógio, caderno de anotações, um rádio comunicador e cerca de R$ 5,8 mil foram apreendidos pelos policiais. 

 

A ação conjunta teria partido de uma denúncia sobre pessoas armadas, enviada para a 66ª CIPM. “A unidade solicitou o apoio da Rondesp Leste e conseguimos retirar esse material de circulação”, explicou o comandante da Rondesp Leste, major Fernando Cardoso. Uma pessoa foi presa e apresentada, juntamente com o material encontrado, na Central de Flagrantes de Feira de Santana.

 

Fonte: Bahia Notícias

O Supremo Tribunal Federal (STF), na sua Segunda Turma, negou o pedido de habeas corpus da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Maria do Socorro Barreto Santiago, nesta terça-feira (6).

 

Por 3 a 2, os ministros mantiveram a prisão preventiva de Socorro. Votaram a favor da manutenção da medida os ministros Edson Fachin, Cármen Lucia e Kássio Nunes Marques. Já pela soltura Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

 

Maria do Socorro Barreto Santiago está presa desde novembro de 2019.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |